Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

ADN BENFICA A DAR CARTAS: DIOGO RIBEIRO CONTINUA IMPARÁVEL E CONQUISTA LUGAR EM MAIS UMA FINAL

Nadador encarnado volta à ação esta segunda-feira, pelas 16h45, hora de Portugal continental

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro

  |

Icon Comentário0

Diogo Ribeiro, atleta do Benfica, assegurou, no passado domingo, 11 de fevereiro, a presença na final dos 50 metros mariposa, no primeiro dia de natação pura no Campeonato do Mundo de Desportos Aquáticos. 


O vice-campeão mundial terminou a meia-final em grande destaque, somando o quarto melhor registo entre os 16 participantes, com 23,18 segundos. O nadador encarnado acabou por ser apenas superado por Michael Andrew (22,94), Dylan Carter (23,15) e Mario Molla Yanes (23,17).


Importante recordar que, tal como deu conta o nosso Jornal, em tempo oportuno, a final está agendada para esta segunda-feira, 12 de fevereiro, pelas 16h45, em Doha, no Qatar. O nadador português está ainda inscrito os 50 livres, 100 livres e 100 metros mariposa dos Mundiais. 


Nascido em 2004 e natural de Coimbra, Diogo Ribeiro renovou recentemente o seu contrato com o Clube da Luz, extensível a dois ciclos olímpicos, que culminará com a participação esperada nos Jogos Olímpicos de 2028.

O jovem sagrou-se vice-campeão mundial nos 50 metros mariposa, conseguindo a primeira medalha lusa nuns Campeonatos do Mundo de Natação e permite aos portugueses sonhar com uma medalha em Paris no próximo ano.



Modalidades

Jogos Olímpicos Paris'2024: Atletas do Benfica em busca do ouro

Pedro Pichardo, irá tentar defender o ouro conquistado em 2020

Atletas do Benfica apontam para pódio em Paris'2024
Atletas do Benfica apontam para pódio em Paris'2024

  |

Icon Comentário0

Começa esta sexta-feira, oficialmente, os Jogos Olímpicos Paris'2024. Em Paris irão estar 32 atletas do Benfica, 21 portugueses e 11 estrageiros, sendo que 16 no masculino e 16 no feminino. Alguns dos nomes mais conhecidos são Diogo Ribeiro (natação), Nico Otamendi (futebol), Pedro Pichardo (triplo salto) e Fernando Pimenta (canoagem).


Nico Otamendi, capitão do Benfica, é um dos atletas que já entrou em campo nos Jogos Olímpicos. O atleta Encarnado está a representar a Argentina e é inclusive o capitão da seleção. Entrou em campo na primeira ronda da fase de grupos contra Marrocos. O jogo que a Argentina perdeu por 2-1, esteve envolvido em polémica. Otamendi pretende juntar-se a Di Maria e a Lionel Messi como jogadores que foram campeões do mundo e também campeões olímpicos.


Diogo Ribeiro, o nadador do Benfica, também ira estar presente em Paris. Lembre-se que neste ano, o atleta de 19 anos, esteve nos mundiais de natação e alcançou o ouro nos 50 metros mariposa e nos 100 metros mariposa. Em 2022, nos campeonatos mundiais de juniores alcançou três medalhas de ouros nos 50 metros mariposa, 100 metros mariposa e 50 metros livres.


Pedro Pichardo, atleta do Benfica em triplo salto, irá marcar presença em Paris para defender a sua medalha de ouro que conquistou em Tóquio'2020. Além de ter vencido em 2020, o atleta português conseguiu fazer a segunda melhor marca olímpica de sempre com 17,98m, ficando só atrás de Kenny Harrison, atleta norte-americano, com 18,09m conseguida em 1996.

Fernando Pimenta, atleta do Benfica de canoagem, alcançou a medalha de prata em K-2 1000m, em Londres'2012 e a medalha de bronze em K-11000m, em Tóquio'2020. Nos campeonatos do mundo, o atleta já soma sete medalhas de ouro em várias categorias de canoagem.


Confira o calendário e os resultados dos atletas do Benfica para os Jogos Olímpicos Paris'2024.


Modalidades

Quase oficial: Rui Costa sonda mercado e garante novo treinador do Benfica

Presidente das águias conta com mais um possível reforço para 2024/2025

Rui Costa 'arregaça as mangas' e garante novo treinador no Benfica
Rui Costa 'arregaça as mangas' e garante novo treinador no Benfica

  |

Icon Comentário0

Já é quase oficial! Cassiano Klein está com pé e meio no Benfica, estando próximo de ser anunciado como o novo treinador do futsal das águias, segundo informa o portal Futsal Zona Técnica, esta sexta-feira, dia 26 de julho. 


Antonio Vadillo era a prioridade para as águias lideradas por Rui Costa. Contudo, a contratação do treinador do Palmas acabou por falhar, pelo que os responsáveis encarnados foram 'obrigados' a voltar as atenções para um segundo plano, surgindo, então, o técnico do Joinville. 


"Cassiano e o Benfica enfrentam questões burocráticas pela validade do curso da CONMEBOL que não é aceite pela UEFA e o da UEFA não é aceite pela CONMEBOL o que poderia ser motivo do técnico poder não seguir para Lisboa", pode-se ler na mesma fonte. 


Neste sentido, apenas questões burocráticas atrasam o anúncio do novo treinador de futsal do Benfica. Recorde-se que Cassiano Klein vai suceder a Mário Silva, que abandonou os encarnados este verão, sendo que já foi oficializado no novo clube

Cassiano Klein, de 41 anos venceu a Liga Brasileira em 2021 e a Taça Libertadores no ano seguinte ao serviço do Cascavel, troféus que lhe valeram o título de melhor treinador do mundo em 2022. Já Mário Silva chegou ao comando técnico do futsal do Benfica em março de 2023. O técnico realizou 60 encontros, tendo vencido 43, empatado dois e perdido outros 15, conquistando, ainda, uma Supertaça (2023/24) e uma Taça de Portugal (2022/23), terminando a sua ligação aos encarnados no final de 2023/24. Recorde-se que, em 2023/24, o futsal do Benfica realizou 42 encontros, registando 31 vitórias, dois empates e nove derrotas.



Modalidades

Benfica no caminho de medalhas olímpicas com Diogo Ribeiro

Desde o ouro no Mundial, a expectativa em torno de Diogo Ribeiro aumenta, mas a realidade da natação é distinta de outros desportos.

Expectativa em torno de Diogo Ribeiro aumenta, mas a realidade da natação é distinta de outros desportos.
Expectativa em torno de Diogo Ribeiro aumenta, mas a realidade da natação é distinta de outros desportos.

  |

Icon Comentário0

Passaram vários meses desde que Diogo Ribeiro conquistou o ouro no Mundial, mas muitos ainda encaram a natação para os Jogos Olímpicos como se fosse futebol. Esta visão simplista não corresponde à realidade. É crucial deixar Diogo Ribeiro nadar sem a pressão de expectativas irrealistas, mesmo com o seu histórico impressionante.


Desde fevereiro, quando Diogo Ribeiro se sagrou campeão mundial em Doha, nos 50 e 100 metros mariposa, comentadores começaram a prever uma medalha olímpica para Portugal em Paris-2024. “Ótimo, pessoas que nem ligavam nenhuma à modalidade passaram a dedicar alguma atenção, procurando notícias sobre o nadador do Benfica”, escreve Miguel Candeias no jornal A Bola. No entanto, Candeias destaca que a natação é regida por tempos específicos e apuramentos rigorosos, diferente de desportos como o atletismo.



A expectativa exagerada, contudo, persiste. Muitos ainda vêm as provas como se dependessem de um remate certeiro no futebol. Diogo Ribeiro, junto com seu treinador Alberto Silva, sempre frisaram que o objetivo é chegar à final e melhorar o recorde. “Depois, logo se vê o que pode acontecer se conseguir integrar o lote dos oito melhores que disputarão as medalhas”, explica Candeias. Ribeiro mantém o foco nos Jogos de Los Angeles-2028 quando fala de medalhas.


O nadador, com ambição e disciplina enraizadas no ADN, sabe da importância dos detalhes técnicos e da realidade dos números. “Nunca, até porque isso iria contra a natureza de um vencedor, o irão ouvir a diminuir-se em relação àquilo que ambiciona”, salienta Candeias. Ribeiro não promete o impossível, mas treina diariamente para se superar. No entanto, a comparação com os tempos de Tóquio 2020 mostra que a competição também evoluiu. O recorde nacional de 51,17s o deixaria em 8.º lugar nos jogos passados.

Neste momento, entre os 40 apurados para os 100 metros mariposa em Paris, Diogo tem o 15.º melhor tempo. Todos acreditam que pode superar o recorde nacional, mas há eliminatórias e meias-finais que exigem perfeição. “Face a esta realidade, não pressionem. Deixem-no nadar, mas não estejam à espera de cobrar algo que nunca disse que realizaria”, conclui Candeias. Diogo Ribeiro transporta-nos para o seu sonho, e devemos respeitar o percurso e as suas ambições com paciência e apoio realista.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 confirmado: Rui Costa renova contrato com Campeão pelo Benfica até...
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado: Rui Costa renova contrato com Campeão pelo Benfica até...

 

Icon Comentário0
Oficial: Rui Costa trama Vilas-Boas e 'rouba' atleta do Porto para o Benfica
Modalidades

Oficial: Rui Costa trama Vilas-Boas e 'rouba' atleta do Porto para o Benfica

 

Icon Comentário0
Oficial! Benfica despede-se de atacante com mais de 100 jogos pelo glorioso
Modalidades

Oficial! Benfica despede-se de atacante com mais de 100 jogos pelo glorioso

 

Icon Comentário0