Futebol
Treinador do Rio Ave deixa garantia sobre André Luiz em vésperas do jogo com o Benfica
16 Jan 2026 | 16:09
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jan 2026 | 09:56 |
Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis. Este deve ser o 11 inicial que José Mourinho irá apresentar no Rio Ave – Benfica.
Em comparação à equipa titular que alinhou no Estádio do Dragão, na partida da Taça de Portugal, frente ao Porto, o treinador de 62 anos é obrigado a fazer algumas alterações, tendo em conta a lesão sofrida por Richard Ríos, que o vai afastar dos relvados por um extenso período.
O guardião ucraniano vai continuar a ser a aposta entre os postes, visto que se trata da melhor solução dentro do plantel. No que diz respeito à defesa, Mourinho deve promover o regresso do capitão, depois de Otamendi ter falhado o duelo com os dragões, na sequência de um castigo por ter visto um cartão vermelho na Taça da Liga.
No meio-campo é que surgem as grandes dores de cabeça para o Special One. Face à ausência forçada de Richard Ríos, o técnico português tem de encontrar uma solução e o camisola 8 é uma das hipóteses. A avançar com esta escolha, o recuo de Aursnes abre a possibilidade de Prestianni fazer o corredor direito do ataque das águias.
Vale a pena recordar que o Benfica arranca este sábado, 17 de janeiro, a segunda volta da Liga Portugal Betclic, com uma visita ao Rio Ave, encontro a contar para a 18.ª jornada do campeonato. Na primeira volta, os vilacondenses conseguiram alcançar um empate na deslocação ao reduto encarnado.
Camisola 21 tem tido poucos minutos no plantel encarnado, desde a chegada de José Mourinho, porém, ainda não encontrou solução para janeiro
17 Jan 2026 | 09:36 |
Andreas Schjelderup não está muito convencido com uma das propostas em cima da mesa. Pelo que foi apurado, o extremo, que pode deixar o Benfica no mercado de janeiro, terá torcido o nariz em relação ao interesse do Parma, histórico clube do campeonato italiano.
Segundo revelou Nicolò Schira, o internacional norueguês não mostrou grande interesse na possibilidade de se transferir para o histórico transalpino, numa altura em que o Parma já terá feito uma proposta formal, junto do Benfica, para assegurar o empréstimo de Schjelderup.
No entanto, a melhor solução para o norueguês passa sempre por uma saída da Luz, uma vez que, caso se mantenha de águia ao peito, o futebolista corre o risco de vir a perder ainda mais espaço nas escolhas de José Mourinho, numa altura em que os rumores apontam para um possível acordo fechado entre os encarnados e Rafa Silva.
Além do Parma, existe outra equipa da Serie A que também demonstrou interesse em assegurar os serviços de Andreas Schjelderup. Neste caso, a Roma, onde joga o ex-águia Mile Svilar, surge também como um dos possíveis destinos de inverno do camisola 21, que pretende integrar a convocatória da Noruega para o Mundial de 2026.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 22 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 985 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.
Em vésperas de medir forças frente ao Rio Ave, treinador encarnado procura soluções para colmatar a ausência do internacional colombiano
17 Jan 2026 | 09:11 |
José Mourinho vive um autêntico pesadelo no que diz respeito às lesões. Na antecâmara do encontro com o Rio Ave, o treinador do Benfica tem a complicada decisão de encontrar um substituto à altura para ocupar a vaga deixada pelo lesionado Richard Ríos. Apesar de existirem algumas opções, a tarefa não será fácil.
Segundo foi revelado, o Special One tem algumas soluções em mente, contudo, agora é escolher aquela que melhor segurança pode dar ao plantel do Benfica. A primeira alternativa ao médio colombiano é Leandro Barreiro, que tem sido uma aposta recorrente de Mourinho, sobretudo no apoio ao ponta-de-lança.
Caso não opte pelo internacional luxemburguês, a segunda hipótese recai sobre Fredrik Aursnes. Tal como já tinha acontecido na ausência de Enzo Barrenechea, o camisola 8 também desempenhou funções no meio-campo mais recuado e, nos próximos encontros, pode voltar a fazer o mesmo.
Apesar de ter estas duas alternativas para render o internacional colombiano — que recusou ser submetido a uma intervenção cirúrgica — Mourinho não quer correr o risco de criar mais problemas nas escolhas que tem, por si já escassas, nos restantes setores do meio-campo do Benfica, principalmente frente ao Rio Ave, encontro agendado para este sábado, 17 de janeiro.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.
Internacional ucraniano implicou investimento milionário do Clube da Luz, mas ainda não demonstrou todas as suas qualidades
17 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica mantém total confiança nas capacidades de Heorhiy Sudakov. Segundo informação apurada em exclusivo pelo Glorioso 1904, a estrutura encarnada não duvida do valor inegável do craque. Apesar das críticas recentes, a Direção, liderada por Rui Costa, acredita que o ucraniano vai demonstrar toda a sua qualidade.
O camisola 10 ainda não correspondeu inteiramente às elevadas expectativas, mas existem motivos extrafutebol muito fortes para explicar a quebra. Os responsáveis sabem que a situação pessoal afeta o rendimento desportivo de Heorhiy Sudakov. O atleta perdeu o pai, viu a sua casa destruída na Ucrânia e lida com a gravidez da mulher, num contexto emocional desgastante.
Para lá da vertente humana, o médio tem-se sacrificado pelo coletivo encarnado. Muitas vezes, alinha encostado a uma ala, longe da sua posição natural atrás do ponta de lança. Este altruísmo tático retira-lhe algum brilho individual, mas é altamente valorizado internamente pela equipa técnica.
O avultado investimento financeiro realizado também tem pesado nos ombros do jovem futebolista. O negócio envolveu 6,75 milhões de euros pelo empréstimo e mais 20,25 milhões numa cláusula de compra obrigatória. Contudo, o Benfica acredita plenamente que o reforço vai justificar cada cêntimo pago e triunfar na Catedral num futuro muito breve.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Georgiy Sudakov - avaliado em 30 milhões de euros - leva 25 encontros disputados: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 1.829 minutos que disputou, o médio marcou quatro golos e fez seis assistências.
Treinador do Rio Ave deixa garantia sobre André Luiz em vésperas do jogo com o Benfica
16 Jan 2026 | 16:09
Rafa Silva a caminho do Benfica; Saiba os milhões pagos pelos encarnados ao Besiktas
16 Jan 2026 | 18:14
Leonor Pinhão lembra táticas pouco dignas de Villas Boas depois do Porto - Benfica
16 Jan 2026 | 17:39