Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
07 Ago 2024 | 17:26 |
O Benfica tem a sua estreia oficial marcada para o próximo domingo, 11 de agosto, pelas 18h00 frente ao Famalicão. Com o regresso de Nico Otamendi, Di María e também a chegada de Renato Sanches Roger Schmidt pode contar com praticamente todo o plantel dos encarnados para o primeiro jogo do Campeonato.
A dupla de Renato e Otamendi já trabalha com o grupo e está mesmo a picar o olho à equipa titular. Otamendi está provavelmente mais bem preparado fisicamente para alcançar um lugar no onze, pois, ainda não parou desde a época passada e não perdeu o ritmo. Já, Renato Sanches tem sido visado com bastantes lesões. Na temporada passada, o português realizou apenas 12 jogos com a camisola da Roma.
Otamendi começou a época passada frente ao Porto e desde então não parou. No Verão pela Argentina, o capitão do Benfica conseguiu vencer a Copa América frente à Colômbia na final, que ficou marcado também por ser o último jogo de Ángel Di María com a camisola da seleção albiceleste. Nos Jogos Olímpicos, depois de um primeiro jogo polémico contra Marrocos, a seleção argentina conseguiu passar aos quartos de final e acabou por ser eliminada frente à França. Esse jogo ficou marcado pela polémica desde a final da Copa América e inclusive após a partida houve confusão entre as duas equipas.
Nicolás Otamendi - atualmente avaliado em 1 milhão de euros - esteve ao serviço do Glorioso pela quarta época consecutiva. Na temporada 2023/24, o central marcou presença em 51 embates, somando quatro golos e ainda duas assistências. Na época transata, o argentino alinhou em 46 partidas, apontou dois golos e concretizou uma assistência.
Ao todo, ao serviço da equipa principal do Benfica, Nicolás Otamendi contabiliza 178 partidas, onde fez o gosto ao pé por sete ocasiões, somando, ainda, quatro assistências. É de referir que o capitão dos encarnados veio do Manchester City, sendo já a segunda experiência profissional em Portugal, uma vez que representou o rival do Norte, Porto.
Especialista em arbitragem procurou esclarecer os momentos que marcaram a partida entre águias e bracarenses, analisando as decisões tomadas por João Pinheiro
08 Jan 2026 | 10:46 |
Marco Ferreira e Jorge Faustino consideram que o penálti foi bem assinalado. No rescaldo da partida, os dois especialistas em arbitragem analisaram os lances que marcaram o encontro entre Benfica e Braga, que terminou com a eliminação das águias, e defenderam que o castigo máximo a favor dos encarnados foi bem ajuizado.
Marco Ferreira: “Paulo Oliveira a falhar a interceção da bola, após esta ser desviada por Pavlidis”
A pedido do jornal Record, Marco Ferreira foi o primeiro a analisar a infração cometida por Paulo Oliveira, à passagem do minuto 64: “Lance na área do Braga, com Paulo Oliveira a falhar a interceção da bola, após esta ser desviada por Pavlidis, e a derrubar o avançado com a perna direita. Penálti bem assinalado”.
Tal como Marco Ferreira, Jorge Faustino apresentou uma análise semelhante ao momento que originou o castigo máximo a favor dos encarnados: “Paulo Oliveira, ao chegar atrasado na tentativa de se antecipar a Pavlidis, acabou por acertar no pé do grego, cometendo falta que foi punida com pontapé de penálti. Boa decisão”.
Jorge Faustino sobre Gianluca Prestianni: “Falta grosseira: vermelho por exibir”
No entanto, os especialistas também destacaram um lance que envolveu um jogador do Glorioso. “Prestianni entra em salto com os pés juntos, atingindo o tornozelo de Ricardo Horta. Colocou em risco a integridade física do adversário e incorreu numa falta grosseira. O árbitro exibiu cartão amarelo. Livre direto bem assinalado e vermelho direto por exibir”, considerou Marco Ferreira.
Jorge Faustino teve a mesma interpretação, classificando a abordagem como arriscada: “Numa ação em salto, Prestianni acertou com a sola da bota no pé esquerdo de Ricardo Horta, com perigo para a integridade física deste. Falta grosseira: vermelho por exibir”.
Avançado grego fez o único tento dos encarnados no desaire na meia-final da Taça da Liga, diante dos arsenalistas, por 3-1
08 Jan 2026 | 10:03 |
Vangelis Pavlidis pediu desculpa aos adeptos após a eliminação do Benfica da Taça da Liga, frente ao Braga. No final do encontro, em declarações à Sport TV, o internacional grego, que apontou o golo das águias, considerou que a turma de José Mourinho entrou mal na partida e acabou por pagar bem caro esse erro.
"Quero pedir desculpa aos adeptos do Benfica"
“Não foi um bom jogo, a primeira parte foi difícil, concedemos dois golos, depois tentámos tudo na segunda parte mas não resultou. Temos tido dificuldades na primeira parte e temos de trabalhar isso, evitando erros dos jogadores. São jogos decisivos e começar a perder torna os jogos diferentes, não estamos contentes com o resultado”, começou por afirmar Vangelis Pavlidis.
"Parabéns ao Braga, estamos muito desiludidos por não estarmos na final. Quero pedir desculpa aos adeptos do Benfica, queremos voltar mais fortes e aprender com estes jogos”, finalizou o avançado do Benfica, que está num excelente momento de forma, tendo apontado cinco golos e uma assistência nos últimos cinco embates.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 32 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.279 minutos que esteve em campo, o atleta marcou 20 golos e fez duas assistências.
O Benfica volta a entrar em ação na próxima quarta-feira, 14 de janeiro, às 20h45, na deslocação ao reduto do Porto. O encontro diz respeito aos quartos-de-final da Taça de Portugal e os encarnados só têm um objetivo: marcar presença na fase seguinte da prova rainha.
Treinador do Clube da Luz visou o comportamento do árbitro minhoto, considerando que o mesmo teve uma atitude hostil para com os atletas encarnados
08 Jan 2026 | 09:59 |
José Mourinho não poupou nas críticas a João Pinheiro depois do encontro em Leiria. No rescaldo da partida frente ao Braga, na qual o treinador arrasou a exibição do Benfica, o técnico apontou também a mira ao árbitro, frisando que o juiz teve uma postura diferente daquela que tem habitualmente.
José Mourinho: “Não tenho a certeza se o João Pinheiro será assim com todos os capitães das equipas que arbitra”
Na conferência de imprensa, José Mourinho, antes de virar as suas atenções para João Pinheiro, teceu um comentário sobre o próximo compromisso do Benfica, a contar para a Taça de Portugal: “Vamos jogar contra a equipa mais forte em Portugal neste momento, os pontos assim o dizem”.
De seguida, o Special One deixou algumas palavras sobre a atuação do árbitro relativamente à expulsão de Nicolás Otamendi. “Não tenho a certeza se o João Pinheiro será assim com todos os capitães das equipas que arbitra”, constatou o treinador português.
José Mourinho: “Tenho muita dúvida, parecia quase vontade de o Otamendi ser expulso”
“Tenho muita dúvida, parecia quase vontade de o Otamendi ser expulso. Se calhar é bom para o currículo dele expulsar um campeão do mundo”, atirou o treinador do Benfica, insinuando que João Pinheiro tinha intenção de afastar o capitão das águias.
“Uma coisa é um insulto, outra coisa é uma discussão. Parece-me completamente descabido”, criticou José Mourinho, condenando a postura do árbitro da AF Braga. Vale a pena recordar que, antes de abordar a arbitragem, o Special One já tinha sido bastante crítico em relação à exibição dos seus jogadores em Leiria