Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Jan 2026 | 09:57 |
O River Plate avançou com uma proposta oficial para contratar Gianluca Prestianni nesta janela de transferências. Segundo o jornalista Germán García Grova, o emblema argentino ofereceu 6 milhões de euros por cinquenta por cento dos direitos económicos do jogador. A oferta chegou aos escritórios do Benfica e promete agitar o mercado.
Resta agora saber qual será a resposta da SAD à investida do River Plate. Gianluca Prestianni nunca escondeu a vontade de representar o gigante de Buenos Aires, vendo com bons olhos a mudança. A bola está agora do lado de Rui Costa, que avalia se liberta o ativo mediante os valores apresentados.
O avançado tem sido aposta de José Mourinho nas últimas semanas, mas sem apresentar rendimento assinalável. Apesar das oportunidades concedidas pelo técnico, Gianluca Prestianni tarda em afirmar-se plenamente. Esta inconsistência desportiva poderá pesar na decisão da estrutura sobre a continuidade no plantel ou a aceitação da proposta sul-americana para a sua saída.
O Benfica continua no mercado por um extremo, independentemente deste negócio com o River Plate. Com André Luiz e Wesley fora da equação e a saída de Andreas Schjelderup, urge trazer mais um homem para as alas. A venda do argentino obrigaria a um esforço suplementar na prospeção de alternativas.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Gianluca Prestianni – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 21 jogos: 13 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça, um na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 747 minutos que esteve em campo, o atleta marcou dois golos e fez uma assistência.
Internacional grego vive tremendo momento de forma, tendo marcado cinco golos e feito uma assistência nas últimas quatro partidas
14 Jan 2026 | 09:43 |
Vangelis Pavlidis foi eleito o melhor avançado da Liga Portugal Betclic no mês de dezembro, numa distinção atribuída pelos treinadores da competição. O jogador do Benfica reuniu 25,23% dos votos, confirmando o excelente momento de forma que atravessa nesta temporada e promete fazer estragos diante do Porto.
Na votação, o avançado encarnado superou a concorrência direta de Luis Suárez, do Sporting, com 22,52%, e de Samu, jogador do Porto, com 20,72%, ambos também com prestações de destaque ao longo de dezembro, num pódio bastante renhido. Esta é a primeira vez que Vangelis Pavlidis recebe a distinção de avançado do mês na temporada 2025/26, reforçando o impacto do grego no ataque do Benfica e a sua importância na luta pelos objetivos dos encarnados na Liga.
Durante o mês em análise, o internacional grego participou em quatro jornadas do campeonato e marcou outros tantos golos, com especial destaque para o hat-trick apontado frente ao Moreirense(0-4), na 14.ª jornada. Uma semana depois, voltou a fazer a diferença ao assinar o único golo da vitória diante do Famalicão (1-0), somando já 17 golos na presente edição do campeonato, números que pesaram na escolha dos técnicos.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — realizou 32 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.546 minutos disputados, o avançado soma 24 golos e três assistências.
O clássico está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.
Último jogo do avançado encarnado com o Manto Sagrado data de 16 de junho de 2025, no Mundial de Clubes, frente ao Boca Juniors
14 Jan 2026 | 09:21 |
Bruma ficou fora da lista de convocados do Benfica para a difícil deslocação ao reduto do Porto. Apesar da enorme expetativa criada em torno da sua recuperação clínica, o internacional português vai mesmo falhar o duelo decisivo da Taça de Portugal, ficando assim de fora das opções imediatas de José Mourinho para este jogo.
O extremo do Benfica já treina integrado com os restantes colegas e promete ser uma peça fundamental para a segunda metade da temporada. Contudo, Bruma ainda não reúne as condições ideais para integrar as escolhas no embate de elevada exigência frente à turma de Francesco Farioli.
Em sentido contrário, existem novidades muito positivas na comitiva encarnada para o desafio. António Silva e Enzo Barrenechea recuperaram dos respetivos problemas físicos e assumem-se como verdadeiros reforços de peso para atacar este compromisso no reduto dos azuis e brancos.
Bruma chegou ao Benfica em janeiro de 2025, oriundo do Braga, a troco de 6 milhões de euros. Na segunda metade da temporada passada, o extremo realizou 14 encontros com o Manto Sagrado antes de se lesionar com gravidade, tendo marcado um golo e feito duas assistências.
O clássico está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.
Treinador das águias admite utilizar titular indiscutível em esforço físico no jogo marcado para as 20h45 desta quarta-feira
14 Jan 2026 | 08:58 |
António Silva deve estar disponível para o Porto – Benfica, à semelhança do médio Enzo Barrenechea. O defesa central não se encontra a cem por cento fisicamente, ao contrário de Enzo Barrenechea, mas vai fazer o esforço pela equipa. A importância do duelo leva o internacional português a superar as limitações para ajudar o grupo.
“Não posso garantir que o António Silva vai jogar, mas não posso mentir e dizer que não vai jogar. Estão convocados o António, o Gonçalo, o Tomás e o João Fonseca, a pensar que o António poderá não jogar. Não é uma situação que está clara”, afirmou José Mourinho, na antevisão do Porto – Benfica.
Assim sendo, António Silva vai formar dupla com Tomás Araújo no centro da defesa, enquanto Enzo Barrenechea deve assumir o miolo. Esta solução surge dada a ausência, por castigo, de Nicolás Otamendi. Amar Dedic vai jogar à direita e Samuel Dahl ocupará a vaga no corredor esquerdo para fechar o setor recuado.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 30 milhões de euros – participou em 25 partidas, contabilizando 2.023 minutos de utilização: 11 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça.
O clássico está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.