
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Out 2025 | 17:55 |
O surto viral que atinge o plantel e equipa técnica do Benfica tem condicionado a preparação para o Clássico frente ao Porto, agendado para domingo às 21h15 no Estádio do Dragão. Apesar disso, o regulamento da Liga só permite o adiamento do encontro em situações muito específicas.
Assim, um jogo pode ser adiado apenas se um clube não tiver 13 jogadores disponíveis, entre os quais pelo menos um guarda-redes. Nos casos de doenças contagiosas, como viroses, a incapacidade de jogar tem de ser atestada por um médico do Serviço Nacional de Saúde.
O médico do clube pode atestar lesões ou doenças, mas precisa da confirmação de um médico do SNS. A decisão final de adiamento cabe ao Presidente da Liga Portugal e a um Diretor Executivo. Em caso de reagendamento, o encontro deverá realizar-se entre 5 e 15 dias após a cessação da inaptidão do plantel, não podendo ultrapassar o fim de semana seguinte à última jornada da competição.
Apesar deste enquadramento, o Clube encarnado, de acordo com informações recolhidas, não está a ponderar pedir o adiamento do jogo, mantendo o foco em recuperar os atletas a tempo da deslocação ao Dragão. Eis o que diz o regulamento na íntegra:
"Sem prejuízo do regime previsto no artigo anterior, deve ser determinado o adiamento de um jogo sempre que um clube não tenha, comprovadamente, um mínimo de 13 jogadores (dos quais, pelo menos, um seja guarda-redes) aptos a jogar. A inaptidão para jogar tem de ser atestada até ao início do jogo, pelas seguintes entidades ou pessoas: a) Direção-Geral de Saúde, no caso de despiste positivo de SARS-CoV-2 e/ou isolamento profilático de jogadores do plantel; b) médico do Serviço Nacional de Saúde, no caso de surto de outra doença contagiosa, vírica ou bacteriana, que determine incapacidade para jogar; c) médico do clube, no caso de lesão ou doença por outras causas, a confirmar por médico do SNS em atestado assinado e com a sua vinheta, entregue à Liga Portugal no prazo de 24h; d) Liga Portugal, através do registo de sanções do jogador, no caso de cumprimento de sanção disciplinar de suspensão", fica explícito no regulamento das competições da Liga, onde também se atesta quem tem competência para adiar o encontro é um médico".
"O jogo adiado ao abrigo do presente regime será reagendado para data a definir por acordo dos clubes nos dois dias úteis seguintes ao da data inicial"
A decisão estão nas mãos do Presidente da Liga Portugal e de um Diretor Executivo: "A decisão de adiamento é da competência do Presidente da Liga Portugal e de um Diretor Executivo. O jogo adiado ao abrigo do presente regime será reagendado para data a definir por acordo dos clubes nos dois dias úteis seguintes ao da data inicial do jogo ou, na sua falta, nos termos do n.º 2 do artigo 44.º Em qualquer dos casos, o reagendamento do jogo: a) deve obedecer aos requisitos do n.º 5 do artigo 44.º; b) deve ser feito para o período compreendido entre o 5.º e o 15.º dias, contados da cessação da inaptidão generalizada do plantel; c) não pode ser feito para data posterior ao fim de semana seguinte à data oficial da última jornada dos campeonatos organizados pela Liga Portugal".
Selecionador anunciou, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, lote de convocados para os jogos de outubro, frente à Bulgária e Geórgia
03 Out 2025 | 17:16 |
A Turquia anunciou, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, o lote de convocados para os jogos de outubro. Na lista de Vincenzo Montella voltou a haver espaço para Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu, jogadores que deixaram o Benfica no último mercado de transferências de verão.
Ambos os futebolistas são agora rivais na liga turca, uma vez que o médio está atualmente no Besiktas, enquanto o extremo representa o Fenerbahçe. Na última quinta-feira, o extremo marcou os dois golos da vitória da equipa de Istambul sobre o Nice (2-1) para a Liga Europa.
A Turquia defronta a Bulgária e a Geórgia nos dias 11 e 14 de outubro, respetivamente. Os dois encontros são referentes à qualificação para o Mundial 2026. A seleção turca, refira-se, está no terceiro lugar do Grupo E, com três pontos, os mesmos da Geórgia e a três da líder Espanha. A Bulgária tem duas derrotas e está sem pontuar.
Ao todo, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu - que forçou a saída para o Fenerbahçe – realizou 53 encontros, marcou 16 golos e fez 11 assistências. No que a títulos diz respeito, o internacional turco conquistou uma Taça da Liga (2024/25) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2025/26).
Já Kokçu – avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 98 encontros. O médio conseguiu apontar 19 golos e 22 assistências pelo Benfica, ajudando à conquista de uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e uma Taça da Liga (2024/25)
Atleta deverá estar de fora dos relvados durante cerca de dois meses e falha assim 11 jogos, incluindo o embate da Liga dos Campeões frente aos encarnados
03 Out 2025 | 16:30 |
Eddie Howe, treinador do Newcastle, confirmou que Tino Livramento ficará de fora dos relvados por cerca de dois meses devido a lesão. O internacional inglês não terminou o encontro de domingo contra o Arsenal (2-1), tendo saído do campo de maca aos 77 minutos.
E. Howe: “O especialista confirmou que se trata de uma lesão de oito semanas, o que é um golpe para nós"
“O especialista confirmou que se trata de uma lesão de oito semanas, o que é um golpe para nós, considerando o número de jogos que temos nesse período. É uma lesão ligamentar e levará tempo para recuperar totalmente”, referiu o técnico da equipa inglesa.
O atleta deverá assim falhar 11 jogos, incluindo o embate da Liga dos Campeões frente ao Benfica. Também não poderá ajudar o selecionador Thomas Tuchel, já que a Inglaterra tem pela frente jogos de qualificação para o Mundial contra a Letónia, a Sérvia e a Albânia.
Neste momento, o Benfica continua sem somar pontos na Liga dos Campeões, após nova derrota diante do Chelsea. A turma de José Mourinho ocupa o 33.º lugar da prova. No topo da tabela classificativa estão Bayern Munique, Real Madrid, Inter, PSG, Arsenal e Qarabag, com dois triunfos em dois encontros disputados.
Antes, o Benfica volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 5 de outubro, às 21h15, no Estádio do dragão, diante do Porto. O jogo diz respeito à oitava jornada da Liga Portugal Betclic e será disputado frente à formação liderada por Francesco Farioli.
Há uns dias atrás, treinador português tinha-se pronunciado sobre tema em questão e, durante o dia de hoje, soube que o mesmo se irá concretizar
03 Out 2025 | 16:27 |
José Mourinho vê confirmado o seu pior pesadelo: o português vai ser o seu plantel ficar reduzido a apenas dois jogadores. Tudo isto aconteceu numa altura em que praticamente todos os atletas do Benfica estão a ser convocados para as respetivas seleções nacionais, como é agora o caso de Richard Ríos e de Leandro Barreiro.
Segundo escreve o jornal A Bola, na edição desta sexta-feira, 3 de outubro, o treinador português vai contar com um plantel bastante desfalcado depois da partida no Dragão, diante do Porto. Acaba por ser a confirmação do cenário que o Special One tinha avançado há uns dias atrás, a respeito das seleções nacionais: "Aursnes e um gajo qualquer".
Já com a presença garantida no Campeonato do Mundo, Richard Ríos vai integrar a comitiva cafetera para realizar dois jogos particulares. Assim, o centrocampista colombiano, que chegou durante o mercado de verão ao Benfica, vai estar disponível para defrontar o México, dia 12 de outubro, e, mais tarde, o Canadá, no dia 15.
Por outro lado, Leandro Barreiro terá uma deslocação mais curta à sua espera. O camisola 18 foi chamado para a seleção do Luxemburgo, que compete nos jogos de qualificação para o Mundial 2026. Os luxemburgueses irão viajar até à Alemanha, onde defrontam a seleção local a 11 deste mês. De seguida, em nova viagem, Barreiro tem encontro marcado com a Eslováquia, a 13 de outubro.
Até lá, os dois médios estão integrados nos trabalhos dos encarnados, que preparam o duelo frente ao Porto, que será o primeiro Clássico entre águas e dragões na presente temporada. No entanto, vale a pena recordar que, a 48 horas do encontro, o plantel vermelho e branco está a contas com um problema que tem afetado vários elementos.