
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
O Benfica superou o FC Porto nos dois primeiros jogos da final do play-off da Liga Betclic e está apenas a uma vitória de se sagrar tetracampeão. O terceiro jogo está marcado para sexta-feira, dia 13 de junho, às 19h00, no Dragão Arena.
Apesar das duas vitórias do Benfica (95-94) (89-81), Norberto Alves, treinador dos encarnados, acredita que nada está decidido, devido à qualidade do adversário: “Estamos preparados para 1 jogo, 2 ou 3 jogos. Nada está garantido. Do outro lado, há uma grande equipa de basquete. Como se viu aqui nos jogos [na Luz], basta um ou dois minutos em que estamos abaixo daquilo que eu disse antes de começar o play-off, de que tínhamos de nos transcender... E, quando estamos um pouco abaixo, já é muito difícil. Portanto, voltamos a ter de nos transcender em termos de qualidade, acreditar no colega ao lado, manter a humildade. É assim com este espírito que nós vamos”.
"Apesar de ser uma final, é evidente que temos um plano de jogo que temos de cumprir, e que [os jogadores] estejam focados e concentrados no plano de jogo. Mas eu penso que este salto de qualidade teve que ver com o facto de nestas últimas quatro semanas termos a equipa disponível para treinar. Não são apenas as palavras que fazem com que as equipas melhorem na defesa, ou como correm, ou como no ataque movem a bola. Tem que ver com o trabalho diário. Não há milagres aqui, não há uma palestra mágica. Sinceramente, se houver, eu não sei qual é", sublinhou o treinador.
Norberto Alves: "A única hipótese de podermos vencer o FC Porto é defender com a qualidade máxima
A final é decidia à melhor de 5, o que significa que, basta uma vitória para o Benfica vencer o campeonato pela quarta vez consecutiva. Norberto Alves rejeita euforias, mas mantém a crença nos jogadores: “Acredito no trabalho diário dos rapazes, vai ser duro, vai ser muito difícil. É bom que as pessoas não entrem em euforias. Nós não estamos assim, a equipa não está assim. Nós estamos concentrados no que temos de fazer. E é assim que vamos para o jogo".
"É evidente que a gestão das cargas de treino é muito importante e, portanto, temos de estar sempre a trabalhar e melhorar pequenos detalhes, para tentar evitar pequenos erros, quando analisamos os vídeos com a equipa. Agora, a gestão das cargas é muito importante. É final de época, as equipas estão cansadas e é decisivo irmos com a máxima frescura física, digamos assim, para estes jogos", concluiu o treinador do Benfica.
Conforme foi anunciado pelos vermelhos e brancos, Clube revelou que não renovou contrato com atleta que foi peça fundamental no percurso atual das águias
|
É oficial: o Benfica acabou de confirmar que terminou a sua ligação contratual com Raphaella Monteiro, atleta da equipa de basquetebol feminino das águias, Na nota de despedida, o Clube da Luz agradeceu o contributo dado pela brasileira e salientou as suas conquistas de águia ao peito.
“O Sport Lisboa e Benfica informa que terminou a sua ligação com a basquetebolista Raphaella Monteiro”, pode se ler no comunicado emitido pelos encarnados. A basquetebolista terminou assim a sua segunda passagem pelos vermelhos e brancos, depois de ter ajudado as águias a conquistar o bicampeonato nacional.
Esta tinha sido a sua segunda presença nos quadros da Luz, onde entrou no decorrer da época de 2023/24, onde conquistou dois Campeonatos Nacionais, onde foi eleita MVP na final de 2024/25, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça Vítor Hugo, onde também foi eleita a melhor da série.
Antes, Raphaella Monteiro, que considera o Benfica como a sua segunda casa, reforçou a seção de basquetebol dos vermelhos e brancos em 2021, onde também conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, duas Supertaças, duas Taças da Federação e uma Taça Vítor Hugo (MVP em 2022/23).
No final do boletim informativo, o Clube da Luz deixou uma mensagem de despedida à basquetebolista, onde agradeceu toda a sua dedicação ao Manto Sagrado: “A Raphaella Monteiro, o SL Benfica agradece todo o seu empenho e qualidade enquanto representou as cores do Clube, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro”.
Em conferência de imprensa, onde abordou o momento de transição entre duas temporadas, dirigente do conjunto de Boston deixou algumas palavras sobre luso
|
Prestes a entrar na nova temporada, os Boston Celtics preparam para sofrer uma grande razia no que diz respeito ao plantel. No entanto, Neemias Queta vai ser um dos sobreviventes e o posto português, que passou pelo Benfica, mereceu rasgados elogios da parte de Brad Stevens, presidente do clube.
Brad Stevens sobre Neemias Queta: “O Neemy tem grandes hipóteses de ter impacto aqui”
Em conferência de imprensa, o dirigente norte-americano fez um rescaldo da temporada e das saídas. Porém, antes disso, fez questão de falar sobre o basquetebolista luso: “Vamos descobrir. Acho que tivemos um luxo incrível com Luke e Neemy como 3.º e 4.º postes. Porque penso que eles são muito melhores do que isso. Luke terá um incrível impacto em San Antonio e acho que o Neemy tem grandes hipóteses de ter impacto aqui”.
Apesar da juventude na posição de poste, Brad Stevens aponta que os dois atletas, se mostrarem compromisso, vão conseguir alcançar grandes feitos: “Irá ser por comprometimento. Esse grupo não será o que as pessoas viram no papel o que fizeram até agora nas suas carreiras, como a nossa posição mais forte, mas dependerá deles provar o contrário”.
Brad Stevens sobre Kornet e Harford: “Teríamos adorado ter ficado com os dois”
Com as saídas de Luke Kornet e de Al Horford, que vão surgir como free agents no próximo mercado da NBA, o presidente dos Celtics deixou um desabafo sobre a antiga concorrência para Neemias Queta: “Teríamos adorado ter ficado com os dois, mas diria que isso é pouco provável. E a única razão pela qual não tenho falado sobre o Al é porque ainda não é definitivo”.
Por fim. Brad Stevens frisou que quer ver os novos reforços e mais jovens da equipa a jogar na Liga de verão de Las Vegas, entre 10 e 20 de julho, à qual esta temporada Neemias Queta não participará, por ir entregar o estágio da Seleção Nacional para a fase final do EuroBasket-2025, onde Portugal está integrado no Grupo A, em Riga, juntamente com a Sérvia, Rep. Checa, Letónia e Turquia, Estónia.
Rui Costa 'despacha' atleta, que integrou o plantel das águias no último verão, abandonando a Catedral ao fim de uma temporada
|
É oficial: Tyler Stone diz adeus à equipa de basquetebol do Benfica, após sagrar-se campeão de águia ao peito. O Clube da Luz deu conta da saída do extremo norte-americano, através dos meios de comunicação, despedindo-se do atleta, que cumpriu apenas uma temporada na Catedral.
Os rumores acabam por se confirmar e Tyler Stone não vai continuar a envergar o Manto Sagrado e integrar a equipa orientada por Norberto Alves. Na mensagem de despedida, o Benfica relembra o facto do base/extremo ter integrado o plantel que alcançou o tetracampeonato nacional de basquetebol.
"Chegado ao Clube no último verão, o jogador norte-americano fez parte da caminhada do SL Benfica rumo à conquista do tetracampeonato nacional. A Tyler Stone, o SL Benfica agradece todo o profissionalismo e empenho, desejando-lhe as maiores felicidades", pode-se ler na nota oficial partilhada pelas águias no site.
É importante referir que, ainda não se conhece qual será o próximo destino de Tyler Stone. O Benfica, recentemente, também, se despediu de José Barbosa. O atleta não renovou contrato com Rui Costa e acabou por explicar, em entrevista à BTV, que a sua saída da Luz está relacionada com motivos pessoais.
Na temporada desportiva de 24/25, Tyler Stone representou o basquetebol do Benfica em 26 encontros: quatro na Liga dos Campeões, 17 no Campeonato Nacional, três na Taça da Liga e mais dois na Taça de Portugal. O base/extremo, de águia ao peito, registou 402 pontos, 41 assistências e 94 ressaltos.