
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
O Benfica anunciou a saída de Trey Drechsel. O extremo/base encerra o seu ciclo na Luz após ajudar a conquistar dois campeonatos nacionais. Em entrevista à BTV, emocionado, o norte-americano despediu-se dos adeptos encarnados e fez questão de agradecer o carinho que sentiu tanto do Clube como dos Benfiquistas durante as duas temporadas de águia ao peito.
Trey Drechsel: "Entendi o que significava vencer pelo Benfica"
"Nem sei por onde começar. Estou muito agradecido por estes anos no Benfica, que foram muito especiais para mim. Não há outra palavra que possa usar para descrever, foi especial. Foram dois Campeonatos a nível individual, quatro Campeonatos consecutivos para a equipa. Foi uma honra jogar pelo Benfica, um clube cheio de história. Quando cheguei ao Benfica e a Portugal, não entendia bem o que significava jogar pelo Benfica, mas, durante estes dois anos, foi algo que ficou marcado em mim e no meu coração. Entendi o que significava vencer pelo Benfica, jogar com a garra e a ambição deste Clube e fazer as coisas com excelência, são esses os valores do Benfica", começou por dizer Trey Drechsel.
Trey Drechsel chegou ao Benfica em 2023 e, em tão pouco tempo, conseguiu ter um impacto grande na equipa orientada por Norberto Alves: "Há muitos bons momentos que tive no Benfica, mas, se tivesse de eleger os melhores, seriam os dois Campeonatos Nacionais que conquistei. Tirando isso, era o dia a dia, era chegar ao pavilhão e poder estar com jogadores de outras equipas. Dava para sentir o compromisso que todos tinham em vencer pelo Clube. Sinto-me muito agradecido por ter vivido isso".
Trey Drechsel: "[Colegas e equipa técnica] Fizeram-me voltar a amar o basquetebol"
O norte-americano rapidamente criou uma ligação forte com os adeptos do Benfica, devido ao seu carisma e proximidade: "Também tenho de falar dos adeptos. Os Benfiquistas são especiais. Preocupam-se com o Clube e com as vitórias do Clube acima de tudo. Isso traz muita responsabilidade aos jogadores, e espero ter estado à altura de representar o Clube. Foi uma grande responsabilidade para mim e dei o meu melhor".
"Sobre a minha saída, estou à procura de novos desafios para a minha carreira. Volto a dizer que adorei o meu tempo no Benfica e estou extremamente agradecido. Um dia mais tarde, depois de já ter tido novos desafios na minha carreira, talvez possamos voltar a estar juntos. O meu muito obrigado ao Benfica e aos adeptos, que são dos melhores do mundo. Obrigado aos meus colegas de equipa por todos os momentos, e também à equipa técnica, fizeram-me voltar a amar o basquetebol. Estou eternamente grato, e não vou dizer adeus, mas, sim, até já", concluiu Trey Drechsel.
O basquetebol do Benfica está a passar por uma verdadeira revolução e, com a saída de Trey Drechsel, os encarnados já perderam cinco jogadores importantes na rotação de Norberto Alves, sendo que o último foi bem recentemente. Ainda sem apresentar nenhum reforço, os dirigentes responsáveis pela modalidade têm pela frente a missão de remodelar a equipa e lutar pelo pentacampeonato.
Confira as declarações de despedida de Trey Drechsel:
Basquetebolista português está em Portugal e trouxe consigo um dos treinadores da equipa da NBA, que perspetivou aquele que pode ser o ano de afirmação do poste
|
Neemias Queta está em Portugal a organizar um campo de treino de basquetebol para jovens, e trouxe consigo um dos treinadores-adjuntos dos Boston Celtics. Taaj Ridley, diretor da equipa de desenvolvimento de jogadores da equipa, falou à imprensa nacional, abordando o que pensa e espera do poste português para a temporada 25/26, face ao seu crescimento até então e colocou muita fé no antigo jogador do Benfica.
Taaj Ridley: "Definitivamente, [Neemias Queta] terá bastantes oportunidades para jogar esta temporada"
"Sinto que tem evoluído a cada ano. Está a ficar melhor nas posições em que precisamos dele para ficar melhor, em termos de nos ajudar em Boston, em ser capaz de defender múltiplas posições, sejam bases ou postes. Ser capaz de ganhar ressaltos, defender sem fazer faltas, ficar sem problemas de faltas e ser um grande jogador de bloqueios. Alguém capaz de criar vantagens de dois contra um para ajudar a aliviar oportunidades junto ao aro", disse o adjunto sobre o que espera de Neemias Queta para a próxima temporada, em declarações ao jornal A Bola.
Recentemente, também, Brad Stevens, presidente de operações dos Boston Celtics, depositou grandes expectativas no desenvolvimento de Neemias Queta e revelou que o jogador poderá ter um grande impacto e papel na rotação de Joe Mazulla. Taaj Ridley revela que a oportunidade só depende do poste português: "Ele só tem de querer! O Neemy e eu temos tido muitas conversas, com todas as transferências, contratações e connosco a perder jogadores. É uma grande oportunidade e um grande ano para ele. Sinto que vai estar preparado e vai estar pronto. Definitivamente, terá bastantes oportunidades para jogar esta temporada, para contribuir e ajudar-nos a ganhar muitos jogos. Por isso, acho que terá de encarar as coisas um dia de cada vez e focar-se em ficar na melhor forma possível, cuidar do corpo. E ficar 100 por centro saudável irá ajudar".
Taaj Ridley: "Mas cada dia é um dia de desenvolvimento, cada dia é um passo para melhorar"
"Acho que o próximo passo para o Neemy é ficar na melhor forma possível. A sua condição física tem melhorado, pois assim pode passar mais tempo dentro de campo. E também, como disse, defender sem fazer faltas e expandir o seu jogo de forma a poder fazer lançamentos de três pontos, triplos do canto, triplos da cabeça do garrafão… Mas cada dia é um dia de desenvolvimento, cada dia é um passo para melhorar. O seu próximo nível de crescimento é ser capaz de fazer alargar o campo, marcar triplos de forma consistente e jogar sem cometer faltas", sublinhou o adjunto.
Com as movimentações que os Boston Celtics fizeram neste período de agentes livres, é quase certo que Neemias Queta vai ter mais oportunidades de jogar. A equipa campeã em 2024 perdeu três jogadores que estavam à frente do português na rotação de Joe Mazulla, e por isso, é bem provável que o papel do poste venha a aumentar. Segue-se agora o EuroBasket, competição de seleções na qual o basquetebolista que passou pelo Benfica garantiu presença para defender as cores de Portugal.
Encarnados publicaram uma nota de despedida no site oficial do Clube esta terça-feira, 15 de julho, onde deram conta da situação
|
Após a conquista do tetracampeonato, a equipa principal de basquetebol masculino do Benfica já contabilizou quatro saídas. Desta vez foi Ahmaad Rorie, base norte-americano que chegou à Luz no verão passado. O clube informou no site oficial que terminou a ligação com o basquetebolista, de 29 anos.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou ao final o vínculo entre o Clube e o basquetebolista Ahmaad Rorie. O jogador norte-americano ingressou no Clube há cerca de um ano e inscreveu o seu nome na equipa que se sagrou tetracampeã nacional", começou por escrever o clube no site oficial.
Os encarnados despediram-se do jogador com uma nota de agradecimento e perspetiva de uma boa carreira daqui para a frente: "O SL Benfica agradece todo o compromisso, profissionalismo e espírito de equipa de Ahmaad Rorie, desejando ao atleta as maiores felicidades para o futuro".
Ahmaad Rorie chegou ao Benfica em 2024 e, em apenas uma época, tornou-se um dos destaques da equipa que conquistou o tetracampeonato. Em 33 jogos divididos entre competições nacionais e europeias, o base norte-americano apontou uma média de 9,8 pontos e 3,8 assistências. Foi titular nos quatro encontros da final do play-off da Liga Betclic de basquetebol, que viu os encarnados sagrarem-se tetracampeões.
Antes de rumar ao Benfica, o basquetebolista jogou cinco temporadas pela Europa fora, em países como o Chipre, França, Bulgária, Sérvia e Alemanha. Cumpriu os habituais quatro anos de faculdade a representar os Montana Grizzlies. O próximo destino de Ahmaad Rorie é, ainda, desconhecido.
Basquetebolista que passou pelo Benfica e está agora na NBA, revelou o seu futuro na seleção portuguesa com vista ao campeonato da Europa deste ano
|
Neemias Queta, basquetebolista com passagem no Benfica e campeão da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) em 2023/24 pelos Boston Celtics, confirmou que participará ao serviço de Portugal no EuroBasket 2025, que se realiza de 27 de agosto a 14 de setembro. Em declarações à agencia Lusa, o poste português prespetivou aquilo que será a competição.
Neemias Queta: "Representar o meu país vai me ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”
“Desde que nos qualificámos, logo no fim do jogo (em fevereiro) falei logo com o Brad Stevens (diretor geral dos Boston Celtics) no dia seguinte e disse que queria vir jogar por Portugal e ele disse que o ideal era mesmo eu vir jogar. Ele quer que nós venhamos jogar para o nosso país, representar o nosso país e acho que me vai ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”, começou por dizer.
Portugal qualificou-se para o EuroBasket 2025 e está inserido no "grupo da morte". A formação das quinas vai defrontar a Sérvia, do melhor jogador do mundo Nikola Jokic, a Turquia, da jovem estrela Alperen Sengun, a Letónia, do antigo companheiro de Neemias nos Boston Celtics, Kristaps Porzingis, a Estónia e a República Checa, na estreia do Grupo A, em Riga, a 27 de agosto.
Neemias Queta: "O que não vai faltar é a fome de vencer”
Neemias Queta somou apenas dois jogos na seleção principal portuguesa, mas promete dar tudo no EuroBasket:“Acho que, acima de tudo, temos de ir de jogo a jogo, ser competitivos e tentar ganhar cada jogo. Vamos a isso, não somos favoritos, nem de perto, mas acho que temos, acima de tudo, uma equipe bastante coesa. Estamos há muitos anos a jogar juntos, quer seja na seleção, seja nos clubes e já temos muito entrosamento, o que não vai faltar é a fome de vencer”.
Quando terminar a campanha no EuroBasket, Neemias Queta regressará aos Estados Unidos para representar os Boston Celtics, que na próxima temporada, ao que tudo indica, darão ao poste português a oportunidade de lutar por um espaço no quinteto inicial: "Acho que sempre foi depositada em mim bastante confiança pelo Brad e o Joe (Mazzulla, treinador dos Celtics) e acho que me têm ajudado imenso para evoluir e crescer. Tenho muito trabalho pela frente e o que quer que seja que venha pela frente para o ano, acho que estou bastante preparado, tanto mentalmente como fisicamente, para poder ser um ano de superação para mim”.
Neemias Queta está a caminho da quinta temporada na NBA, as duas últimas nos Boston Celtics, depois de duas nos Sacramento Kings, equipa que o escolheu na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021. Em 2024, sagrou-se campeão. Agora, em 2025, ajudará a seleção portuguesa no EuroBasket. É a terceira participação na fase final em toda a história.