Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Central do Alverca interessa ao Benfica, mas concorrência ameaça negócio
10 Jun 2026 | 13:14
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Mai 2026 | 10:30 |
O Benfica está de olho em mais um jogador que se tem destacado no Trabzonspor. Numa altura em que a imprensa associa Felipe Augusto ao Clube da Luz, as mesmas fontes asseguram que as águias, lideradas por Rui Costa, também perguntaram por Oleksandr Zubkov, extremo internacional ucraniano.
Depois dos rumores em torno de Felipe Augusto terem sido confirmados pelo presidente do clube, Ertugrul Dogan, o dirigente máximo do Trabzonspor é confrontado com as informações, avançadas pela imprensa turca, de que o Clube da Luz também está a avaliar a possibilidade de avançar para a contratação de Zubkov.
O internacional ucraniano, em 45 ocasiões distintas, tem-se destacado na presente temporada pelo Trabzonspor e captou a atenção de diversos clubes, como foi o caso do Benfica. Uma vez que as águias ponderam vender alguns atletas no verão, o que poderia abrir espaço à contratação do extremo de 29 anos.
No entanto, por agora, o interesse do Benfica passa apenas por ser um rumor, uma vez que ainda não houve uma abordagem formal. No caso de Felipe Augusto, a situação encontra-se mais adiantada, com os encarnados, liderados por Rui Costa, a saberem que o Trabzonspor pretende um encaixe em torno dos 22 milhões de euros.
Na presente temporada, ao serviço do Trabzonspor, Oleksandr Zubkov - avaliado em 7 milhões de euros - já realizou 35 jogos oficiais: 30 na Superliga turca, quatro na Taça da Turquia e um na Supertaça. Nos 2.425 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional ucraniano registou quatro golos e oito assistências.
Espanhol trabalhou com Marco Silva e faz parte de seu plano para a época, mas valores pedidos deixam os encarnados mais longe de fechar negócio
11 Jun 2026 | 10:37 |
O Benfica continua a preparar a nova temporada sob o comando de Marco Silva e uma das prioridades identificadas pela estrutura encarnada passa pelo reforço do eixo defensivo. Depois da saída de Nicolás Otamendi para o River Plate, no final do contrato, as águias pretendem contratar dois defesas-centrais durante este mercado de verão. Entre os nomes referenciados pela estrutura encarnada encontrava-se Jorge Cuenca.
O defesa espanhol, que trabalhou com Marco Silva no Fulham nas últimas duas temporadas, encaixava no perfil pretendido para acrescentar experiência e qualidade à defesa benfiquista. Canhoto e reconhecido pela qualidade na saída de bola, Cuenca era um jogador apreciado pelo novo treinador das águias. No entanto, apesar da ligação entre ambos, o negócio dificilmente avançará.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o Fulham apenas admite negociar o central por valores próximos dos 20 milhões de euros, montante considerado demasiado elevado pela SAD do Benfica para investir num jogador que não era titular indiscutível no conjunto londrino.
Nas últimas duas temporadas, Jorge Cuenca realizou apenas 34 encontros pelo Fulham, divididos entre 12 jogos na primeira época e 22 na segunda, números que também contribuíram para a reflexão dos responsáveis encarnados. Perante este cenário, o Benfica não chegou sequer a iniciar negociações formais com o clube inglês e já direciona atenções para outras alternativas no mercado, mantendo intacto o objetivo de reforçar o centro da defesa antes do arranque oficial da temporada 2026/27.
A necessidade de reforçar o setor ganha ainda mais importância numa altura em que Gonçalo Oliveira está muito próximo de deixar o Benfica para reforçar o Stade Rennais, reduzindo ainda mais as opções disponíveis para a posição. A ideia da SAD liderada por Rui Costa passa por oferecer ao novo treinador dois perfis distintos. Por um lado, um central experiente, capaz de assumir de imediato a liderança da defesa. Por outro, um jogador mais jovem, com margem de progressão, que possa integrar a rotação.
Treinador português toma iniciativa de dar primeiros passos no centro de treinos juntamente com a estrutura tendo em conta a pré-época
11 Jun 2026 | 10:23 |
Marco Silva já deu os primeiros passos na preparação da próxima temporada do Benfica. O técnico português esteve no Benfica Campus para analisar a situação do plantel e começar a delinear a estratégia que será seguida nos próximos meses, numa altura em que o arranque da pré-temporada se aproxima.
Segundo informa o jornal Record, o treinador reuniu com Mário Branco e Patrick Dippel, diretor-geral para o futebol e chief scout dos encarnados, respetivamente. O encontro serviu para fazer um ponto de situação sobre os jogadores atualmente ligados ao Clube e identificar eventuais necessidades para o mercado de transferências.
A mesma fonte revela que Marco Silva pretende conhecer em profundidade os recursos já existentes antes de avançar para novas contratações. Para já, não está prevista qualquer revolução no plantel, sendo prioridade avaliar os atletas disponíveis e perceber quais poderão integrar o projeto desportivo para 2026/27.
Ainda de acordo com o respetivo portal, o técnico passou várias horas no centro de treinos do Benfica, acompanhado por Mário Branco. Durante a visita, aproveitou para conhecer melhor as instalações e os espaços de trabalho que irá utilizar diariamente quando os trabalhos arrancarem oficialmente, a 25 de junho.
A presença de Marco Silva no Seixal acabou mesmo por surpreender alguns funcionários do Clube. A deslocação foi realizada de forma discreta, sem grande mediatismo, numa demonstração clara de que o treinador pretende ganhar tempo na preparação da nova época e acelerar o planeamento desportivo do Benfica.
Saída do treinador para o Real Madrid envolveu o pagamento da cláusula de rescisão, o que fez novamente as águias ganharem às suas custas
11 Jun 2026 | 09:55 |
José Mourinho está de regresso ao Real Madrid, mas a sua saída da Luz deixa também um importante encaixe financeiro nos cofres encarnados. O Benfica recebe 15 milhões de euros pela transferência do treinador português, valor correspondente à cláusula de rescisão prevista no contrato do técnico.
Com esta operação, aumenta ainda mais o impacto financeiro que Mourinho tem tido no universo benfiquista ao longo das últimas duas décadas. Entre transferências de jogadores por si solicitadas e negócios concretizados nos clubes que orientou, o treinador setubalense já contribuiu para receitas que ascendem aos 183 milhões de euros para a SAD encarnada.
Nesta contabilização entra também a transferência de Kerem Aktürkoglu para o Fenerbahçe, concluída na temporada passada por 22,5 milhões de euros. Embora a oficialização do negócio tenha acontecido já após a saída de Mourinho do clube turco, foi o técnico português quem impulsionou a contratação do internacional turco, acabando por estar na origem de mais um encaixe significativo para o Benfica.
Desde que deixou o FC Porto, em 2004, para assumir o comando do Chelsea, Mourinho tornou-se um cliente habitual do Benfica no mercado de transferências. O primeiro negócio aconteceu logo nesse verão, com a contratação de Tiago para os blues. Entre os vários jogadores adquiridos por equipas treinadas por Mourinho, Victor Lindelöf continua a ser a venda mais lucrativa. Em 2017, o Manchester United pagou 35 milhões de euros pelo internacional sueco. Logo atrás surge Ángel Di María, transferido para o Real Madrid em 2010, numa operação que, com objetivos incluídos, atingiu os 33 milhões de euros.
Ao longo da carreira, Mourinho contratou jogadores do Benfica em praticamente todos os clubes que orientou. Exemplo disso foram as cedências de Gedson Fernandes e Carlos Vinícius para o Tottenham, que renderam aos encarnados 4,5 e 3 milhões de euros, respetivamente. A única exceção foi a passagem pelo Inter de Milão.
Exclusivo Glorioso 1904 - Central do Alverca interessa ao Benfica, mas concorrência ameaça negócio
10 Jun 2026 | 13:14
Após nega ao Benfica, palavras de Bernardo Silva geram agora mal-estar no Barcelona
10 Jun 2026 | 17:37
Pedro Sousa avalia defesa na mira do Benfica: "É o segundo melhor central português da atualidade"
10 Jun 2026 | 16:37