Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A lenda Eusébio da Silva Ferreira, hoje imortalizada em frente ao Estádio da Luz, teve de percorrer um árduo caminho até ser águia. Segundo o que conta António Simões, depois de Béla Guttmann ouvir falar de Eusébio, deu ordem para o contratar e, sem o ver jogar, pediu que se desse 250 contos pelo jovem moçambicano.
Na altura, o Benfica treinava no Campo Grande e, quando os responsáveis do Sporting o viram jogar, perceberam que tinham cometido um erro por só terem querido à experiência e tudo fizeram para tirá-lo dos treinos das águias, antes que o 'pantera negra' assinasse.
Um representante dos leões levou-o para um hotel e, ou Eusébio assinava pelo verde e brancos e levava uma mala de dinheiro, ou teria de regressar a Moçambique. Depois disso, alguém a mando dos dirigentes sportinguistas ligou para a mãe de Eusébio, fingindo-se passar pelo filho, a dizer que Eusébio estaria a ser maltratado no Benfica.
Desmantelados todos os esquemas do clube leonino, e por entre a célebre peripécia da troca de nome "Eusébio" por "Rute", o Benfica pagou finalmente 400 contos ao Sporting pelos documentos de Eusébio. O viria a seguir, todos os Benfiquistas sabem - aconteceu história.
Recorde-se que Eusébio tornou-se o melhor marcador da história dos encarnados ao apontar 471 golos pelo Benfica em 440 jogos oficiais. Além dos 15 anos como jogador, pertenceu às equipas técnicas das águias desde 1983 até 1999.
No seu palmarés destaca-se, por entre os 17 títulos coletivos pelo Benfica, uma Liga dos Campeões Europeus e, individualmente, conseguiu ser melhor marcador de um Mundial e de uma Liga dos Campeões e arrecadou ainda uma Bola de Ouro e duas Botas de Ouro.
Defesa brasileiro, recorde-se, deixou o Clube da Luz na última janela de transferências de verão, rumando à Premier League
|
0O Nottingham Forest de Felipe Morato defrontou, na passada sexta-feira, o Leicester City. A turma do antigo central do Benfica acabou por vencer, por três bolas a uma, no duelo relativo à jornada 9 da Premier League, com o ex-encarnado a ter motivos para sorrir. Ryan Yates (16'), Chris Wood (47' e 60') e Jamie Vardy (23') foram os autores dos golos da partida.
O defesa, que deixou o Benfica para rumar a Inglaterra no último defeso de transferências de verão, começou o encontro no banco, porém foi chamado ao serviço aos 72 minutos do encontro. Já com o resultado estabelecido nos 3-1, o futebolista, que pode render aos cofres do Glorioso qualquer coisa como 17 milhões de euros, somou 18 minutos em campo, dando boas notas de si.
No que respeita à tabela classificativa, o Nottingham Forest segue no quinto lugar, com 16 pontos. Na liderança está o Liverpool, com 21 pontos, seguido do Manchester City (20) e do Arsenal (17), que fecha o pódio da Premier League.
Na atual temporada, 2024/2025, Felipe Morato - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - foi opção numa partida pelo Benfica, tendo ido 90 minutos a jogo com o Famalicão, na primeira jornada. Em Inglaterra, o central brasileiro foi utilizado em cinco embates, somando 65 minutos.
Já em 2023/24, o defesa somou 35 encontros, na presente temporada: 21 na Liga Portuguesa, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Liga Europa, totalizando 2.599 minutos. O defesa fez ainda duas assistências.
No total, Morato já realizou 86 jogos pela equipa principal do Benfica, desde a sua chegada no ano de 2019, vindo do São Paulo. O brasileiro registou ainda dois golos marcados e três assistências, sendo que levantou uma Liga Portuguesa e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Camisola 9 das águias chegou aos 50 jogos com o Manto Sagrado e esteve à conversa com o antigo goleador Rui Águas
|
0Arthur Cabral chegou aos 50 jogos com a camisola do Benfica e, em entrevista com Rui Águas, no 6.º episódio do Mística a Dois, o avançado abriu o coração, revelando qual foi o jogo mais importante para si, de águia ao peito, bem como o tiro certeiro mais marcante.
"O jogo contra o Braga [SLB-SCB, 3-2, 10/01/2024] no Estádio da Luz foi muito especial. Acho que foi um dos melhores jogos meus, aqui, com a camisa do Benfica", começou por referir o camisola 9 do Glorioso. "Fiz um golo. Fiz um golo, fiz uma assistência e fiz um bom jogo também. Ganhámos um jogo difícil onde saímos perdendo. E quando eu fiz o golo, eu fui celebrar com a torcida, com os adeptos. E é um dia bem, bem especial para mim", disse ainda Arthur Cabral.
O jogo da Champions, em que eu fiz o golo de calcanhar, contra o Salzburgo. Foi um golo importante, num jogo em que eu entrei já nos acréscimos
Relativamente ao golo favorito, o ponta-de-lança brasileiro elegeu o tento diante do Salzburgo, a valer para a Champions. "O jogo da Champions, em que eu fiz o golo de calcanhar, contra o Salzburgo. Foi um golo importante, num jogo em que eu entrei já nos acréscimos. Como é que fala? Descontos? Entrei nos descontos, e foi um golo que levou a gente para a Europa League. Para mim é um golo bem especial também", atirou o craque.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Arthur Cabral - atualmente avaliado em 14 milhões de euros - conta com sete partidas: Estrela da Amadora, Moreirense, Santa Clara, Boavista e Gil Vicente (Campeonato Nacional). O camisola 9 também foi opção no duelo da Taça de Portugal, com o Pevidém e na Liga dos Campeões frente ao Feyenoord. Nos 147 minutos totalizados, o ponta-de-lança brasileiro apontou um golo e uma assistência.
Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Camisola 14 das águias, relembre-se, chegou ao Clube da Luz no passado mercado de verão, tendo feito uma pré-temporada recheada de golos
|
0O Benfica vai defrontar o Rio Ave já no próximo domingo e, depois do desaire europeu diante do Feyenoord, é mesmo provável que Bruno Lage opere mudanças no onze inicial das águias. O titular que tem o lugar em risco no Glorioso, segundo adianta o diário Desporto ao Minuto, é mesmo Vangelis Pavlidis.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, este sábado, 26 de outubro, após ter ficado mais um jogo em 'branco' frente aos neerlandeses, o avançado grego poderá ver agora Arthur Cabral ocupar o seu lugar nas escolhas de Bruno Lage. O avançado canarinho, relembre-se, chegou aos 50 jogos com o Manto Sagrado e poderá ter uma oportunidade no encontro com os vilacondenses.
No entanto, esta não é a única mudança na calha para o duelo com o Rio Ave. A imprensa nacional garante que, depois de ter ficado mal na figura no encontro com o Feyenoord, Nicolás Otamendi pode também ter relegado ao banco de suplentes. Caso esta alteração se verifique, Tomás Araújo e António Silva deverão ser a dupla eleita por Bruno Lage.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 11 encontros: sete na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Ao todo, nos 751 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ponta-de-lança internacional pela Grécia apontou dois golos e fez uma assistência.
Vangelis Pavlidis chegou ao Benfica no início da presente temporada, oriundo do AZ Alkmaar, a troco de 18 milhões de euros, mais 2 mediante a concretização de determinados objetivos. O internacional grego tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.