Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa quer renovar com treinador do Benfica
21 Dez 2025 | 22:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
18 Nov 2024 | 07:35 |
Está fechado! Marcus Thornton, que reforçou a equipa de basquetebol do Benfica em setembro de 2024, vai já deixar o Clube da Luz. Segundo informa o jornal desportivo Record, o extremo fez no passado sábado 16 de novembro, o seu último duelo com o Manto Sagrado.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o base norte-americano chegou para colmatar a lesão de Aaron Broussard, que está de volta às opções de Norberto Alves, pelo que tem agora a porta aberta. Além do regresso da 'estrela da companhia', também a recuperação de Ahmaad Rorie acaba por 'empurrar' Thornton para a saída.
De águia ao peito, Thornton foi opção para o treinador do Benfica em 11 partidas, marcando presença em todas as competições. O extremo deixa a Luz com médias de 9,2 pontos e 2,4 assistências.
Relembre-se que, em setembro, quando assinou contrato pelo Benfica, Marcus Thornton não escondeu a felicidade pela nova etapa: "É uma ótima oportunidade. É um clube grande, estou familiarizado com ele pelo meu tempo a jogar na Europa até agora, por isso estou entusiasmado por estar aqui e pela viagem pela frente. Diria que sou um pontuador e criador de jogo, com a habilidade de criar espaço e fazer dos meus companheiros melhores ao dar-lhes espaço, ou procurar o meu lançamento e depois encontrá-lo na quadra"
Importa recordar que o extremo norte-americano passou pelo College of William & Mary, Maine Red Claws e Canton Charge, Sydney Kings, Victoria Libertas e Fortitudo Bologna, Guangxi Rhinos, Banvit BK, Elan Chalon, NINERS Chemnitz e BBC Bayreuth, Lavrio BC e Astros de Jalisco antes de chegar ao Benfica.
Veja aqui este cesto incrível de Marcus Thornton:
Na última madrugada, o antigo poste do Benfica foi titular na equipa dos Celtics, onde teve a oportunidade de comprovar a evolução que tem demonstrado
08 Jan 2026 | 12:58 |
Neemias Queta somou mais um capítulo histórico na NBA. Na última madrugada, o basquetebolista, que fez a sua formação no Benfica, assinou uma exibição irrepreensível, na qual alcançou um feito inédito na liga norte-americana de basquetebol. A noite acabou por ser agridoce, uma vez que os Celtics saíram derrotados por 114-110.
A cumprir a segunda temporada ao serviço do emblema de Boston, o internacional português tem sido uma aposta cada vez mais segura e, frente aos Nuggets, registou um total de 20 ressaltos (10 ofensivos e 10 defensivos), uma marca nunca antes alcançada na NBA desde o seu formato atual, implementado em 1989.
Para tornar o feito ainda mais impressionante, Neemias Queta atingiu este registo histórico em menos de 25 minutos de jogo. Além dos 20 ressaltos, o antigo poste do Benfica somou ainda seis pontos, sendo que um dos cestos surgiu numa jogada de insistência que levou o banco dos Celtics à loucura.
Numa partida marcada por 26 trocas de liderança entre Nuggets e Celtics, ambas as equipas apresentaram ausências de peso. Do lado da formação de Boston, a equipa orientada por Joe Mazzulla — que elogiou Queta — não contou com Jayson Tatum. Já nos Nuggets, Nikola Jokic também esteve ausente.
No capítulo das estatísticas, o MVP do encontro foi Peyton Watson que, com 30 pontos e seis ressaltos, conduziu os Nuggets a uma vitória importante. Do lado dos Celtics, o jogador mais inconformado foi Jaylen Brown, que terminou com 33 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.
Formação vermelha e branca teve de suar para superar um adversário que, em teoria, parecia mais acessível, mas resultado acabou por sorrir às águias
03 Jan 2026 | 17:05 |
A equipa de basquetebol do Benfica arrancou 2026 com mais uma vitória. Na tarde deste sábado, os pupilos de Norberto Alves receberam e venceram a equipa do Esgueira por 81-72, em jogo a contar para a 10.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, disputado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.
Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes formaram o cinco inicial das águias. Ao longo do encontro, Norberto Alves lançou ainda Eduardo Francisco, Justice Sueing, Temidayo Yussuf, Diogo Gameiro e Daniel Relvão.
Desde o apito inicial, o Benfica assumiu as despesas do encontro e marcou o ritmo da partida. No entanto, o Esgueira revelou maior eficácia nos primeiros minutos e terminou o primeiro parcial na frente, por 21-19, surpreendendo os adeptos presentes.
No segundo período, as águias reagiram de forma convincente, corrigiram os erros e, com uma melhor abordagem defensiva, venceram o parcial por 30-21, chegando ao intervalo a liderar por 49-42. Já no terceiro quarto, para desilusão dos encarnados, o Esgueira voltou a superiorizar-se, venceu por 20-13 e reduziu a desvantagem para apenas um ponto (62-61).
No último período, o Benfica teve de suar para garantir o triunfo diante de um adversário determinado. Ainda assim, a equipa orientada por Norberto Alves acabou por fechar o encontro com uma vitória por 81-72. Com este resultado, na sequência da vitória em Braga, o Glorioso mantém-se na liderança do campeonato, com 18 pontos.
Encarnados realizaram exibição impressionante no Minho e continuam no primeiro lugar, aumentando a distância para os rivais
28 Dez 2025 | 12:54 |
O basquetebol do Benfica foi, este domingo, 28 de dezembro, vencer ao reduto do Braga, por 87– 63. Em jogo relativo à nona jornada da Liga Betclic, os comandados de Norberto Alves triunfaram com toda a justiça e mantiveram o registo 100% vitorioso no Campeonato Nacional.
Após o triunfo na Supertaça, frente ao Porto, os encarnados queriam vingar o desaire diante do Braga na Taça de Portugal e foi exatamente isso que aconteceu. As águias dominaram a partida do início ao fim e somaram mais dois importantes pontos na competição interna.
No capítulo individual, Daniel Relvão foi o melhor marcador do Benfica, com 15 pontos. Justice Sueing (11 pontos), Aaron Broussard (9), Eugene Crandall (9) e Koby Mcewen (8) também estiveram a bom nível. Do lado do Braga, Broderick Robinson e Ricardo Monteiro, com 15 e 14 pontos, realizaram boas exibições.
Com esta vitória – a 12.ª em 18 jogos na presente temporada –, o basquetebol do Benfica segue na liderança da Liga Betclic. A turma de Norberto Alves soma 16 pontos em oito encontros (oito triunfos). O Sporting é segundo (14 pontos em oito jogos), a Ovarense em terceiro (14 pontos em oito partidas) e a Oliveirense em quarto (13 pontos em oito encontros).
O basquetebol do Benfica volta a entrar em ação apenas em 2026. A turma de Norberto Alves tem encontro agendado com o Esgueira no dia 3 de janeiro, às 15h00, no Pavilhão da Luz. A partida diz respeito à 10.ª jornada do Campeonato Nacional e apenas a vitória interessa aos encarnados.