
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A média-defensiva do Benfica, Andreia Faria, esteve presente no 11.º aniversário do Museu Cosme Damião e na inauguração do espaço dedicado ao futebol feminino dentro da infraestrutura. Em declarações ao jornal A Bola, na passada sexta-feira, dia 26 de julho, entre outros temas, afirmou que a saída de Kika Nazareth não vai afetar o Clube da Luz.
"Esta cerimónia é muito especial, é um marco de 11 anos para o nosso Museu e poder ver aqui representado todo o nosso esforço ao longo destas últimas seis épocas é um orgulho. Temos muito orgulho naquele trajeto que estamos a percorrer e o Benfica têm-nos apoiado em todas as frentes para que sejam concretizados todos os nossos objetivos", começou por dizer a atleta encarnada.
"Todo o pleno que conseguimos o ano passado foi muito devido ao esforço do Benfica em dar-nos aquelas que são as melhores condições que nos permitem atingir os patamares. Não só aqui em Portugal como também fora de portas e na Europa, tem sido uma evolução muito positiva. O futebol feminino está a crescer de forma exponencial e o Benfica é um dos principais responsáveis dessa evolução aqui em Portugal e só temos de agradecer, é mais uma responsabilidade e temos de trabalhar para continuar a representar o Benfica ao mais alto nível", continuou sobre a evolução do futebol feminino em Portugal.
"Nós trabalhamos sempre para conseguir o melhor para o nosso clube. Todos os dias damos o máximo para sermos melhor individualmente e depois conseguimos apertar mais para que o coletivo seja capaz de conquistar, portanto é para isso que nós estamos a trabalhar e obviamente que esperamos o melhor para esta época", acrescentou.
Andreia Faria terminou sobre a saída de Kika Nazareth: "Não, acho que no Benfica já tivemos muitas saídas, muitas entradas, focamo-nos muito naquilo que é o processo. Já houve aqui muitas lesões de jogadoras importantes, que eram titularíssimas e que acabaram por ser compensadas pela existência de outras jogadoras. Temos um plantel com muita qualidade, já saiu a Cloé, já saiu a Ana Vitória, depois dessas saídas conseguimos um pleno, portanto conseguimos perceber aqui que não é isso que dita a nossa evolução e não vai ditar daqui para a frente também".
Médio, que está emprestado aos vermelhos e brancos pelo PSG, vai deixar de usufruir de uma certa regalia, que vai pertencer a outro companheiro
|
A participar no Mundial de Clubes, Renato Sanches poderá estar a realizar os últimos jogos com a camisola do Benfica, uma vez que a imprensa nacional garante que o atleta está prestes a deixar a Luz, para regressar ao PSG. Ora, com a iminente partida, o médio está prestes a perder um estatuto no plantel dos encarnados, deixando assim de ser o que aufere o ordenado mais elevado.
Conforme escreve um portal Bola na Rede, caso o camisola 85 deixe as águias, o mesmo vai deixar de ser o atleta mais bem pago do plantel orientado por Bruno Lage. Segundo o Capology, especialista nos vencimentos dos futebolistas, o ex-campeão europeu por Portugal, emprestado pelos franceses, está a usufruir de um vencimento cifrado nos 7 milhões de euros (6.920.000€).
Por outro, lado, Renato Sanches aufere de um salário que é praticamente o triplo do vencimento do segundo atleta mais bem pago das águias. Perante a saída do internacional português, o top 3 de jogadores mais bem remunerados do Glorioso sofre uma alteração, havendo um novo ‘líder’ nas contas. Segundo a mesma fonte, com o ‘adeus’ de Renato Sanches, Anatoliy Trubin passa a ser o mais bem pago do plantel. Feitas as contas, com um contrato válido até 2028, o ucraniano aufere cerca de 3.850.000 euros.
A completar o top 3, surge o médio Orkun Kokçu, que recentemente foi multado depois de ter causado uma enorme discussão com Bruno Lage, na sequência da sua substituição no encontro frente ao Auckland City. O camisola 10 recebe um total de 3 milhões de euros. Também Fredrik Aursnes merece destaque, uma vez que o norueguês usufrui atualmente de um vencimento que chega aos 2.880.000€.
Em 2024/2025, Renato Sanches – avaliado em 3 milhões de euros - regressou ao Benfica através de um empréstimo proveniente do PSG. Após mais um ano recheado de lesões, o médio entrou em campo 20 vezes e marcando apenas um golo, recentemente, frente ao Auckland City, numa partida a contar para o Mundial de Clubes.
Médio internacional português, que atualmente está emprestado aos encarnados, teve a sua primeira experiência fora da Luz em Munique
|
Renato Sanches era, em 2016, o jogador sensação da Europa, após uma temporada de estreia ao mais alto nível pelo Benfica, onde foi também uma peça fundamental na conquista do Campeonato da Europa por Portugal, com apenas 18 anos. Nesse mesmo verão rumou ao Bayern Munique e sabe-se agora que foi a pedido de Carlo Ancelotti, histórico treinador italiano.
Marco Neppe: "Foi Carlo Ancelotti o impulsionador da contratação do Renato"
Em entrevista ao jornal Record, o antigo diretor-desportivo do Bayern Munique, Marco Neppe, que assumia esse cargo quando Renato Sanches assinou pelos alemães, contou como foi o processo de contratação do jovem médio do Benfica. O dirigente trabalhou cerca de 10 anos ao serviço do emblema da Baviera, antes de sair no ano passado.
“Sinceramente, desta vez contratámos o Carlo Ancelotti como treinador principal, e o Renato fez uma época brilhante pelo Benfica, e também uma competição de topo, um Campeonato da Europa (…) foi ele o impulsionador da contratação do Renato”, começou por explicar o antigo diretor-desportivo.
Quando questionado sobre o que deu errado na contratação de Renato Sanches, o antigo diretor-desportivo respondeu, mas sem apontar um motivo em si: “No final, falei há algumas semanas sobre os momentos e o timing no futebol. Por vezes é preciso ter um pouco de sorte, para ser sincero, também como jogador e esperar pelo momento certo. Se o momento certo estiver a chegar, pode explodir”.
Entretanto, em 2024/2025, Renato Sanches – que está avaliado em 3 milhões de euros - regressou ao Benfica através de um empréstimo proveniente do PSG. Após mais um ano recheado de lesões, o médio entrou em campo 20 vezes e marcando apenas um golo, recentemente, frente ao Auckland City, numa partida a contar para o Mundial de Clubes. O futuro do internacional português ainda é uma incógnita, já que os encarnados procuram reforçar a posição.
Em entrevista à imprensa, antigo diretor desportivo dos bávaros reconheceu a qualidade dos encarnados e revelou ter muitas expectativas para o encontro
|
Prestes a entrar em campo para defrontar o Bayern Munique, o Benfica continua focado nos preparativos para o encontro que irá encerrar a fase de grupos do Mundial de Clubes. Em antevisão ao duelo entre os dois emblemas europeus, Marco Neppe não adiantou qualquer resultado, mas afirmou estar à espera de um grande jogo de futebol.
Marco Neppe: “Esperamos um jogo de alta qualidade”
Contactado pelo jornal Record, o ex-diretor desportivo do Bayern Munique comentou a participação dos bávaros no torneio organizado pela FIFA e deixou uma observação em específico para o encontro de amanhã à noite, frente ao Glorioso: “Esperamos um jogo de alta qualidade”. Além disso, Neppe foi mais longe e deixou elogios à dimensão do Clube da Luz: “E, claro, estou ansioso pelo jogo do Benfica contra o Bayern Munique. Penso que há dois grandes clubes com… Sim, grandes clubes com muitos adeptos e grandes jogadores no seu seio”.
Marco Neppe: “Sim, grandes clubes com muitos adeptos e grandes jogadores no seu seio”
O Benfica encontra-se atualmente no Waters Sportsplex, em Tampa, a realizar mais um treino antes do encontro de amanhã, contra os alemães. Até à data, os encarnados defrontaram o Bayern Munique em 13 ocasiões distintas, com o registo a mostrar que as águias apenas somaram três empates. Contudo, nada é impossível e Bruno Lage tem no plantel quem saiba ferir os bávaros.
À entrada para a última jornada do Grupo C, o Glorioso procura assegurar uma vaga nos oitavos-de-final da competição. No entanto, a tarefa não será fácil e, para depender apenas de si, o Clube da Luz está forçado a pontuar com os alemães, seja um triunfo ou um empate. A partida está agendada para amanhã, 23 de junho, às 20h00 (hora de Portugal Continental).