
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
David Neres foi um dos principais rostos do Benfica de 2022/2023, que sobre a batuta de Roger Schmidt, devolveu o estatuto de Campeão Nacional ao Clube da Luz. No entanto, nas duas épocas seguintes, o brasileiro passou por dificuldades em Lisboa e acabou por rumar ao Nápoles, no entanto, a vida do antigo camisola 7 das águias também não está fácil.
A contas com uma lesão, Neres ficou outra vez de fora das opções de Antonio Conte, desta vez para a visita ao Como, neste domingo, 23 de fevereiro. Apesar do adversário ser teoricamente mais fácil, a formação napolitana foi surpreendida e acabou por ceder um desaire inesperado por duas bolas a uma.
A partida decorreu no reduto do emblema recém promovida à primeira divisão italiana e que, recorde-se, emprestou recentemente Andrea Belotti ao Benfica. Apesar do domínio do Nápoles, os forasteiros entraram a tropeçar e ofereceram um autogolo aos anfitriões, depois de Rrahmani trair Alex Meret, logo aos 7 minutos.
Contudo, a formação de Nápoles até reagiu rápido e antes do intervalo conseguiu restituir a igualdade no marcador, com um remate de Raspadori, aos 17 minutos. Após o descanso, o forasteiros foram à procura da reviravolta, mas a bola teimava a não entrar na baliza do Como. Já na reta final do encontro e para a surpresa de todos, a equipa da casa chegou ao segundo golo, por intermédio de Diao, aos 77 minutos. O marcador não voltou a sofrer alterações e os resultado ficou fixado em 2-1.
Apesar da derrota, o Nápoles continua no 2.º lugar do Campeonato Italiano, com 56 pontos. À frente da equipa de Neres está o Inter de Milão, com 57 pontos. Já o Como, está a realizar uma temporada dentro de expetável, ocupando a 13.ª posição da prova de regularidade, com 25 pontos.
Antigo lateral do Clube da Luz foi novamente titular na equipa alemã e ajudou os campeões em título a regressar aos triunfos e criar mais pressão ao líder
|
O Bayer Leverkusen regressou às vitórias na Bundesliga, principal divisão do futebol alemão, depois de derrotar os Holsten Kiel, no passado sábado, 22 de fevereiro. Alejandro Grimaldo, cara conhecida do Benfica, marcou presença no encontro, em que os farmacêuticos venceram a equipa recém promovida por duas bolas a zero.
A cumprir a sua segunda temporada ao serviço do campeão germânico, o antigo camisola 3 do Glorioso foi uma das peças mais importantes de Xabi Alonso na primeira época, ao ajudar na conquista inédita do campeonato, complementada pelo troféu da DFB-Pokal, Taça da Alemanha.
Tal como no encontro anterior, frente ao Bayern, Grimaldo voltou a cumprir os 90 minutos frente ao Kiel. Os pupilos de Xabi Alonso entraram mais fortes no jogo e dominaram a partida por completo. O Leverkusen entrou a todo o gás e acabou por resolver a partida antes do intervalo. O primeiro golo foi apontado por Patrik Schick, logo aos 9 minutos da partida.
Já em cima do apito para o descanso, os farmacêuticos, campeões em título, voltaram a abanar as redes adversárias e dilataram a vantagem frente ao Kiel. O tento foi apontado por Adli, quando o cronómetro marcava 45 minutos. Na segunda parte, o Leverkusen procurou mais golos, mas o esférico não voltou a encontrar o caminho da baliza e o resultado ficou selado em 2-0.
Depois de de dis empates consecutivos na Bundesliga, os germânicos voltam a sentir o sabor da vitória. Com estes três pontos amealhados, o Leverkusen continua a 2.ª posição do Campeonato, com 50 pontos, provisoriamente a cinco pontos do Bayern, que segue na liderança, com 55. O Kiel, por sua vez, surge na última posição da prova de regularidade, com 13.
Extremo argentino, que tem sido opção regular de Bruno Lage durante a temporada, encontra-se a recuperar de um problema físico
|
Ángel Di Maria, nome maior do plantel do Benfica, tem estado ausente desde o encontro da 1.ª mão do playoff da Liga dos Campeões, que se realizou no Stade Louis II, no Monaco. Desde então, o camisola 11, está a contas com uma lesão muscular, falhou os encontros frente ao Santa Clara, para a Liga, e Monaco, na 2.ª mão da eliminatória. Contudo, marcou presença no duelo frente ao Boavista.
A partida entre o Glorioso e as panteras decorreu na tarde sábado, 22 de fevereiro, no Estádio da Luz e contou novamente com casa cheia. Entre os Benfiquistas presentes, esteve também Di Maria, que apesar de ainda ter algum tempo de recuperação, não quis perder a ação e foi apoiar a equipa de Bruno Lage, bem instalado num dos camarotes da Catedral encarnada.
Além do triunfo folgado sobre a formação do Bessa, Bruno Lage contou com outras boas notícias, relacionadas com o capítulo disciplinar. O setubalense recebe mais um ‘reforço’, neste caso Leandro Barreiro. O médio luxemburguês cumpriu um jogo de castigo e agora está disponível para integrar as opções do Benfica para o jogo frente ao Braga, a contar para a Taça de Portugal.
Um dos destaques do encontro, precisamente do lado do Boavista, foi Tomas Vaclik. O guardião da Chéquia fez a sua estreia pela equipa de Lito Vidigal e, apesar dos três golos sofridos, foi eleito o homem do jogo, devido a uma enorme exibição, que valeu elogios da parte de Bruno Lage e reconhecimento de um certo trio do Benfica.
Recorde-se, que o Glorioso recebeu e venceu de forma categórica o Boavista. O marcador mexeu ainda durante a 1.ª parte, depois de um remate de Andrea Belotti. No segundo tempo, a vantagem encarnada foi ampliada com os tentos de Pavlidis e Kokçu, o último a partir da marca dos 11 metros. Com este resultado, o Benfica ultrapassa o Sporting e passa a ser líder provisório, com 53 pontos.
Avançado brasileiro que passou por pouco tempo na Luz voltou aos golos, mas a equipa saudita caiu aos pés do rival e atrasa-se na corrida pelo título
|
As coisas não andam fáceis para as antigas caras conhecidas do Benfica. O Al Hilal, treinado por Jorge Jesus e que conta com as presenças de Marcos Leonardo e de João Cancelo, voltou a perder pontos preciosos na Liga Saudita, ao perder, na tarde de ontem, 22 de fevereiro, frente ao Al Ittihad, por uns expressivos 4-1, embora Marcos Leonardo tenha estado em destaque.
Perante a lesão prolongada de Aleksandar Mitrovic, o antigo timoneiro do Benfica tem apostado em Marcos Leonardo para ser o ‘homem-golo’ da equipa saudita. O jovem brasileiro tem correspondido com vários golos e na partida frente ao rival, o antigo camisola 36 do Glorioso voltou a fazer o gosto ao pé, mas foi insuficiente para dar alegrias aos adeptos do Al Hilal.
A partida decorreu no reduto do Al Ittihad, no King Abdullah Sports City, em Jeddah. Num duelo intenso, entre os dois primeiros classificados da Liga, até foi a equipa de Jorge Jesus que entrou melhor, ao abrir o marcador através de Marcos Leonardo, aos 23 minutos, depois de uma assistência de João Cancelo. Porém, a equipa da casa deu a volta ao resultado e foi para o descanso a vencer por 2-1, com golos de Kadesh e de Bergwijn.
Após o descanso, os forasteiros ainda tentaram relançar a partida, mas o golo do empate não surgia e quem não marca, acaba por sofrer. Aos 51 minutos a formação de Jeddah voltou a aumentar a desvantagem, com o extremo neerlandês a bisar na partida. Se as coisas já estavam complicadas, a crise ficou ainda mais agudizada com o quarto golo dos anfitriões, apontado por Benzema, aos 86 minutos.
Com este resultado, o Al Hilal dos antigos benfiquistas volta a marcar passo no campeonato. Após desaire frente à equipa de Laurent Blanc, o campeão em título permanece na 2.ª posição da prova, com 49 pontos, mais mais longe do líder, o Al Ittihad, que tens mais seis pontos, ou seja, 55 pontos amealhados.
Confira o golo de Marcos Leonardo: