Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Turcos garantem: antigo colega de Akturkoglu pode estar a caminho do Benfica

Camisola 17 do plantel de Bruno Lage poderá vir a reencontrar companheiro na Luz, segundo as mais recentes informações de mercado

Antigo companheiro de Kerem Akturkoglu pode estar muito perto de ser reforço do Benfica
Antigo companheiro de Kerem Akturkoglu pode estar muito perto de ser reforço do Benfica

  |

Icon Comentário0

Hakim Ziyech prepara-se para abandonar o Galatasaray, após um desentendimento com o treinador, Okan Buruk. Esta notícia interessa ao Benfica, uma vez que o jogador marroquino poderá vir a reencontrar o antigo companheiro, Kerem Akturkoglu, na Luz. 


Segundo informa a imprensa turca, através do portal Fanatik, Hakim Ziyech quer 'romper' a ligação com o Galatasaray e o Clube da Luz surge como possível opção para o internacional por Marrocos. Ao que tudo indica, o antigo avançado do Chelsea está aberto a opções e o Benfica surge, então, como alternativa.


A mesma fonte indica que o antigo colega do extremo do Benfica, Akturkoglu, pretende abandonar o emblema turco já no próximo mercado de transferências. Nesse sentido, Hakim Ziyech poderá rumar à Luz já em janeiro, sem que Rui Costa precisasse de ir aos cofres encarnados, uma vez que o atleta viria a 'custo zero'. 


Importa referir que, a tensão com o técnico do Galatasaray, Okan Buruk, veio a público quando Hakim Ziyech 'rasgou' o treinador em declarações à imprensa. "O Galatasaray acabou para mim. Disse-lhes que me quero ir embora em janeiro. Já nem me perguntam nada, faço o que bem entendo. Nunca vi um treinador tão mau como o Okan Buruk", referiu o atleta, que já passou pelo Chelsea. 

Esta temporada, com a camisola do Galatasaray, Hakim Ziyech - atualmente avaliado em 7 milhões de euros - marcou presença em 11 jogos: 3 na Liga Europa, 2 na Liga dos Campeões, 5 na Liga Turca e 1 na Supertaça. Nos 320 minutos registados, o avançado marroquino conta com uma assistência. 


Com contrato até junho de 2025, Hakim Ziyech chegou ao Galatasaray em 2023, por via de empréstimo do Chelsea. O avançado assinou a título definitivo com o antigo clube de Kerem Akturkoglu antes do arranque da presente temporada, no entanto, agora, está em rota de colisão com os turcos. 


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Estatutos do Benfica? João Diogo Manteigas faz análise

Candidato à presidência do Clube da Luz esteve à conversa com o nosso Jornal, onde comentou a atualidade dos encarnados

xclusivo Glorioso 1904 -  O candidato à presidência do Benfica, João Diogo Manteigas, esteve à conversa com o nosso jornal
xclusivo Glorioso 1904 - O candidato à presidência do Benfica, João Diogo Manteigas, esteve à conversa com o nosso jornal

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 esteve à conversa com João Diogo Manteigas, candidato à Presidência do Benfica, que deu a conhecer a sua opinião quanto às alterações dos Estatutos do Clube. Relativamente às mudanças ocorridas, o jurista português considera que foram positivas. 


"Os Sócios permitiram que o Clube desse um salto qualitativo enorme por comparação a uma verdadeira manta de retalhos que se encontrava em vigor desde a última alteração em 2010", começou por avaliar o conhecido Sócio Benfiquista, que enumerou as mudanças mais positivas nos Estatutos. 


"A imposição do voto físico e apenas excecionalmente o eletrónico mediante determinadas condições. Listas separadas que permitirão a verdadeira isenção e independência no exercício dos cargos pelos futuros membros dos órgãos sociais, uma 2.ª volta em atos eleitorais que fará alcançar um consenso e unanimidade dos votos dos sócios, uma nova Assembleia Geral que abrirá a porta ao debate transparente sobre a gestão efetuada em épocas anteriores no futebol e todas as modalidades do Clube para aproximar a direção dos associados, terminando com um voto de louvor de censura", disse.


João Diogo Manteigas: Os Sócios permitiram que o Clube desse um salto qualitativo enorme

"Ficou apenas por aproximar uma única coisa: a diferença dos votos entre sócios. Trata-se de uma boa alteração por diminuir a referida diferença mas podíamos ter ido mais longe", frisou, no entanto, João Diogo Manteigas. 


Casas do Benfica sem poder de voto

Uma das alterações que mais foi evidenciada após a Assembleia Geral Extraordinária foi o facto das Casas do Benfica ter ficado sem o direito de voto nas AG's do Clube. Quanto a esta alteração, o candidato à Presidência do Benfica foi perentório. 

"As Casas do Benfica são polos agregadores de benfiquismo, locais específicos de debate para pensamento livre, comemoração e defesa do Benfica. As Casas dependem do puro associativismo autónomo e sustentável e não devem ser constituídas ou promovidas com base naquilo que o Benfica lhes poderá atribuir. Elas não perdem valor por deixarem de ter direito de voto nas AG’s do Clube", salientou João Diogo Manteigas, em conversa, em exclusivo, com o Glorioso 1904. 

"Os seus votos nunca poderiam ser vistos como prova de reconhecimento de disseminação da palavra benfiquista, nem poderiam constituir contrapartida por algo. Caberá sempre ao Benfica aprová-las e logo de seguida ajudá-las no que puder, ouvi-las, estabelecer parcerias que sejam ainda mais vantajosas para ambas as partes. O Benfica deve-se focar neste papel e desenvolvê-lo. E sabemos que pode ser feito mais", acrescentou. 

Próximo passo 

"Avançar rapidamente para a Assembleia Geral final para fechar o processo de revisão estatutária com a votação física em urna do documento convolado e atualizado com todas as propostas votadas favoravelmente", começou por dizer João Diogo Manteigas relativamente aos próximos passos do processo para concluir as alterações dos Estatutos.

João Diogo Manteigas: Não esperava outra coisa senão a defesa da proposta de consenso que serviu de base às últimas AG’s

Em declarações ao nosso Jornal, o jurista português destacou a importância de ter representantes das entidades que estiverem na origem da proposta que serviu de base para a análise e votação do documento nas últimas Assembleias Gerais.

"Considero essencial existirem representantes nessa AG final por parte do Clube, da Comissão de Revisão Estatutária e do Movimento Servir o Benfica por ter sido deste trio que nasceu a proposta de consenso que serviu de base ao processo de análise e votação ao longo dos últimos meses. O Presidente da Mesa de Assembleia Geral, Dr. Pereira da Costa, desempenhou um papel essencial ao ter assumido e estabilizado um processo que se iniciara confuso. Reitero os meus cumprimentos ao mesmo conforme já o fiz publicamente. O próprio já referiu que se iniciou esse trabalho de atualização do documento. Resta agora ter a esperança que o processo termine com a votação favorável de, pelo menos, 75% dos sócios que irão votar na próxima AG. Será finalmente vista a luz ao fundo do túnel", referiu o candidato a Presidente do Benfica. 

Posição da direção e discurso de Rui Costa

João Diogo Manteigas não se mostrou surpreendido pela posição dos dirigentes encarnados, que apostaram numa defesa e consenso para todo o processo. No entanto, o conhecido Sócio do Benfica não deixou de fazer um pequeno 'aparte'. 

"Não esperava outra coisa senão a defesa da proposta de consenso que serviu de base às últimas AG’s. Considero que em alguns momentos, sobretudo em algumas contribuições para o debate em plena AG, não devia ter sido apenas o Dr. Jaime Antunes, Vice-Presidente em funções, a assumir a palavra. Por exemplo, teria feito todo o sentido que um outro colega seu da direção, o prezado Dr. Almeida Lima, pudesse ter contribuído com a sua opinião no debate sobre as Casas do Benfica. É ele quem tem vindo a acumular a experiência nesta temática e seria importante ouvir o seu contributo valioso", explicou. 

João Diogo Manteigas: Revelou de coração que este era o documento essencial do Benfica, pensado e criado por todos nós, os sócios.

Ainda sobre o Presidente do Clube da Luz, Rui Costa, João Diogo Manteigas analisou o discurso final do dirigente encarnado, revelando que já teve a oportunidade de se dirigir ao antigo camisola 10 do Benfica, publicamente.

"Já tive oportunidade para lhe agradecer publicamente. Era impossível ter melhor desfecho pelo Presidente e pela crença nas suas palavras. Revelou de coração que este era o documento essencial do Benfica, pensado e criado por todos nós, os Sócios. Acredito genuinamente na sua vontade em que este processo seja encerrado o mais rapidamente possível com o voto final físico em urna para que os sócios fiquem descansados de que a sua vontade será concretizada", concluiu João Diogo Manteigas, em declarações exclusivas ao Glorioso 1904.


Futebol

Após o triunfo na Madeira, atleta do Benfica regista números nunca antes vistos

Pupilos de Lage saíram do reduto do Nacional com os três pontos e focam-se agora na receção do Estoril para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Depois do jogo com o Nacional, na Madeira,  jogador do Benfica soma números impressionantes
Depois do jogo com o Nacional, na Madeira, jogador do Benfica soma números impressionantes

  |

Icon Comentário0

Ángel Di María vive um grande momento de águia ao peito. Depois de ter anotado os dois únicos golos na Choupana frente ao Nacional, na passada quinta-feira, 19 de dezembro, para a 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o craque argentino regista agora o melhor início de temporada na carreira.


Com 11 golos e cinco assistências em 21 partidas, Di María tem sido peça essencial para Bruno Lage. Com os mesmos 21 jogos na época passada, com Roger Schmidt, o extremo levava nove finalizações certeiras e duas assistências.


Ainda antes do Nacional – Benfica, da Liga Portugal Betclic, Di María deu uma entrevista onde abordou o excelente momento de forma em que se encontra: "Estou muito contente. As coisas estão a correr bem. O último ano foi difícil, o Sporting esteve muito afinado, mas agora é diferente. Estou feliz, quando as coisas correm bem, isso deixa-me calmo”.


Esta temporada, com a camisola do Benfica, Ángel Di María – avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 21 encontros: 13 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.421 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 11 golos e fez cinco assistências.

Na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, o Benfica recebe o Estoril. O jogo diz respeito à 15.ª jornada do campeonato nacional e está agendado para segunda-feira, às 18h45, no Estádio da Luz. Ainda antes do final do ano, o conjunto de Bruno Lage visita o reduto do Sporting (29 de dezembro, 20h30, Estádio José Alvalade).


Confira aqui o vídeo do Benfica a destacar o feito de Di María:


Futebol

Rui Costa toma decisão no Benfica que mexe com António Silva

Presidente do Clube da Luz continua a resolver 'pontas soltas' no plantel encarnado e futuro do camisola 4 está em cima da mesa para análise

Rui Costa toma decisão sobre futuro de António Silva no Benfica
Rui Costa toma decisão sobre futuro de António Silva no Benfica

  |

Icon Comentário0

O futuro de António Silva pode vir a sofrer uma reviravolta no futuro. Com a Juventus atenta, Rui Costa decidiu reunir-se com o agente do central do Benfica, Jorge Mendes. 


De acordo com o jornalista Rudy Galetti, Rui Costa tem reunião marcada com o empresário do camisola 4 do plantel das águias com o objetivo de discutir o futuro do craque do Benfica. Numa altura em que António Silva despertou as atenções do Newcastle e do Aston Villa, os dirigentes do Clube da Luz querem analisar as possíveis alternativas que existem para o futuro do jovem defesa, equacionando uma continuidade ou não do craque, segundo a mesma fonte. 


O jornalista especialista em questões de mercado, mencionado acima, assegura que a reunião será nos próximos dias e Rui Costa pretende mesmo tomar uma decisão. Vale relembrar que, o Presidente do Benfica já havia fechado portas da Luz, apontando para a cláusula de 100 milhões de euros do camisola 4 da formação encarnada. 


Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 38 milhões de euros - contabiliza 12 duelos: três na Liga dos Campeões, seis no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 995 minutos disputados, o central já soma um golo e uma assistência.

Já em 23/24, o defesa marcou presença em 50 encontros: 30 no Campeonato Nacional, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.363 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa-central apontou dois tiros certeiros.


Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 101 partidas, onde fez gosto ao pé por oito ocasiões, assistindo os colegas numa ocasião. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Há novidades sobre Arthur Melo que podem agradar ao Benfica
Futebol

Há novidades sobre Arthur Melo que podem agradar ao Benfica

 

Icon Comentário0
Coqueluche do Benfica tem motivos para sorrir ao atingir marca histórica
Futebol

Coqueluche do Benfica tem motivos para sorrir ao atingir marca histórica

 

Icon Comentário0
Atenção, Benfica! Titular de Lage ausenta-se por motivos pessoais
Futebol

Atenção, Benfica! Titular de Lage ausenta-se por motivos pessoais

 

Icon Comentário0