
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruma tem estado em evidência na formação de Bruno Lage. O extremo que chegou ao Clube da Luz no último dia de mercado de janeiro, deve voltar a assumir a titularidade nos encarnados no encontro desta quarta-feira, 26 de fevereiro, onde vai reencontrar o Braga. Nesse sentido, Carlos Carvalhal, antigo técnico do camisola 27 das águias, falou sobre o internacional português na antevisão ao duelo da Taça de Portugal.
Carlos Carvalhal: É um jogador muito perigoso, está a fazer a sua melhor época de sempre
"Quanto ao Bruma é um jogador muito perigoso, está a fazer a sua melhor época de sempre. Quando saiu daqui, em meio ano, já tinha o seu melhor registo, em termos de assistências e de golos. Mas, sinceramente, não nos preocupa um jogador em específico, mas sim o coletivo do Benfica", começou por dizer Carlos Carvalhal.
Carlos Carvalhal: A preocupação é aquela que nos merece que é o respeito pelo coletivo do Benfica que é forte
"Se nos preocuparmos individualmente com cada jogador do Benfica, jogadores de seleção, de nível muito alto, não jogaríamos, e nós queremos jogar. A preocupação é aquela que nos merece que é o respeito pelo coletivo do Benfica que é forte", assegurou ainda o técnico do Braga.
"Temos que estar focados e ser coletivamente muito fortes, só uma equipa coletivamente muito forte, que é que consegue vencer o Benfica no Estádio da Luz. Poucas equipas venceram o Benfica em sua casa", referiu ainda Carlos Carvalhal.
Na presente temporada, Bruma - atualmente com um valor de mercado fixado nos 8 milhões de euros –, com a camisola do Benfica, alinhou em três partidas, todas para a Liga Portugal Betclic. De águia ao peito, já apontou um golo e concretizou uma assistências. Já ao serviço dos bracarenses, marcou presença em 31 jogos: 11 na Liga Europa, 17 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 2.311 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atacante apontou 13 golos, somando ainda oito assistências.
Peça importante na manobra dos vermelhos e brancos acabou por ser figura na partida, numa altura em que está afastada do Clube da Luz
|
O futebol feminino do Benfica encontra-se neste momento em pausa, uma vez que estão a decorrer as datas FIFA para as seleções femininas. Face a esta situação Filipa Patão conta com algumas ausências importantes nos treinos da sua equipa, visto que algumas peças chave da timoneira se encontram atualmente ao serviço das suas seleções, como é o caso de Marie Alidou.
A médio do Clube da Luz está atualmente a participar num estádio da seleção do Canadá, onde tem vindo a realizar vários compromissos de cariz amigável. Mais recentemente, a atleta canadiana esteve em grande destaque ao assinar um hat-trick, no particular frente à seleção feminina do Taiwan, onde golearam, por sete bolas a zero.
A atleta de 29 anos foi titular na partida contra a formação asiática e apontou os três golos ainda durante a primeira parte da partida. A Benfiquista abriu o ativo logo aos quatro minutos e antes do apito para o intervalo marcou mais dois golos, um deles na conversão de uma grande penalidade.
Alidou acabou por fazer apenas 45 minutos, tendo sido substituída no período de descanso. Além da médio do Benfica, a goleada canadiana contou também com os tentos apontados por Jordyn Huitema, que bisou no encontro frente ao Taiwan. Já Megan Reid e Adriana Leon dividiram entre si os dois últimos golos da formação canadiana.
Marie Alidou não foi a única atleta da equipa feminina estar em destaque nos compromissos internacionais, já durante o fim de semana, Cristina Martín-Prieto, pupila de Filipa Patão, foi a grande figura do Espanha - Bélgica, com a espanhola a apontar o tento vitorioso das campeãs do Mundo. Na presente temporada, ao serviço do Benfica, a canadiana já leva seis golos em 26 jogos oficiais pelo Clube da Luz.
Antigo timoneiro do Clube da Luz foi acusado de racismo pelos adversários do Galatasaray na última partida do campeonato turco
|
Na última segunda-feira, 24 de fevereiro, o Fenerbahçe enfrentou o Galatasaray em jogo válido para a 25.ª jornada da Super Liga. Porém, o jogo ficou marcado não pelo resultado dentro de campo, mas sim pelas polémicas fora dele. Os rivais de Istambul acusaram José Mourinho de racismo contra o povo turco, devido à frase proferida pelo português na conferência de imprensa. Agora, a Federação de Futebol Turca (TFF) noticiou que já submeteu a queixa ao Comité de Disciplina contra o antigo timoneiro do Benfica.
Conforme havia sido noticiado anteriormente, através de um comunicado oficial, o Galatasaray iria prosseguir com uma queixa formal contra o treinador português. A TFF informou que já submeteu todas as informações que recebeu sobre as polémicas envolvidas com o dérbi da Turquia, que envolvem as palavras do ex Benfica e o comportamento de Okan Buruk, treinador dos laranjas e vermelhos, e de vários membros das duas equipas técnicas.
A abertura do procedimento disciplinar pode resultar a José Mourinho uma suspensão de seu cargo até seis meses. O antigo timoneiro do Benfica já foi defendido publicamente pelo Fenerbahçe, mas ainda precisará da defesa legal para se proteger contra as acusações.
As palavras de Mourinho na conferência de imprensa ocorreram, após o mesmo relatar uma conversa que teve com o árbitro da partida Slavko Vincic, em que deu os parabéns ao responsável pelo apito e referiu que se fosse um turco, o confronto teria sido um 'desastre'. Além disso, o antigo timoneiro do Clube da Luz também referiu que o banco dos adversários 'saltava como macacos'.
A partida que era suposto ser o foco principal terminou sem golos e deixou a disputa pela liderança do campeonato turco sem novidades. Os laranjas e vermelhos são líderes do campeonato com 54 pontos, seis a mais do que a equipa do treinador José Mourinho, o Fenerbahçe.
Na sua crónica semanal, publicada no jornal ‘Record’, o conhecido adepto do Porto falou sobre a partida dos encarnados frente ao Boavista
|
A partida entre o Benfica e o Boavista já aconteceu há cinco dias atrás, a 22 de fevereiro, onde os encarnados venceram de forma categórica os axadrezados, por 3-0. Porém, há quem ainda continue a matutar sobre a partida em questão, afirmando que houve novamente problemas com as imagens transmitidas pela BTV. Miguel Sousa Tavares, conhecido adepto do Porto, é um dos que ainda aponta o dedo sobre este caso.
O conhecido jornalista português, na sua mais recente crônica, publicada na manhã de quarta-feira, 26 de fevereiro, tanto na versão impressa como online do jornal ‘Record’, falou sobre a dualidade de critérios na divulgação das imagens televisivas da parte do canal do clube. Em questão, está a repetição do golo de Andrea Belotti, onde Miguel Sousa Tavares afirma ter havido uma falta antes da jogada que culminou em golo.
Miguel Sousa Tavares - O problema da falta de isenção coloca-se também e de novo com as transmissões dos jogos do Benfica pela BTV
De seguida, o conhecido adepto do Porto, eterno rival do Clube da Luz, foi mais longe e acusou a BTV, no lance em questão, apenas mostrar as imagens depois da falta. “O problema da falta de isenção coloca-se também e de novo com as transmissões dos jogos do Benfica pela BTV. O primeiro golo do Benfica contra o Boavista terá sido ou não precedido de falta, mas nunca o saberemos porque a BTV fez questão de apenas repetir o lance a partir do momento em que a hipotética falta já tinha acontecido e nunca de perto ou em slow-motion”, acrescentou o cronista do ‘Record’.
Deixando uma última crítica, endereçada ao canal. “Assim também é mais fácil fazer uma coisas inspirada no jornalismo, mas que nada tem a ver com ele”, atirou Miguel Sousa Tavares. Recorde-se, que não é a primeira vez que a BTV é visada sobre as suas transmissões televisivas, o canal do Benfica já tinha sido alvo de críticas pela forma que apresentou dois lances semelhantes na partida frente ao Moreirense, onde as águias bateram os Cónegos, por três bolas a duas.