
Modalidades
Oficial! Rui Costa fecha novo extremo no Benfica: "Cultura vencedora"
28 Jul 2025 | 20:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
08 Ago 2025 | 18:32 |
Os Boston Celtics oficializaram a renovação de contrato de Joe Mazulla, treinador da equipa de Neemias Queta, que venceu o título de campeão da liga de basquetebol norte-americana (NBA) em 2024. O jovem técnico, de 37 anos, está no cargo principal da equipa técnica desde 2022, e ao que tudo indica, por lá permanecerá por vários anos.
Joe Mazzulla: "Sou grato pelos jogadores que pude treinar nas últimas três temporadas"
"Os Boston Celtics, anunciam hoje, que a franquia renovou o contrato do treinador Joe Mazzulla por vários anos. Conforme a política da equipa, os termos do acordo não serão divulgados", escreveu Bill Chisholm, proprietário maioritário da instituição. Segundo o texto publicado na imprensa local, os responsáveis não podem comunicar a duração do novo vínculo.
“Isto é realmente uma bênção”, disse Joe Mazzulla. “Eu não estaria aqui sem a minha fé, a minha esposa e os meus filhos. Somos gratos pela parceria com os nossos grupos de proprietários, pela orientação do Brad [presidente de operações] e pelo apoio da nossa equipa. Mais importante ainda, sou grato pelos jogadores que pude treinar nas últimas três temporadas. Estou ansioso para competir pelos Celtics e pela cidade de Boston".
Brad Stevens: "Estamos muito animados"
Brad Stevens, presidente de operações dos Boston Celtics, comentou a renovação: "Estamos muito animados. Ele entende a responsabilidade e tem uma paixão pela franquia que só é rivalizada pelos nossos fãs mais fervorosos. Ele trabalhou duro e conquistou feitos incríveis nos seus três primeiros anos como treinador principal – incluindo uma média de mais de 60 vitórias por temporada e a conquista do campeonato da NBA em 2024. Joe é um líder talentoso que traz consigo um compromisso consistente de aprender, melhorar e maximizar cada dia que competimos por esta cidade”.
Joe Mazzulla foi o primeiro treinador que apostou realmente em Neemias Queta. O jovem técnico deu uma oportunidade ao poste português de se mostrar no seu primeiro ano nos Celtics e, à medida que vai ganhando experiência, a confiança no antigo basquetebolista do Benfica vai aumentando. Para a temporada desportiva 25/26, a titularidade no quinteto inicial não é descabida de se equacionar.
Mercado de agência livre ainda está aberto e equipa campeã em 2024 recrutou jogador para competir diretamente pela posição do basquetebolista português
06 Ago 2025 | 16:15 |
Apesar das recentes notícias que davam a entender que o antigo jogador do Benfica, Neemias Queta, seria titular dos Boston Celtics na temporada desportiva de 25/26, a equipa que venceu o título da NBA em 2024 contratou, na última terça-feira, dia 5 de agosto, Chris Boucher, poste canadense, de 32 anos, que vai para o seu oitavo ano na liga norte-americana.
A informação foi avançada pelo jornalista da ESPN norte-americana Shams Charania, a principal fonte de informação no que toca a notícias ligadas à NBA. Segundo o mesmo, Chris Boucher e os Boston Celtics chegaram a um acordo para assinar um contrato de uma temporada no valor de 3,3 milhões de dólares anuais.
O jogador chega a Boston depois de sete temporadas nos Toronto Raptors e, segundo Shams Charania, "espera que venha a ter um papel significativo no 'frontcourt' dos Celtics". Chris Boucher vai competir diretamente com Neemias Queta por um lugar no quinteto inicial, já que, até à data, são os dois postes mais confiáveis e experientes do plantel.
Devido a lesões e gastos elevados, o diretor-geral de operações Brad Stevens, viu-se obrigado a fazer uma revolução no plantel dos Boston Celtics neste verão. A equipa perdeu três postes nesta 'off-season': Kristaps Porzingis, Al Horford e Luke Kornet. Neemias Queta foi o único jogador da posição que sobrou da temporada passada, mas tem agora concorrência de Chris Boucher.
Neemias Queta encontra-se, neste momento, com a Seleção Nacional a preparar o EuroBasket 2025, competição que foi autorizado a participar. Depois de terminada a prova europeia, o poste português vai regressar aos Estados Unidos para integrar o 'training camp' dos Boston Celtics e tentar impressionar Joe Mazzulla, treinador da equipa. A NBA começa apenas a 21 de outubro.
Confira, aqui, a publicação:
Jovem atleta de 24 anos, estendeu o vínculo contratual com o Clube da Luz e parte para a nona temporada de águia ao peito
05 Ago 2025 | 13:37 |
Oficial: Marta Martins renova com o Benfica até 2027. A base internacional portuguesa da equipa principal de basquetebol feminino, segue para a nona temporada de águia ao peito e, em declarações à BTV, falou do sentimento em continuar a jogar numa casa que tanto gosta. A atleta representou Portugal na qualificação para o EuroBasket 2023.
Marta Martins: "Sentimento de felicidade, gratidão e pertença"
Marta Martins confessa que a renovação representa um "sentimento de felicidade, gratidão e pertença". A base sente-se "completamente em casa" e, segundo a mesma, "isso é das melhores coisas que um atleta, uma pessoa ou um ser humano pode sentir". A atleta vai continuar a representar as bicampeãs nacionais: "Acima de tudo, extrema felicidade, e não peço mais do que isso".
"É difícil colocar em poucas palavras estes anos todos. (...) Sem dúvida que parece que pisquei os olhos e, de repente, já estou aqui, na nona época. Parece que foi ontem, mas acho que foram anos de crescimento, alegrias, partilhas e amizades extraordinárias", sublinhou Marta Martins, que está quase a completar uma década de águia ao peito.
Marta Martins: "Espero poder considerar-me um pilar importante"
Marta Martins já ergueu quatro Campeonatos Nacionais, quatro Taças Vítor Hugo, três Taças de Portugal, três Supertaças e duas Taças Federação: "Quando cheguei cá, nos primeiros anos, não ganhávamos – depois, a vinda do Eugénio [Rodrigues] também foi um grande pilar nisso de transformar a equipa em vitórias, em títulos, que é o que importa no fim do dia, mas espero poder considerar-me um pilar importante, acima de tudo, para dar a conhecer um bocadinho daquilo que é o Benfica a todas as pessoas novas que têm aqui passado".
Marta Martins está a recuperar de uma lesão grave, mas agradeceu ao apoio dos benfiquistas que a "acompanharam durante este ano": "Este regresso está longe de ser só meu, e quero muito que corra tudo bem por eles também, por todo o tempo que dispensaram comigo, por tudo aquilo que me deram, que fizeram e que não fizeram para poderem estar aqui comigo. A eles – e eles sabem quem são –, o meu eterno obrigada".
Confira, aqui, a publicação:
Poste português, que passou pelo Benfica, foi autorizado pelos Boston Celtics a representar Portugal no EuroBasket, mas ainda não treinou com a equipa
31 Jul 2025 | 17:00 |
Neemias Queta vai juntar-se aos trabalhos da Seleção Nacional na próxima sexta-feira, dia 1 de agosto. O poste português foi autorizado pelos Boston Celtics, da NBA, a disputar o EuroBasket 2025 ao serviço da equipa das quinas e Mário Gomes, treinador de Portugal, poderá contar com o seu importante contributo nos próximos dias.
Neemias Queta chega diretamente de Boston para se juntar aos dois últimos dias de trabalho da Seleção em território nacional. Na segunda-feira, a comitiva segue para Málaga e vai disputar dois jogos de preparação contra a seleção principal de Espanha (dia 5) e a segunda equipa (dia 7). A presença do poste português nesses encontros ainda é uma incógnita, pois ainda não treinou com os companheiros.
Neemias Queta só se juntou aos trabalhos de Seleção nesta fase devido a uma regra imposta pela NBA que determina que os jogadores da liga norte-americana só possam representar os respetivos países 28 dias antes do início de competições como o EuroBasket. A prova tem data marcada para 27 de agosto, daí o poste português só comparecer agora aos comandos de Mário Gomes.
Além de Neemias Queta, Mário Gomes chamou para o EuroBasket os bases Anthony da Silva, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rafael Lisboa, os extremos Nuno Sá, Travante Williams e Vladyslav Voytso e os postes Cândido Sá, Daniel Relvão, Miguel Queiroz e Ricardo Monteiro. Gonçalo Delgado também fazia parte da lista mas sofreu uma lesão.
No EuroBasket 2025, a formação das 'quinas', com a ajuda e contributo de Neemias Queta, vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos. Para conseguir o apuramento para a fase seguinte, terá de ficar num dos quatro primeiros lugares.