Futebol
A um dia do Santa Clara - Benfica, Mourinho vê opções no plantel a aumentarem
12 Fev 2026 | 10:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jun 2024 | 13:34 |
Depois do Benfica ter autorizado Nicolás Otamendi a participar nos Jogos Olímpicos com a seleção da Argentina, o capitão do Glorioso ficou a saber que não vai ter a companhia do antigo colega Enzo Fernández, segundo informou o próprio jogador do Chelsea.
O médio-centro dos blues era um dos elementos pretendidos por Javier Mascherano, selecionador sub-23 da Argentina, para a prova e estava tudo bem encaminhado para que o jovem ajuda-se o seu país em mais uma prova. Posto isto, Enzo afirma que a troca de treinadores no Chelsea impossibilitou a sua presença.
"Fiz tudo o que podia, antes disso havia o Mauricio [Pochettino] no Chelsea, que me deu o ok, mas houve uma mudança de treinador e o clube mudou de posição. Tentei, continuei a falar, fiz tudo o que podia para estar lá, mas não consegui. Peço desculpa ao Masche porque queria lá estar. Não aconteceu, espero que noutra altura tenha a oportunidade", atirou depois da vitória frente ao Chile, na Copa América.
Enzo Fernández - avaliado em 75 milhões de euros - cumpriu esta temporada 40 encontros disputados (3.094 minutos) ao serviço da equipa comandada pelo compatriota Mauricio Pochettino, tendo inclusive finalizado com sucesso em sete ocasiões e realizado três assistências para os colegas.
Ao serviço do Clube da Luz, o campeão do mundo pela seleção de las pampas conquistou formalmente o Campeonato Nacional, pese embora tenha abandonado o barco em janeiro, após realizar 29 jogos de águia ao peito, nos quais marcou por quatro vezes e onde somava ainda seis passes decisivos para golo.
Em antevisão ao encontro respeitante à 22.ª jornada da Liga, técnico encarnado abordou o momento da equipa, deixando alguns aspetos bastante claros
12 Fev 2026 | 12:08 |
José Mourinho acredita que existem certos aspetos que não são contestáveis no Benfica. Na antevisão ao jogo com o Santa Clara, onde foi claro relativamente ao principal objetivo, o treinador encarnado foi questionado acerca das recentes exibições.
José Mourinho: "Há coisas que não são negociáveis e aceitáveis"
"Foi sempre uma coisa que disse que fazia parte da minha própria cultura e ética profissional e que vai de acordo com a cultura do Benfica. Independentemente das classificações, objetivos, há coisas que não são negociáveis e aceitáveis, e uma delas é baixar os níveis de concentração e trabalho porque o momento não é bom", começou por dizer, exclusivamente à BTV.
Além das águias estarem mais perto dos rivais na tabela, o Special One foca-se apenas no jogo frente aos insulares: "O facto de nos termos aproximado ligeiramente não é isso que nos motiva. Esta equipa trabalha sempre muito. Desde que cheguei, é uma das coisas com as quais nunca tive problemas. A equipa trabalha bem."
José Mourinho: "Houve um ou outro jogo em que não gostei da atitude"
Ao concluir, José Mourinho destacou a sua opinião face ao recente espírito da equipa: "Houve um ou outro jogo em que não gostei da atitude, mas de um modo geral a atitude é sempre boa e temos um período com dois jogos importantíssimos para o campeonato, intercalados com os dos Real Madrid, que é sempre uma alegria."
Recorde-se que, além do embate desta sexta-feira frente ao Santa Clara, que se jogará às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores, o Benfica já tem o primeiro encontro marcado com o Real Madrid. O gigante duelo europeu tem data e hora marcada para a próxima terça-feira, dia 17 de fevereiro, no Estádio da Luz, pelas 20h00. Disputando-se assim, a primeira mão do 'play-off' de acesso aos oitavos da UEFA Champions League.
Treinador português, em antevisão ao encontro desta sexta-feira, destacou objetivo dos encarnados com clareza e também algumas possíveis dificuldades
12 Fev 2026 | 11:24 |
José Mourinho foi direto quanto ao objetivo traçado para a partida frente ao Santa Clara. Na antevisão, onde lançou o duelo contra os açorianos, o treinador do Benfica - que confirma regresso de atleta lesionado - sublinhou que apenas a vitória interessa, revelando que o próprio relvado adversário trará problemas aos encarnados.
José Mourinho: "Santa Clara precisa de pontos mas nós precisamos de mais"
"Precisam de pontos mas nós precisamos de mais. Obviamente que estão naquela situação mas vão sair, não me parece que possam ter problemas. Nós sim, precisamos de pontos para olhar para cima. Olhando para cima, somos nós desesperadamente que precisamos de pontos", começou por dizer o Special One, exclusivamente à BTV.
Ao destacar o reduto dos açorianos, José Mourinho sabe que os encarnados terão um desafio pela frente: "O campo é seguramente um problema. Há estádios na Liga em que os standards são verdadeiramente baixos para aquilo que se quer. Tendo em conta as condições climatéricas, é possível que esteja pior."
José Mourinho: "Viajamos para os Açores com o objetivo de lutar"
Contudo, o técnico sublinha que a equipa está preparada: "Trabalhámos a pensar nisso, na forma como ultrapassar as dificuldades extra. Viajamos para os maravilhosos Açores com o objetivo de lutar e trabalhar para voltar com os pontos de que precisamos".
Recorde-se que o emblema encarnado entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Em antevisão ao jogo com o Santa Clara, referente à 22.ª jornada, que se realiza esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, técnico deixou garantia
12 Fev 2026 | 10:54 |
Em antevisão ao jogo com o Santa Clara, referente à 22.ª jornada da Liga, que se realiza esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, com início agendado para as 18h30, em Ponta Delgada, o treinador do Benfica, José Mourinho confirmou o regresso de Dodi Lukebakio.
J. Mourinho: "O Dodi Lukebakio vai para jogo"
"O Dodi Lukebakio vai para jogo. Já passou aquele período em que o Alexander Bah e o Richard Ríos estão. O Ríos e o Bah iniciaram aquele período que se vai prolongar por uma ou duas semanas. Daniel Banjaqui e o José Neto estão integrados sem qualquer tipo de problema".
O técnico anunciou ainda que Amar Dedic também dá sinais positivos quanto à recuperação: "Este fim de semana temos Santa Clara nos Açores e Felgueiras aqui no Campus. Temos que pensar porque a equipa B também interessa. Amar Dedic? Está melhor. Dei a garantia do Lukebakio porque treina sem limitação".
O extremo de 28 anos de idade deverá assim voltar aos convocados do emblema encarnado, mais de três meses depois de ter sofrido uma fratura no tornozelo, durante a pausa internacional de novembro, ao serviço da seleção da Bélgica, em meados de novembro de 2025.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Dodi Lukebakio — avaliado em 20 milhões de euros — leva 11 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 835 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou um golo e fez três assistências.
A um dia do Santa Clara - Benfica, Mourinho vê opções no plantel a aumentarem
12 Fev 2026 | 10:15
Dois lesionados regressam aos treinos em vésperas do Santa Clara - Benfica
12 Fev 2026 | 09:40
Rui Costa prestes a renovar com três futebolistas do Benfica; Cláusulas sobem para os 80M
12 Fev 2026 | 10:20