
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Jul 2025 | 06:58 |
Maxi Araújo deve ser baixa do lado do Sporting para a Supertaça diante do Benfica. De acordo com as últimas informações, o internacional pelo Uruguai continua lesionado, tendo falhado a última sessão de treinos dos leões, algo que é do agrado de Bruno Lage, dado a importância do atleta para Rui Borges.
Assim sendo, e tendo em conta que o Sporting colocou providências cautelares para atrasar os castigos a Geovany Quenda, Zeno Debast e Matheus Reis, é altamente provável que o brasileiro seja titular do lado esquerdo dos verdes e brancos, isto se Rui Borges optar por alinhar com um sistema de três centrais.
Do lado do Benfica, Bruno Lage parece ter poucas dúvidas quanto à equipa inicial. Com o negócio João Félix a ter ido por água abaixo, o técnico do Benfica deve utilizar um 11 titular muito semelhante ao que venceu o Fenerbahce na Eusébio Cup, por 3-2. A maior dúvida será mesmo a continuidade ou não de João Veloso.
Assim sendo, Anatoliy Trubin (GR), Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, João Veloso, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis deverão ser os eleitos de Bruno Lage para o Benfica – Sporting, da Supertaça, que dá início, de forma oficial, à temporada 2025/26.
A Supertaça Cândido de Oliveira entre Benfica e Sporting está agendada para o próximo dia 31 de julho (quinta-feira), às 20h45, no Estádio do Algarve. O encontro marcará o arranque oficial da temporada e os encarnados querem vingar o desaire sofrido na final da Taça de Portuga, após a agressão de Matheus Reis a Andrea Belloti.
Internacional turco que fez o gosto ao pé na Eusébio Cup, diante do Fenerbahçe, está na mira do histórico emblema do seu país
29 Jul 2025 | 06:38 |
Kerem Akturkoglu vai continuar no Benfica na presente temporada. Ao que tudo indica, e apesar do forte interesse do Besiktas, o extremo de 26 anos dos encarnados já terá tomado uma decisão final sobre o seu futuro no Clube da Luz e pretende afirmar-se, cada vez mais, com o Manto Sagrado.
“Estão renovadas as esperanças de Akturkoglu em relação à próxima época. A saída durante este mercado de transferências chegou a ser um cenário muito provável. Agora, o extremo acredita que poderá ter um papel importante na equipa encarnada”, revela o jornal Record, na edição desta terça-feira.
De acordo com a mesma fonte, o voto de confiança de Bruno Lage, que o colocou como titular na Eusébio Cup, frente ao Fenerbahçe, terá sido muito importante para a decisão de Kerem Akturkoglu em ficar no Benfica. De resto, o extremo marcou o primeiro golo do encontro diante dos turcos.
Quanto ao interesse do Besiktas em Kerem Akturkoglu, o Benfica nunca chegou a receber uma proposta oficial, mas o novo emblema de Orkun Kokçu estaria na disposição de chegar aos 25 milhões de euros pelo atleta. Ao que parece, o Clube da Luz só aceitaria libertar o jogador por 30M.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências, sendo peça muito importante na turma de Bruno Lage.
Internacional croata de 21 anos está na mira dos encarnados e negócio está próximo de estar fechado, mas há concorrência de peso
29 Jul 2025 | 06:28 |
Franjo Ivanovic continua muito perto de assinar pelo Benfica, mas o negócio não está, ainda, fechado. Rui Pedro Braz viajou ontem para a Bélgica para tentar fechar o acordo com o Union Saint-Gilloise, mas, segundo as últimas informações, os encarnados contam com bastante concorrência pelo ponta-de-lança.
“As conversas entre o Union Saint-Gilloise e o Benfica por Franjo Ivanovic continuam a bom ritmo. Há várias equipas que querem impedir o negócio, mas o Benfica continua na pole position. O negócio pode ficar fechado nos 25 milhões de euros. Há um acordo verbal com o jogador para um contrato até 2028”, revela Florian Plettenberg, conhecido jornalista da Sky Sports alemã.
O acordo entre o Benfica e o Union Saint-Gilloise por Franjo Ivanovic deve ficar selado nos 20 milhões fixos, mais 5 mediante a concretização de determinados objetivos individuais. Os belgas deverão ficar com uma percentagem de uma futura mais-valia, algo essencial para a concretização do negócio.
O Benfica olha para Franjo Ivanovic como a concorrência perfeita para Vangelis Pavlidis. O lugar do grego como titular não está de todo em causa, mas Bruno Lage quer subir a competitividade do plantel e o internacional croata de 21 anos encaixa na perfeição nessa ideia do técnico português.
Na temporada de 2024/25, com a camisola do St. Gilloise, Franjo Ivanovic - avaliado em 13 milhões de euros - fez 19 golos e assistiu os companheiros por cinco ocasiões, ao longo de 45 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 4.198 minutos, sendo o segundo melhor marcador da equipa belga.
Guardião dos encarnados tem dado nas vistas nos últimos meses, nomeadamente no Mundial de Clubes, e conta com alguns interessados
29 Jul 2025 | 03:00 |
Anatoliy Trubin - que obriga as águias a preparar a sua sucessão - tem qualidade para defender a baliza de um gigante europeu. A opinião é de Ricardo Rebelo-Gonçalves, treinador de guarda-redes do Caldas. Em exclusivo ao Glorioso 1904, o autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’, defende que a evolução do ucraniano tem sido notável.
Trubin num gigante europeu? Ricardo Rebelo-Gonçalves: “Cada vez mais competente"
“A passagem de Trubin pelo Benfica tem servido de montra de excelência para as suas capacidades e tem consolidado a sua reputação a nível internacional. A verdade é que Trubin tem demonstrado uma evolução nos tempos mais recentes. Evolução essa que o torna cada vez mais competente e capaz de ser guarda-redes para clubes de ligas superiores e que disputem troféus”, começou por referir Ricardo Rebelo-Gonçalves, elogiando o guardião das águias.
O treinador de guarda-redes do Caldas lembra destaca a resiliência do titular do Benfica: “Não é por acaso que Trubin tem disputado a baliza da seleção ucraniana com Andriy Lunin, guarda-redes do Real Madrid. Se numa fase inicial pareceu existir um desfasamento entre aquilo que era a expectativa e o momento de desenvolvimento individual do guarda-redes ucraniano, a sua resiliência e caráter demonstram a sua capacidade de manter o foco e o desempenho sob pressão”.
Ricardo Rebelo-Gonçalves: “Potencial de evolução de Trubin tornam-no alvo apetecível para gigantes europeus”
“Trubin é imponente pelas suas características morfológicas e antropométricas, o que lhe dão uma grande presença na baliza. Mas, para além disso, tem sido um guarda-redes cada vez mais consistente, com maior capacidade de intervir decisivamente no jogo, particularmente em contextos de 1x1 ou defesa de baliza. O seu potencial de evolução tornam-no num alvo apetecível para gigantes europeus”, defende Ricardo Rebelo-Gonçalves, abordando uma eventual saída do ucraniano do Benfica.
Por fim, Ricardo Rebelo-Gonçalves, autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’, traça o perfil de um guardião de excelência no futebol moderno: “Um guarda-redes de topo será aquele que se consegue adaptar com mais facilidade aos diferentes momentos e contextos de jogo e ter recursos que lhe possibilitem não só identificar o problema, mas como arranjar ou fazer emergir soluções capazes para o sucesso da equipa. Aqui, o timing de ação é determinante e dependente da perceção e da decisão, isto é, da sua consciência tática ou do seu comportamento de pesquisa visual e reconhecimento de padrões. Os guarda-redes de topo são, então, capazes de recolher informação pertinente com maior velocidade e precisão, e consequentemente, tomar decisões eficazes”.