
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
António Simões, antiga glória do Benfica e da Seleção Nacional, festejou o seu 80º aniversário na passada quinta-feira, dia 14 de dezembro. O antigo extremo foi surpreendido pelo Clube da Luz que levou o troféu da Taça dos Campeões Europeus de 1962 à própria casa, tendo o antigo jogador abordado aquela noite mágica em Amesterdão.
O natural de Corroios considera o dia 2 de maio de 1962 "o mais importante" da história dos encarnados. Nessa noite, no Estádio Olímpico de Amesterdão, o Glorioso sagrou-se bicampeão europeu, ao bater o Real Madrid, por 5-3, depois de, no ano anterior, ter derrotado o Barcelona, por 3-2.
O mais jovem campeão europeu de sempre, então com 18 anos, recorda a sua entrada em campo quando estava em frente às estrelas merengues que tinham sido pentacampeãs da Europa há pouco tempo. "Estávamos perfilados, olhei para a minha direita, vi Di Stefano, Puskás, Gento e perguntei o que estava ali a fazer", recordou.
"Foi o dia mais importante do Benfica, não apenas de Simões. É com esta vitória, juntamente com a anterior, que o Benfica se transforma internacionalmente e é definitivamente reconhecido", afirmou.
"Entre 1961 e 1968, o Benfica vai a cinco finais. No meio disto tudo, tem metade da equipa a jogar o Mundial de 1966, que conseguiu o terceiro lugar. Nada foi casual, era uma geração fantástica e espontânea", relembrou ainda o Magriço.
Durante uma transmissão de jogo, jornalista que estava a fazer a cobertura da partida, referiu que futebolista vê com bons olhos mudança para Portugal
|
Focados na nova temporada, o plantel do futebol feminino do Benfica pode vir a receber um reforço sonante nos próximos tempos. Segundo as informações apuradas, tudo indica que Linda Dallmann, futebolista do Bayern Munique, está a ponderar uma nova aventura e uma chegada ao Clube da Luz está entre as hipóteses.
Quem avança com essa possibilidade é Claudia Neumann, jornalista alemã que está a fazer a cobertura do Campeonato da Europa, na Suíça, onde a internacional está ao serviço da seleção alemã. Segundo a mesma, a jogadora está à procura de novos ares e vê em Portugal um destino apelativo, tal como já tinha sido anunciado anteriormente.
A hipóteses foi colocada em cima da mesa durante a transmissão do encontro entre a Suíça e Finlândia, onde Neumann mencionou que Linda Dallmann está a equacionar deixar o colosso bávaro já esta temporada: “Também dizem que Linda Dallmann está interessada em mudar para outro país, um ótimo país, por sinal”.
Contudo, Claudia Neumann não ficou por aqui e foi mais longe, afirmando que a jogadora, internacional alemã, já tem um clube definido, afirmando que é mais do que certo: “Pelo que eu sei, ela irá para o Benfica, em Portugal”.
Caso este cenário se confirme, trata-se do primeiro reforço para o plantel do conjunto feminino do Benfica, que procura manter o seu domínio a nível doméstico e atingir novos patamares no contexto europeu. Relembre-se, que com a saída de Filipa Patão, que rumou aos Estados Unidos, o Glorioso oficializou a contratação de Ivan Baptista como o novo técnico das Inspiradoras.
Confira aqui a publicação:
Encarnados chegaram a iniciar contactos com o agente do futebolista para saber as condições do negócio de jogador que partilhou balneário com capitão da Seleção
|
Félix Correia esteve ausente no primeiro treino do Gil Vicente para preparar a próxima temporada. Segundo a imprensa nacional, o jogador, com passagem pela Juventus, onde cruzou caminhos com Cristiano Ronaldo, está de saída do emblema gilista e está à espera de conhecer o seu futuro, sendo que existe a grande possibilidade da transferência ser concretizada em breve.
Segundo as informações avançadas pelo jornal Record, o Gil Vicente recebeu e está a avaliar uma proposta que se encontra ligeiramente abaixo dos 10 milhões de euros, num negócio que inclui um valor definitivo mais objetivos. Deste modo, Félix Correia decidiu não se apresentar nos trabalhos de preparação para a nova temporada.
A fonte original não revelou qual o clube que apresentou a proposta, mas dificilmente será proveniente do Benfica, já que os encarnados estão com o foco direcionado para as contratações de Thiago Almada e João Félix, dois jogadores para a frente de ataque. Ainda assim, acredita-se que se trata de um emblema europeu, já que o desejo de Félix Correia é continuar nesse mercado.
O jornal Record relembrou ainda que o Vasco da Gama, do Brasil, realizou abordagens junto dos Gil Vicente pelo extremo, mas recebeu uma nega tanto do clube barcelense como do jogador. Félix Correia aguarda então que os gilistas aceitem uma proposta para que o atleta possa dar o 'salto' para um campeonato melhor. Recorde-se que este já jogou na Juventus, quando Cristiano Ronaldo estava por lá.
Na temporada desportiva 2024/2025, Félix Correia - atualmente avaliado em 4 milhões de euros - marcou presença em 37 embates: 33 na Liga Portugal Betclic e quatro na Taça de Portugal. Nos 2.919 minutos disputados dentro das quatro linhas, o extremo apontou 10 golos, somando ainda quatro assistências ao serviço do Gil Vicente.
Imprensa nacional fez um rescaldo sobre vida e carreira do centrocampista argentino, que teve uma carreira marcada por altos, baixos e superação
|
Apontado como um possível reforço para o Benfica, em 2024/25, Enzo Barrenechea teve uma vida marcada por vários sacrifícios e superação. O atleta, visto como um possível sucessor para o lugar de Florentino teve uma infância complicada e o futebol foi o seu bilhete de ouro para uma vida melhor.
Enzo Alan Tomás Barrenechea, de 24 anos, é natural de Vila María, em Córdoba, região da Argentina. Formado nos argentinos do Newell’s Old Boys, principal rival do Rosario Central, já na infância Barrenechea sentiu imensas dificuldades no sei da sua família, pai foi condenado a 11 anos de prisão e a sua mãe, para sustentar a casa, teve de acumular vários empregos. O futebol acabou por ser o escape e, mais tarde, o bilhete de ouro do médio centro.
Quando foi descoberto pela Juventus, o craque do Aston Villa revelou que a vecchia signora foi uma grande ajuda para a sua carreira profissional, que envolveu a ajuda de um emblema suíço: “Quando estava na quinta divisão, surgiu a Juventus. Não tinha passaporte italiano e então a Juventus fez um convénio como Sion, da Suíça, para jogar lá quatro meses até conseguir a cidadania”.
Na formação de Turim, o jovem de 24 anos, apontado ao Benfica, teve de superar uma grave lesão em 2021, que provocou uma rotura no ligamento do joelho, que atrapalhou os seus planos de afirmação. Um ano mais tarde, em 2022, fez a sua estreia oficial pela Juventus, numa partida da Champions, frente ao PSG de Lionel Messi.
Na temporada seguinte, foi emprestado ao Frosinone para somar mais minutos e acabou por captar a atenção do Aston Villa, que pagou 8 milhões de euros à vecchia signora pelo seu passe. Na última temporada foi emprestado ao Valência, onde foi muito acarinhado pelos adeptos devido à sua entrega e raça. Agora, está no radar do Glorioso para a época de 2025/26.