![José Mourinho sorri: Fenerbahçe dá show na Liga Europa](/storage/media-items/image/2024/06/jose-mourinho-fenerbahce_20240620122140.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O mercado de transferências já fechou, contudo Rui Costa continua atento a oportunidades de negócio para o Benfica. Face à ausência de Alexander Bah, defesa dinamarquês é baixa para o que resta da temporada, o Presidente do Clube da Luz está atento à situação de Bouna Sarr para reforçar a linha defensiva de Bruno Lage nos encarnados.
Atualmente sem competir, isto de pois de ver o seu contrato terminar com o Bayern Munique, o lateral-direito senegalês de 33 anos, foi apontado como alvo das águias para reforçar o plantel do Benfica. A informação avançada pelo portal 'AfricaFoot, Bouna Sarr já terá motivado contatos por parte dos responsáveis encarnados, que estarão dispostos a oferecer um contrato de seis meses, com opção por mais um ano de opção.
Estas informações podem agradar Bruno Lage, uma vez que pode vir a contar com mais uma opção para a lateral-direita. De momento, sem Alexander Bah (entorse do joelho esquerdo com rotura completa do ligamento cruzado anterior), o técnico setubalense conta apenas com Tomás Araújo e Leandro Santos para desempenhar a função de defesa.
Além de Bouna Sarr, também Pedro Malheiro foi associado a uma mudança para o Benfica. A garantia é dada esta quarta-feira, 12 de fevereiro, pela imprensa turca que revela que os responsáveis encarnados olham para o lateral luso como um alvo para o próximo verão, contudo o conjunto da Turquia não está interessado em libertar o defesa.
Na temporada passada, ao serviço do Bayern Munique, Bouna Sarr - atualmente com um valor de mercado fixado em 1 milhão de euros - foi aposta cinco encontros: um na Liga dos Campeões, dois na Bundesliga e dois na DFB Pokal. Nos 204 minutos dentro de campo, o alvo do Benfica, somou uma assistência. Além disso, o internacional o internacional Senegal conta com passagens no Lyon, Metz e Marselha.
No jogo de ontem do emblema turco, Fenerbahçe, o ex-benfiquista, José Mourinho, quis chamar um dos seus jogadores e fê-lo da forma mais caricata possível
|
Na partida de ontem, dia 13 de fevereiro, entre Fenerbahçe e o clube belga, Anderlecht, o ex-timoneiro do Clube da Luz, José Mourinho, quis chamar Anderson Talisca, ex-Benfica, para a zona de aquecimentos da forma mais ‘Mourinho’ possível. Estando longe da zona de aquecimentos e não conseguindo comunicar com a mesma, fez um gesto com a mão que remetia à forma do cabelo que o brasileiro tem.
Estando o clube sedeado em Istanbul a vencer por 3-0, jogo que contava para a 1.ª mão do play-off de acesso para os oitavos de final da Liga Europa, o técnico luso procurou soluções no banco para dar alguma rotatividade à equipa e descanso àqueles que precisavam. Uma dessas soluções foi Talisca.
Anderson Talisca, jogador de 31 anos, representou o Clube das águias nas épocas de 2014/2015 e 2015/2016. Enquanto esteve em Portugal, o brasileiro jogou 78 jogos e colocou no seu currículo mais 20 golos e duas assistências. O agora avançado do emblema turco chegou ao Benfica por uma verba de quase 5 milhões de euros. Este acabou por ser depois ser emprestado ao Besiktas em 2016/2017 – onde ficou por mais um ano.
De seguida foi, novamente, a título de empréstimo, para o Guangzhou FC, da China, - clube que entrou em falência este ano – antes de ser comprado, em definitivo, pelo mesmo clube por pouco mais de 19 milhões de euros. Por fim, passou pela equipa árabe Al-Nassr e esta temporada mudou de ares e foi para a Turquia, novamente, desta vez para o Fenerbahçe.
O próximo desafio de José Mourinho é a contar para a 24.ª jornada da liga turca, frente ao 8.º lugar, Kasimpasa. A partir de agora todos os jogos são importantes para o emblema turco – mais do que já eram – se quiserem vencer o campeonato, pois estão em segundo lugar a cinco pontos do eterno rival, Galatasaray. Na Liga Europa, têm praticamente um pé no top-16 e, caso garantam essa tal passagem, jogam contra o Olympiacos do ex-Benfica, Chiquinho, ou contra o Rangers.
Confira aqui o momento caricato produzido pelo ‘Special One’ quando queria identificar o avançado ex-vermelho e branco:
Antigo timoneiro do Benfica viu a sua equipa brilhar na competição europeia, com uma vitória, por 3-0, contra o Anderlecht
|
Na noite de quinta-feira, o Fenerbahçe de José Mourinho bateu o Anderlecht, na primeira mão do play-off da UEFA Europa League. Uma vitória convincente por 3-0 foi o resultado obtido pelo ex-Benfica, no primeiro confronto que irá ter contra os belgas, na Liga Europa.
A jogar na condição de visitado, o emblema de Istambul soube aproveitar a vantagem de ter os seus adeptos em maioria e conseguiu uma sólida vitória. A turma de Mourinho abriu a contagem, logo aos 11 minutos de jogo, com Dusan Tadic, que inaugurou o marcador, após uma jogada de canto.
Todavia, o golo dos amarelos e azuis não foi o suficiente para descansarem. A formação turca continuou a pressionar o Anderlecht à procura de alargar a vantagem e conseguiu. Ainda na primeira parte, aos 42’, Edin Dzeko marcou um belo golo para levar o marcador a contar 2-0 antes de recolherem aos balneários.
Já na segunda parte, Youssef En-Nesyri marcou o último tento da noite e fechou o marcador com uma vantagem fantástica para a equipa do ex-Benfiquista, José Mourinho. Além disso, o ex-jogador do Clube da Luz, Anderson Talisca – avaliado em 12 milhões de euros – entrou aos 75 minutos e fez sua estreia na Liga Europa com o emblema de Istambul ao peito, mas não teve participações significativas.
Assim, caso avance a próxima fase da Liga Europa, a equipa de José Mourinho irá enfrentar Olympiacos ou Rangers, nos oitavos de final da competição europeia. Porém, para que isso aconteça terá de assegurar um resultado positivo na sua visita ao Anderlecht e não pode perder por três ou mais golos de diferença.
Pupilos de Bruno Lage têm embate agendado com a turma insular o próximo sábado, 15 de fevereiro, pelas 18h00, no reduto açoriano
|
No passado sábado, dia 8 de fevereiro, o Benfica, num jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, recebeu o Moreirense, onde garantiu o triunfo por três bolas a duas (3-2). Apesar da vitória, o Clube da Luz contou com más notícias, com a partida a valer uma nova multa aos cofres das águias. Desta vez, os encarnados vão pagar cerca de 6.375 euros (5.100 por engenhos pirotécnicos e 1.275 euros pela "entrada e permanência de objetos não autorizados").
O Conselho de Disciplina voltou a ter mão pesada e autuou o Benfica pelo "uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos". No mapa de castigos revelado pelo CD, foram identificados o uso de diferentes artefactos pirotécnicos, mais precisamente, duas tochas incandescentes, um petardo e um pote de fumo.
"Aos 37 minutos da primeira parte foi exibida na Bancada topo norte, fora da ZCEAP, local exclusivamente ocupado por adeptos da Sociedade Desportiva SL Benfica, identificados pelas camisolas e cachecóis que envergavam, uma tarja com a inscrição 'A repressão não tem fronteiras', seguida duma outra com a expressão 'Força legiones Diabos 92' Ambas as tarjas tinham dimensões superiores a 1mx1m", pode ler-se no comunicado.
A última coima ainda está marcada na memória dos Benfiquistas. Antes da multa relativa ao encontro com o Moreirense, as águias foram visadas pelo duelo com o Estrela da Amadora, vendo Rui Costa 'sacar do livro de cheques' para pagar 3.190 euros.
Apesar da nova multa, não existiu nenhuma proibição que cedesse para a próxima jornada. Querendo isto dizer que, amanhã, o Benfica irá, novamente, ter a possibilidade de contar com o apoio dos Benfiquistas, desta vez na deslocação ao reduto do Santa Clara. O embate, que vai valer para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic está agendado pata sábado, pelas 18h00.