Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 16:38 |
Está confirmado, Rafa Silva vai poder marcar presença na partida frente ao Estrela da Amadora. Segundo foi apurado, os documentos necessários já estão na posse das entidades competentes, que deram luz verde para o craque entrar nas opções do Benfica.
Pelo que escreve o jornal A Bola, na tarde desta sexta-feira, 23 de janeiro, o certificado internacional, o único documento que faltava para completar a inscrição de Rafa Silva, já entrou no sistema e, com isso em mente, o futebolista pode ser utilizado por José Mourinho no encontro da 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Apresentado às 19h04 da última quinta-feira, 22 de janeiro, o antigo internacional português marcou presença, durante o dia de hoje, 23 de janeiro, no Benfica Campus, no Seixal, para integrar o primeiro treino desde que regressou ao Clube da Luz. Lá, Rafa Silva treinou às ordens de José Mourinho, conheceu os novos companheiros de equipa e contou com alguns reencontros, nomeadamente Nico Otamendi, Aursnes ou Trubin.
Agora, cabe a José Mourinho decidir se o atleta irá integrar, ou não, a convocatória para a partida diante do Estrela da Amadora. Recorde-se que o craque de 32 anos não joga desde 2 de novembro. Caso seja convocado, o duelo frente aos tricolores será especial para Rafa Silva, mas também para Sidny Cabral.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Dias antes do encontro frente à equipa tricolor, lateral cabo-verdiano do Clube da Luz, recebe destaque, não esquecendo antigo emblema
23 Jan 2026 | 16:01 |
Sidny Cabral, jogador que se transferiu do Estrela da Amadora para o Benfica neste mercado de transferências que pode defrontar a antiga equipa já este domingo, foi distinguido com o prémio Golo do Ano na Gala Tricolor, que assinalou o 94.º aniversário do emblema da Reboleira, pelo remate certeiro diante do Alverca, de livre direto, na 3.ª jornada.
O ala cabo-verdiano de 23 anos, que rendeu 6 milhões de euros à SAD estrelista, deixou uma mensagem de agradecimento num vídeo transmitido durante o evento, nos Recreios da Amadora. "Quero agradecer a todos os que me acompanharam durante a minha passagem pelo Estrela. Desejo-vos o melhor para o resto da época. Estarão para sempre no meu coração", afirmou.
Apresentado antes da abertura do mercado de inverno, Sidny Cabral tem trabalhado com o Benfica desde o primeiro dia de janeiro e, até ao momento, tem sido uma opção regular para José Mourinho, que o tem lançado nos encontros das águias, mais recentemente na partida frente ao Rio Ave, onde o Clube da Luz venceu por 2-0.
Recorde-se que que os encarnados voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de janeiro, pelas 18h00, no Estádio da Luz, onde defrontarão o Estrela da Amadora. O encontro contará para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e já é conhecido o árbitro.
Na presente temporada, ao serviço do Estrela da Amadora e do Benfica, Sidny Cabral – avaliado em 2 milhões de euros – foi aposta em 20 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.507 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou cinco golos e três assistências.
Avançado internacional grego destaca-se nas estatísticas do futebol internacional, devido à sua recente forma, contudo, tem concorrência familiar
23 Jan 2026 | 15:30 |
Com as principais ligas já na segunda volta, no topo dos melhores marcadores seguem os suspeitos do costume, como Harry Kane, Erling Haaland ou Kylian Mbappé. Mas entre os mais produtivos avançados nos sete principais campeonatos europeus – aos chamados Big-5 juntam-se Portugal e a Holanda –, destacam-se o camisola 14 dos encarnados, Vangelis Pavlidis, e Luis Suárez do Sporting.
Segundo os dados revelados pela SportingPedia, no que toca ao nível dos golos esperados (xG), Pavlidis leva vantagem sobre Suárez (3.66 contra 1.63), sendo que o grego só fica atrás de Harry Kane, o surpreendente japonês Ayase Ueda (Feyenoord) e o kosovar Vedat Muriqi (Maiorca). Com dois jogadores nesta lista, Portugal só é batido por Premier League, La Liga e Bundesliga (três goleadores cada uma).
No que toca ao duo da frente na corrida à Bota de Ouro, existe uma diferença crucial: enquanto Haaland tem apenas uma diferença de 0.99 entre os golos marcados e os esperados – uma das mais baixas entre todos os jogadores em análise –, Kane regista a maior diferença (6.40), o que demonstra a excecional época do craque inglês do Bayern.
Vale a pena recordar que Vangelis Pavlidis é o melhor marcador do Benfica, com 24 golos no somatório de todas as competições, 17 deles na Liga — número que o torna o melhor goleador do campeonato. O internacional grego ganhou o prémio de melhor jogador do campeonato, correspondente ao mês de dezembro.
Nesta temporada ao serviço do Benfica, Vangelis Pavlidis - avaliado em 35 milhões de euros - soma 34 jogos: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.816 minutos em campo, marcou 24 golos e realizou três assistências.
À saída do processo Saco Azul, Presidente dos encarnados respondeu a várias questões relacionadas com a atualidade do emblema vermelho e branco
23 Jan 2026 | 15:24 |
Rui Costa descarta a ideia de que a contratação de Rafa Silva é um “prémio”. À margem das alegações finais do processo Saco Azul, que visa antigos dirigentes do Benfica, o Presidente das águias falou do regresso do internacional português e do futuro desportivo do Benfica na presente temporada.
Rafa poderá ser uma boa ajuda nesse sentido? "Contra o Real Madrid não porque não pode jogar ainda, como sabem. Mas é um jogador que é determinante, foi sempre determinante nos oito anos que representou o Benfica. Volta a casa com o mesmo espírito".
E este regresso é uma espécie de prémio? "Não é um prémio, é contratar um jogador que acreditamos que sirva para o Benfica, que conhece o Benfica, que tem a prontidão para chegar e jogar".
Depois de Lopes Cabral e Rafa, com o que é que os adeptos do Benfica podem contar? "Não posso prometer nada, mas vamos ver até final do mercado. Como sabem, já falámos sobre a parte desportiva. Não é um ano positivo. Iremos lutar até ao último segundo pelos nossos objetivos. Ainda há o campeonato para lutar".
Mas acredita num milagre na Liga dos Campeões ainda? "Não é uma questão de milagre, é uma questão de termos de fazer o nosso trabalho e ver depois o que pode resultar. A nossa obrigação é lutar até ao último segundo nessa competição como em todas as outras".
Rafa Silva já só pensa no Benfica - Estrela da Amadora, mas pode ter estreia em risco
23 Jan 2026 | 14:22