
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Brinca, adepto do Benfica e professor de Economia, num artigo de opinião publicado no jornal Record, abordou o despedimento de Roger Schmidt dizendo que a 'decisão não podia ser outra'.
"Uma decisão que muito dificilmente poderia ser outra"
"A derrota com o Moreirense precipitou uma decisão que muito dificilmente poderia ser outra. Schmidt cai, como quase sempre que um treinador é despedido, pelos maus resultados. 2024 foi mesmo um ano terrível para o Benfica. Dos 16 jogos oficiais fora de casa, Roger Schmidt conseguiu vencer apenas 37.5%, alguns dos quais deixaram marca não só pelo resultado negativo mas pela forma como aconteceram como a derrota por cinco golos sem resposta no Dragão. Fica apenas uma vitória num jogo contra uma equipa de dimensão europeia – o Glasgow Rangers – em março, pela margem mínima, depois de um empate a duas bolas no primeiro jogo, em casa, dos oitavos de final da Liga Europa", começou por dizer.
O Benfiquista relembrou o primeira ano do treinador alemão: "É bom lembrar que na época de estreia de Roger Schmidt o Benfica venceu 76% dos jogos oficiais, a segunda melhor performance dos últimos dez anos, ficando apenas atrás do Ferrari de Rui Vitória que, à boleia de Jonas, Pizzi, Mitroglou, Gaitan, Renato Sanches e companhia, atingiu os 77% de vitórias. Fez uma das mais brilhantes épocas europeias das últimas décadas, atingindo os quartos de final da Champions depois de ter vencido a fase de grupos onde jogou contra a Juventus e o PSG. Os jornais faziam capas com "Rogerball", enaltecendo não só as vitórias mas a qualidade do futebol jogado."
"Mas se não mudou o treinador, que mudou desde essa primeira época? Há uma resposta óbvia: os jogadores. Dos 18 mais utilizados na época de 22/23, apenas seis ainda se mantêm no plantel, sendo que um deles parece também de saída – João Mário. Dos 16 que jogaram em Moreira de Cónegos, apenas quatro fizeram parte do plantel em 22/23. Que houve erros claros de casting na compra de jogadores, ninguém tem dúvidas. Mas não se pode acertar sempre. Quem comprou Jurásek e Tengstedt também adquiriu Aursnes e Enzo Fernández", disse.
"Fica a ideia que Roger Schmidt teve a arte de montar um plano A perfeito para os jogadores que teve em 22/23 mas nunca foi capaz de sair desse registo, mesmo quando quase tudo o resto já o tinha feito. Sem plano B para um novo naipe de jogadores com características diferentes, Schmidt sai pela porta pequena", finalizou Pedro Brinca.
Camisola 19 dos vermelhos e brancos está emprestado até ao final do Mundial de Clubes, mas 'novela' pode sofrer novos contornos
|
A continuidade de Andrea Belotti no Benfica está dependente da prestação do avançado no Mundial de Clubes. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de que o futuro do atacante italiano para 25/26 ainda não está totalmente resolvido, no entanto a 'novela' caminha a passos largos para o desfecho.
De acordo com informações recolhidas pelo Glorioso 1904, junto de fonte próxima, apesar da contratação de Belotti ser vista como um investimento de baixo risco - apontada para 1 milhão de euros - a verdade é que a expulsão logo no primeiro jogo do Mundial de Clubes não foi bem vista pela Direção do Benfica.
Rui Costa, em concordância com Bruno Lage, terá definido, antes do começo da prova milionária, que a permanência do camisola 19 estaria diretamente ligada com a prestação do craque nesta edição do torneio internacional. Pois bem, sabe o nosso Jornal que, a ação imprudente do ponta-de-lança no embate frente ao Boca Juniors, que lhe valeu um castigo de dois jogos, acabou por fazer com que os encarnados dessem um passo atrás.
Mas não é tudo. Mesmo com os dirigentes do Benfica reticentes, a possibilidade de Belotti continuar a vestir de águia ao peito está ainda viva. Segundo apurou o Glorioso 1904, caso a turma de Bruno Lage siga em frente na prova da FIFA, os milhões encaixados podem ser utilizados na aquisição do passe do atacante, que terá a oportunidade de se redimir na fase a eliminar do Mundial de Clubes.
Na temporada de 2024/25, ao serviço do Benfica, Andrea Belotti – atualmente avaliado em 2 milhões de euros – marcou presença em 23 embates: 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um no Mundial de Clubes. O camisola 19 apontou quatro golos, nos 782 minutos que disputou com o Manto Sagrado.
Jovem futebolista que pertence aos quadros do Nordsjaelland foi este sábado, 21 de junho, associado aos vermelhos e brancos
|
Lucas Hogsberg é o mais recente alvo do Benfica para a próxima temporada. Depois de terem fechado Amar Dedic, os responsáveis do Clube da Luz estão atentos ao futebolista dinamarquês, contudo o negócio não se avizinha tarefa fácil.
A garantia é dada este sábado, 21 de junho, por Luís Pinto Coelho que dá conta que os encarnados podem 'pescar' no Nordsjaelland, emblema do qual chegou Andreas Schjelderup. Segundo revela a mesma fonte, o Benfica está de olho em Lucas Hogsberg, jovem futebolista dinamarquês, que desta forma está referenciado pelo Clube da Luz para a posição de lateral-direito.
Ora desta forma, Rui Costa pode encontrar mais uma alternativa a Alexander Bah. Depois de Amar Dedic, o Benfica pode, assim, avançar para Lucas Hogsberg que está vinculado com o emblema nórdico até ao verão de 2028, situação esta que acaba por ser um entrave para o Presidente do Clube da Luz nas negociações pelo compatriota do camisola 6 dos encarnados.
Recorde-se que, segundo avançou Fabrizio Romano, Amar Dedic já não foge ao Benfica. De acordo com o conhecido especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, os encarnados - que podem vir a contar com o defesa ainda no Mundial de Clubes - vão pagar qualquer coisa como 10 milhões de euros para assegurar a contratação do defesa bósnio.
Na temporada 2024/2025, ao serviço do Nordsjaelland, Lucas Hogsberg - atualmente com um valor de mercado fixado em 3,5 milhões de euros - foi aposta em 30 encontros no emblema dinamrquês: 28 no Campeonato Nacional e dois na Taça. Nos 2.361 minutos em que esteve em campo, o novo alvo do Benfica para a lateral-direita realizou uma assistência.
Futebolista formado nos vermelhos e brancos, que pertence aos quadros da Lazio, pode ter um novo desafio na próxima temporada
|
A passagem de Nuno Tavares pela Lazio volta a estar sob ameaça, e o lateral pode estar de saída. De acordo com as informações internacionais, o Al Hilal, de Marcos Leonardo e João Cancelo, está novamente de mira apontada ao defesa formado no Benfica.
Segundo adiantou o Tuttomercatoweb, o emblema saudita - que já viu uma proposta recusada pelo jovem português - vai voltar a reunir-se com a Lazio. Desta forma, o Al Hilal, de acordo com a mesma fonte, vai fazer novos contactos com o emblema romano, na tentativa de fechar as negociações por Nuno Tavares, lateral-esquerdo formado no Benfica Campus.
Ora estas novas informações voltam a mostrar o interesse do conjunto onde atuam João Cancelo e Marcos Leonardo, ex-Benfica, em contar com Nuno Tavares. Recorde-se que, recentemente, o Al Hilal chegou-se à frente com 35 milhões de euros pelo passe do futebolista formado no Seixal, contudo a proposta não agradou aos responsáveis transalpinos.
Face a este raide saudita, o emblema romano já terá definido um valor para libertar Nuno Tavares no verão. Dessa forma, a Lazio colocou a fasquia nos 50 milhões de euros, montante esse que permitiria encaixar cerca de 32 milhões, uma vez que apenas detém 65% do passe do português, acabando o Arsenal por ter os restantes 35%.
Nuno Tavares, que chegou a fazer 41 jogos de águia ao peito, foi um dos destaques da temporada pela Lazio. O jogador – que está avaliado em 25 milhões de euros – anotou 30 partidas pelo emblema italiano: 23 no campeonato, seis na Liga Europa e um na Taça de Itália. Apesar de não ter feito qualquer golo, o lateral apontou nove assistências, o que valeu a primeira chamada à Seleção.