Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
13 Jun 2023 | 10:39 |
O técnico encarnado da equipa de basquetebol, Norberto Alves, considera que a equipa encarnada foi a justa vencedora do Campeonato Nacional, fazendo o ‘bi’, e afastou todas polémicas que o troféu trouxe.
“Uma grande dinâmica de grupo. Nós somos uma equipa mais veterana, mas existe uma disciplina e uma amizade incrível entre todos. Quando chegamos a estes momentos difíceis e de decisão, é isso que muitas vezes nos faz resistir nos momentos menos bons. Nunca podemos perder o foco. São uns rapazes fantásticos. Quanto a mim, limitei-me a liderá-los, dizer para onde íamos e como é que íamos. Fomos a melhor equipa do campeonato. Falou-se muito no jogo 1 desta final. Houve pessoas que foram ver o ‘slow motion’ e não viram nada. Mas se virem essa situação, o Broussard sofre falta assim que recebe a bola. Eram dois lances livres. As pessoas que querem tirar o mérito dessa vitória, que não mintam. Nunca podem tirar o mérito a estes rapazes. Fomos a melhor equipa da fase regular. Fomos o melhor ataque e a melhor defesa da prova. A equipa que melhor partilhou a bola”, começou o técnico encarnado, em declarações ao Record.
“Demos um passo muito grande. Primeiro apurámo-nos contra grandes equipas e durante a fase regular conquistámos algo que era impensável para uma equipa do basquetebol português. Fomos ganhar a uma equipa do ACB, ganhámos ao Limoges, que já foi campeão europeu. Ganhámos em Riga. Ficámos a um pequeno passo quando perdemos em Istambul. É importante o Benfica ter um bom projeto Europeu. É possível melhorar cada vez mais”, avaliou a caminhada na Europa.
“Não vou comentar o que se passou, queremos apenas que não existam dois pesos e duas medidas. Festejar sem a taça? Festejar é festejar. Merecemos muito ganhar. Foi bom virmos aqui e estarmos com os nossos adeptos”, fomentou sobre os polémicos festejos.
“No ano passado pedi-lhe para ficar mais um ano, mas agora ele é que tem que dizer. É um grande capitão e um grande homem. E para não acontecerem certas coisas que aconteceram durante o campeonato, todos os treinadores se devem lembrar de uma coisa: Antes de treinarmos jogadores, treinamos homens. É o que procuro sempre”, terminou sobre Tomás Barroso.
Os acontecimentos que se deram depois de levantada a Taça continuam à espera de seguimento, mas o técnico encarnado não alimentou polémicas, depois do comunicado oficial das águias.
Após um triunfo importante na taça, no decorrer da semana anterior, conjunto encarnado entrou novamente em ação na tarde deste sábado, 1 de novembro
01 Nov 2025 | 18:04 |
Em mais um fim-de-semana de modalidades, o Benfica viajou até ao minho, para defrontar o Vitória Guimarães, em mais um jornada da Liga Betclic de basquetebol. Com uma prestação equilibrada entre as duas equipas, no final dos quatro parciais de tempo, o resultado ficou em 87-76, para o Glorioso.
Este é o segundo duelo, no espaço de uma semana, entre as duas equipas. Durante o fim-de-semana passado, a equipa encarnada recebeu e venceu os vimaranenses por um resultado expressivo, numa partida a contar para a Taça. Agora, a contar para o campeonato, Norberto Alves voltou a contar com o seu melhor quinteto: Makram Ben Romdhane, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Koby McEwen e José Silva.
Com a partida a decorrer no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimara~es, a equipa vermelha e branca entrou mal n primeiro quarto de tempo, com a equipa da casa a surpreender com a sua eficácia. Durante o descanso inicial, o Clube da Luz perdia por uma desvantagem de 9 pontos, com o marcardor a registar 27-18.
No segundo parcial de tempo, o Benfica reagiu e conseguiu virar o resultado a seu favor, contudo, por uma margem mínima de apenas um ponto. No fim do segundo quarto de hora, as águias venceram por 23-12, indo para o intervalo com o marcador a registar 40-39. No terceiro tempo, as águias voltaram a ser felizes, porém, tiveram que suar perante um Vitória mais consistente. O parcial fico 23-21 para o conjunto de Norberto Alves.
No segundo tempo, o Clube da Luz voltou a superiorizar-se e fechou o resultado final em 87-76, Com este triunfo, as águias seguem invictas no Campeonato Nacional e na liderança. O Próximo duelo está agendado para o dia 5 de novembro, com o Glorioso a regressar aos palcos europeus, ao receber o Le Mans. O encontro vai decorrer no Pavilhão da Luz, a partir das 17H30.
Encarnados sofreram pesado desaire em jogo das competições europeias e revolta fez-se sentir nas redes sociais do Clube da Luz
30 Out 2025 | 08:24 |
O basquetebol feminino do Benfica, ao contrário do voleibol, foi, na passada quarta-feira, derrotado pelo Universitario de Ferrol, por 109-58. Em jogo a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Euro Cup, as águias não conseguiram contrariar o favoritismo do emblema espanhol, que dominou o encontro por completo.
O começo da partida foi desastroso para o basquetebol feminino do Benfica. No final do primeiro quarto, as águias tinham marcado apenas seis pontos contra os 24 do Universitario de Ferrol. O resto da contenda seguiu sempre nesta toada, o que resultou numa diferença significativa, de 51 pontos.
Com este desaire, o Benfica registou a quarta derrota na Euro Cup e segue no último lugar do grupo K. O Ostrava é terceiro (cinco pontos), o Zaglebie Sosnowiec segundo (sete pontos) e o Universitario de Ferrol primeiro (oito pontos). A qualificação para a próxima fase está, desta forma, fora de hipótese.
Nas redes sociais, alguns adeptos dos encarnados mostraram a sua revolta e exigiram medidas ao líder das águias: “Uma modalidade ao abandono. O Rui Costa nem sabe que existe esta modalidade no Benfica e o vice das modalidades está a bater com os costados no tribunal acusado de usar o clube em benefício próprio”.
O basquetebol feminino do Benfica volta a entrar em ação no próximo domingo, 2 de novembro, às 18h00, na visita ao reduto do Imortal. O jogo é relativo à quinta jornada da Liga Betclic Feminina de Basquetebol, em que as águias ocupam o segundo lugar, com sete pontos (três vitórias e uma derrota).
Neste arranque de mais uma temporada da NBA, antigo basquetebolista das águias foi um dos destaques da noite, contudo, ficou sem motivos para sorrir
27 Out 2025 | 16:31 |
Os Boston Celtics continuam a desiludir neste arranque de temporada. Os campeões nacionais, coroados em 2023, somaram o terceiro desaire da época, ao caírem perante os Detroit Pistons (119-113). No entanto, apesar da derrota, o antigo basquetebolista do Benfica, Neemias Queta, esteve em bom plano.
Novamente aposta para o técnico dos irlandeses, Joe Mazzula, o antigo poste dos encarnados - que participou no EuroBasket - foi titular na partida frente ao conjunto de Detroit, onde somou um total de 28.30 minutos em campo, registando quatro pontos, três ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e três desarmes de lançamento.
Depois de perder os dois encontros inciais, a equipa de Boston até entrou melhor na partida, acabando por vencer o primeiro parcial por 33-24. No entanto, a equipa da casa soube reagir e conseguiu interver a situação no segundo quarto de hora, ao bater os Celtics por 36-25, indo para o intervalo com o marcador fixado em 58-50.
Apesar da desvantagem, os Pistons estavam motivados pelo segundo parcial e conseguiram inverter a desvantagem durante o terceiro quarto de hora, onde chgaram ao descanso a vencer por 94-81, com mais 13 pontos que os Celtics de Neemias Queta. No entanto, os Celtics ainda estiveram perto de reverter a situação, porém a falta de eficácia impediu que o conjunto de Boston saísse com o triunfo.
Na equipa do antigo poste do Benfica, Jaylen Brown foi o mais inconformado, ao carregar a equipa, depois de contribuir com 41 pontos e quatro assistências. Do lado da equipa vitoriosa, os Pistons contaram com a inspiração de Jalen Duren, 24 pontos e 17 ressaltos, Ausar Thompson, 21 pontos e 12 ressaltos, e dos 25 pontos de Cade Cunningham.