
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O treinador do Benfica, Roger Schmidt, fez este domingo, dia 19 de fevereiro, a antevisão ao jogo da próxima jornada, diante ao Boavista e garantiu que a aproximação do Porto, que tem menos dois pontos que o Glorioso (com mais um jogo) é irrelevante, porque as águias estão focadas em si mesmas para atacar o que falta da época e não ligam aos resultados dos rivais.
“Espero uma corrida difícil até à última jornada. Estamos preparados, mas estamos focados em nós mesmos. Não nos focamos muito nos resultados dos adversários. Somos líderes, e, agora, temos de fazer 90 minutos de topo contra o Boavista”, começou por dizer o alemão.
Quando questionado sobre o facto de o Porto se aproximar na tabela, em termos pontuais, interferia com a equipa da Luz, Schmidt foi claro. “É normal que estejamos toda a temporada sob pressão. Quando estás numa prova com muitas boas equipas, nunca é fácil ser campeões. Há muitos jogos por jogar”, afirmou o técnico encarnado.
“Temos de ser disciplinados, concentrados, praticar um futebol ofensivo e defender muito bem. É o que está na nossa cabeça, nada mais. Os resultados e a tabela são consequência da forma como jogas em campo. Estivemos bem até agora. Temos muita confiança, mas respeitamos sempre o adversário”, concluiu o timoneiro das águias.
O Benfica é líder do Campeonato Nacional, com 53 pontos, mais dois que o Porto (51), que tem mais um jogo que as águias, e mais sete que o Braga (46), terceiro da lista, com os mesmos jogos que os encarnados (20).
As águias voltam a ir a jogo na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, pelas 21h15, no Estádio da Luz, que será palco do duelo, diante do Boavista, para a 21.ª jornada da Liga Portugal Bwin.
Confira aqui a conferência na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=b6i4hletuPQ
Clube turco deu conta da mudança do médio internacional para as águias negras, neste sábado, 12 de julho, através das redes sociais
|
É oficial: o Besiktas anunciou Orkun Kokçu como reforço de verão. O clube turco não esperou pelo oficial da saída por parte do Benfica e deu conta da contratação do médio através das redes sociais. Num vídeo partilhado com o público, as águias negras mostram o internacional num avião já com a camisola do clube.
Kokçu deixa, assim, o Clube da Luz, que representou nas últimas duas temporadas. O Benfica chegou a acordo para um empréstimo, mas com opção de compra obrigatória de 25 milhões de euros fixos. Acrescenta-se mais 5 milhões de bónus, que se tornam obrigatórios, independentemente se são alcançados pelo médio ou não. Assim sendo, ao todo, a saída do internacional turco vai render 30 milhões aos cofres encarnados.
Ainda existe mais um detalhe: a cláusula de compra passa a estar ativada a partir do momento em que o Besiktas der minutos oficiais a Kokçu. Isto quer dizer que, o compatriota de Akturkoglu está praticamente vendido em definitivo às águias negras, sendo que o empréstimo acordado pelo Benfica é uma mera formalidade para respeitar o fair play financeiro na Turquia.
Recorde-se que, o Benfica tinha adquirido o passe de Kokçu junto do Feyenoord, em 2023, pelo mesmo valor, o que acaba por dar um bom negócio para as águias lideradas por Rui Costa, que conseguem reaver o investimento feito. Vale a pena relembrar, ainda, que, esta saída acontece depois do desentendimento entre o médio e Bruno Lage durante o Mundial de Clubes.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira aqui o vídeo da oficialização de Orkun Kokçu no Besiktas:
Responsáveis da Luz continuam em conversações com o Chelsea para alcançar um acordo final para a transferência do avançado para a Luz
|
O Benfica vai ceder um pouco mais para garantir a contratação de João Félix. Apesar de ter apostado numa verba de 20 milhões de euros, Rui Costa pode vir a ceder às exigências do Chelsea, contudo acaba a impor limites, à semelhança dos responsáveis ingleses.
Segundo informa o jornal A Bola, o Benfica admite subir a parada por João Félix, contudo não vai atingir os 30 milhões de euros desejados pelo Chelsea. Ao invés, a mesma fonte assegura que os responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, admitem chegar a uma proposta na ordem dos 25 milhões de euros pela transferência do internacional português para a Luz.
Desta forma, o Benfica vai tentar alcançar um acordo com o Chelsea com base nestes números, tentando chegar a um consenso entre as duas partes. Tanto João Félix, como os encarnados, querem que esta mudança aconteça, neste verão, tendo em conta que o avançado não entra nos planos dos blues para 2025/2026.
Refira-se que, o Clube da Luz está mais cauteloso no que toca aos valores da transferência, visto que João Félix não é a única prioridade. Thiago Almada está a ser negociado pelo Benfica junto do Botafogo e as exigências dos brasileiros, também, não são pêra-doce para o Glorioso.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.
Fenerbahçe, do antigo treinador das águias, abanou com os milhões para tentar seduzir avançado turco, que já sabe o que fazer com este interesse
|
Kerem Akturkoglu está na porta de saída, contudo ainda há esperança para o Benfica. Depois do Fenerbahçe ter 'abanado com os milhões', o camisola 17 não foi em cantigas e deu uma nega valente a José Mourinho, recusando a oferta milionária colocada em cima da mesa, tendo em vista a contratação do ex-Galatasaray.
De acordo com o jornalista Mehmet Ozcan, o clube de José Mourinho ofereceu um salário de 4 milhões de euros anuais a Akturkoglu. Contudo, o extremo do Benfica 'torceu o nariz' e recusou essa oferta e a consequente mudança para Istambul, que seria um regresso, depois do craque ter sido contratado ao Galatasaray.
Muito possivelmente, aponta-se que o facto do Fenerbahçe ser rival do antigo emblema de Akturkoglu poderá ter estado dentro dos motivos para a recusa do atacante do Benfica numa mudança para o plantel de José Mourinho. Assim sendo, o compatriota de Kokçu afasta-se da saída do Clube da Luz, ao contrário do colega de seleção.
Kokçu já está fechado no Besiktas e deverá ser anunciado como reforço oficial do emblema turco ainda neste sábado, 12 de julho. O médio, que envergou a camisola 10 do plantel do Benfica, vai fazer a viagem para a Turquia hoje, onde vai ser recebido por muitos adeptos das águias negras, para depois se juntar à equipa, onde se encontram Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes.
Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 24 milhões de euros -, na temporada desportiva de 24/25, com a camisola do Benfica, marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, três na Taça da Liga e quatro no Mundial de Clubes. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências nos minutos que já registou com o Manto Sagrado.
Confira os melhores momentos de Akturkoglu com a camisola do Benfica: