Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Águias ainda avaliam a melhor opção para o jogador, mas um novo empréstimo é a hipótese mais forte em cima da mesa neste momento
26 Jan 2026 | 03:00 |
Henrique Araújo prepara-se para deixar o Benfica nesta janela de transferências. As águias ainda avaliam a melhor opção, pelo que um novo empréstimo é a hipótese mais forte em cima da mesa. Esta será a última oportunidade para o avançado de 24 anos mostrar que ainda pode ser útil ao Clube em 2026/27, sabe o nosso Jornal.
Há alguns clubes portugueses interessados em garantir o ponta de lança para a segunda metade da temporada, nomeadamente o Vitória de Guimarães, embora uma ida para o estrangeiro também é um dos cenários ainda em equação. Recorde-se que, nas últimas três temporadas, o jogador viveu três empréstimos diferentes: Watford, Famalicão e Arouca.
O atacante perdeu espaço nas opções de José Mourinho ao longo da época. Os últimos minutos somados com o Manto Sagrado aconteceram no triunfo, por 2-0, frente ao Atlético, na Taça de Portugal. Nessa partida, o avançado atuou apenas 12 minutos, confirmando o estatuto secundário na hierarquia ofensiva definida pelo técnico.
O atleta esperava ter mais oportunidades na equipa principal, mas a utilização tem sido escassa sob as ordens do 'Special One'. O descontentamento com a falta de tempo de jogo motiva a procura urgente por um projeto onde possa jogar com maior regularidade.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 11 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Portugal. Nos 135 minutos em que esteve em campo, o avançado não fez qualquer golo ou assistência.
Após derrota para a Liga dos Campeões frente aos italianos da Juventus, emblema encarnado voltou aos triunfos no Campeonato Nacional
25 Jan 2026 | 20:00 |
O Benfica derrotou o Estrela da Amadora por 4-0, este domingo, dia 25 de janeiro, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Após o desaire para a Liga dos Campeões frente à Juventus, o emblema da Luz voltou aos triunfos no Campeonato Nacional.
Num duelo disputado no Estádio da Luz, as águias foram claramente superiores, apesar de ter pecado em alguns momentos na finalização. Ainda assim, o primeiro golo apareceu aos 42 minutos. Sidny Cabral lançou um cruzamento com efeito para o interior da área, na sequência de um pontapé de canto, e Vangelis Pavlidis, de cabeça, não perdoou.
Na segunda parte, o 2-0 surgiu através da marcação de uma grande penalidade a castigar uma falta de Jefferson Encada sobre Sidny Cabral. Chamado à marcação, Vangelis Pavlidis (55') bisou no encontro. Aos 58', Sidny Cabral fica isolado na cara de Renan Ribeiro e aplica um remate rasteiro, sem qualquer hipóteses de defesa para o guardião adversário. Aos 84', estreia de sonho para Anísio Cabral. O jovem avançado foi lançado aos 83 minutos e precisou de apenas um minuto para rubricar o seu primeiro golo pela equipa principal.
Com esta vitória – a 27.ª em 37 encontros na presente temporada –, os comandados de José Mourinho têm agora 45 pontos e continuam no terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (52) está no primeiro posto (menos um jogo. Já o Sporting é segundo com 48.
O emblema encarnado volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Real Madrid. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Álvaro Arbeloa, jogar-se-á às 20h00, na Luz.
Golo de Vangelis Pavlidis (1-0):
Vangelis Pavlidis (2-0):
Sidny Cabral (3-0):
Anísio Cabral (4-0):
Alanyaspor acabou por ficar reduzido a dez elementos perto do intervalo, após antigo futebolista das águias ter visto o segundo cartão amarelo
25 Jan 2026 | 17:55 |
O Alanyaspor, equipa orientada por João Pereira, empatou a uma bola na deslocação ao terreno do Rizespor, este domingo, dia 25 de janeiro, em jogo da 19.ª jornada da liga turca, num encontro marcado por expulsões na primeira parte e golos apenas no segundo tempo.
O jogo começou de forma favorável à equipa do técnico português, com Giannis Papanikolaou a ver o cartão vermelho direto logo aos 6 minutos. Apesar da vantagem numérica inicial, o Alanyaspor não conseguiu capitalizar e acabou também por ficar reduzido a dez elementos perto do intervalo, após Maestro, ex jogador do Benfica, ver o segundo cartão amarelo.
Na segunda parte, já em igualdade numérica, o Rizespor chegou ao golo aos 62 minutos, mas o lance foi anulado por fora de jogo. A vantagem surgiu aos 80’, quando Valentin Mihaila bateu o guarda-redes e deixou João Pereira visivelmente frustrado no banco de suplentes.
No entanto, o Alanyaspor ainda conseguiu evitar a derrota já em cima do minuto 90, com Seve Mounié a restabelecer a igualdade após assistência de Hagi. Assim, a equipa forasteira segue no 10.º lugar do campeonato turco, enquanto o Rizespor ocupa a 12.ª posição.
Maestro foi contratado pelo Benfica em julho de 2022, onde esteve apenas durante uma temporada e meia. Fez 26 jogos oficiais e marcou três golos, saindo em janeiro de 2024 para o Adana Demirspor. No último mercado de transferências de verão, rumou ao Alanyaspor. O jogador participou na última CAN pela seleção de Angola.