
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
|
O treinador de andebol do Benfica pode estar a caminho de uma nova aventura. Jota González é dado como reforço certo no cargo de selecionador da Polónia, de acordo com a imprensa internacional, mas não há motivo de alarme para as águias.
Este domingo, 16 de março, a TVP Sport dá conta desta novidade, garantindo que o técnico, que chegou à Luz em 2023, irá acumular cargos. Este cenário é natural no andebol, pelo que Jota González não irá deixar o Benfica, mantendo-se como treinador da equipa encarnada.
Esta mudança acontece perante a saída de Marcin Lijewski, que não sobreviveu aos maus resultados sofridos pela Polónia no Mundial. Desde a despedida do ex-selecionador polaco, Michal Skórski tem assumido, de forma interina, um cenário que está prestes a terminar face à chegada de Jota González.
Recorde-se que, o treinador espanhol está no comando técnico do andebol do Benfica desde o verão de 2023. Jota González, na altura, deixou o PSG, onde assumia o cargo de adjunto do seu irmão, Raul González. Até ao momento, em 74 embates, o timoneiro garantiu 50 vitórias, 21 derrotas e três empates.
Recentemente, com Jota González no cargo de treinador, a equipa de andebol do Benfica garantiu o apuramento ao play-off dos quartos de final da Liga Europa. Na presente temporada, as águias têm estado em destaque na competição europeia, ao mesmo tempo que mantêm a pressão sobre o Sporting e Porto no Campeonato Nacional.
Confira a entrevista de Jota González, onde o treinador explica como é lidar com jogadores de topo:
Turma vermelha e branca foi a jogo este sábado, 15 de março, em nova ronda da prova nacional, acabando por somar um triunfo importante
|
A equipa de andebol feminino do Benfica foi a jogo, este sábado, 15 de março, para medir forças com o ABC. As encarnadas acabaram por vencer, por 39-15, em jogo a contar para a 1.ª jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional.
Para este duelo, Luís Monteiro optou por ir com Audília Carlos, Duda, Alexandra Shunu, Maria Unjanque, Constança Sequeira, Mariana Costa e Sofia Ferreira de início. Naomi Nascimento, Rita Campos, Madalena Pereira, Samara Vieira, Patrícia Rodrigues, Joana Semedo, Mihaela Minciuna e Ana Silva foram as suplentes eleitas pelo timoneiro das águias.
Vindas de um triunfo na Taça de Portugal, as encarnadas entraram com o pé direito na partida deste sábado. As águias não deram hipóteses ao adversário e conseguiram chegar ao intervalo em vantagem no marcador, resultado que no final do primeiro tempo marcava 25-10 a favor da turma de Luís Monteiro.
No regresso das cabines, a turma de Luís Monteiro continuou a carregar sobre o adversário. Aproveitando a diferença entre as duas equipas, as encarnadas não tiraram o pé do acelerador e só pararam de pontuar quando o cronómetro chegou ao fim. Desta feita, o conjunto vermelho e branco venceu, por 39-15, garantindo os três pontos preciosos.
Depois deste encontro, o andebol feminino do Benfica vai medir forças com o Madeira SAD. O duelo, que vai contar para a jornada 2 da fase de apuramento de campeão, está agendado para o próximo dia 22 de março, sábado, às 18h00, no reduto do adversário.
Emblema húngaro já fez chegar que pretende garantir guarda-redes do Clube da Luz, mas dirigentes encarnados não vão na conversa e não 'abrem mão'
|
O Benfica não quer abdicar de Kristóf Palasics, guardião do plantel de andebol. A cumprir empréstimo na Luz, o jogador pertence aos quadros do Veszprém, que quer o guarda-redes de volta. No entanto, essa não é a vontade do Clube liderado por Rui Costa.
Segundo informações adiantadas pelo jornal Record, este domingo, 15 de março, o emblema húngaro já requisitou o regresso de Kristóf Palasics, mas o Benfica não quer 'abrir mão'. O cerne da questão passa por uma cláusula que está integrada no contrato do empréstimo assinado pelas duas partes, no último verão.
Ora, de acordo com a mesma fonte, o empréstimo determina que o Veszprém pode recuperar Kristóf Palasics numa cenário de uma lesão do guarda-redes de andebol. O Benfica de Rui Costa não considera que existam condições para o regresso antecipado do guardião, rejeitando, assim, o pedido dos húngaros. Inclusive, segundo o jornal Record, os dirigentes encarnados já solicitaram que a Federação Portuguesa de Andebol não autorizasse esta transferências.
O diário desportivo português vai mais além e adianta que este conflito pode ter começado face a uma baixa no plantel do Veszprém. Mike Jensen, antigo guardião do Benfica, que agora atua nos húngaros, ao que tudo indica, poderá ter sofrido uma lesão, o que leva à vontade do regresso antecipado de Palasics. Contudo, esta lesão não tem confirmação oficial do clube.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Kristóf Palasics foi aposta de Jota González em 35 jogos: 22 no Campeonato Nacional, 10 na EHF European League, dois na Supertaça e um na Taça de Portugal. O guardião conta, inclusive, com um golo marcado de águia ao peito. No percurso do guarda-redes húngaro, Kristóf Palasics passou por Espanha, antes de reforçar o Benfica, tendo representando o Ciudad del Logroño. Antes disso, só conta com passagens em clubes da Hungria, como o caso do Veszprém e Neka.
Após sorteio do Comitê Olímpico de Portugal, Clube da Luz irá visitar os leões em casa primeiro e procura repetir feito conquistado ainda esta época
|
Na passada quarta-feira, 12 de março, o Comitê Olímpico de Portugal realizou o sorteio que ditou os confrontos para a definição do campeão português de andebol esta época. Assim sendo, o Benfica está inserido no grupo A e terá como primeiro desafio uma visita ao pavilhão João Rocha, para repetir o feito que apenas o Glorioso conseguiu em terras lusas esta época: vencer o Sporting.
Os únicos capazes de superarem o conjunto orientado por Ricardo Costa foram os encarnados, num duelo inesquecível que terminou em 38-34 para as águias, na 15.ª jornada da fase regular. Assim, o Clube da Luz tentará vencer novamente os leões no próximo dia 29 de março, na primeira jornada.
O grupo A ainda conta com Marítimo da Madeira, que irá receber o Porto, no outro duelo com equipas que ainda disputam por títulos. Já o grupo B, o Belenenses visita o Vitória de Guimarães em busca de uma vaga europeia, enquanto o ABC Braga e o Águas Santas Milanezas também procuram alcançar o mesmo objetivo.
Já no grupo C, a luta contra a despromoção terá como primeiros duelos Póvoa a receber o Nazaré Dom Fuas, enquanto o Avanca abre as portas de casa para defrontar o Horta. As equipas avançaram a fase final com 50% dos pontos conquistados na fase regular e voltaram aos pavilhões no próximo dia 29 de março.
Vale recordar que o Benfica esteve a investir em grande no mercado de transferências para a modalidade, recentemente, e trouxe um lateral com 57 golos em 2024/25 que promete fazer estragos no Pavilhão Fidelidade.
Confira os melhores momentos do encontro entre o Benfica e o AA Avanca: