![Última hora: Rui Costa acelera por substituto de Bah no Benfica](/storage/media-items/image/2024/11/alexander-bah-benfica-3_20241120084045.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bouna Sarr está no radar do Benfica. Depois da grave lesão de Alexander Bah, internacional pela Dinamarca vai falhar o que resta da temporada, os responsáveis do Clube da Luz estão atentos à situação do lateral-direito, que atualmente está livre no mercado de transferências.
Atualmente sem competir, isto de pois de ver o seu contrato terminar com o Bayern Munique, o lateral-direito senegalês de 33 anos, foi apontado como alvo das águias para reforçar o plantel do Benfica. A informação avançada pelo portal 'AfricaFoot, Bouna Sarr já terá motivado contatos por parte dos responsáveis encarnados, que estarão dispostos a oferecer um contrato de seis meses, com opção por mais um ano de opção.
Estas informações podem agradar Bruno Lage, uma vez que pode vir a contar com mais uma opção para a lateral-direita. De momento, sem Alexander Bah (entorse do joelho esquerdo com rotura completa do ligamento cruzado anterior), o técnico setubalense conta apenas com Tomás Araújo e Leandro Santos para desempenhar a função de defesa.
Além de Bouna Sarr, também Pedro Malheiro foi associado a uma mudança para o Benfica. A garantia é dada esta quarta-feira, 12 de fevereiro, pela imprensa turca que revela que os responsáveis encarnados olham para o lateral luso como um alvo para o próximo verão, contudo o conjunto da Turquia não está interessado em libertar o defesa.
Na temporada passada, ao serviço do Bayern Munique, Bouna Sarr - atualmente com um valor de mercado fixado em 1 milhão de euros - foi aposta cinco encontros: um na Liga dos Campeões, dois na Bundesliga e dois na DFB Pokal. Nos 204 minutos dentro de campo, o alvo do Benfica, somou uma assistência. Além disso, o internacional o internacional Senegal conta com passagens no Lyon, Metz e Marselha.
Antigo assessor do Clube da Luz faz o rescaldo de um importante triunfo da equipa encarnada, tendo aproveitado para abordar a fase de um dos pupilos das águias
|
O Benfica conquistou um triunfo importante frente ao Monaco na passada quarta-feira, num jogo onde Vangelis Pavlidis voltou a estar em destaque na prova milionária. Em conversa com o Glorioso 1904, o antigo assessor dos encarnados, Carlos Janela, analisou o mais recente triunfo e perspetivou o que se pode esperar do encontro a contar para a segunda mão, no Estádio da Luz, tendo falado sobre o 'renascer' do camisola 14 das águias.
"Uma vitória indiscutível" foi como classificou Carlos Janela a exibição do Glorioso, em declarações ao nosso Jornal. Para o antigo assessor das águias, tratou-se de um triunfo importante para as ambições do Benfica, mas penalizou o facto de ter contado com poucos golos. “Uma vitória indiscutível por números escassos face à supremacia do Benfica durante todo o jogo”, afirmou.
No entanto, apesar da vantagem, Carlos Janela recordou que se trata da Liga dos Campeões. “Mesmo em vantagem para a 2.ª mão, a equipa não pode facilitar. O nível competitivo da Champions League não permite rendimentos menores”, explicou o comentador ao Glorioso 1904.
Carlos Janela - Ganhar é o melhor treino para o jogo seguinte [Santa Clara, sábado, 15 de fevereiro]
Depois de Vangelis Pavlidis ter apontado o golo que deu o triunfo ao Benfica, assistiu-se à expulsão de Al Musrati, na equipa do Monaco, o que deixou o Clube da Luz em claro domínio. No entanto, em declarações ao nosso Jornal, o antigo assessor afirma que a equipa já era superior mesmo quando estava 11 para 11. “Antes da expulsão era evidente a superioridade do Benfica que se acentuou contra 10. A vantagem mínima não expressa a grande quantidade de oportunidades de golo do Benfica”, afirmou ao Glorioso 1904, antes de deixar um alerta: “Atenção, a eliminatória poderia ter ficado mais fácil mas nunca resolvida”.
Questionado sobre Vangelis Pavlidis, que tem sido o ‘homem-golo’ do Benfica nos últimos encontros, Carlos Janela voltou a frisar, perante o nosso Jornal, que sempre acreditou nas qualidades do camisola 14 do Clube da Luz. “Ando a repetir desde que foi contratado. O Pavlidis é um excelente jogador que vai dar muitas alegrias aos Benfiquistas. O melhor do grego ainda está por acontecer”, assegurou ao Glorioso 1904.
Carlos Janela - O melhor do grego ainda está por acontecer
Florentino foi substituído aos 67 minutos, numa altura em que já saia que iria falhar o encontro da 2.ª mão, onde vai cumprir castigo. Sem o camisola 61 e Manu Silva, lesionado, Bruno Lage fica com menos opções no meio-campo. Sobre esta questão, Carlos Janela assegura que é uma oportunidade para o setubalense. “Mau, péssimo, foram as lesões graves do Bah e Manu. Agora é dar oportunidades a outros jogadores do plantel que têm excelente qualidade. Um problema é também uma boa oportunidade. Vai de certeza jogar um jogador do Sport Lisboa e Benfica”, relembrou ao nosso Jornal.
Por fim, o Glorioso 1904 perguntou a Carlos Janela sobre a utilização de Tomás Araújo como lateral direito. O antigo assessor não se pronunciou sobre a contratação de um novo lateral, mas afirmou que o plantel tem várias escolhas. “O plantel do Benfica tem muitas soluções. O treinador saberá usar as mais variadas opções a favor do rendimento da equipa”. Porém, recordou ao nosso Jornal, que um futebolista atual deve ser polivalente. “No futebol atual os jogadores devem ser capazes de jogar em várias funções com alto rendimento”, concluiu Carlos Janela, em declarações exclusivas ao Glorioso 1904.
Confira o momento em que Vangelis Pavlidis marca hat-trick frente ao Barcelona:
Após a conferência de imprensa desta tarde de Bruno Lage, a equipa das águias embarcou para os Açores, com algumas surpresas nos eleitos de Bruno Lage
|
Hoje, dia 14 de fevereiro, às 13h30, o timoneiro setubalense do Benfica, Bruno Lage, respondeu a algumas questões relacionadas como quem seria o homem indicado para a posição de lateral direito e como iria alinhar o plantel para o confronto contra o Santa Clara, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, jogo que terá início às 18h00.
Apesar das dúvidas, o – agora adaptado a lateral direito – Tomás Araújo está convocado para o jogo do Clube da Luz que vai ter lugar no Estádio de São Miguel, amanhã, sábado. O internacional português tinha saído com problemas físicos no jogo contra a formação francesa, Monaco. Bruno Lage, na conferência de imprensa, não garantiu que fosse convocado, mas este integrou a comitiva e viajou com os colegas para Ponta Delgada.
Quanto à questão de quem ocuparia a posição dos condicionados Tomás Araújo e Bah, o técnico português disse: "Para amanhã, é o Leandro. Tentámos identificar um jogador para cada posição, porque essa também é a tarefa do treinador, e depois também tendo em conta o passado que tenho na formação, de identificar em três mercados: internacional, nacional e no mercado da nossa Academia".
Quanto às surpresas na lista de homens que Lage confiou, temos o jovem central Gustavo Marques, que foi considerado o melhor defesa da Liga 2 no último mês. Para além dele, temos o - já antes convocado no jogo do Monaco -, médio-defensivo, Nuno Félix e o, também médio, João Rego. Note ainda a presença das recentes transferências de inverno.
Eis os convocados para o jogo do Benfica com o Santa Clara, este sábado: Trubin, Samuel Soares, Leandro Santos, Álvaro Carreras, Tomás Araújo, Otamendi, António Silva, Gustavo Marques, Bajrami, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Florentino, Nuno Félix, João Rego, Schjelderup, Akturkoglu, Bruma, Amdouni, Pavlidis, Belotti e Arthur Cabral.
Após a onda de problemas no plantel do Clube da Luz, um especialista foi chamado a intervir, explicando os motivos que afetam os encarnados
|
O Benfica, muito recentemente, tem passado por uma maré de azar. Nos últimos dois jogos – na receção ao Moreirense e na deslocação ao Principado, o Monaco – os encarnados viram quatro dos seus titulares saírem por questões de lesão. Além destes, a equipa comandada pelo técnico luso conta também com Renato Sanches e Tiago Gouveia na lista dos lesionados.
De acordo com Pedro Lisboa, o fisiologista que já trabalhou no clube merengue, Real Madrid, diz que a culpa é dos plantéis curtos e à sobrecarga de jogos. "Em todos os anos há fases em que isto acontece, mas esta época o congestionamento de jogos é muito superior. Passámos por um período nas equipas portuguesas em que tivemos provas a eliminar, como a Taça da Liga, que é um contexto diferente do campeonato, são finais, é um jogo ou dois jogos em que a preparação é muito diferente", confessou Pedro.
"Em Portugal, infelizmente, comparando com outros países, a profundidade dos plantéis é muito menor. Tínhamos alturas em que atletas tinham mais rotatividade, mas o que vemos, essencialmente, é uma repetição constante dos jogadores, por falta de profundidade nos plantéis. Vemos jogadores a jogar de três em três dias, a jogar várias vezes por semana, e sabemos que, com isso, muito pouco se treina", salienta, tirando a pressão de cima dos ombros das equipas médicas.
"O momento que estão a viver também influencia. Se Sporting e Benfica estivessem a vencer de forma constante, mesmo que lesões aparecessem e os resultados correspondessem, as coisas eram vistas de outra forma. Eu tiraria 100 por cento a responsabilidade, pois as lesões são multifatoriais e há muitas coisas que não podemos controlar. Estes departamentos têm as melhores intenções e todos sabemos que quando um jogador tem uma lesão é um maior risco para ter outra lesão de novo e vão querer que o jogador regresse só quando estiver mesmo a 100 por cento", esclarece.
Por fim, o fisiologista acrescenta: "O congestionamento de jogos que temos, hoje em dia, afeta muito e os relatórios da própria FIFA mostram que o número de lesões continua a aumentar, os períodos de recuperação são mais reduzidos. Isso vai afetar quem está sujeito a esse tipo de contextos e não tem profundidade tão grande do plantel. Há muitos jogos porque é que o dá dinheiro e faz a indústria mover, mas neste momento já estamos a ir contra a saúde a longo prazo do atleta".