Logotipo Glorioso 1904

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

Seguir
Futebol

SPORTING BEM TENTOU, MAS EUSÉBIO SÓ QUIS O BENFICA; A HISTÓRIA DE COMO OS LEÕES TENTARAM DESVIAR O PANTERA NEGRA DA LUZ

Texto de António Simões revela telefonemas falsos para Moçambique, pressão monetária para assinar num Hotel, o porquê da célebre mudança de nome de Eusébio e muito mais.

  |

Icon Comentário0

A lenda Eusébio da Silva Ferreira, hoje imortalizada em frente ao Estádio da Luz, teve de percorrer um árduo caminho até ser águia. Segundo o que conta António Simões, depois de Béla Guttmann ouvir falar de Eusébio, deu ordem para o contratar e, sem o ver jogar, pediu que se desse 250 contos pelo jovem moçambicano.

Na altura, o Benfica treinava no Campo Grande e, quando os responsáveis do Sporting o viram jogar, perceberam que tinham cometido um erro por só terem querido à experiência e tudo fizeram para tirá-lo dos treinos das águias, antes que o 'pantera negra' assinasse.


Um representante dos leões levou-o para um hotel e, ou Eusébio assinava pelo verde e brancos e levava uma mala de dinheiro, ou teria de regressar a Moçambique. Depois disso, alguém a mando dos dirigentes sportinguistas ligou para a mãe de Eusébio, fingindo-se passar pelo filho, a dizer que Eusébio estaria a ser maltratado no Benfica.


Desmantelados todos os esquemas do clube leonino, e por entre a célebre peripécia da troca de nome "Eusébio" por "Rute", o Benfica pagou finalmente 400 contos ao Sporting pelos documentos de Eusébio. O viria a seguir, todos os Benfiquistas sabem - aconteceu história.

Recorde-se que Eusébio tornou-se o melhor marcador da história dos encarnados ao apontar 471 golos pelo Benfica em 440 jogos oficiais. Além dos 15 anos como jogador, pertenceu às equipas técnicas das águias desde 1983 até 1999.


No seu palmarés destaca-se, por entre os 17 títulos coletivos pelo Benfica, uma Liga dos Campeões Europeus e, individualmente, conseguiu ser melhor marcador de um Mundial e de uma Liga dos Campeões e arrecadou ainda uma Bola de Ouro e duas Botas de Ouro.


Futebol

HISTÓRIA NÃO MENTE: APÓS ROGER SCHMIDT SOFRER GOLEADAS, TREINADOR DO BENFICA COLOCA PLANO EM MARCHA

Encarnados voltam a jogo para defrontar o Rangers, em jogo a valer para os oitavos-de-final da Liga Europa

Roger Schmidt
Roger Schmidt

  |

Icon Comentário0

O Benfica sofreu uma derrota pesada contra o Porto, no Dragão, no passado domingo, 3 de março, e segundo a história, sempre que Roger Schmidt sofre goleadas, o treinador alemão revoluciona as apostas no jogo seguinte, estando por isso em cima da mesa várias alterações para a receção das águias ao Rengers. 

Segundo informa o jornal português Record, quando o técnico alemão sofreu duas goleadas na mesma temporada, 2021/22, ao serviço do PSV, o timoneiro executou logo muitas mexidas no onze inicial, tendo chegado a mudar, inclusive, cinco titulares, no jogo entre os neerlandeses e o Feyenoord. 

"A derrota sofrida anteontem no Dragão foi histórica para o Benfica, mas também para Roger Schmidt já que foi a terceira vez na carreira em que perdeu por 5 golos de diferença. E olhando em retrospetiva constata-se que no jogo seguinte o técnico procedeu sempre a várias alterações no onze", pode ler-se no diário desportivo acima mencionado. 


Importante recordar que, tal como deu conta o nosso Jornal, Alexander Bah, que ficou de fora do Clássico no Dragão, devido a problemas físicos, está ainda na dúvida. Porém, caso o lateral esteja apto, deverá regressar à titularidade (confira mais AQUI). No que respeita ao miolo, Roger Schmidt deverá mesmo 'sentar' Orkun Kokçu tendo já outro titular em vista (saiba mais AQUI). Por fim, no último terço, Arthur Cabral deverá voltar a ser opção de início (veja mais AQUI)


Recorde-se que, o Benfica volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 7 de março, para defrontar o Rangers na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. O duelo será disputado no Estádio da Luz e tem arranque marcado para as 20h00.

Depois do embate europeu, o Benfica volta a virar o foco para a Liga Portugal Betclic, recebendo, na Catedral, o Estoril Praia. A partida a contar para a 25.ª jornada do Campeonato português está agendada para o próximo domingo, dia 10 de março, O duelo está marcado para as 20h30.



Futebol

CRAQUE DO BENFICA ESPREITA REGRESSO AO ONZE E 'RECAMBIA' COLEGA PARA O BANCO NA RECEÇÃO AO RANGERS

Águias não tiveram noite fácil no estádio do Dragão e são esperadas várias alterações na equipa inicial para o embate da Liga Europa

Benfica
Benfica

  |

Icon Comentário0

Roger Schmidt já começa a preparar o embate do Benfica contra o Rangers, a contar para a Liga Europa, e está em vista uma revolução no onze inicial. Segundo informa, esta terça-feira, o jornal português Record, Arthur Cabral deverá regressar às opções do treinador alemão, voltando a ser aposta na formação principal.

Assim sendo, de acordo com informações avançadas pela mesma fonte, depois de uma exibição tímida no Dragão contra o Porto, Casper Tengstedt, que foi titular no Clássico com os dragões, deverá regressar ao banco de suplentes, dando deste modo lugar ao camisola 9, tal como aconteceu aos 56 minutos, no reduto azul e branco. 


Importante recordar que, tal como deu conta o nosso Jornal, Alexander Bah, que ficou de fora do Clássico no Dragão, devido a problemas físicos, está ainda na dúvida. Porém, caso o lateral esteja apto, deverá regressar à titularidade (confira mais AQUI). No que respeita ao miolo, Roger Schmidt deverá mesmo 'sentar' Orkun Kokçu tendo já outro titular em vista (saiba mais AQUI).


Recorde-se que, o Benfica volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 7 de março, para defrontar o Rangers na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. O duelo será disputado no Estádio da Luz e tem arranque marcado para as 20h00.

Casper Tengstedt - avaliado em 7 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - contabiliza um total de 23 jogos ao serviço do Benfica esta temporada, tendo somado três golos e quatro assistências. Na última época, o dinamarquês só havia feito quatro jogos pelo Clube da Luz, totalizando apenas 20 minutos em campo.


Arthur Cabral - avaliado em 16 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - foi contratado à Fiorentina, de Itália, no passado mercado de verão, após saída de Gonçalo Ramos. No Benfica, nesta temporada, já marcou presença em 33 duelos, somando nove golos e ainda duas assistências.

No que respeita à temporada passada, o novo camisola 9 no emblema da Catedral marcou presença em 47 partidas, tendo somado qualquer coisa como 17 tiros certeiros e servindo ainda os seus colegas numa ocasião. O avançado já passou por várias formações, mais precisamente Fiorentina, Basileia, Palmeiras e Ceará.


Futebol

ANTÓNIO SIMÕES 'MAGOADO' COM RESULTADO DO CLÁSSICO! CAMPEÃO EUROPEU PELO BENFICA ANALISA DERROTA E TERMINA COM... SCHMIDT

Clube da Luz foi derrotado por 5-0, no Estádio do Dragão, no passado domingo, dia 3 de março

Águia
Águia

  |

Icon Comentário0

A derrota do Benfica frente ao Porto, por 5-0, tem gerado vários comentários de antigas caras do Clube da Luz e António Simões não foi diferente. O campeão europeu pelas águias mostrou-se muito triste com o resultado e questionou a permanência de Roger Schmidt como técnico, em declarações prestadas ao Record, esta segunda-feira, dia 4 de março.

"É uma derrota que dói e que fere o orgulho de todos os benfiquistas e até toda a sua grandeza. Tendo em conta o momento do FC Porto pensava que o Benfica teria possibilidade de vencer. O FC Porto estava instável e agora passou a estar estável. Pelo contrário, o Benfica estava estável e agora passou a estar instável", começou por dizer, numa análise geral ao Clássico.

"Há resultados que magoam mais que os outros e este pode ter uma ação psicológica em todo o plantel que pode originar desorientação porque se está a enfiar num buraco. É um momento de reflexão e de aproximação. Não é para ter razão, mas para ter a solução. Quem tem experiência tem de falar. É preciso liderança e competência. O estatuto não chega", fundamentou o campeão europeu.

António Simões segue questionando as decisões de Schmidt: "O  Benfica tem de jogar com um homem na frente. É uma boa ideia. Qual deles melhor se enquadra naquilo que o treinador pretende é uma coisa. Não há falta de pontas de lança. Roger Schmidt tem toda a legitimidade para meter quem quiser e escolher quais são as melhores opções. Mas essa é uma questão em relação à qual as pessoas se interrogam. Trouxe dúvidas e desconfiança".

"É uma decisão que cabe ao clube tomar. O Benfica é um clube do 8 ao 80, logo, pega-se pela parte mais frágil, que é treinador. Despedi-lo tem encargos substanciais e é preciso ter isso em conta. Mas se achamos que não nos serve temos de tomar uma atitude. Olhando de fora, existe o sentimento de que há cansaço na relação entre jogadores e treinador", termina sobre a situação de Schmidt como técnico do Glorioso.

António Simões representou o Glorioso entre 1961 e 1975, período no qual conquistou dez Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus, sendo ainda hoje o jogador mais jovem de sempre a conquistar a Liga dos Campeões (na altura chamada Taça dos Campeões Europeus).



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

ROGER SCHMIDT PREPARA REVOLUÇÃO PARA O BENFICA - RANGERS E PRIMEIRA 'VÍTIMA' ESTÁ ESCOLHIDA

 

Icon Comentário0
Futebol

SOAM OS ALARMES, SCHMIDT: DEPOIS DE NOITE DESASTROSA NO DRAGÃO, JOGADOR DO BENFICA ESTÁ EM DÚVIDA PARA O RANGERS

 

Icon Comentário0
Futebol

ALERTA GLORIOSO: RUI COSTA FECHA PORTA DE SAÍDA A PEÇA-CHAVE DO BENFICA, MAS HÁ UM SENÃO

 

Icon Comentário0