Futebol
Inacreditável! Enzo Barrenechea apanhado a dormir nos corredores do Benfica
26 Jun 2026 | 10:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Abr 2023 | 17:23 |
Roger Schmidt falou, esta quarta-feira, dia 19 de abril, ao canal televisivo Eleven Sports, fazendo uma pequena antevisão do duelo desta noite, garantindo que os encarnados não vão baixar os braços.
“Agora estamos otimistas novamente. Ficámos, claro, muito desiludidos com cada uma das derrotas anteriores (Porto, Inter, Chaves), porque sabíamos que não era bom perder esses jogos, era até possível ganhá-los apesar da forma como jogámos. Reparámos que não estamos a jogar ao mesmo nível que antes, creio que estamos com alguns problemas a nível tático”, começou por dizer o treinador alemão.
Contudo, apesar das três derrotas, o líder do Clube da Luz garante que “falamos sempre sobre isso, analisamos, e tentamos voltar ao nosso estilo de jogo. O que vimos nos últimos jogos é que, quando os encontros se decidem por momentos, um ou dois momentos, corremos o risco de os perder”, referiu o timoneiro das águias.
“O que fizemos antes, a razão para ganharmos tantos jogos, foi criarmos mais oportunidades do que os adversários e muitas vezes decidiram os jogos. Esses momentos não estão neste momento assim tão claros e quando a história do jogo não vai a nosso favor, quando falta alguma sorte nos momentos certos, podes perder. Temos de voltar a mostrar uma performance tática de confiança” , concluiu o técnico, garantindo que o que o Glorioso precisa para ser bem sucedido passa pela criação de oportunidades.
O Glorioso vai a jogo esta quarta-feira, dia 19 de abril, pelas 20h00, em partida a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Jogador de 23 anos acabou por integrar banco de suplentes do duelo diante do Catar, mas não foi utilizado ao longo da partida da terceira jornada
26 Jun 2026 | 13:40 |
Amar Dedic, lateral direito do Benfica, foi poupado pelo selecionador da Bósnia e Herzegovina, Sergej Barbarez, no duelo frente ao Catar (3-1). Depois de rumores de que poderia não jogar mais no Mundial, a situação parece não ser tão grave.
S. Barbarez: "O risco era muito grande"
O selecionador explicou a gestão do atleta encarnado, justificando a opção de o não colocar em campo apesar da sua disponibilidade. "O Dedic poderia ter jogado, mas o risco era muito grande. Ele pode jogar, se for necessário, mas decidimos lançar o Malic no onze".
O técnico sublinhou ainda que a prioridade passou por evitar qualquer agravamento do problema físico do jogador do Benfica, numa fase em que a equipa procura gerir o esforço do grupo. A decisão acabou por se refletir na ausência de Dedic das opções utilizadas no encontro.
A Bósnia e Herzegovina terminou a fase de grupos no terceiro lugar, com quatro pontos somados, mantendo ainda em aberto o apuramento para a próxima fase da competição. Suíça foi primeira classificada (sete), seguida do Canadá (quatro). O Catar foi último com um.
Na temporada de 2025/26, ao serviço do Benfica, Amar Dedić - avaliado em 16 milhões de euros - realizou 43 partidas oficiais: 24 na Liga Portugal Betclic, 14 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.511 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o bósnio apontou um golo e fez quatro assistências.
Psicólogo do desporto explicou que este tipo de perceção é frequente em fases de maior instabilidade e entende sentimento do jogador encarnado
26 Jun 2026 | 12:55 |
António Silva - que tem vários pretendentes - atravessa um momento de maior pressão no Benfica, depois de ter admitido sentir-se alvo de críticas excessivas e de uma alegada “perseguição” mediática e desportiva. A situação motivou uma análise sobre o impacto psicológico que este tipo de contextos pode ter em atletas jovens de alta competição.
A. Rosado: "É perfeitamente normal e muito comum um atleta jovem sentir isso em fases de crise desportiva"
O psicólogo do desporto António Rosado, co-autor do livro 'Intervenção Psicológica em Contexto Desportivo', explicou que este tipo de perceção é frequente em fases de maior instabilidade: "Sim, é perfeitamente normal e muito comum um atleta jovem sentir isso em fases de crise desportiva. No desporto de elite, a linha que separa a realidade de uma perceção hipervigilante é muito ténue e é necessário que aprenda a descodificar esse sentimento. Quando o atleta está sob pressão, o cérebro foca-se apenas nos estímulos negativos", disse ao 'Notícias ao Minuto'.
O mesmo admite que, em certos casos, a sensação de perseguição pode ter também uma componente real ligada à exposição mediática: "A perseguição pode, no entanto, ser real: a imprensa e as redes sociais geram, muitas vezes, narrativas repetitivas sobre determinados jogadores para criar 'clicks'. Para um jovem isto pode parece (e muitas vezes é) um ataque pessoal direcionado. Por outro lado, em épocas más de uma equipa, a opinião pública tende a eleger um ou dois alvos preferenciais para descarregar a frustração. Os jovens com alta exposição ou passes caros são os alvos mais frequentes".
Sobre a forma de lidar com estes episódios, António Rosado defende uma abordagem conjunta entre clube e jogador: "Um jovem não tem, muitas vezes, a maturidade neurológica nem a experiência de vida necessárias para combater sozinho a máquina do futebol moderno. No entanto, se o clube fizer tudo por ele, o atleta nunca desenvolverá a autonomia necessária para sobreviver na elite. A articulação ideal funciona através de um modelo de co-responsabilização".
O especialista reforça ainda a importância de diferentes áreas do clube atuarem em conjunto para proteger o jogador e minimizar o impacto da pressão externa: "O departamento de comunicação pode promover alguma blindagem mediática; a assessoria jurídica pode acionar mecanismos legais, a equipa e o treinador devem ser uma rede de apoio e até permitir acesso a psicólogos; por sua vez o jogador deve aprender técnicas de autorregulação emocional e de blindagem cognitiva".
Ponta de lança não tem interesse em permanecer no emblema encarnado e já está referenciado por vários clubes do futebol europeu
26 Jun 2026 | 11:32 |
Jelani Trevisan vai abandonar o Benfica durante a atual janela de transferências. O avançado belga pretende sair das águias e já está referenciado por vários clubes europeus, com o Schalke 04 a assumir-se como um dos principais interessados na sua contratação.
De acordo com o especialista em mercado Sacha Tavolieri, o emblema alemão, que regressou recentemente à Bundesliga, já estabeleceu contactos com os representantes do jogador para conhecer as condições de um eventual acordo.
"O atacante belga quer deixar o Benfica, e o Schalke 04 já entrou em contacto com seus representantes para explorar a possibilidade de um acordo. Clubes de França e Itália também estão atentos", pode ler-se na rede social do jornalista belga.
Apesar das boas prestações ao serviço da equipa secundária, Jelani Trevisan não integrou o grupo de jogadores que iniciou a pré-temporada com a equipa principal de Marco Silva. A ausência dos trabalhos reforça a possibilidade de o avançado rumar a um novo clube nas próximas semanas.
Na temporada de 2025/26, Jelani Trevisan - avaliado em 400 mil euros - participou em 31 partidas oficiais pelo Benfica: 27 na Liga Portugal Meu Super, duas na Liga Revelação e duas na Premier League International Cup. Nos 1.378 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, assinou oito golos e duas assistências.
Veja a publicação: