
Modalidades
Em jogo de apresentação aos Sócios, benfica escorrega mas dá bons indícios
04 Out 2025 | 13:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Voleibol
15 Jul 2025 | 12:12 |
Valerii Todua, central internacional ucraniano, é o novo reforço das águias para a equipa de voleibol. O craque assinou um vínculo com o Benfica até 2026, depois de ter representado o MKS Bedzin, conjunto que atua na Polónia, durante o último ano desportivo.
O Benfica - que também tem interesse em outro craque para a equipa de voleibol - oficializou a contratação do central ucraniano no decorrer da manhã desta terça-feira, dia 15 de julho. O jogador de 32 anos que chega aos encarnados com um currículo destacado por uma vasta experiência internacional não escondeu a felicidade: "O Benfica é um clube muito grande. Há três anos falámos e finalmente assinámos agora. Estou muito feliz".
Valerii Todua deu os primeiros passos no Lokomotiv Kharkiv, do seu país natal, onde esteve de 2012/13 a 2014/15. Durante este período, o central, ainda jovem, levou o seu clube às conquistas das impressionantes três ligas nacionais, para além de outras três taças ucranianas.
Depois da Ucrânica, Valerii Todua passou uma temporada no Cazaquistão, país no qual representou as cores do Atyrau VC. Posteriormente, o craque ingressou nos checos do VK Ceské Budejovice, emblema pelo qual atuou durante cinco épocas e conquistou dois campeonatos e duas taças da Chéquia.
De 2021/22 a 2022/23 alinhou noutro clube do mesmo país, o VK Lvi Praga. No conjunto da capital, Valerii Todua foi, mais uma vez, campeão nacional checo. Durante os sete anos em que jogou na liga da Chéquia, o ucraniano foi considerado o melhor bloqueador da prova em duas temporadas (2018/19 e 2022/23) e ainda foi o melhor central em 2022/23.
Confira aqui as palavras de Valerii Todua:
Em conversa com órgãos oficiais do Clube da Luz, atleta fez antevisão do encontro decisivo entre águias e leões, no arranque de mais um temporada
09 Out 2025 | 09:25 |
Depois de perder no encontro de aprsentação, o voleibol do Benfica vai entrar oficialmente em ação este sábado, 11 de outubro, para disputar a Supertaça diante do campeão nacional, o Sporting. Na antevisão à partida frente aos leões, Ivo Casas, capitão do Glorioso, deixou o mote para o duelo entre os rivais.
Ivo Casas; "Conseguimos ter um grupo com bastantes soluções, que se preparou bastante bem, e acho que aqui a palavra-chave, ou ponto-chave, será o querer mais"
À conversa com os meios oficiais do Benfica, o capitão das águias reconheceu que o conjunto ainda não está totalmente familiarizado com o jogo do adversário: "Temos algum material disponível para analisar, mas ainda não analisámos como é que eles estão a jogar – os [jogos] amigáveis que fizeram. Ainda não fizemos essa análise de vídeo. Sabemos as contratações que foram feitas, conhecemos o valor dos atletas, conhecemos individualmente a equipa do Sporting".
Por outro lado, Ivo Casas destacou os reforços do Benfica: "Do nosso lado, um cenário semelhante, no sentido de termos algumas caras novas também, que penso que já estão bastante entrosadas com o grupo e também acrescentam valor à nossa equipa. Conseguimos ter um grupo com bastantes soluções, que se preparou bastante bem, e acho que aqui a palavra-chave, ou ponto-chave, será o querer mais".
Ivo Casas: "Estamos com muitas expectativas e muita vontade de reconquistar títulos. Felizmente, não estamos habituados a perder"
"Estamos com muitas expectativas e muita vontade de reconquistar títulos. Felizmente, não estamos habituados a perder – estamos habituados a ganhar –, e as poucas derrotas que vamos tendo fazem parte do desporto. É inevitável. Era bom que não acontecesse, mas é inevitável. Quando acontecem, parece que custam um bocadinho mais e são mais difíceis de digerir", acrescentou o voleibolista, em declarações à BTV.
"Por isso, o trabalho tem sido nesse sentido: trabalharmos sempre bem, com seriedade todos os dias, para que esses momentos sejam cada vez menos e que consigamos voltar a conquistar títulos, que é o objetivo desta equipa, do Clube. O trabalho é esse, o foco diário é esse, e passa já por esta Supertaça, que é o primeiro momento de conquista de um troféu da temporada", concluiu o capitão do Clube da Luz.
Clube da Luz vai disputar, no próximo sábado, dia 11 de outubro, o primeiro troféu da temporada, contra o rival de Lisboa, na reedição da final da Liga 2024/25
08 Out 2025 | 20:14 |
A equipa de voleibol do Benfica disputa a Supertaça nacional, este sábado, dia 11 de outubro, frente ao Sporting, na reedição da final do campeonato nacional 2024/25, quando as águias foram derrotadas. Marcel Matz, técnico da equipa encarnada, prestou declarações aos meios oficiais do Clube da Luz, e explicou que esse momento ficou "para trás". A equipa feminina já conquistou a edição atual do troféu.
"O que é lógico para os dois lados é que são duas equipas montadas para tentar vencer as competições internas. Tanto o Sporting como o Benfica têm um bom investimento dentro do voleibol, dentro da modalidade, e vão fazer tudo para vencer os troféus que vão estar em disputa. O primeiro é a Supertaça. Fizemos uma boa pré-época com a equipa, alguns jogadores chegaram mais em cima da hora, mas isso também vale para os dois lados. Estamos muito preparados e vamos tentar ter a melhor versão para começar a época, no sábado, no Algarve", começou por explicar Marcel Matz.
O treinador do Benfica prosseguiu: "Estamos com uma equipa bem equilibrada neste ano. É uma equipa experiente, com potencial em todas as posições, e não apenas uma opção. Estou a gostar de ver o nível de trabalho que temos internamente, os treinos são de bom nível, há bons duelos nos treinos, e acho que essa é uma parte que pode ser favorável para nós".
Depois, Marcel Matz lembrou a época transata: "É importante vencer – um clube que investe quer vencer. No ano passado tivemos dois momentos na temporada: o primeiro momento foi nosso, com dois jogos da Liga dos Campeões, entre a Taça Ibérica e a Supertaça. Morremos pelo excesso. O Sporting teve um problema na Taça de Portugal. Acho que as duas equipas tiveram problemas de calendário, foi pesado. Pagámos um preço no início, e eles acabaram por pagar um preço mais na parte final da época".
"É importante ganhar, mas também, ganhando ou perdendo, o que acontece fica para trás. O Clube está a trabalhar forte, acho que vai ser um grupo que ainda está em crescimento durante o ano, um grupo que mostra que tem potencial. Pelo pouco que vejo do outro lado, a equipa do Sporting também tem potencial para crescer, para evoluir. Vai ser uma época disputada do início ao fim. Esta é a minha opinião. Vão ser duelos disputados, e nós vamos fazer de tudo para ganhar", atirou, antes de terminar com um apelo aos adeptos para apoiarem a equipa no Algarve.
Turma encarnada derrotou o grande rival de Lisboa no arranque oficial da temporada, e garantiu, assim, o primeiro troféu da época para as águias
04 Out 2025 | 17:42 |
A equipa de voleibol feminino do Benfica foi a jogo este sábado, dia 4 de outubro, para defrontar o Sporting em partida a contar para a Supertaça nacional. As águias triunfaram, por 3-0, e arrancaram da melhor maneira a temporada 2025/26, depois de se terem sagrado campeãs nacionais em 2024/25.
Depois de conquistar o último título nacional, na final épica, com o Braga, o Benfica enfrentou o Sporting na partida que decidiu a Supertaça nacional. As águias entraram bem no encontro, mas as verdes e brancas dificultaram a vida das encarnadas no primeiro set que, ainda assim, terminou com vitória por 25-21.
No segundo parcial, o Benfica aproveitou o balanço que trazia do primeiro parcial, e entrou com tudo. Desta feita, a equipa encarnada, comandada por José Jardim, superiorizou-se claramente às adversárias, e levou o segundo set de vencido, com 25-14 no marcador.
O último set foi de muita emoção. A equipa do Sporting tentou reagir à desvantagem de dois sets a zero, e entrou bem no último parcial. No entanto, a equipa do Benfica estava em dia sim, tomou controlo da partida, e confirmou a vitória na Supertaça, com triunfo no terceiro set por 25-18.
A equipa de voleibol feminino do Benfica foca, agora, as atenções no campeonato nacional, cujo título vão tentar revalidar em 2025/26. A turma encarnada começa essa defesa em partida com o Fiães, marcada para o próximo domingo, dia 12 de outubro. O jogo, que de disputa em reduto adversário, está marcado para as 16h00.
Confira, aqui, os festejos da equipa do Benfica: