Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
27 Mar 2024 | 13:42 |
Neemias Queta voltou a marcar presença num jogo dos Maine Celtics, na G League. O poste internacional português brilhou na vitória da equipa frente aos College Park Skyhawks, por 127-112, na última madrugada, com o ex-Benfiquista a estar em grande destaque a nível defensivo e ofensivo.
O antigo basquetebolista do Benfica marcou 18 pontos e efetuou 9 ressaltos, tendo ainda registado três assistências e três desarmes de lançamento, fazendo acreditar em nova chamada de Joe Mazzulla para a equipa principal dos Celtics numa altura em que vão aproximando os play-offs da NBA.
Importante realçar que, com o seu atual contrato, o antigo craque do Benfica só poderá disputar até 50 jogos na NBA e estará impossibilitado de participar nos play-off’s. A hipótese do internacional luso ser presenteado com um novo contrato não está, contudo, descartada segundo Brad Stevens, diretor de operações dos Boston Celtics, que tem o português referenciado.
Esta época, ao serviço dos Boston Celtics, Neemias Queta conta com uma média de 4,6 pontos por partida, somando ainda 4,1 ressaltos e 0,5 assistências por jogo, tendo uma percentagem de 61,4% de lançamentos de campo concretizados.
Na última temporada, o antigo jogador do Glorioso alinhou em apenas cinco partidas oficias, pela equipa principal dos Sacramento Kings, registando uma média de 2,4 pontos, 0,2 assistências e 2,2 ressaltos às ordens do treinador Mike Brown.
Turma vermelha e branca esteve inspirada durante todo o encontro e fechou mais uma exibição de grande nível nas competições nacionais
10 Jan 2026 | 20:15 |
No final da tarde deste sábado, 10 de janeiro, a equipa de basquetebol do Benfica protagonizou um autêntico 'passeio' na visita ao reduto do Vasco da Gama. Em partida a contar para a 11.ª jornada da fase regular da Liga Betclic, os encarnados venceram de forma expressiva por 118-70.
Aaron Broussard, Temidayo Yussuf, Geno Crandall, Makram Ben Romdhane e Diogo Gameiro formaram o cinco inicial escolhido por Norberto Alves, que contou ainda, a partir do banco, com Eduardo Francisco, José Silva, Aleksander Dziewa, Koby McEwen e Jhonathan Andrade.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o Benfica entrou algo titubeante, revelando algumas dificuldades em travar os primeiros ataques do Vasco da Gama. Ainda assim, após assentar o jogo, as águias fecharam o primeiro período na frente, com um parcial de 26-20.
No segundo quarto, o Clube da Luz assumiu por completo o controlo da partida e não concedeu qualquer hipótese de reação ao adversário, chegando ao intervalo com uma vantagem confortável de 62-30. No terceiro período, o domínio encarnado manteve-se evidente, com o Benfica a ampliar a diferença e a fechar o parcial com uma vantagem de 32 pontos.
No quarto e último período, a formação vermelha e branca continuou sem facilitar e confirmou a superioridade, fixando o resultado final em 118-70. Com este triunfo, a equipa de Norberto Alves — que havia vencido o Esgueira na jornada anterior — sobe à liderança da Liga Betclic, com 20 pontos, ainda com um jogo em atraso.
Na última madrugada, o antigo poste do Benfica foi titular na equipa dos Celtics, onde teve a oportunidade de comprovar a evolução que tem demonstrado
08 Jan 2026 | 12:58 |
Neemias Queta somou mais um capítulo histórico na NBA. Na última madrugada, o basquetebolista, que fez a sua formação no Benfica, assinou uma exibição irrepreensível, na qual alcançou um feito inédito na liga norte-americana de basquetebol. A noite acabou por ser agridoce, uma vez que os Celtics saíram derrotados por 114-110.
A cumprir a segunda temporada ao serviço do emblema de Boston, o internacional português tem sido uma aposta cada vez mais segura e, frente aos Nuggets, registou um total de 20 ressaltos (10 ofensivos e 10 defensivos), uma marca nunca antes alcançada na NBA desde o seu formato atual, implementado em 1989.
Para tornar o feito ainda mais impressionante, Neemias Queta atingiu este registo histórico em menos de 25 minutos de jogo. Além dos 20 ressaltos, o antigo poste do Benfica somou ainda seis pontos, sendo que um dos cestos surgiu numa jogada de insistência que levou o banco dos Celtics à loucura.
Numa partida marcada por 26 trocas de liderança entre Nuggets e Celtics, ambas as equipas apresentaram ausências de peso. Do lado da formação de Boston, a equipa orientada por Joe Mazzulla — que elogiou Queta — não contou com Jayson Tatum. Já nos Nuggets, Nikola Jokic também esteve ausente.
No capítulo das estatísticas, o MVP do encontro foi Peyton Watson que, com 30 pontos e seis ressaltos, conduziu os Nuggets a uma vitória importante. Do lado dos Celtics, o jogador mais inconformado foi Jaylen Brown, que terminou com 33 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.
Formação vermelha e branca teve de suar para superar um adversário que, em teoria, parecia mais acessível, mas resultado acabou por sorrir às águias
03 Jan 2026 | 17:05 |
A equipa de basquetebol do Benfica arrancou 2026 com mais uma vitória. Na tarde deste sábado, os pupilos de Norberto Alves receberam e venceram a equipa do Esgueira por 81-72, em jogo a contar para a 10.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, disputado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.
Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes formaram o cinco inicial das águias. Ao longo do encontro, Norberto Alves lançou ainda Eduardo Francisco, Justice Sueing, Temidayo Yussuf, Diogo Gameiro e Daniel Relvão.
Desde o apito inicial, o Benfica assumiu as despesas do encontro e marcou o ritmo da partida. No entanto, o Esgueira revelou maior eficácia nos primeiros minutos e terminou o primeiro parcial na frente, por 21-19, surpreendendo os adeptos presentes.
No segundo período, as águias reagiram de forma convincente, corrigiram os erros e, com uma melhor abordagem defensiva, venceram o parcial por 30-21, chegando ao intervalo a liderar por 49-42. Já no terceiro quarto, para desilusão dos encarnados, o Esgueira voltou a superiorizar-se, venceu por 20-13 e reduziu a desvantagem para apenas um ponto (62-61).
No último período, o Benfica teve de suar para garantir o triunfo diante de um adversário determinado. Ainda assim, a equipa orientada por Norberto Alves acabou por fechar o encontro com uma vitória por 81-72. Com este resultado, na sequência da vitória em Braga, o Glorioso mantém-se na liderança do campeonato, com 18 pontos.