
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Out 2025 | 10:39 |
O dia 14 de outubro é uma data importante para o universo Benfiquista. António Oliveira, mais conhecido como Toni, celebra hoje o seu aniversário. O nome incontornável da história do Benfica, durante a segunda metade do século XX, ceomemora o seu 79.º aniversário, O atleta português foi jogador e treinador com os encarnados.
Nascido a 14 de outubro de 1946, natural de Anadia, toda a sua vida esteve ligado ao futebol, o que também incluí o seu filho, com o mesmo nome, que também é treinador. A sua carreira começou no Anadia, na época de 1962/63, onde integrou o plantel dos sub-19 do emblema da sua terra natal. Foi lá que começou a brilhar, acabando por captar o interesse do Benfica.
Antes de integrar o Clube da Luz, que aconteceu na temporada de 1968/69, a lenda do Glorioso ainda cumpriu algumas temporadas em Voimbra, ao serviço do histórico Académica. Já de àguia ao peito, Toni passou a ser uma das principais fuguras do Benfica no final dos anos 60, até meados dos anos 70, onde rumou para os Estados Unidos da América. Porém, regressou à catedral, ainda como jogador, no início da d+ecada de 80, onde terminou a sua carreira de futebolista.
No entanto, sabe-se que a ligação de Toni com o Benfica não ficou apenas pela sua carreira enquanto jogador de futebol. Depois de pendurar as chuteiras, o antigo Benfiquista começou logo na temporada de 1982/83 a desempenhar funções como treinador adjunto, cargo que ocupou até à época de 1987/88, quando assumiu o comando técnico das águias. Voltou a fazê-lo entre 1992 e 1994 e a sua terceira passagem pelo banco aconteceu entre 2000 e 2002.
Com uma ligação de mais de quatro décadas com o Benfica, enquanto jogador e treinador, fizeram de Toni uma das grandes figuras do panteão encarnado. Ao todo, Toni Oliveira, enquanto joagdor, somou 393 jogos como Manto Sagrado, onde apontou 24 golos. Na qualidade de futebolista e treinador das águias, a lenda conquistou 10 campeonatos nacionais, seis Taças de Portugal e uma Supertaça.
Imprensa destaca impacto que Mourinho tem tido no plantel e revela que treinador português está a acompanhar evolução de certos atletas
14 Out 2025 | 09:56 |
José Mourinho, desde que assumiu o comando técnico dos encarnados, tem tido uma abordagem exemplar no que diz respeito à prata do Benfica. Segundo as últimas informações, o Special One está decidido a dar oportunidades a três jovens: João Rego, João Veloso e Gonçalo Moreira.
Escreve o jornal A Bola, na edição desta terça-feira, 14 de outubro, que o treinador das águias quer aproveitar o talento que tem sido produzido no Seixal. Começando por João Rego, o médio não teve praticamente nenhum minuto somado com Bruno Lage, Já com José Mourinho, a história foi diferente: foi aposta nos encontros diante do AVS e Gil Vicente, como também somou minutos conbtra o Porto.
João Veloso é outro exemplo do que José Mourinho pretende fazer com a formação. O jovem médio, é visto como uma alternativa a Enzo Barrenechea. Pela mão do Special One, o português somou minutos diante do Gil Vicente e figurou nas fichas de jogo das partidas contra o AVS e Rio Ave, para o campeonato, e Chelsea, na deslocação a Londres, para a Liga dos Campeões.
Por último, mas não o menos importante, José Mourinho tamb+em está de olho no talento de Gonçalo Moreira, Apesar de ainda não ter somado nenhum minuto com o Special One, o jovem de 19 anos tem tido presença em algumas das convocatórias e pode estar próximo de fazer a sua estreia. No final da partida diante o Gil Vicente, o setubalense admitiu apreciar muito as qualidades do jogador.
Recorde-se que o BVenfica já arrancou os trabalho de preparação para o duelo com o Chaves, que começou na passada segunda-feira, 13 de outubro. O duelo de estreia na Taça de Portugal, no dia 17 de outubro pode muito bem ser a partida ideal para José Mourinho voltar a apostar neste trio de talentos das águias.
Em entrevista, conhecido nome dos portistas reagiu ao resultado obtido na partida diante das águias e mostrou-se resignado com desfecho
14 Out 2025 | 09:21 |
O Clássico entre o Benfica e o Porto aconteceu a 5 de outubro, porém, quase dez dias depois, o tema continua bem e a merecer todo o tipo de opiniões. Em entrevista, o médio dos dragões, Alan Varela comentou a partida diante do rival, revelando o que o plantel sentiu com o resultaod e ainda falou sobre Rui Costa.
Alan Varela: "A verdade é que sentimos que perdemos dois pontos"
À conversa com o jornal A Bola, o internacional argentino falou sobre o Clássco, revelando que a equipa sentiu no final do encontro: "A verdade é que sentimos que perdemos dois pontos. Nós queremos ganhar sempre, todos os jogos. Essa é a realidade. Enfrentamos cada jogo para ganhar, não queremos perder ou empatar".
Sobre o encontro em si, Varela recordou que este duelos são sempre um caso à parte no futebol português: "Os clássicos são jogos à parte, em que não importa o momento de cada equipa. Mas acho que demonstrámos que queríamos ganhar, do primeiro minuto ao último minuto. Não ficámos satisfeitos com o resultado, de modo algum"
Alan Varela: "Não ganho nada por falar sobre isso. Temos de pensar no próximo jogo"
Questionado acerca da estratégia adotada pelo Benfica, o portista afirmou o seguinte: "Não vou opinar sobre o rival... Acredito que terão as suas razões para abordarem cada jogo de uma determinada forma, mas não penso nisso. Só penso no que nós fazemos e acredito que fizemos as coisas bem".
Por fim, Varela abordou a possibilidade de Rui Costa de avançar com uma queixa contra si: "Cada um tem a sua opinião. Houve muitas jogadas em que talvez não tenham sido assinaladas faltas a nosso favor, mas esse jogo já é passado. Não ganho nada por falar sobre isso. Temos de pensar no próximo jogo".
Imprensa revela que selecionador nacional conta com mais opções para este segundo encontro, o que lhe permite ter mais manobra para apresentar melhor onze
14 Out 2025 | 07:25 |
Portugal entra em campo, esta noite, 14 de outubro, para defrontar a Hungria, naquele que pode ser o encontro que irá ditar a qualificação nacional para o Campeonato do Mundo. A preparar o duelo frente aos húngaros, Roberto Martínez estudo um possível onze inicial e tudo indica que João Félix, antigo craque do Benfica, terá entrada direta.
Escreve o jornal Record, na edição desta terça-feira, que o avançado de 25 anos - que está recuperado da sua lesão - já treinou ontem sem qualquer tipo de limitação, o que lhe dá luz verde para a ir a jogo e até ser lançado na equipa titular das quinas.
Esta hipóteses de entrar no onze inicial ficou no ar depois de Roberto Martínez ter confirmado que haverá algumas alterações no encontro diante da Hungria: "O importante é ter uma equipa com energia e clareza. Não é só o onze. Acho que é importante que todos estejam preparados para um jogo exigente. Normalmente fazemos sempre duas ou três trocas. Faz parte do que trabalhamos".
Depois de ficar de fora da ficha de jogo, no encontro de sábado, diante da Irlanda. Félix deve ser titular diante os húngaros e o diário desportivo acrescenta que o camisola 11 das quinas deve render Pedro Neto. Assim, o ex-Benfica faz novamente companhia a Cristiano Ronaldo no tridente ofensivo, que pode ficar completo com a presença de Bernardo Silva, ou de Francisco Trincão, autor da assistência que deu o triunfo diante dos irlandeses.
Recorde-se que Portugal entra em campo esta noite, às 19H45, no Estádio José Alvalade, odne vai defrontar a Hungria. Depois do 3-2 em Budapeste, a equipa das quinas vai tentar repetir o triunfo, a fim de conseguir carimbar o apuramento direto para o Campeonato do Mundoa, que irá decorrer no próximo ano.