
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O movimento 'Servir o Benfica' deixou, esta quarta-feira, 1 de fevereiro, duras críticas a Rui Costa pela gestão feita do processo de Enzo Fernández. Em comunicado, o grupo de Sócios, liderado por Francisco Benitez, exige explicações ao Presidente do Benfica e diz sentir-se "enganado" com a venda do argentino.
"Independentemente do significativo encaixe financeiro realizado, o Servir o Benfica não pode deixar de assinalar a forma como os Sócios foram mais uma vez iludidos. Já é tempo de acabar com os truques de manipulação e comunicação", pode ler-se no comunicado em causa.
O 'Servir o Benfica' defende que "não bastam palavras para mudar uma mentalidade mercantilista que não consegue fazer frente a interesses laterais ao Clube", acrescentando que "são necessárias ações!" e, por isso, "nenhum projeto desportivo abdica de um campeão do mundo e melhor jogador jovem do torneio a meio da época. Nenhum".
O movimento coloca, ainda, cinco questões a Rui Costa:
"Sentimo-nos enganados. Queremos uma Direcção que não se esconda à sombra do seu treinador. Queremos um presidente que fale verdade aos sócios e cumpra a sua palavra. Exigimos a transparência prometida!", finaliza o 'Servir o Benfica'.
Confira, na íntegra, o comunicado:
Escassas semanas após o Presidente do Sport Lisboa e Benfica ter garantido que não sairia nenhum jogador fundamental para o plantel a não ser pela cláusula, a SAD comunicou a saída do jogador Enzo Fernández.Independentemente do significativo encaixe financeiro realizado, o Servir o Benfica não pode deixar de assinalar a forma como os Sócios foram mais uma vez iludidos. Já é tempo de acabar com os truques de manipulação e comunicação.
Porque é que o Benfica paga, de acordo com a comunicação à CMVM, 6,56% de comissões de intermediação de um jogador que não queria vender? Quem recebeu cerca de 7,6 milhões de euros por estes serviços e em que consistiram? Qual é o valor real que o Benfica recebe e em que prazos? Porque não foi feita uma queixa formal contra o clube depois da forma como abordou o jogador, assumida pelo treinador Roger Schmidt em conferência de imprensa? Foi o Benfica formalmente obrigado a aceitar a proposta do Chelsea ao abrigo de alguma cláusula formal?
Não bastam palavras para mudar uma mentalidade mercantilista que não consegue fazer frente a interesses laterais ao Clube. São necessárias ações! Nenhum projeto desportivo abdica de um campeão do mundo e melhor jogador jovem do torneio a meio da época. Nenhum.
Sentimo-nos enganados. Queremos uma Direção que não se esconda à sombra do seu treinador. Queremos um presidente que fale verdade aos sócios e cumpra a sua palavra. Exigimos a transparência prometida!
Viva o Sport Lisboa e Benfica.
Clube espanhol entrou na corrida pelo mesmo alvo que os encarnados e Rui Costa poderá ver futebolista a rumar para a La Liga
|
Giovanni Simeone surgiu na mira do Benfica, que procura um sucessor de Zeki Amdouni para o plantel de Bruno Lage. Contudo, o filho do técnico do Atlético de Madrid despertou as atenções, também, do Sevilha. O mercado de verão continua a mexer para os lados do Clube da Luz, prometendo mudanças.
O clube espanhol está interessado em assegurar a contratação do avançado do Nápoles e quem avança esta informação é o jornalista, Gianluca Di Marzio. O camisola 18 da formação italiana pretende mudar de ares, antes do começo de 2025/2026, e o Sevilha surge como uma hipótese, tornando-se concorrente do Benfica na corrida pelos serviços de Giovanni Simeone.
Até ao momento não surgiu nenhuma proposta oficial, pelo que o Benfica poderá respirar de alívio. Contudo, Rui Costa mantém-se atento e até mesmo a outras alternativas, caso Giovanni Simeone não aceite rumar para a Luz, neste defeso de verão. Vale a pena recordar que, Amdouni abandonou o Clube, antes do Mundial de Clubes, embora continue bastante atento à caminhada do plantel de Bruno Lage na competição.
Neste momento, um reforço no setor ofensivo é prioridade para os responsáveis das águias. As saídas de Arthur Cabral e Amdouni abriram vagas por ocupar. Atualmente, só Pavlidis é que é certo para 25/26, isto porque Belotti termina o empréstimo no final da campanha do Benfica no Mundial de Clubes, ainda que a contratação a título definitivo é um cenário que está a ser equacionado pela Direção de Rui Costa.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço do Nápoles, Giovanni Simeone - atualmente com um valor de mercado nos 8 milhões de euros - foi aposta em 30 encontros: 30 na Serie A e três na Taça de Itália. Nos 570 minutos em campo, o avançado, que está referenciado pelo Benfica para o verão, apontou dois golos e realizou duas assistências.
Encarnados bateram os alemães, por uma bola a zero, e passaram em primeiro do grupo C do Mundial de Clubes, garantindo os 'oitavos'
|
A vitória do Benfica por 1-0 frente ao Bayern Munique, a contar para a terceira e última jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, deu que falar na imprensa internacional. Pelo feito histórico - de ter sido a primeira vez que os encarnados levaram a melhor contra os alemães - e pela importância do resultado, os jornais lá de fora reagiram à surpresa.
O jornal AS, da Espanha escreveu: “Bayern em apuros”. Já o Marca não deixou de poupar elogios a Di María: “Não é eterno, mas parece. Voa mesmo em condições extremas”. O Mundo Deportivo rendeu-se à exibição de Trubin, que foi eleito o melhor jogador da partida, e captou a atenção de Manuel Neuer e do mundo.
Na Alemanha, país de origem do Bayern Munique, o Bild destacou a intensidade com que o Benfica entrou no jogo: “O Benfica foi melhor desde o inicio e colheu os frutos desde cedo”. O jornal Kicker criticou Vincent Kompany e o futebol praticado pelos bávaros: “Faltaram passes em profundidade, velocidade e finalização. O Benfica esteve sólido, bem posicionado e muito compacto”.
Em Inglaterra, a Sky Sports elogiou o Benfica, que terminou em primeiro lugar do grupo C, assim como no Brasil, o destaque foi para a classificação surpreendente dos encarnados. Já em Itália, a Gazzeta dello Sport mencionou o tabu quebrado pela equipa de Bruno Lage, já que foi a primeira vez que as águias venceram o Bayern Munique, em toda a sua história: “O Benfica tinha uma espécie de complexo de inferioridade acentuado em relação ao Bayern: 13 jogos, nenhuma vitória. Hoje, a primeira vingança, depois de tanta espera”.
O Benfica terminou então a sua campanha na fase de grupos do Mundial e seguem-se os oitavos de final. Os encarnados vão defrontar o Chelsea no próximo sábado, dia 28 de junho, em Charlotte, no mesmo estádio em que bateram o Bayern Munique. O jogo vai ter início às 21h00 e o vencedor avançará para os quartos-de-final, onde pode vir a enfrentar o Palmeiras, de Abel Ferreira, ou o Botafogo, de Renato Paiva.
Extremo dos encarnados partilhou uma publicação a abordar o resultado da equipa nas redes sociais, nesta quarta-feira, 25 de junho
|
Gianluca Prestianni foi titular frente ao Bayern Munique, na vitória histórica do Benfica por 1-0, que garantiu o primeiro lugar do grupo C e consequente qualificação para os oitavos de final do Mundial de Clubes. O argentino já reagiu ao resultado e exibição positiva do Benfica, depois de ter vivido momentos de aflição durante a partida face ao calor extremo.
Na conta oficial do Instagram, nesta terça-feira, dia 24 de junho, horas depois de terminar a partida, Prestianni elogiou o trabalho que ele e os companheiros demonstraram para bater o Bayern Munique e avançar para a fase seguinte do Mundial de Clubes: “Grande trabalho de toda a equipa!! 💪🏻 Aos oitavos ❤️💪🏻 Todos juntos❤️" , escreveu o jogador.
Recorde-se que o Benfica começou a ganhar o jogo cedo, com golo de Schjelderup aos 12 minutos, após um cruzamento para Prestianni, que deixou a bola rolar para a entada de área e de seguida encontrar o fundo das redes. O argentino foi titular pela segunda vez seguida no Mundial de Clubes, e até agora, quando esteve presente no onze inicial, os encarnados venceram a partida, como já haviam feito frente ao Auckland City.
Prestianni esteve ainda em destaque quando, na primeira parte, necessitou de assistência médica devido ao calor que se fez sentir à hora do jogo, em Charlotte. O encontro, que foi disputado no Bank of America Stadium, um estádio sem qualquer tipo de cobertura, começou às 15h00 locais e as temperaturas na cidade apontavam para os 36 graus e sensação térmica de 40. Os jogadores ficaram expostos ao sol o jogo inteiro e o jovem argentino foi um dos que sofreu mais com a exposição.
Na temporada de 2024/2025, Gianluca Prestianni – avaliado em 8 milhões de euros – leva apenas 13 jogos ao serviço do Benfica: oito na Liga Portugal Betclic, três neste Mundial de Clubes e dois na Taça de Portugal. Em 782 minutos, o argentino apontou dois golos duas assistências. O jovem prodígio dos encarnados tem contrato até 2029 e uma clausula de rescisão no valor dos 100 milhões de euros.
Confira aqui a publicação: