![Médio cobiçado por Rui Costa antevê Monaco - Benfica: "Conheço bem..."](/storage/media-items/image/2025/01/rui-costa-benfica-champions_20250130060337.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro, completam-se exatos 10 anos desde o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, máxima glória da história do Benfica. Sandra Ferreira, filha mais nova do antigo craque do Clube da Luz, recorda, em declarações ao jornal A Bola, o pai nesta data especial.
"Na realidade, 10 anos é apenas um número, uma questão de ausência física, pois o meu pai nunca deixou de estar connosco, de estar sempre presente dentro de todos nós, na família, nos amigos, nas pessoas com quem tenho mais contacto. E também para a enorme comunidade de benfiquistas está muito presente", começou por referir.
Sandra deixa ainda um desabafo no momento em que se completa uma década sem Eusébio fisicamente. "O meu pai faz muita falta, temos cada vez mais saudades dele, parece que partiu o ano passado", admitiu.
"Mesmo com os anos a passar, cruzo-me frequentemente com pessoas que não conheço e que me contam histórias dele, de que ele continua muito presente nas suas vidas. Dá para entender que não é apenas quando vamos ao Estádio da Luz e vemos a estátua que nos lembramos dele. A estátua, todavia, é também uma forma de o recordarmos, mesmo sendo algo material", acrescentou.
"Faça chuva ou faça sol, haja jogo no estádio ou não, lá estão as pessoas a fazer vídeos e a tirar fotos, acho que o meu pai vai ser sempre recordado como um ícone do Benfica e da Seleção Nacional", recordou.
"Apesar de vivermos hoje uma época global e tecnológica, de redes sociais, que têm muito peso, a geração mais nova ligada ao Benfica sabe quem foi o meu pai. Ele até aparece muito nas cartas digitais. E tem uma carta muito valiosa", finalizou Sandra Ferreira, em jeito de humor.
Antigo avançado do Clube da Luz começou a partida no banco de suplentes, no entanto, Sérgio Conceição lançou o internacional português, que brilhou
|
O AC Milan foi a jogo, esta quarta-feira, 5 de fevereiro, para disputar os quartos de finais da Taça de Itália frente à Roma. Os rossoneri venceram, por 3-1, contando com a estreia do antigo avançado do Benfica, João Félix, que marcou no primeiro jogo com a camisola italiana.
Apesar de ter começado no banco de suplentes, o internacional português iria ter motivos para sorrir mais tarde no duelo. Antes disso, o Milan de Sérgio Conceição entrou mais forte neste duelo frente à Roma, onde Svilar foi titular na baliza, tendo inaugurado o marcador, aos 16 minutos, por intermédio de Tammy Abraham.
O jogador, que também passou pelos quadros do Chelsea, bisou na partida ainda dentro da primeira parte. Aos 42 minuto, Tammy Abraham aumentou a vantagem para os pupilos de Sérgio Conceição. O antigo treinador do Porto lançou João Félix a jogo apenas no segundo tempo.
No entanto, o avançado formado no Benfica Campus não precisou de uma titularidade para poder convencer os adeptos do Milan. Lançado ao minuto 59, o atleta emprestado pelo Chelsea precisou apenas de entrar, ver e marcar. Assistido por Santiago Giménez, reforço de inverno dos rossoneri, aos 71 minutos, João Félix já festejava, pela primeira vez, com a camisola dos italianos. O ex-Benfica isolou-se e conseguiu superar o antigo guardião encarnado, Svilar, que sofreu o terceiro do Milan na partida.
A estreia de João Félix não poderia ter sido a melhor. Não só marcou no primeiro encontro ao serviço do conjunto orientado por Sérgio Conceição, como viu a equipa rossoneri a avançar na Taça de Itália com uma vitória segura sobre a Roma, seguindo, assim, para as meias-finais da competição transalpina.
Veja aqui o golo de João Félix ao serviço do Milan de Sérgio Conceição:
Encarnados vão medir forças com a turma de Moreira de Cónegos, no próximo sábado, 8 de fevereiro, no Estádio da Luz, para a Liga Portugal Betclic
|
Ángel Di María vai falhar o jogo entre o Benfica e o Moreirense, embora o problema físico do extremo não seja grave. Bruno Lage, que conduziu o primeiro treino dos reforços, Andrea Belotti, Bruma e Samuel Dahl, no Seixal, não vai poder contar com o astro argentino, no próximo sábado, 8 de fevereiro.
Os reforços contratados no último dia de mercado de transferências estrearam-se nos treinos do Benfica, parecendo já integrados no grupo comandado por Bruno Lage. Com vista a preparação da receção ao Moreirense, onde os três poderão entrar no planos do treinador encarnados, sabe o Glorioso 1904, em exclusivo, que Di María deverá falhar o duelo.
As informações que chegam é que o camisola 11 continuou os tratamentos devido ao desconforto sentido na coxa esquerda. Apesar de não ser uma lesão grave, uma garantia também dada por Jorgelina Cardoso, mulher do extremo do Benfica, Bruno Lage não deverá apostar na titularidade do craque, optando por um descanso, com o objetivo de poder contar com o astro argentino na deslocação a casa do Monaco.
Além de Ángel Di María, Tiago Gouveia e Renato Sanches continuam de fora dos planos de Bruno Lage. Quanto as opções para o jogo com o Moreirense, a contar para o Campeonato Nacional, o trio de reforços - Belotti, Bruma e Dahl - não deverá saltar logo para o onze inicial, no entanto, é esperado que marquem presença nos convocados para acelerar o processo de adaptação, visto que os três estão inscritos já na Liga Portugal.
Vale relembrar que, o Benfica de Bruno Lage regressou ao Estádio da Luz já no próximo sábado, 8 de fevereiro. A equipa encarnada vai medir forças com o Moreirense, às 18h00, para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Esta partida antecede a deslocação ao reduto monegasco, onde o Glorioso vai disputar a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Champions League frente ao Monaco, na quarta-feira, 12 de fevereiro, às 20h00.
Antiga estrela do futebol transalpino falou sobre o futebolista formado no Seixal e mostrou-se como um 'fã' das qualidades do craque
|
O facto de João Félix ter reforçado o AC Milan, por intermédio de uma cedência do Chelsea, sendo agora jogador de Sérgio Conceição, continua a ser tema de conversa. Dejan Savicevic, que pertence à história dos rossoneri, vê com bons olhos a mudança do ex-avançado do Benfica para Milão.
O antigo médio do Milan, abordou a contratação do emblema italiano, numa entrevista publicada esta quarta-feira, 5 de fevereiro, pelo jornal transalpino Gazzetta dello Sport. O ex-atleta dos rossoneri analisou a eleição da estrutura do clube e mostrou-se satisfeito.
Savicevic: Parece ser o homem certo, especialmente para João Félix
"Sérgio Conceição é o homem certo para o gerir. Já ganhou um título [Supertaça de Itália], agora tem a Taça de Itália e um lugar [nos oitavos de final] da Liga dos Campeões para ganhar. Têm de o conseguir", afirmou, num primeiro momento, o antigo internacional jugoslavo.
"Parece ser o homem certo, especialmente para João Félix. Porque ele é um grande talento e precisa de ser recuperado. Já o vi em ação e a forma como se move, como dribla e como participa no jogo, há ali jogador", completou Dejan Savicevic, em declarações ao diário desportivo italiano mencionado acima.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – avaliado em 30 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências.