![Com Sporting à mistura, Benfica reitera boicote no Campeonato Nacional “Temos de…”](/storage/media-items/image/2024/10/aguia-benfica_20241030120159.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Enquanto Presidente do Benfica, Rui Costa já esteve como líder encarnado em 48 oportunidades europeias. Dentro dessas ocasiões, o ex-internacional português já esteve duas vezes nos quartos de finais da Liga dos Campeões e uma vez na Liga Europa com as águias. O percurso começou 27 dias após assumir a Presidência, deixada por Luís Filipe Vieira, que tinha anunciado a suspensão de suas funções.
O primeiro jogo de Rui Costa na UEFA Champions League foi contra o Spartak Moscovo, quando a equipa da Luz, na época ainda treinada por Jorge Jesus, venceu os russos, que eram treinados por Rui Vitória. A vitória foi o primeiro passo de uma série de pontos altos e alguns baixos do Glorioso na Europa.
Na primeira época como líder absoluto, Rui Costa chegou aos quartos de final com o Benfica, onde foram eliminados pelo Liverpool, em dois jogos eletrizantes. Já em seu segundo ano, as águias caíram contra a Inter de Milão, que haveria de ser derrotada na final contra o Manchester City, por 1-0 na final. No terceiro ano também parou nos quartos, mas desta vez da Europa League, quando foi travado pelo Marselha.
Todavia, as águias conquistaram resultados excelentes nesses três anos, além de jogos icônicos, como foi o caso do duelo contra o Barcelona na primeira fase deste ano. Outro jogo contra os culés que ficou marcado foi a vitória por 3-0, que Darwin brilhou para o Glorioso. Além disso, o próximo adversário do Benfica, que marcará o jogo número 50 de Rui Costa, também já foi derrotado, quando perderam por 3-2 em Monte Carlo, ainda nesta época (Saiba tudo sobre o Mónaco).
O antigo futebolista de 52 anos assumiu a presidência em julho de 2021, quando Luís Filipe Vieira comunicou que estavam suspensas as suas funções dentro do Clube da Luz. O atual Presidente ganhou as eleições de outubro em 2021.
Jogador do próximo adversário das águias concedeu uma extensa entrevista, recentemente, onde destacou a qualidade do atleta português
|
O jogador brasileiro, Vanderson, que atua pelo clube do microsestado francês, Monaco, em exclusivo para o jornal A Bola, deu uma entrevista onde analisou a qualidade dos futebolistas portugueses que chegaram a França nos últimos anos. Entre os nomes abordados, tiveram os antigos jogadores do Benfica, João Neves e Gonçalo Ramos, que atuam pelo PSG.
“A Ligue 1 francesa é um campeonato que ajuda muito os jogadores jovens a evoluir. E a Ligue 1 tem muito a ganhar e irá crescer muito com os jogadores de qualidade, como o João Neves, que vêm para cá.”, disse o lateral brasileiro quando questionado sobre como tem visto a evolução dos jovens ex-Benfica.
Os dois jogadores que já atuaram de águia ao peito transferiram-se, ambos, no ano de 2024 só que em alturas do ano diferente – Ramos em janeiro, por 65 milhões de euros e Neves, em agosto, por uma verba a rondar os 60 milhões de euros. O avançado internacional português não tem tido muitos minutos (apenas 755 em 18 jogos), mas, mesmo assim, é dos que mais contribui pelo clube parisiense – oito golos e três assistências. Já o médio, demorou a carburar, mas agora é titular em maior parte dos jogos fazendo um brilharete em muitos deles. João, neste momento, já conta com três golos e oito assistências e até irá ter direito a um prémio especial.
O brasileiro falou ainda do novo companheiro, Al-Musrati, ex-Braga e nome que também foi apontado para os encarnados. “Verdade, ele chegou numa semana importante, pois é um jogador que conhece bastante o Benfica e conhece bem o modo de jogar dos portugueses. É um cara que vem para ajudar-nos, que vem para acrescentar com a sua força física, a sua qualidade defensiva e com a bola no pé também. Espero que tenha muito sucesso aqui no Mónaco, como ele teve em Portugal. Vai ajudar-nos muito", completou.
O Monaco vai defrontar, novamente, o Benfica para a Liga dos Campeões, desta vez para o play-off de acesso aos oitavos de final. A primeira mão terá lugar na pequena cidade-estado francesa, esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20h00. O último jogo entre estas duas equipas terminou num triunfo para os rapazes da Luz (3-2).
Na mais recente crónica, o comentador condena a escolha de palavras do treinador setubalense nas mais recentes conferências de pós-jogo
|
Vasco Mendonça, no seu texto de opinião ‘Selvagem e Sentimental’, voltou a deixar palavras duras a Bruno Lage, treinador do Benfica. O consultor de marketing admitiu que o setubalense tem tido uma tendência para reiterar, em certos jogos, que a equipa ‘Foi Benfica’, no entanto, o adepto encarnado afirma que não necessidade desse tipo de ‘espetáculo’.
Vasco Mendonça - Aconteceu duas vezes nos últimos tempos. Irritou-me em ambas as ocasiões
O consultor de marketing não escondeu o desagrado perante este tipo de posição e admite que não entende a lógica do setubalense. “Bruno Lage aparece junto a um microfone após um jogo e explica a quem o ouve que «fomos Benfica». Fala sempre no plural, para expressar o laço inquebrável que o une aos adeptos. Tudo isto está certo em tese, mas, por vezes, suscita dúvidas. Voltei a fazer o que mandava a circunstância: rebobinei os 90 minutos na minha cabeça, averiguei qual foi a experiência dos adeptos mais próximos e cheguei à conclusão de que nenhum de nós compreendeu”, começou por escrever.
O mais recente exemplo, aconteceu no sábado passado, 8 de fevereiro. “Neste último jogo frente ao Moreirense, a equipa presenteou-nos com mais uma exibição mediana, pontuada por momentos de clara fragilidade, complementada, em particular na segunda parte, pela ansiedade crescente dos adeptos, que, em sete dias, viram a sua equipa sofrer quatro golos — como se marcar ao Benfica fosse agora uma tarefa ao alcance de todos”, acrescentou Vasco Mendonça.
Infelizmente, o consultor indicou outro exemplo ‘infeliz’ do técnico do Benfica, “Dois dias antes, na antevisão do jogo contra o Moreirense, o treinador do Benfica decidiu fazer algo que nunca tinha visto ser feito: anunciou um novo candidato à presidência do clube enquanto explicava não ser adepto de politiquices. Voltou a falar no plural, desta vez para se referir à recandidatura do 'nosso presidente'”.
No fim da sua crónica, Vasco Mendonça pede mais Benfica em campo, do que aos microfones. “É por estas e por outras que, sempre que alguém diz, de forma despropositada, que «fomos Benfica», eu tendo a pensar que nos falta qualquer coisa. E, sim, falta-nos ser mais Benfica no futebol, mas, como relembram aqueles que tão bem conhecem o seu clube, o tema vai um pouco para lá do jogo jogado”, atirou.
Dirigente abordou interesse no atleta, com oito assistências, de águia ao peito, tendo revelado que não avançou com conversações para garantir o passe
|
Afinal, há mais informações sobre a novela Inter - João Félix. Depois do antigo avançado do Benfica ter falado no interesse do emblema italiano, no último mercado de transferências, Giuseppe Marotta, presidente dos nerazzurri, veio a público desmentir quaisquer negociações.
"Não iniciámos qualquer negociação. Foram avaliados nomes, mas decidimos ficar com a equipa atual. Sem desrespeito por certos jogadores", explicou o dirigente máximo do Inter, em recentes declarações à imprensa italiana. Recorde-se que, João Félix falou à comunicação social, na apresentação no Milan, na última segunda-feira, 10 de fevereiro, e falou sobre este interesse dos italianos, colocando Jorge Mendes ao barulho.
No mercado de inverno, relembre-se que, o craque formado no Benfica Campus terminou por rumar ao AC Milan, por via de empréstimo do Chelsea. Num negócio, que surpreendeu o mundo desportivo, o internacional português reencontrou Sérgio Conceição nos quadros do emblema de San Siro. Vale a pena destacar que, o antigo avançado do Glorioso já conta com um golo pela formação italiana.
O desempenho de João Félix tem deixado Itália rendida aos pés do ponta-de-lança luso. O atual camisola 79 do Milan até deixou os dirigentes do clube rendidos, tendo abordado, inclusive, a possibilidade de prolongar a estadia do ex-Benfica em San Siro.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – avaliado em 30 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências. Já no Milan - que reforçou no inverno - o internacional português conta com dois jogos, onde, em 115 minutos, já regista um golo.