
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na derrota do Benfica frente ao Sporting para o Campeonato, em Alvalade, Roger Schmidt mexeu pouco na equipa até ao segundo golo dos leões, já nos descontos. Isto marca uma tendência do técnico alemão, que parece fazer substituições mais tarde tarde comparativamente aos outros treinadores.
Os números mostram-nos que 30% das substituições que o timoneiro encarnado faz vêm depois dos 85 minutos. No dérbi, Arthur Cabral entrou por Casper Tengstedt aos 71', mas só depois do golo que deu a vantagem ao Sporting é que entraram Orkun Kokçu e Marcos Leonardo, aos 90'+3'.
30% pode não parecer um número muito grande, mas ganha expressividade quando comparado aos rivais, no caso do Sporting, Rúben Amorim faz apenas 13,7% das substituições para lá dos 85 minutos e no Porto, Sérgio Conceição lança 18,8% para lá dessa marca.
Apesar disso, os números de substituições são mais ou menos consistentes, 210 no Benfica, 211 no Sporting e 208 no Porto, esta época. Contudo, 45 dessas 210 vieram no período em análise, além de 18 (8,6%) virem já nos descontos. Para comparação, Amorim fez apenas 10 (4,7%) mexidas depois dos 90 e Conceição quase nunca o faz, apenas 5 (2,4%) substituições ao cair do pano.
Recorde-se que, a equipa treinada por Roger Schmidt volta a entrar em campo no próximo dia 11 de abril, na quinta-feira, para discutir a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa com o Marselha. O conjunto francês irá deslocar-se ao Estádio da Luz, para uma partida que tem arranque marcado para as 20h00.
Jogador é apontado ao lugar de Di María, que abandonou a Luz, neste verão, e partilha ligação próxima com reforço de inverno
|
Roger Fernandes vive uma vida nova no Braga, embora tenha sido apontado ao Benfica. O jovem internacional sub-21 português vai passar a envergar um novo número, que pertencia a...Bruma. Ao abordar essa passagem de testemunho, o jogador apontado como possível sucessor de Di María na Luz relembra o antigo atleta dos guerreiros, que rumou à Catedral, no inverno.
"Sou o mesmo menino que chegou com 13 ou 14 anos, muito querido por muitos. Mas, agora com uma responsabilidade maior e mais ambição para esta época, como sempre venho tendo. Desta vez com uma crença ainda maior, pois tenho um número de camisola novo. Não falei com o Bruma, porque ele estava no Mundial de Clubes, mas, como é meu amigo, vai deixar sempre [risos]", começou por dizer, aos meios de comunicação do Braga.
Roger Fernandes: "Não falei com o Bruma, porque ele estava no Mundial de Clubes, mas, como é meu amigo, vai deixar sempre"
"Significa muito, porque é o número do maior dos meus ídolos, que gosto desde os tempos na Guiné, por causa do Cristiano Ronaldo e mais recentemente também pelo Bukayo Saka", completou o alvo apontado ao Benfica, no início do atual mercado de transferências, tendo abordado ainda a experiência de ter representado a Seleção Nacional no Europeu sub-21.
"Sempre quis, pois muitas vezes havia as paragens para as seleções e eu ficava aqui, por isso sonhava estar entre os escolhidos. No dia da convocatória, fui o último a ser chamado e ainda pensei que não era agora. Mas fiquei muito orgulhoso, só queria chegar à Cidade do Futebol, vestir o equipamento e respirar fundo. Quando fiz isso, pensei que todo o trabalho tinha valido a pena", concluiu Roger Fernandes.
Em 2024/2025, com a camisola do Braga, Roger Fernandes - avaliado em 22 milhões de euros - marcou presença em 48 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, 14 na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. Ao todo, o novo alvo do Benfica registou 3.019 minutos, com cinco golos marcados e quatro assistências realizadas.
Médio argentino, que passou pelos quadros da Luz, apontou alguns pontos negativos da prova a horas de disputar a final frente ao PSG
|
Enzo Fernández está a preparar-se para entrar em campo e disputar a final do Mundial de Clubes ao serviço do Chelsea frente ao PSG. A horas do jogo, o antigo jogador do Benfica não deixou de apontar algumas críticas à organização da competição e, em particular, o local escolhido para a realização da prova deste ano.
"Honestamente, o calor é incrível. No outro dia, fiquei um pouco tonto durante uma jogada. Tive de me deitar no relvado. Jogar com este tempo é muito perigoso. A velocidade do jogo não é a mesma, tudo torna-se muito lento", começou por dizer o ex-camisola 13 da formação do Benfica, depois do fim do último treino do Chelsea antes do duelo com o PSG.
Enzo Fernández: "Jogar com este tempo é muito perigoso"
Com o Mundial de seleções a ser jogado nos EUA, Canada e México, Enzo Fernández ainda deixou uma 'dica' à FIFA sobre a próxima edição da prova intercontinental de clubes: "Vamos esperar que no próximo ano eles possam mudar o calendário, para que continue a ser um lindo espetáculo de futebol, certo?".
Já relativamente ao encontro frente ao PSG, o capitão do Chelsea fez uma breve antevisão: "As finais são sempre importantes, gosto de as disputar. Tive a sorte de ganhar a maioria delas, é apenas mais uma final. Obviamente, vou aproveitá-la. Não como a final do Mundial, mas vou aproveitá-la quase da mesma forma".
Enzo Fernández: "É apenas mais uma final"
"Se o PSG é a melhor equipa do mundo? Acho que sim, pelo que conquistaram e pela forma como jogam, acho que sim", afirmou Enzo Fernández, ex-Benfica, que vai encontrar um rosto conhecido dos tempos na Luz, como o caso de Gonçalo Ramos, confirmando, no entanto, o favoritismo do lado dos franceses.
Rui Costa já conhece a verba que terá de avançar para fechar contratação, que surge como prioridade para a SAD encarnada
|
O Benfica já sabe quanto é que precisa de gastar para garantir a contratação de Enzo Barrenechea. O médio argentino surge como prioridade para as águias, que vão ter de avançar com 10 milhões de euros de forma a garantir o passe do jogador apontado como alternativa a Florentino Luís no meio-campo encarnado.
O jornal A Bola dá conta do valor que o Aston Villa está à espera com a saída de Enzo Barrenechea. Apesar de não integrar o médio argentino nos planos da próxima temporada, o emblema da Premier League ainda espera algum rendimento financeiro com a despedida do atleta, que entra na lista de reforços a negociar pelo Benfica nos próximos dias.
Sabe-se que os responsáveis da Luz, com Rui Costa à cabeça, querem fechar as negociações junto dos ingleses o mais rápido possível e garantir Enzo Barrenechea como reforço para Bruno Lage a tempo de integrar a pré-temporada do Benfica. Para garantir a contratação, o Glorioso terá de abrir os cordões à bolsa e pagar 10 milhões de euros pela transferência do compatriota de Otamendi.
Refira-se que, Enzo Barrenechea integra o lote de alvos que o Benfica pretende garantir para Bruno Lage. Juntamente com Thiago Almada, internacional argentino, e João Félix, avançado formado no Seixal, é esperado que o médio do Aston Villa se mude para a Luz ao lado dos outros dois alvos referenciados pelos dirigentes encarnados neste verão.
Na temporada desportiva de 2024/2025, com a camisola do Valencia, Enzo Barrenechea - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 32 partidas: 30 na La Liga e duas na Copa do Rei. Ao todo, o médio apontado ao Benfica para o lugar de Florentino registou 2.247 minutos, contando com um golo marcado e duas assistências concretizadas.