
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Rui Costa, o ciclista, conquistou no último domingo a 30ª Taça do Japão de ciclismo, que constituía no último desafio da temporada do português. Atualmente ao serviço da Intermarché-Circus-Wanty, o antigo atleta do Benfica estará de malas feitas e o seu destino parece estar encaminhado.
O natural da Póvoa de Varzim tem um principio de acordo com a equipa americana EF Education-EasyPost liderada por Jonathan Vaughters e da qual faz parte, entre outros, o antigo vencedor do Giro d'Italia, Richard Carapaz.
Apesar da boa temporada, a sua atual equipa não tem como prioridade ficar com o português na equipa, isto devido a questões orçamentais, pois a Intermarché-Circus-Wanty viu reduzido para metade o orçamento da casa de apostas Circus.
Nesta última temporada (2023), Rui Costa alcançou cinco vitórias (Troféu Calvia em Maiorca; 5.ª etapa e geral na Volta a Valência; 15.ª etapa da Volta à Espanha e Japan Cup Cycle Road Race), que o tornaram no ciclista mais bem sucedido da equipa ao somar 1.002 pontos para o ranking UCI.
O ciclista representou o Clube da Luz nas temporadas 2007 e 2008, as últimas em que as águias tiveram equipas da modalidade. Agora com 37 anos, Rui Costa teve o seu momento mais alto da carreira em 2013, quando se sagrou campeão do mundo de estrada.
Encarnados publicaram uma nota de despedida no site oficial do Clube esta terça-feira, 15 de julho, onde deram conta da situação
|
Após a conquista do tetracampeonato, a equipa principal de basquetebol masculino do Benfica já contabilizou quatro saídas. Desta vez foi Ahmaad Rorie, base norte-americano que chegou à Luz no verão passado. O clube informou no site oficial que terminou a ligação com o basquetebolista, de 29 anos.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou ao final o vínculo entre o Clube e o basquetebolista Ahmaad Rorie. O jogador norte-americano ingressou no Clube há cerca de um ano e inscreveu o seu nome na equipa que se sagrou tetracampeã nacional", começou por escrever o clube no site oficial.
Os encarnados despediram-se do jogador com uma nota de agradecimento e perspetiva de uma boa carreira daqui para a frente: "O SL Benfica agradece todo o compromisso, profissionalismo e espírito de equipa de Ahmaad Rorie, desejando ao atleta as maiores felicidades para o futuro".
Ahmaad Rorie chegou ao Benfica em 2024 e, em apenas uma época, tornou-se um dos destaques da equipa que conquistou o tetracampeonato. Em 33 jogos divididos entre competições nacionais e europeias, o base norte-americano apontou uma média de 9,8 pontos e 3,8 assistências. Foi titular nos quatro encontros da final do play-off da Liga Betclic de basquetebol, que viu os encarnados sagrarem-se tetracampeões.
Antes de rumar ao Benfica, o basquetebolista jogou cinco temporadas pela Europa fora, em países como o Chipre, França, Bulgária, Sérvia e Alemanha. Cumpriu os habituais quatro anos de faculdade a representar os Montana Grizzlies. O próximo destino de Ahmaad Rorie é, ainda, desconhecido.
Clube da Luz deu conta da novidade esta terça-feira, 15 de julho, através de um comunicado partilhado pelos meios próprios
|
Valerii Todua, central internacional ucraniano, é o novo reforço das águias para a equipa de voleibol. O craque assinou um vínculo com o Benfica até 2026, depois de ter representado o MKS Bedzin, conjunto que atua na Polónia, durante o último ano desportivo.
O Benfica - que também tem interesse em outro craque para a equipa de voleibol - oficializou a contratação do central ucraniano no decorrer da manhã desta terça-feira, dia 15 de julho. O jogador de 32 anos que chega aos encarnados com um currículo destacado por uma vasta experiência internacional não escondeu a felicidade: "O Benfica é um clube muito grande. Há três anos falámos e finalmente assinámos agora. Estou muito feliz".
Valerii Todua deu os primeiros passos no Lokomotiv Kharkiv, do seu país natal, onde esteve de 2012/13 a 2014/15. Durante este período, o central, ainda jovem, levou o seu clube às conquistas das impressionantes três ligas nacionais, para além de outras três taças ucranianas.
Depois da Ucrânica, Valerii Todua passou uma temporada no Cazaquistão, país no qual representou as cores do Atyrau VC. Posteriormente, o craque ingressou nos checos do VK Ceské Budejovice, emblema pelo qual atuou durante cinco épocas e conquistou dois campeonatos e duas taças da Chéquia.
De 2021/22 a 2022/23 alinhou noutro clube do mesmo país, o VK Lvi Praga. No conjunto da capital, Valerii Todua foi, mais uma vez, campeão nacional checo. Durante os sete anos em que jogou na liga da Chéquia, o ucraniano foi considerado o melhor bloqueador da prova em duas temporadas (2018/19 e 2022/23) e ainda foi o melhor central em 2022/23.
Avançado da modalidade dos encarnados, que se tornou num dos grandes nomes da história do Clube da Luz, está de parabéns
|
João Rodrigues, avançado que fez o seu regresso ao hóquei do Benfica no último verão, está de parabéns. O internacional português celebra esta terça-feira, 15 de julho, o seu 35.ª aniversário e o Clube da Luz fez questão de assinalar o momento com uma mensagem nas redes sociais.
João Rodrigues começou o seu percurso no Benfica em 2009/10, quando reforçou os encarnados proveniente do Paço de Arcos. O craque representou o Clube da Luz durante nove temporadas, nas quais conquistou 16 títulos: três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças, uma Taça CERS, duas Ligas Europeias, três Taças Continentais e duas Taças Intercontinentais.
O avançado reforçou o Barcelona, deixando para trás 453 golos em 341 partidas de águia ao peito. Na Catalunha, João Rodrigues não desiludiu e apontou 334 remates certeiros em 265 jogos oficiais. Em seis anos, o craque ergueu cinco ligas espanholas, três Supertaças de Espanha, quatro ligas catalãs, uma Taça Continental e uma Taça Intercontinental.
O craque regressou ao Benfica em 2024/25, após mostrar muita qualidade em Barcelona. Pelo meio, o avançado português também se consolidou como um dos grandes nomes da equipa das quinas, ao somar 198 tiros certeiros e 13 assistências em 144 encontros. Por Portugal, João Rodrigues conquistou um Mundial e quatro Taças das Nações.
João Rodrigues marcou presença em 48 embates na época 2024/25: 30 no Campeonato Nacional, 11 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e três na Elite Cup. Nos jogos disputados de águia ao peito, o camisola 79 apontou 53 tiros certeiros e sete assistências, sendo uma das figuras na conquista da Elite Cup, a par de Pau Bargalló.
Confira aqui a publicação do Benfica: