Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa pondera ir ao mercado por um reforço de peso no Benfica
23 Jan 2026 | 17:16
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Voleibol
25 Set 2024 | 10:44 |
Após 14 temporadas a representar o Benfica, Hugo Gaspar decidiu colocar um ponto final na carreira de voleibolista, sendo que agora, em entrevista ao jornal Record, o antigo capitão das águias recorda a sua saída.
"Ninguém falou comigo"
“Vou ser sincero e dizer que é uma das coisas que mais lamento e é importante as pessoas saberem: até aos dias de hoje, ninguém da equipa técnica falou comigo desde o término do campeonato. Não houve qualquer tipo de conversa depois disso e custa-me até admiti-lo", começou por revelar Hugo Gaspar.
“Eu nunca soube se era opção...houve uma reunião entre mim, o diretor da secção, o professor José Jardim, e o team manager, o Rui Guedes. Eu também já sabia o que iria dizer nessa reunião, porque tal como transmiti, a minha ideia era terminar a minha atividade. Fomos para essa reunião com esses pontos definidos, mas até hoje...”, prosseguiu o ex-voleibolista que em seguida revelou uma mágoa com o treinador Marcel Matz por este não lhe ter dado uma palavra.
“Esperava sempre. Tenho 14 anos de clube, anos que dediquei ao clube e ele a mim. Foi uma relação recíproca...custa-me que até hoje não tenha havido essa comunicação, além da que foi feita pelo José Jardim e Rui Guedes, de quem sou muito amigo. Se há tomada de decisões elas têm de ser comunicadas aos atletas, mas já aconteceu com outros, o Nuno Pinheiro, Marc Honoré, em que não houve qualquer comunicação. É importante as pessoas perceberem isto. É uma mágoa que tenho”, finalizou Hugo Gaspar.
Recorde-se que Hugo Gaspar - que atuou de águia ao peito desde 2010 - terminou a carreira no final da temporada transata, contando com 40 jogos: 6 na Liga dos campeões, dois na Taça Ibérica, 30 no Campeonato Nacional, um na Taça de Portugal e um na Supertaça. No total, o oposto marcou 229 pontos.
O atleta português, que chegou ao Clube da Luz oriundo do Castêlo da Maia, na época 2010/11, passou ainda pela formação do Vitória de Guimarães, Sisley Treviso, Esmoriz e SO Marinhense. No total, nas 14 temporadas com o Manto Sagrado, o craque alinhou em 492 partidas, tendo marcado 2.290 pontos.
Segundo rumores apurados, Clube da Luz entende que atleta, apesar de ser uma das figuras de peso, viu o seu ciclo nas águias chegar ao fim
29 Jan 2026 | 03:00 |
Kyra Holt não deve continuar no Benfica, pelo que apurou o Glorioso 1904. Neste Exclusivo, o nosso jornal adianta que o Clube da Luz não vai avançar com a renovação do contrato da voleibolista, uma das figuras de proa da formação encarnada em 2024/25.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a voleibolista norte-americana, uma das atletas mais importantes do plantel às ordens de Henrique Furtado, não vai continuar de águia ao peito em 2026/27. Apesar do seu estatuto, o Benfica entende que o ciclo de Kyra Holt terminou, depois de ter renovado no início desta época.
Ao que o nosso jornal apurou, o Clube da Luz, em total entendimento com o departamento de modalidades, acredita que é altura de fazer uma remodelação do plantel vermelho e branco. Aliás, sabe o Glorioso 1904, esse plano já entrou em marcha durante o mês de janeiro, com a chegada de novos reforços.
Assim, o nosso jornal acredita que, face à temporada menos conseguida da equipa de voleibol, que não tem correspondido às expectativas depois de ter conquistado o campeonato nacional na época anterior, o Benfica irá proceder a várias mudanças na modalidade, sendo Kyra Holt uma das figuras que deverá abandonar o clube.
No Benfica, desde 2024/25, a oposta tem sido uma das figuras mais importantes da equipa. Até ao momento, a norte-americana já conquistou um campeonato nacional e uma Supertaça com as águias. Na presente temporada, a voleibolista já disputou 20 partidas oficiais, nas quais contabilizou cerca de 264 pontos.
Na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, formação vermelha e branca não foi capaz de segurar resultado anterior e acabou com um dissabor na boca
28 Jan 2026 | 16:50 |
É o concretizar de mais um adeus à Europa. A equipa de voleibol do Benfica viajou até à Turquia, onde disputou a passagem aos quartos-de-final da CEV Challenge Cup, contra o Altekma. Apesar do equilíbrio registado, a equipa da casa acabou por seguir em frente, ao derrotar as águias na conjugação dos resultados e no golden set.
Pablo Natan, Valerii Todua, Lucas França, Japa, Tiago Violas, Felipe Banderó e Ivo Casas (L) foram as escolhas iniciais de Marcel Matz para a partida da segunda mão da prova. No banco de suplentes, o canarinho contou ainda com Diogo Fevereiro, Vasco Lopes, Peter Wohlfahrtstätter, Nivaldo Gómez, Murad Khan, Kelvi Geonavi, Tomás Natário, Francisco Pombeiro e Bernardo Silva (L).
Depois de vencer a primeira mão, o Benfica até entrou melhor, ao vencer o primeiro set, dando vantagem às águias. O parcial ficou favorável para o Glorioso em 25-19. No entanto, o Altekma, a precisar de vencer para continuar em frente, conseguiu empatar o encontro ao vencer o segundo set pelo mesmo resultado.
No terceiro set, a equipa da casa foi mais superior e conseguiu operar a reviravolta no marcador, assegurando a vantagem na partida ao triunfar por 25-20. No entanto, a correr atrás do prejuízo, o Benfica não deitou a toalha ao chão e voltou a empatar o duelo ao vencer o quarto parcial por 25-22.
Porém, a partida ainda estaria longe de terminar e o Altekma, na sua última esperança, triunfou na negra, assegurando um triunfo no tempo regulamentar por 3-2 (15-11 no parcial). Com este resultado, foi necessário recorrer ao golden set para descobrir o vencedor. No final, o Altekma acabou a sorrir, ao vencer por 15-13.
Emblema encarnado não teve dificuldades para vencer turma nortenha e está no segundo lugar da tabela classificativa da Liga portuguesa
24 Jan 2026 | 16:23 |
A equipa de voleibol do Benfica derrotaram a formação da Académica de Espinho por 3-0, este sábado, dia 24 de janeiro, em jogo da 16.ª jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube da Luz confirmou assim o bom momento e somou o terceiro duelo consecutivo a ganhar.
No Pavilhão Arquitecto Jerónimo Reis, as águias triunfaram com os parciais de (25-19), (25-21) e (25-20). Com o triunfo diante da formação nortenha, o Benfica continua no segundo lugar do Campeonato Nacional com 42 pontos, mas em igualdade pontual com o Sporting (menos um jogo).
Com esta vitória - a 19.ª em 23 jogos esta temporada - os comandados de Marcel Matz continuam a correr atrás do prejuízo, depois da derrota frente aos leões na ronda 14. De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro do Clube da Luz está marcado já para a próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Altekma, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da CEV Challenge Cup. O encontro diante está marcado para as 14h00, em Esmira, na Turquia. No primeiro jogo, as águias venceram por 3-2.
Para levar de vencida a equipa contrária, o emblema encarnado convocou: Pablo Natan, Murad Khan, Lucas França, Tiago Violas, Japa, Valerii Todua e Ivo Casas, Peter Wohlfahrtstatter, Francisco Pombeiro, Nivaldo Gómez, Felipe Banderó, Kelvi Geonavi, Tomás Natário e Bernardo Silva.