Futebol
Dificuldades, ausências e Rafa; Tudo o que disse Mourinho antes do Benfica - Estrela da Amadora
24 Jan 2026 | 14:41
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Estadia na Luz tem sido marcada por oportunidades perdidas e exibições irregulares, o que tem levado a uma certa frustração nas instâncias mais altas do Clube
25 Jan 2026 | 03:00 |
Franjo Ivanović, contratado por um valor a rondar os 22,8 milhões de euros (acrescidos de objetivos), chegou ao Benfica para lutar pela titularidade com Vangelis Pavlidis e fazer a diferença no ataque encarnado. No entanto, as suas exibições têm ficado aquém do esperado para os responsáveis desportivos do Clube, sabe o nosso Jornal.
A Direção acreditava que o avançado pudesse dar outra dinâmica ofensiva à equipa, equilibrando a responsabilidade de golos com o companheiro grego e oferecendo uma alternativa fiável, mas não tem sido capaz de justificar o elevado investimento feito, nem de convencer de forma consistente.
Internamente, a SAD do Benfica começa a manifestar preocupação pela falta de progressão clara do jogador ao longo da temporada, sobretudo considerando o preço da transferência. A ausência de impacto efetivo tem deixado os responsáveis do Clube desiludidos.
A sua estadia na Luz tem sido marcada por oportunidades perdidas e exibições irregulares, o que tem levado a uma certa frustração nas instâncias mais altas do emblema encarnado, Rui Costa sabe que, para justificar o investimento, será fundamental que o croata consiga elevar o seu nível e mostrar o potencial que motivou a contratação.
Nesta temporada ao serviço do Benfica, Franjo Ivanovic - avaliado em 20 milhões de euros - soma 30 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e outros dois na Taça da Liga. Nos 1.110 minutos em campo, marcou cinco golos e realizou uma assistência.
Clube da Luz colocou fim a uma série de três jogos consecutivos a vencer, mas manteve a sequência de 12 jogos sem conhecer sabor da derrota
24 Jan 2026 | 17:45 |
A equipa B do Benfica empatou frente ao Leixões (0-0), este sábado, dia 24 de janeiro. Em duelo da 19.ª jornada, os jovens encarnados colocaram fim a uma série de três jogos consecutivos a vencer, mas mantiveram a sequência de 12 jogos sem perder.
Num encontro disputado no Estádio do Mar, em Matosinhos, a primeira parte teve pouca história para contar. Ainda assim, o conjunto encarnado teve duas ocasiões para a abrir o marcador nos instantes iniciais. No entanto, foi sol de pouca dura e o encontro entrou num registo mais morno, marcado pela monotonia.
Na etapa complementar, o conjunto da casa mostrou maior atrevimento. Com outra dinâmica ofensiva, os 'Bebés do Mar' foram-se impondo no encontro, somando várias aproximações perigosas. Alarmado pela entrada em falso da equipa, o técnico das águias - que foi premiado recentemente - reajustou a equipa com algumas mexidas e conseguiu travar o ímpeto adversário. A partir daí, o encontro voltou a assumir contornos equilibrados e sem grandes ocasiões, culminando numa tremenda confusão ao cair do pano que resultou em duas expulsões, uma para cada lado (Ricardo Valente e Tiago Parente).
Com este empate - o 10.º em 23 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Nélson Veríssimo estão no sétimo lugar, à condição, da tabela classificativa com 16 pontos. Leixões (21), Oliveirense (19) e Penafiel (19) ocupam os últimos lugar da competição.
A equipa B do Benfica vira agora atenções para a jornada 20 da Liga 2. Os encarnados vão enfrentar o Lusitânia de Lourosa. O encontro, diante da formação orientada por Pedro Miguel, está marcado para quinta-feira, dia 29 janeiro, às 18h00, no Seixal.
Atual treinador do Génova recordou convivência com o antigo futebolista encarnado e falou com emoção sobre jogador de 26 anos
24 Jan 2026 | 15:30 |
Daniele De Rossi, treinador do Génova, recordou a passagem de Mile Svilar pela Roma e falou com emoção sobre o jogador de 26 anos. O técnico foi quem lançou o ex-guarda redes do Benfica na equipa principal romana, numa altura em que Rui Patrício se encontrava lesionado, abrindo espaço para a afirmação do guardião.
De Rossi: "Mile Svilar pode ser colocado entre os três ou cinco melhores do mundo na sua posição"
"Não acho que tenha tido um olho particularmente brilhante para reconhecer que ele tinha algo diferente. O Mile Svilar pode ser colocado entre os três ou cinco melhores do mundo na sua posição", disse o treinador italiano, na antevisão ao encontro com a Roma, no Olímpico.
O futebolista ganhou destaque ao serviço do Anderlecht e, em 2017, assinou pelo Benfica, com selo de promessa do futebol mundial. Contudo, o mesmo nunca correspondeu a essas expetativas. Entre 2017 e 2022, alternou entre a equipa principal e secundária das águias, sem nunca realmente mostrar o seu devido valor.
Depois de cinco temporadas ao serviço das águias - onde ainda detém um recorde - reforçou o conjunto romano, chegando a trabalhar com José Mourinho. Apesar de ter representado as seleções jovens da Bélgica, optou por atuar pela Sérvia, mas contabiliza apenas uma internacionalização.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola da Roma, Mile Svilar - avaliado em 35 milhões de euros - calçou as luvas em 29 partidas oficiais. Nos 2.610 minutos que esteve em campo, sofreu 20 golos, sendo um titular indiscutível na equipa da capital transalpina.
Dificuldades, ausências e Rafa; Tudo o que disse Mourinho antes do Benfica - Estrela da Amadora
24 Jan 2026 | 14:41