Futebol
Rui Costa reage a vitória nas eleições do Benfica: "Inigualável grandeza"
26 Out 2025 | 17:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Dez 2024 | 16:08 |
As viagens de Ángel Di María e Nicolás Otamendi à Argentina, antes do dérbi com o Sporting, estão a dar que falar. No entanto, o especialista Pedro Lisboa, em conversa com o jornal Record, garantiu que Bruno Lage não tem motivos de preocupação, uma vez que a dupla "dispõe de condições bastante privilegiadas".
"As viagens de longa duração e com diferenças significativas de fuso horário podem afetar o rendimento de um atleta de alta performance sobretudo devido ao "jet lag". Este desequilíbrio do ritmo circadiano interfere na qualidade do sono, no restabelecimento dos níveis de energia e na recuperação muscular", começou por mencionar o Sport Scientist na empresa Catapult Sports.
Pedro Lisboa - Dispõem de condições bastante privilegiadas
"Além disso, a permanência prolongada em assentos, mesmo em viagens confortáveis, pode gerar algum inchaço e desidratação. No entanto, jogadores de elite como Otamendi e Di María dispõem de condições de voo bastante privilegiadas, que lhes permitem descansar melhor e atenuar grande parte dos efeitos negativos destas deslocações", atirou o fisiologista.
"O tempo para recuperar plenamente depende do número de horas de diferença de fuso horário e da capacidade individual de cada atleta, mas costuma-se apontar para cerca de um dia de recuperação por cada hora de diferença. Entre Portugal e Argentina, a diferença ronda as 3-4 horas, pelo que dois a três dias de adaptação são, em geral, suficientes para a maioria dos jogadores regressar a um nível de performance muito próximo do ideal. Nesta fase, torna-se essencial o controlo rigoroso da recuperação – desde a hidratação, à alimentação, à gestão de sono e aos exercícios regenerativos –, para garantir que o corpo retoma o seu ciclo circadiano normal o mais rapidamente possível", disse.
"Otamendi e Di María, ambos com 36 anos, viajaram dia 24, regressaram dia 26 e têm jogo marcado para dia 29. Embora o intervalo seja curto, são atletas de topo e altamente habituados a este tipo de deslocações, possuindo vasta experiência em minimizar os efeitos do jet lag e em acelerar a recuperação. Além disso, contam com equipas multidisciplinares (nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores físicos) e viajam em condições bastante vantajosas, o que torna o processo de adaptação mais célere. Embora a idade possa diminuir ligeiramente a margem de erro na recuperação, a verdade é que, graças aos recursos de alto nível disponíveis e ao facto de não ser a primeira vez que fazem esta rota, é bastante provável que estejam em boas condições para competir já no próximo jogo", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – tem sido um dos pilares mais fortes e marcou presença em 20 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.715 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Já Ángel Di María, esta temporada, com a camisola do Benfica – avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 22 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.511 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 11 golos e fez seis assistências.
Besiktas investiu 30 milhões de euros no antigo médio dos encarnados, que se encontra a passar por momento bastante complicado
27 Out 2025 | 10:49 |
Orkun Kökçü está a viver um pesadelo desde que trocou o Benfica pelo Besiktas. O antigo médio das águias leva 14 encontros pelo histórico emblema turco, mas, até ao momento, não marcou qualquer golo. O melhor que o atleta de 24 anos conseguiu foi fazer uma assistência, o que é muito curto para o investimento que nele foi feito.
No mercado de verão de 2025, e depois de uma bronca com Bruno Lage no Mundial de Clubes aquando de uma substituição, a saída de Orkun Kökçü tornou-se inevitável. A relação do médio com o técnico do Benfica não era, de todo, a melhor, o que forçou o Clube da Luz a negociar com o Besiktas no último defeso.
Nesse momento, outro dos fatores que pesou, e muito, para a estrutura do Benfica foi o facto de não ter sido o primeiro episódio de indisciplina de Orkun Kökçü. Com Roger Schmidt no comando, o internacional turco já tinha dado que falar, concedendo uma polémica entrevista onde afirmou que gostava de representar o Liverpool.
Agora, e depois do pesado investimento de 30 milhões de euros, Orkun Kökçü não está a convencer os adeptos do Besiktas. A assistência conseguida recentemente frente ao Konyaspor não é, de todo, suficiente e os adeptos exigem mais de uma das estrelas da equipa. Os maus resultados do emblema onde jogam também David Jurásek e Rafa Silva - que marcou recentemente - não ajudam.
Com a camisola do Benfica, Orkun Kökçü – avaliado em 28 milhões de euros – realizou 98 encontros, tendo marcado 19 golos e feito 22 assistências. O internacional turco, que chegou oriundo do Feyenoord a troco de 28 milhões de euros, conquistou uma Taça da Liga (2024/25) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023)
Encarnados entram em ação na próxima quarta-feira, às 20h45, no Estádio da Luz, e objetivo é garantir qualificação para a final four da prova
27 Out 2025 | 08:35 |
Carlos Macedo é o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o Benfica – Tondela, dos quartos-de-final da Taça da Liga. Esta será a terceira ocasião em que o juiz de 39 anos apitará um encontro dos encarnados, sendo que nos dois primeiros jogos as águias venceram, o que pode ser um bom auguro para José Mourinho, que deixou elogios a jogador do Clube da Luz.
Carlos Macedo terá como assistentes Luís Costa e João Macedo, enquanto Diogo Rosa será o quarto árbitro. Cláudia Ribeiro e Vasco Marques serão o VAR e AVAR, respetivamente.
Na primeira vez em que Carlos Macedo dirigiu um encontro do Benfica, as águias venceram o AFS, por 4-1, com golos de Di María, João Mário, Tiago Gouveia e Anthony Correia (auto-golo). Curiosamente, a partida também dizia respeito à Taça da Liga, edição de 2023/24, dessa feita para a fase de grupos, fase que foi agora extinta.
Na segunda ocasião, Carlos Macedo voltou a apitar um Benfica – AFS, que terminou com goleada dos encarnados, por 6-0, com finalizações certeiras de Tomás Araújo, Vangelis Pavlidis, Zeki Amdouni, Kerem Aktürkoğlu, Andrea Belotti e Nicolás Otamendi. O jogo dizia respeito à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25.
O Benfica – Tondela está agendado para a próxima quarta-feira, 29 de outubro, às 20h45, no Estádio da Luz. O jogo diz respeito aos quartos-de-final da Taça da Liga e objetivo da turma de José Mourinho passa por defender o título conquistado na temporada transata, numa final diante do Sporting, decidida nas grandes penalidades.
Avançado do Clube da Luz assinou uma grande temporada em 2024/25, mas está a ver o seu espaço diminuir no plantel encarnado e quer mais tempo de jogo
27 Out 2025 | 03:00 |
Cristina Martín-Prieto quer mais minutos nos jogos importantes do Benfica. O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Glorioso 1904, que a avançado do Clube da Luz não estará totalmente satisfeita com a forma como tem sido utilizada nas partidas mais importantes das águias até ao momento.
Cristina Martín-Prieto chegou ao Benfica no verão de 2024, como uma das contratações mais sonantes da equipa encarnada. A ponta-de-lança, internacional pela Seleção espanhola, assinou uma grande temporada, tendo apontado 30 golos e realizado cinco assistências, num total de 37 partidas.
Neste arranque de temporada tem visto, no entanto, o seu espaço diminuir no plantel do Benfica. A equipa de futebol feminino das águias disputou, até ao momento, oito partidas oficiais em 2024/25 - Cristina Martín-Prieto foi titular em apenas quatro dessas.
A avançado espanhola acabou por participar nessas oito partidas oficiais do Benfica, mas saiu do banco em metade delas. Um fator que piora a situação para a jogadora espanhola é que arrancou como suplente nalguns dos mais importantes jogos da temporada, como por exemplo, a Supertaça com o Torreense, ou os dois jogos da Liga dos Campeões, com Arsenal e Juventus.
A verdade é que os números da ponta-de-lança também estão a sofrer com esta quebra de minutos. A jogadora marcou "apenas" por duas vezes esta temporada - curiosamente, fez um bis num jogo em que começou a titular, e acabou substituída aos 60 minutos, contra o Damaiense.
Rui Costa reage a vitória nas eleições do Benfica: "Inigualável grandeza"
26 Out 2025 | 17:11
Oficial! Rui Costa é o mais votado, mas não é eleito Presidente do Benfica
26 Out 2025 | 16:55
José Mourinho explica mudanças na defesa do Benfica: “Não posso fazer isto"
26 Out 2025 | 15:46