
Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Estrutura do Benfica mantém confiança em reforço milionário
19 Set 2025 | 13:21
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Set 2025 | 14:10 |
Gianluca Prestianni vai ser baixa no Benfica nas próximas semanas, depois de ter sido convocado para representar a Seleção da Argentina no campeonato do mundo de sub-20. O extremo vai estar indisponível para ser utilizado por José Mourinho - que foi anunciado oficialmente na última quinta-feira - nos próximos jogos da equipa encarnada.
O compromisso internacional é válido para o campeonato do mundo de sub-20, que irá realizar-se entre 27 de setembro e 19 de outubro, pelo que está garantido que o jovem extremo falhe os encontros do Benfica marcados entre essas datas.
Segundo o calendário oficial da seleção argentina sub-20, o conjunto convocado por Diego Placente inicia os treinos de preparação para a competição esta sexta-feira, dia 19 de setembro. No entanto, Prestianni deverá estar disponível para o encontro do Benfica no reduto do AVS SAD, no dia 20 de setembro, ficando a dúvida se entrará nas contas de José Mourinho frente ao Rio Ave, no dia 23 deste mês.
Apesar da incerteza, é garantido que Prestianni deixará o plantel do Benfica no dia 24 de setembro, tendo em conta que é esse o dia em que a comitiva da Argentina viaja para o Chile, país que irá receber o a fase final do campeonato do mundo sub-20.
Recorde-se que Bruno Lage havia vetado a saída de Prestianni para o compromisso de seleção, mas José Mourinho reverteu a decisão logo no seu primeiro dia de trabalho. Assim, Prestianni irá falhar certamente os encontros do Benfica com o Gil Vicente e o Porto na Liga Portugal, marcados para os dias 26 de setembro e 5 de outubro respetivamente. Na Liga dos Campeões, está garantido que o extremo de 19 anos irá falhar o embate com o Chelsea no dia 5 de outubro. Na eventualidade da Argentina chegar à final do Mundial, marcada para o dia 19 de outubro, Prestianni deverá falhar também a viagem ao reduto do Newcastle, no dia 21 de outubro.
Antigo guarda-redes do Clube da Luz esteve perto de perder uma marca que lhe pertence, e que atingiu quando representava o emblema encarnado
19 Set 2025 | 14:04 |
Mile Svilar manteve o recorde do mais jovem de sempre a defender um penálti na Liga dos Campeões, mesmo depois de Sherhan Kalmurza ter parado a grande penalidade de Morten Hjulmand, no Sporting - Kairat Almaty, em jogo a contar para a primeira jornada da Liga dos Campeões.
Essa defesa fez de Sherhan Kalmurza o segundo mais jovem de sempre a defender um penálti na Liga dos Campeões. O guarda-redes do emblema cazaque tinha, á data da última quinta-feira, 19 de setembro, 18 anos e 96 dias de idade quando impediu o golo de Morten Hjulmand, no jogo da Liga dos Campeões.
Foi por pouco, mas não conseguiu bater um recorde da Liga dos Campeões que pertence ao Benfica. Isto porque o mais jovem de sempre a defender um penálti na prova milionária foi Mile Svilar, guardião sérvio que atuou pelas águias no início da sua carreira. O guarda-redes, lembre-se, segue com a sua carreira em Itália.
Mile Svilar defendeu um penálti em jogo a contar para a Liga dos Campeões com apenas 18 anos e 65 dias - tinha menos 21 dias de vida comparado com o guarda-redes do Kairat Almaty, que fez, contra o Sporting, também a sua estreia na Champions League.
Svilar, que era maior de idade há cerca de dois meses nessa altura, defendeu uma grande penalidade em encontro com o Manchester United, em outubro de 2017. Ao contrário de Sherhan Kalmurza, o sérvio não fez a defesa em solo português, uma vez que o Benfica disputou essa partida fora de casa, em Old Trafford.
Jogador que representa a Seleção nacional mostrou estar atento à atualidade do futebol português e deixou palavras para o novo treinador encarnado
19 Set 2025 | 13:52 |
José Mourinho já recebeu as boas-vindas de Rúben Dias, pouco depois do treinador português ter sido oficializado como próximo treinador do Clube da Luz. O defesa-central, internacional por Portugal, demonstra continuar atento à vida do emblema encarnado, e não se esqueceu de deixar algumas palavras sobre a chegada do técnico às águias.
Rúben Dias disputou, na última quinta-feira, dia 18 de setembro, o Manchester City - Napoli, encontro a contar para a primeira jornada da fase liga da Liga dos Campeões. Saiu com triunfo na receção ao campeão italiano, por 2-0, e no final do encontro, em conversa com os jornalistas, abordou o tema de José Mourinho.
"Desejo o melhor a José Mourinho e ao Benfica. Espero que seja uma relação de sucesso e que o Benfica ganhe", disse Rúben Dias, na zona mista do estádio, após o City - Napoli, aos microfones da TNT Sports, do Brasil. O defesa-central, refira-se, foi titular na equipa às ordens de Pep Guardiola.
Recorde-se que Rúben Dias fez toda a sua formação no futebol no Benfica, chegando a jogar pela equipa principal dos encarnados, onde se destacou como um dos defesas-centrais mais promissores do futebol mundial. As boas prestações valeram-lhe a mudança para Manchester, onde encontrou Pep Guardiola no City.
Pep Guardiola, por sua vez, é um velho conhecido de José Mourinho. Os dois protagonizaram uma rivalidade explosiva quando comandavam Barcelona e Real Madrid, respetivamente. Anos depois, voltaram a ser adversários, quando o espanhol estava no City e o português no Manchester United - acabou por sair em 2018, não chegando a defrontar Rúben Dias na Premier League.
Defesa-central argentino, capitão do Clube encarnado teve uma conversa com um elemento crucial para as águias, após o despedimento de Lage
19 Set 2025 | 13:31 |
Nicolás Otamendi e José Mourinho tiveram uma conversa privada, antes do início da sessão de trabalhos do Benfica no último dia 18 de setembro. O treinador português foi anunciado, oficialmente, na quinta-feira, e pouco depois comandou o primeiro treino como técnico principal das águias.
O Benfica partilhou um conjunto de fotografias desse primeiro treino de José Mourinho no Benfica, onde é possível reparar nalguns detalhes interessantes. O primeiro a saltar à vista foi a conversa que terá existido entre o novo treinador e o capitão das águias, antes do início da sessão, como é possível verificar através das imagens.
Também é possível ver uma fotografia de José Mourinho com Mário Branco, diretor de futebol do Benfica, a andar pelos relvados do Benfica Campus, no Seixal. O treinador falou, ainda, com a sua equipa técnica, bem como com todo o plantel encarnado antes de arrancar a sessão.
Em relação ao treino, as imagens mostram o habitual para a altura da temporada que se disputa: os jogadores fizeram exercícios com e sem bola, e os guarda-redes treinaram-se, provavelmente sem grandes diferenças para o que faziam antes da chegada de Mourinho, uma vez que o treinador de guarda-redes se mantém Nuno Santos, que também estava nas águias com Bruno Lage.
O Benfica está, de resto, já a preparar o jogo com o AVS SAD. Depois do despedimento de Bruno Lage, e a contratação de José Mourinho, o Clube da Luz tenta reagir da melhor forma à sequência de dois resultados negativos, com Santa Clara e Qarabag. O encontro está marcado para as 18h00 do próximo sábado, dia 20 de setembro.
Confira este vídeo de Otamendi, a falar sobre a mãe: