Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Viagens de Otamendi? Especialista põe fim à polémica no Benfica: "Desequilíbrio..."

Fisiologista analisou as idas à Argentina do capitão dos encarnados, assim como de Ángel Di María, que também passou o Natal fora de Lisboa

Glorioso 1904
Glorioso 1904

27 Dez 2024 | 16:08 |

Icon Comentário0

As viagens de Ángel Di María e Nicolás Otamendi à Argentina, antes do dérbi com o Sporting, estão a dar que falar. No entanto, o especialista Pedro Lisboa, em conversa com o jornal Record, garantiu que Bruno Lage não tem motivos de preocupação, uma vez que a dupla "dispõe de condições bastante privilegiadas". 


"As viagens de longa duração e com diferenças significativas de fuso horário podem afetar o rendimento de um atleta de alta performance sobretudo devido ao "jet lag". Este desequilíbrio do ritmo circadiano interfere na qualidade do sono, no restabelecimento dos níveis de energia e na recuperação muscular", começou por mencionar o Sport Scientist na empresa Catapult Sports. 


Pedro Lisboa - Dispõem de condições bastante privilegiadas


"Além disso, a permanência prolongada em assentos, mesmo em viagens confortáveis, pode gerar algum inchaço e desidratação. No entanto, jogadores de elite como Otamendi e Di María dispõem de condições de voo bastante privilegiadas, que lhes permitem descansar melhor e atenuar grande parte dos efeitos negativos destas deslocações", atirou o fisiologista. 

"O tempo para recuperar plenamente depende do número de horas de diferença de fuso horário e da capacidade individual de cada atleta, mas costuma-se apontar para cerca de um dia de recuperação por cada hora de diferença. Entre Portugal e Argentina, a diferença ronda as 3-4 horas, pelo que dois a três dias de adaptação são, em geral, suficientes para a maioria dos jogadores regressar a um nível de performance muito próximo do ideal. Nesta fase, torna-se essencial o controlo rigoroso da recuperação – desde a hidratação, à alimentação, à gestão de sono e aos exercícios regenerativos –, para garantir que o corpo retoma o seu ciclo circadiano normal o mais rapidamente possível", disse. 


"Otamendi e Di María, ambos com 36 anos, viajaram dia 24, regressaram dia 26 e têm jogo marcado para dia 29. Embora o intervalo seja curto, são atletas de topo e altamente habituados a este tipo de deslocações, possuindo vasta experiência em minimizar os efeitos do jet lag e em acelerar a recuperação. Além disso, contam com equipas multidisciplinares (nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores físicos) e viajam em condições bastante vantajosas, o que torna o processo de adaptação mais célere. Embora a idade possa diminuir ligeiramente a margem de erro na recuperação, a verdade é que, graças aos recursos de alto nível disponíveis e ao facto de não ser a primeira vez que fazem esta rota, é bastante provável que estejam em boas condições para competir já no próximo jogo", concluiu. 

Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – tem sido um dos pilares mais fortes e marcou presença em 20 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.715 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).

Já Ángel Di María, esta temporada, com a camisola do Benfica – avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 22 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.511 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 11 golos e fez seis assistências.


Futebol

Trubin nomeia dois craques mundiais que adorava ver no Benfica

Guarda-redes internacional ucraniano divulgou futebolistas que gostaria de ver no Clube encarnado e resposta pode agradar os adeptos

Trubin afirmou que gostaria de ver Kylian Mbappé, astro do Real Madrid ou Lamine Yamal, extremo do Barcelona,  a atuarem no Benfica
Trubin afirmou que gostaria de ver Kylian Mbappé, astro do Real Madrid ou Lamine Yamal, extremo do Barcelona, a atuarem no Benfica

15 Jun 2026 | 17:29 |

Icon Comentário0

Anatoliy Trubin foi desafiado a revelar qual o adversário que gostaria de ter na equipa dele e não precisou de pensar muito. O internacional ucraniano não demorou muito a responder depois de questionado sobre quem adoraria ter na equipa.


"Diria Mbappé ou Lamine Yamal", disparou o guarda-redes, em declarações exclusivas à DAZN, respostas que agradam à massa associativa benfiquista. Sobre os melhores adversários que enfrentou, excluindo os avançados de Real Madrid e Barcelona, Trubin escolheu Pedri, médio do Barcelona, Michael Olise e Jamal Musiala, respetivamente extremo direito e médio ofensivo do Bayern.


Trubin contou que "o golo contra o Real Madrid", na última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, na época que terminou, é o momento da carreira que o faz sorrir. Vale lembrar que o guardião revelou que estava confuso nos últimos minutos desse jogo.


Andriy Pyatov, antigo guarda-redes do Shakhtar, com quem coincidiu no clube ucraniano, foi o jogador com quem mais aprendeu. "Trabalhámos juntos (no Shakhtar), cheguei (à equipa) com 17 anos, muito jovem, da academia, e ele era um guarda-redes experiente que tinha imensos jogos e tinha passado por muitas situações. Ajudou-me de diversas formas", justificou.

 Em relação à melhor defesa, contou, aconteceu no jogo com a Islândia, em novembro, em jogo de qualificação para o Mundial 2026. "É a primeira que me vem à cabeça, no último jogo de qualificação para o Mundial, por ter sido importante, pois o resultado estava 0-0, e ao mesmo tempo difícil", explicou.



Futebol

Aursnes dá que falar fora do Benfica: "É o jogador mais subestimado do mundo"

Médio das águias continua a somar elogios além-fronteiras e há quem o coloque num patamar muito especial do futebol mundial

Ruben Gabrielsen denominou Fredrik Aursnes, médio e titular indiscutível do Benfica, como o "futebolista mais subestimado do mundo"
Ruben Gabrielsen denominou Fredrik Aursnes, médio e titular indiscutível do Benfica, como o "futebolista mais subestimado do mundo"

15 Jun 2026 | 17:01 |

Icon Comentário0

Fredrik Aursnes continua a colecionar admiradores dentro e fora de Portugal. Desta vez, o internacional norueguês do Benfica foi alvo de rasgados elogios na imprensa do seu país, onde voltou a ser destacado não só pela qualidade dentro das quatro linhas, mas também pela relação próxima com Erling Haaland.


A amizade entre os dois internacionais remonta a 2017, nos tempos do Molde. Aursnes já integrava a equipa principal quando Haaland deu os primeiros passos no futebol sénior, acabando por desenvolver uma relação próxima com o atual avançado do Manchester City. Os caminhos separaram-se em 2018, quando Haaland rumou ao RB Salzburgo, mas a ligação entre ambos manteve-se ao longo dos anos.


 Ruben Gabrielsen, antigo colega dos dois jogadores, deixou palavras que estão a ecoar no futebol europeu. O defesa foi perentório. "Não esperava que se tornassem no melhor avançado do mundo e no futebolista mais subestimado do mundo, respetivamente", falou, em declarações ao jornal norueguês VG.


O central recordou ainda os tempos de balneário partilhados com os dois internacionais noruegueses. "Dava para ver que tinham talento e eram mesmo bons", afirmou, antes de destacar as diferenças entre ambos. "São muito diferentes, mas têm um grande sentido de humor. Ambos ocupam muito espaço no campo. Ficavam entusiasmados e até podiam ficar chateados. O Haaland só estava interessado em marcar. Se não marcasse, ficava furioso", confessou.

A influência de Haaland na carreira de Aursnes continua bem presente. Nos últimos meses, o médio do Benfica revelou que consultou o avançado do Manchester City antes de decidir regressar à seleção da Noruega. Agora, enquanto Haaland continua a colecionar golos, Aursnes vai somando elogios e consolidando o estatuto de uma das figuras mais respeitadas  e, para muitos, uma das mais subestimadas do futebol europeu.



Futebol

Oficial! César Peixoto foi apontado ao Benfica, mas vai rumar a clube amigo de Jorge Mendes

Perante possibilidade de José Mourinho sair para o Real Madrid, técnico foi visto como um dos alvos de Rui Costa para substituir 'Special One'

É oficial. César Peixoto, que chegou a ser apontado ao Benfica, foi anunciado como novo técnico do Wolverhampton, clube onde Jorge Mendes tem grande influência
É oficial. César Peixoto, que chegou a ser apontado ao Benfica, foi anunciado como novo técnico do Wolverhampton, clube onde Jorge Mendes tem grande influência

15 Jun 2026 | 16:49 |

Icon Comentário0

É oficial. César Peixoto foi anunciado como novo treinador do Wolverhampton, numa mudança que marca o início da sua primeira experiência fora de Portugal. O técnico português sucede a Rob Edwards no comando da equipa inglesa, onde Jorge Mendes tem grande influência.


De recordar que o técnico chegou a ser apontado ao Benfica por vários órgãos de comunicação social perante a possibilidade de José Mourinho sair para o Real Madrid. No entanto, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o treinador não fazia parte dos alvos de Rui Costa (Recorde AQUI).


César Peixoto deixa o Gil Vicente depois de uma época de bom nível, na qual conduziu o clube à sexta posição na Liga portuguesa. O acordo com o emblema inglês é válido por duas temporadas e fica apenas dependente da obtenção da licença de trabalho em Inglaterra.


Nas primeiras declarações enquanto técnico dos Wolves, o português mostrou-se entusiasmado com o desafio: “Estou orgulhoso por chegar a um clube grande e histórico em Inglaterra. É uma grande oportunidade para mim e vou fazer tudo para devolver os Wolves ao lugar que merecem, a Premier League”, afirmou.

O técnico definiu ainda a sua identidade como treinador, sublinhando a exigência e intensidade das suas equipas, e destacou referências no futebol português. O Wolverhampton chega a esta nova fase após uma temporada negativa na Premier League, que terminou com a despromoção ao segundo escalão.


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jornalista dá conselho a Rui Costa e ao Benfica: "Não se pode adquirir cromos repetidos"
Futebol

Jornalista dá conselho a Rui Costa e ao Benfica: "Não se pode adquirir cromos repetidos"

15 Jun 2026 | 10:55

Icon Comentário0
Marco Silva no Benfica confirma tendência que tem vindo a ser seguida no século XXI
Futebol

Marco Silva no Benfica confirma tendência que tem vindo a ser seguida no século XXI

15 Jun 2026 | 16:20

Icon Comentário0
João Rego vence prémio internacional e chama a atenção do Benfica e de Marco Silva
Futebol

João Rego vence prémio internacional e chama a atenção do Benfica e de Marco Silva

15 Jun 2026 | 13:12

Icon Comentário0