Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

Primeiro eclipse solar do ano vai ser visível no hemisfério Norte

Evento que vai surgir nos céus está a chegar a passos largos e a contagem decrescente já começou. Será visível durante este sábado, 29 de março

Vários pontos do hemisfério Norte irão ter a possibilidade assistir ao primeiro eclipse solar do ano, que irá contar com uma característica especial
Vários pontos do hemisfério Norte irão ter a possibilidade assistir ao primeiro eclipse solar do ano, que irá contar com uma característica especial

  |

Icon Comentário0

Extra: O hemisfério Norte prepara-se para assistir a mais um eclipse solar, apesar de não ser tão ‘espectacular’ como o que ocorreu a 8 de abril de 2024, o de hoje 29 de março, irá ‘presentear’ as pessoas com uma característica especial: ‘chifres do diabo«, algo comum em eclipses parciais.


Durante a realização do evento astronómico, as pessoas terão a possibilidade de assistir a um sol crescente. Além disso, será possível testemunhar o crescimento independente das cúspides do Sol, que se assemelham a chifres, ou como popularmente ficou conhecido como ‘chifres do diabo’.


Como surgem os chamados ‘chifres do diabo’? O evento costuma acontecer semanas mais tarde, depois da ocorrência de um eclipse total da Lua, que fica com uma tonalidade de vermelho sangue. O acontecimento ocorre quando, durante o eclipse parcial do Sol, a Lua, na perspectiva da Terra, irá tapar, não sua totalidade, a esfera solar, causando os tais ‘chifres do diabo’.


A visibilidade do eclipse solar será melhor conforme a localização geográfica. Se for nos Estados Unidos, os cálculos afirmam que a cidade de Maine é o melhor local para assistir a este evento. Também será visível ao amanhecer na Península Ibérica, na Grã-Bretanha, Gronelândia, Islândia e em certas partes do Norte de África.

Na Europa ocidental e no noroeste africano, o eclipse começará a meio da manhã ou ao fim da manhã, enquanto na Europa do leste e no norte da Ásia, ocorrerá principalmente ao fim da tarde ou ao anoitecer, segundo a NASA. O pico do evento aconteceu em Portugal entre as 10h31 (Lisboa e Funchal) e as 10h36 (região do Porto).



Extra Benfica

Sismo de magnitude 7.7 abala sudeste asiático

Fenómeno natural foi sentido em diversas regiões da Ásia e causou destruição em massa, principalmente no centro de Myanmar, antiga Birmânia

Sismo de magnitude 7.7 é sentido na Ásia e abala sudeste asiático, causando estragos em diversas regiões do continente
Sismo de magnitude 7.7 é sentido na Ásia e abala sudeste asiático, causando estragos em diversas regiões do continente

  |

Icon Comentário0

Na manhã desta sexta-feira, 28 de março, um sismo foi sentido na região do sudeste asiático. O fenómeno natural fez estragos em diversos lugares da Ásia, como Myanmar e na Tailândia, mas também na Índia, Laos e sul da China. O centro da antiga Birmânia foi afetado drasticamente, com uma ponte a desabar. Já em Banguecoque, um prédio de 30 andares desmoronou. 


A magnitude do sismo foi apontada para os 7.7 na escala Richter e deixou as capitais do sudeste asiático em estados de emergência. Em Naypyitaw, capital do Myanmar, o terramoto danificou templos religiosos e algumas casas, segundo as autoridades locais. O epicentro do terramoto foi registado precisamente no centro do país, a 50 quilómetros.


Já na Tailândia, o abalo na capital foi de grande intensidade, onde a polícia da região informou que o prédio que desmoronou perto do mercado de Chatuchak ainda estava em construção. Isto culminou em pelo menos 81 trabalhadores presos no local.  


A polícia tailandesa está à procura das 81 pessoas que estão desaparecidos na região do edifício, porém, também foi confirmados três vítimas mortais no desastre. O governador da capital tailandesa afirmou que há possibilidades de réplicas do sismo e pediu atenção e calma da nação. Relembre que um sismo atingiu Portugal recentemente. 

A região de Myanmar declarou estado de emergência também, isto porque o terramoto abalou diversos edifícios, regiões e outras infraestruturas internas. A cruz vermelha declarou preocupação diante a situação, e já pediu ajuda aos recursos internacionais, incluindo a União Europeia, que já se mobilizou para o local. 



Extra Benfica

Menores de 18 já podem conduzir: há novas regras na carta de condução

Jovens com 17 anos terão autorização para dirigir um veículo, podendo guiar antes de serem maiores de idade, mas há condições necessárias para que isso aconteça

Carta de condução deixa novidades para condutores mais jovens, que poderão conduzir um carro a partir do 17 anos, segundo as novas regras
Carta de condução deixa novidades para condutores mais jovens, que poderão conduzir um carro a partir do 17 anos, segundo as novas regras

  |

Icon Comentário0

Na passada terça-feira, o Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu estabeleceram um novo acordo preliminar, que prevê novas regras para a atual carta de condução. Entre as diretrizes, a grande novidade anunciada será  o facto de indivíduos menores de idade, com 17 anos ou mais, já terem autorização para conduzir, mas há condições para os condutores. 


Os jovens com menos de 18 anos poderão dirigir um automóvel desde que tenha ao seu lado um responsável experiente na condução. O acordo serviu para reforçar a segurança rodoviária, já que a Europa lida com mais de 20 mil mortes anuais nas estradas. 


Além disso, conforme noticiou o Jornal de Notícias, os jovens passarão por um período experimental de dois anos, onde as sanções aplicadas serão muito mais rigorosas. "Caso conduzam sob efeito de álcool ou drogas, sem cinto de segurança ou sem respeitar as regras dos sistemas de retenção para crianças", os novos condutores serão punidos com mais severidade. Porém, as novidades não são apenas para os jovens.


Para os condutores mais velhos, o acordo também estabeleceu, não oficialmente ainda, a digitalização das cartas de condução, a introdução de um período experimental para novos condutores, uma avaliação mais sistemática das aptidões de quem conduz e a harmonia das regras em toda a União Europeia. 

Além disso, as idades mínimas para conduzir veículos pesados como autocarros, caminhões e carrinhas também irão baixar, de maneira a tentar solucionar a escassez de condutores que a Europa enfrenta. Vale lembrar, que para quem conduz, que há boas notícias sobre o preço do gasóleo em Portugal.



Extra Benfica

Bolívia - Uruguai acaba em pancadaria e filho do Presidente da Federação está ao barulho

Adepto foi filmado a esmurrar um aficionado que pedia satisfações ao seu pai, dirigente máximo do futebol boliviano e mais tarde justificou as recentes ações

Adeptos pediram satisfações ao presidente da federação, que acabou envolvido em cenas de pancadaria com os mesmos, após o empate da Bolívia
Adeptos pediram satisfações ao presidente da federação, que acabou envolvido em cenas de pancadaria com os mesmos, após o empate da Bolívia

  |

Icon Comentário0

Extra: Mais um momento triste que marca o mundo do futebol. Na última madrugada, registaram-se cenas de pancadaria no final do encontro entre a Bolívia e o Uruguai. Porém, o incidente não envolveu os adeptos das duas seleções, mas sim entre os bolivianos que assistiam à partida e o Presidente da Federação e o seu filho.


Face às maravilhas das tecnologias, o momento foi captado por uma câmara de telemóvel e o momento já se tornou viral em todo o mundo. O caso aconteceu quando Andrés Costa, presidente do Always Ready, emblema boliviano, esmurrou um compatriota seu, que pedia satisfações a Fernando Costa, dirigente da Federação e pai do alegado agressor.


O caso aconteceu na noite de terça-feira, 25 de março, no Estádio el Alto, na Bolívia, minutos depois do final do encontro entre a seleção local e o Uruguai, que terminou com um empate a zero entre as duas equipas. No vídeo, é possível ver uma troca acesa de palavras entre Fernando Costa e o adepto, com a polícia a tentar serenar os ânimos, de seguida, Andrés Costa agride o dito adepto e acaba por ser agarrado pelas autoridades presentes no local.


Após os desacatos registados nas bancadas, o líder da Federação marcou presença na conferência onde abordou o que tinha acabado de acontecer. “Quero expressar as minhas mais sinceras desculpas pela reação que tive esta tarde, depois do jogo, não tem justificação, mas sim uma explicação”. Deixando uma garantia: “Disseram-se coisas inenarráveis por parte de pessoas que assistiram ao jogo desta tarde, contra a nossa seleção, contra os nossos jovens talentos da seleção. Este presidente vai defender a Bolívia até à morte, a seleção nacional e, sobretudo, estes jovens. Não posso conceber que maus bolivianos se expressem desta maneira”, frisou Fernando Costa.

Recorde-se que, as duas seleções dividiram os pontos entre si. A Bolívia ocupa atualmente o oitavo lugar da qualificação da zona sul-americana, com 14 pontos, apenas a um ponto da Venezuela, que ocupa o lugar que dá acesso ao playoff internacional de apuramento.


Confira aqui o vídeo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com Portugal a entrar no horário de verão, Espanha quer adotar ‘hora de Lisboa’
Extra Benfica

Com Portugal a entrar no horário de verão, Espanha quer adotar ‘hora de Lisboa’

 

Icon Comentário0
Sismo de magnitude 4,4 sentido no Algarve
Extra Benfica

Sismo de magnitude 4,4 sentido no Algarve

 

Icon Comentário0
Ferrari sofre desqualificação no GP da China, mas deixa garantia
Extra Benfica

Ferrari sofre desqualificação no GP da China, mas deixa garantia

 

Icon Comentário0