Futebol
Benfica goleia Estrela da Amadora com campeão sub-17 a estrear-se a marcar (Vídeos)
25 Jan 2026 | 19:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jan 2026 | 10:23 |
O quarto golo do Benfica na goleada (4-0) sobre o Estrela da Amadora, para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi especial. Daniel Banjaqui, que fez o primeiro jogo como titular nos encarnados, assistiu Anísio Cabral para selar o resultado final no Estádio da Luz, poucos segundos depois de se ter estreado na equipa principal. O lateral direito, formado no Seixal, explicou que o desenho do golo 'estava planeado'.
D. Banjaqui: "Ele disse para cruzar logo a bola"
"Antes do jogo, ele disse que quando entrasse e o visse na área, para cruzar logo a bola. Foi o que fiz e acabou por marcar", confessou ,admitindo que nunca tinha imaginado uma estreia assim, em declarações à BTV após o apito final da partida frente aos tricolores.
Anísio Cabral também deixou as suas palavras ao canal do Clube. O jovem não queria acreditar no que tinha acabado de fazer perante mais de 50 mil pessoas na Catedral. "É um sentimento inesquecível. Nem nos meus sonhos acreditava que no primeiro toque ia marcar golo. Estou muito feliz e a assistência do Banjaqui tornou o golo mais importante. Agora temos de continuar a trabalhar, que isto é o início de uma coisa muito grande".
Os dois campeões europeus e mundiais da categoria sub-17 superaram as expetativas, deixaram os adeptos das águias deslumbrados e receberam palavras elogiosas do treinador José Mourinho, na conferência de imprensa pós-jogo, e prometem ter mais minutos.
Com esta vitória – a 23.ª em 37 encontros na presente temporada –, o Benfica tem agora 45 pontos e continuam no terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (52) está no primeiro posto (menos um jogo - defronta o Gil Vicente) e o Sporting é segundo com 48.
Imprensa espanhola ficou rendida com grande performance do futebolista que somou primeiros minutos com a equipa principal das águias
26 Jan 2026 | 09:54 |
No jogo em que o Benfica goleou o Estrela da Amadora por 4-0, José Mourinho concedeu ao jovem Anísio Cabral, de apenas 17 anos, a sua primeira oportunidade pela equipa principal, lançando-o aos 83 minutos e vendo-o marcar já aos 84, num gesto que rapidamente chamou a atenção fora de Portugal.
O jornal 'As', com o título: “Mourinho mostra um diamante ao mundo” destacou a grande performance do jovem avançado: "O jovem brilhou durante todo o Mundial sub-17, onde chegou a levantar a Bota de Prata. Desde então, esperava uma grande oportunidade por parte de Mourinho para mostrar que poderia ser o novo diamante do Benfica. Agora, mais de dois meses depois, marcou um minuto depois de entrar", pode ler-se.
O ponta de lança não podia ter pedido melhor estreia e precisou apenas de um toque (um cabeceamento, neste caso) para se estrear a marcar no futebol sénior, num jogo em que os encarnados já controlavam o resultado. A entrada do jovem internacional português acabou por dar ainda maior expressão à superioridade das águias.
José Mourinho foi claro ao falar sobre o momento: “Não me surpreendeu, nem a mim nem a nenhum dos jogadores da primeira equipa”, afirmou o treinador, reforçando que o primeiro jogo do atacante não foi uma surpresa para quem já o tem acompanhado nos últimos meses.
Anísio Cabral tem contrato com o Clube da Luz até ao verão de 2027. Na presente temporada, o jovem avançado já disputou 16 partidas oficiais com o Manto Sagrado do Benfica: um no Campeonato Nacional, 10 no Campeonato Sub-19, três na Liga Revelação e dois na UEFA Youth League. Nos 1.061 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, assinou cinco golos.
Treinador analisou encontro, falou do jogo do ex internacional português e elogiou prestação do ponta de lança de 17 anos do Clube da Luz
26 Jan 2026 | 09:26 |
José Mourinho considerou justo e bem conseguido o triunfo (4-0) do Benfica na receção ao Estrela da Amadora, em encontro referente à 19.ª ronda da Liga Betclic. Na conferência de imprensa, o treinador das águias analisou o adversário, falou do regresso de Rafa e elogiou a estreia de Anísio Cabral.
O Benfica venceu com goleada e terminou com golo de um estreante, Anísio Cabral. Como analisa?
Acho que é uma segunda parte muito bem conseguida e uma primeira parte dominadora. Sem jogar brilhantemente na primeira parte, criámos duas ou três muito boas oportunidades, principalmente aquela do Aursnes. Na segunda parte a entrada de Barreiro deu dinâmica à equipa. Objetivo conseguido, que era ganhar. Segundo objetivo, que era jogar bem. O minuto 84 [golo de Anísio Cabral]? Honestamente, ok, aconteceu. Não posso dizer que esperava, mas posso dizer que esperava que tanto um como o outro [Banjaqui] tivessem nível para jogar na primeira equipa do Benfica. Quis dar descanso à equipa. No caso de Dedic por Benjaqui, sabia perfeitamente que a resposta ia ser boa, que podia haver um ou outro erro. 17 anos, primeiro jogo no Estádio da Luz, mas sabia que a resposta ia ser muito boa, que nos ia dar jogo ofensivo, que nos ia dar cruzamento, que nos ia dar também muito boa velocidade no jogo defensivo. E o Anísio não me surpreendeu, nem a mim, nem a nenhum dos jogadores da primeira equipa nestes últimos dois dias, nestes últimos dois treinos. Não foi surpresa para ninguém, porque não engana, não engana. Estou obviamente muito contente pelos dois e nesse minuto 84… Sabia que o Sr. Eusébio teria hoje o seu aniversário, não sabia que seria o 84.º.
Foi uma resposta ao que aconteceu no Seixal? E como viu essa manifestação dos adeptos no centro de estágio?
O que é que aconteceu? Acredita no que ouviu e no que leu, ou acredita no brevíssimo comunicado que o Benfica fez? Não tenho nenhum comentário a fazer, porque se tivesse de fazer algum comentário, teria de analisar muitos dos adjetivos que foram utilizados, e não quero. Não quero, honestamente. Eu remeto simplesmente para a simplicidade e veracidade do brevíssimo comunicado que o Benfica fez.
Rafa jogará sobretudo pelas alas?
Vai jogar onde tiver que jogar. Não jogará a central ou a médio defensivo, mas vai jogar onde tiver que jogar. É um jogador que vem para dar sem exigir, que vem para ajudar, que vem para casa. Quer responder afirmativamente às nossas necessidades e tem muito para nos dar. É um jogador diferenciado, de um nível superior, e vem para nos ajudar. Se não jogar a 10 jogará a 9, se não jogar a 9 jogará na ala direita, se não jogar na ala direita jogará na ala esquerda.
Quando Rafa entrou houve divisão na reação dos adeptos, pode ser negativo ou positivo?
Não sei o que lhe responder, honestamente. Mas acha que eu tenho tempo no banco? Você nunca esteve no banco como treinador? No banco não tenho tempo, nem sequer para aplausos ou assobios. Se for uma coisa monstruosa, um aplauso monstruoso ou um assobio monstruoso, se forem 60 mil a aplaudir ou a assobiar, sente-se, agora neste caso… É com naturalidade que há benfiquistas muito contentes e outros menos contentes. As pessoas acreditam no que diz o presidente do Benfica ou nas histórias que se vendem. Rafa não saiu a troco de alguns bons milhões. O Rafa ficou, adiou a saída por um ano e saiu com toda a sua naturalidade, para numa parte final da sua carreira ir ganhar aquilo que nunca ganhou e que não se ganha, obviamente, no futebol português. O jogo hoje do Rafa foi bem conseguido a espaços. Gostava de ver o Rafa fazer um golo importante no Estádio da Luz e aí vamos então ver se há 30 mil a assobiar e 30 mil a aplaudir, ou se são 60 mil a aplaudir.
Ala esquerda é a melhor para Sidny?
Acho que fez um bom jogo. Nas alas, neste momento, é mais importante para nós. E é por ali que vai andar até ao final desta temporada, mas é um jogador que nos dá quatro opções.
Águias ainda avaliam a melhor opção para o jogador, mas um novo empréstimo é a hipótese mais forte em cima da mesa neste momento
26 Jan 2026 | 03:00 |
Henrique Araújo prepara-se para deixar o Benfica nesta janela de transferências. As águias ainda avaliam a melhor opção, pelo que um novo empréstimo é a hipótese mais forte em cima da mesa. Esta será a última oportunidade para o avançado de 24 anos mostrar que ainda pode ser útil ao Clube em 2026/27, sabe o nosso Jornal.
Há alguns clubes portugueses interessados em garantir o ponta de lança para a segunda metade da temporada, nomeadamente o Vitória de Guimarães, embora uma ida para o estrangeiro também é um dos cenários ainda em equação. Recorde-se que, nas últimas três temporadas, o jogador viveu três empréstimos diferentes: Watford, Famalicão e Arouca.
O atacante perdeu espaço nas opções de José Mourinho ao longo da época. Os últimos minutos somados com o Manto Sagrado aconteceram no triunfo, por 2-0, frente ao Atlético, na Taça de Portugal. Nessa partida, o avançado atuou apenas 12 minutos, confirmando o estatuto secundário na hierarquia ofensiva definida pelo técnico.
O atleta esperava ter mais oportunidades na equipa principal, mas a utilização tem sido escassa sob as ordens do 'Special One'. O descontentamento com a falta de tempo de jogo motiva a procura urgente por um projeto onde possa jogar com maior regularidade.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 11 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Portugal. Nos 135 minutos em que esteve em campo, o avançado não fez qualquer golo ou assistência.