
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
08 Mai 2025 | 09:10 |
Na passada quarta-feira, os Boston Celtics receberam os New York Knicks no TD Garden, em duelo válido para o segundo jogo das semifinais da Conferência Este da NBA, numa partida que não contou com o contributo de Neemias Queta. A equipa da casa havia perdido o primeiro jogo por três pontos e ontem não foi diferente, já que foi derrotada por 91-90.
O antigo atleta do Benfica não foi selecionado por Joe Mazzulla, que optou por dar minutos a outros postes, preferindo apostar em atletas que ainda não haviam demonstrado o seu valore nos playoffs. Os Boston Celtics estiveram a frente do marcador durante a maior parte do jogo, mas acabaram por entregar muitos pontos aos adversários já na metade final.
O destaque da partida foi Josh Hart, que assinalou 23 pontos. Além do atleta acima referido, Karl Anthony Towns também ganhou alguma evidência, após ter somado 17 ressaltos durante a partida e ter marcado 21 pontos. Outro jogador importante foi Jalen Brunson, que, apesar de não ter assinalado tantos lançamentos certeiros, foi o responsável por dar a reviravolta na partida.
A estrela da turma da casa foi Jaylen Brown, que liderou a equipa com 20 pontos. Além disso, o extremo norte-americano contou ainda com seis ressaltos e contribuiu com apenas uma assistência para os Boston Celtics. Outro jogador dos verdes e brancos que teve destaque foi Jayson Tatum, mas negativo, já que marcou 13 pontos, realizando uma de suas piores noites de playoffs de NBA em toda sua carreira.
Assim sendo, a série encontra-se em vantagem para os laranjas e azuis, por 2-0, onde a primeira equipa a vencer quatro jogos ganha. O conjunto de Neemias Queta terá que viajar até Nova Iorque para enfrentar os Knicks, no Madinsson Square Garden. O próximo confronto está agendado para ter início às 20h30 do sábado, 10 de maio
Poste português, que passou pelo Benfica, foi autorizado pelos Boston Celtics a representar Portugal no EuroBasket, mas ainda não treinou com a equipa
31 Jul 2025 | 17:00 |
Neemias Queta vai juntar-se aos trabalhos da Seleção Nacional na próxima sexta-feira, dia 1 de agosto. O poste português foi autorizado pelos Boston Celtics, da NBA, a disputar o EuroBasket 2025 ao serviço da equipa das quinas e Mário Gomes, treinador de Portugal, poderá contar com o seu importante contributo nos próximos dias.
Neemias Queta chega diretamente de Boston para se juntar aos dois últimos dias de trabalho da Seleção em território nacional. Na segunda-feira, a comitiva segue para Málaga e vai disputar dois jogos de preparação contra a seleção principal de Espanha (dia 5) e a segunda equipa (dia 7). A presença do poste português nesses encontros ainda é uma incógnita, pois ainda não treinou com os companheiros.
Neemias Queta só se juntou aos trabalhos de Seleção nesta fase devido a uma regra imposta pela NBA que determina que os jogadores da liga norte-americana só possam representar os respetivos países 28 dias antes do início de competições como o EuroBasket. A prova tem data marcada para 27 de agosto, daí o poste português só comparecer agora aos comandos de Mário Gomes.
Além de Neemias Queta, Mário Gomes chamou para o EuroBasket os bases Anthony da Silva, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rafael Lisboa, os extremos Nuno Sá, Travante Williams e Vladyslav Voytso e os postes Cândido Sá, Daniel Relvão, Miguel Queiroz e Ricardo Monteiro. Gonçalo Delgado também fazia parte da lista mas sofreu uma lesão.
No EuroBasket 2025, a formação das 'quinas', com a ajuda e contributo de Neemias Queta, vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos. Para conseguir o apuramento para a fase seguinte, terá de ficar num dos quatro primeiros lugares.
Clube da Luz anunciou esta segunda-feira, 28 de julho, a chegada do atleta que desta forma irá integrar o plantel na temporada 25/26
28 Jul 2025 | 20:35 |
É oficial! Rui Costa assegurou a contratação de Koby McEwen e o base/extremo irá reforçar o plantel de basquetebol do Benfica. A novidade foi partilhada esta segunda-feira, 28 de julho, pelo Clube da Luz que deu conta da chegada do internacional canadiano aos Tetracampeões Nacionais.
"Koby McEwen, internacional canadiano de 27 anos (29/07/1997), é reforço da equipa masculina de basquetebol do Benfica. O base/extremo assinou contrato até 2026", pode-se ler na nota partilhada pelos vermelhos e brancos durante a tarde desta segunda-feira.
Koby McEwen: "Fazer parte de uma cultura vencedora"
Quem já reagiu a esta mudança foi Koby McEwen que, em declarações aos meios do Clube da Luz, mostrou-se satisfeito por representar a equipa orientada por Norberto Alves na nova temporada: "Fazer parte de uma cultura vencedora, contribuir para ganhar campeonatos e para vitórias. Mal posso esperar para conhecer os meus colegas de equipa, o staff e os adeptos".
"Venho com o objetivo de ser profissional, melhorar todos os dias, competir e jogar a um nível elevado. Mal posso esperar para chegar a Lisboa e começar a trabalhar", revelou ainda o novo reforço do Benfica que na última temporada alinhou no Honey Badgers.
O internacional canadiano conta ainda com passagens pelo Utha State Aggies, Marquette Golden Eagles e Weber State Wildcats (equipas universitárias), tendo ainda estado ao serviço do Honey Badgers (2021/22, 2022/23 e 2024/25), do Norrkoping Dolphins, Raptors 905, GTK Gliwice, Fraser Valley Bandits e BC Jonava.
Confira os melhores momentos de Koby McEwen partilhados pelo Benfica:
Basquetebolista português, que passou pelo Clube da Luz, vai para a quinta temporada na NBA e há um novo papel à espreita
28 Jul 2025 | 17:17 |
Neemias Queta pode ser o titular dos Boston Celtics na temporada 25/26. O poste português, que teve uma passagem curta pelo Benfica, vai para o quinto ano na liga de basquetebol americana (NBA) e espera, ansiosamente, por uma época recheada de oportunidades. Ao que tudo indica, deverá integrar o quinteto inicial da equipa campeã em 2024.
A informação foi avançada pelo jornalista Brian Robb, de Boston, que segue, atenciosamente, e de perto, a equipa dos Celtics. O plantel, outrora campeão, foi eliminado nas meias-finais dos play-offs da Conferência Este na temporada passada e, devido a lesões e gastos elevados, o diretor-geral de operações Brad Stevens, viu-se obrigado a fazer uma revolução.
Os Boston Celtics perderam três postes na rotação habitual do treinador Joe Mazzula. Kristaps Porzingis, Al Horford e Luke Kornet saíram nesta 'off-season' e, com isso, Neemias Queta foi o único jogador da posição que sobrou no plantel. Por esse motivo, e apesar de já terem adquirido duas novas caras, o português deverá mesmo ser o titular no começo da temporada.
Esta temporada representa uma oportunidade de ouro para Neemias Queta se afirmar como um jogador importante na NBA. Nos últimos quatro anos, o português raramente foi uma opção real ou consistente nas equipas que representou (Sacramento Kings e Boston Celtics), ainda que, com Joe Mazulla, já tenha disputado quase 100 partidas. A minutagem tem vindo a aumentar, mas 2025/2026, deverá ser mesmo o ano de afirmação do poste luso.
Neemias Queta vai agora representar Portugal no EuroBasket2025, antes de regressar aos Estados Unidos para integrar o 'training camp' e preparar a nova temporada. A NBA começa apenas a 21 de outubro e, até lá, o treinador dos Boston Celtics deverá confirmar, ou não, se o poste português vai integrar o quinteto inicial, através dos jogos de pré-época, que estão marcados para ínicio de outubro.
Confira, aqui, a publicação: