Futebol
Gonçalo Guedes no centro das atenções! Ex Benfica é tema quente em Espanha
18 Fev 2026 | 15:10
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Em declarações pós-jogo, este respeitante à 1.ª mão do 'play-off' de acesso aos oitavos da Champions, lateral sueco analisa postura do avançado brasileiro
18 Fev 2026 | 16:44 |
Após o apito final do Benfica - Real Madrid (0-1), Samuel Dahl expressou a sua opinião face ao caso Prestianni - Vinícius Jr., fundamentando que a celebração do avançado brasileiro ao golo que marcou foi provocadora não só para com o plantel, como também para os adeptos encarnados.
Samuel Dahl: "Foi um bocado desrespeitoso com os benfiquistas e connosco"
"Não estava lá, não ouvi nada, marcou um bom golo, mas depois foi um bocado desrespeitoso com os benfiquistas e connosco", começou por dizer o camisola 26 encarnado, em declarações à Sport TV, visando a postura do avançado internacional brasileiro.
Adicionalemente, o lateral sueco frisou sendo "difícil responder", pois o jogo anterior frente aos merengues concluiu de maneira completamente diferente. "Jogámos contra uma equipa muito boa. Talvez tivéssemo-nos esforçado um pouco mais no outro. Agora [no play-off], são dois jogos", sublinhou.
Samuel Dahl: "Claro que o apuramento é possível"
"Queríamos ter conseguido um melhor resultado, mais ainda estamos vivos e vamos lutar pela qualificação no próximo jogo. Está 1-0 e faltam 90 minutos. Marcámos quatro no jogo anterior. Claro que o apuramento é possível", acrescentou Samuel Dahl.
Ao concluir, o lateral encarnado referiu os duelos, no que toca ao aspeto tático, com Vinícius e Mbappé: "São jogadores top, é muito difícil jogar contra eles, temos de estar sempre em alerta. Mas foi bom. Gosto de competir com os melhores."
No embate europeu, disputado esta terça-feira, que contou para a 1.ª mão do 'play-off' da Liga dos Campeões, técnico encarnado convocou promessa
18 Fev 2026 | 16:02 |
José Mourinho deu destaque à formação do Benfica ao integrar Leonardo Lopes, guarda-redes de apenas 17 anos, na ficha relativa ao encontro ante o Real Madrid. O jovem esteve no relvado do Estádio da Luz durante o aquecimento, lado a lado com Trubin e Diogo Ferreira, ficando como opção em caso de necessidade.
A presença de Leonardo Lopes explica-se pelas ausências de Samuel Soares, ainda em processo de recuperação de lesão, e de Arnas Voitinovicious, o que levou o Special One a recorrer a mais um elemento oriundo do Seixal. O guarda-redes esteve assim ao serviço da equipa principal numa das noites mais exigentes da temporada.
Esta não foi, de resto, a primeira vez que o jovem integrou o grupo em contexto europeu. O jovem guardião já tinha sido chamado por José Mourinho para o primeiro duelo frente aos merengues, na última jornada da fase de liga da prova milionária.
De referir que, com 66.387 adeptos, o encontro em questão tornou-se no jogo com maior assistência de sempre do atual Estádio da Luz, batendo o recorde registado no encontro entre Benfica e Rio Ave, de 9 de maio de 2010, que teve 65.467 adeptos nas bancadas.
Com a derrota por 0-1, o Clube da Luz - que esclareceu a recente polémica - entra com o pé esquerdo no 'play-off' da Liga dos Campeões, ficando em desvantagem face aos merengues. No entanto, tratando-se de uma diferença pela margem mínima, nada está resolvido e as contas vão ser feitas no encontro da segunda mão, no Estádio Santiago Bernabéu, a 25 de fevereiro.
Avançado internacional uruguaio brilhou em plena Liga dos Campeões Asiática, contudo, um determinado acontecimento não passou despercebido
18 Fev 2026 | 15:11 |
Darwin Núñez voltou a ser protagonista, agora longe da Europa, num encontro marcado por alguma tensão por parte do uruguaio. Depois de ter sido retirado da lista de inscritos do Al Hilal para a liga saudita, decisão que abriu espaço à inclusão de Karim Benzema, o antigo avançado do Benfica respondeu em campo, na Liga dos Campeões Asiática.
Titular frente ao Al Wahda, o ponta de lança marcou os dois golos da vitória por 2-1, sendo determinante no apuramento da equipa. O primeiro surgiu na sequência de um livre batido por Rúben Neves, com Darwin a finalizar sem festejar, num gesto que não passou despercebido.
Já no segundo golo, o avançado mostrou outra postura. Após marcar, celebrou de forma mais efusiva, pontapeando a bandeirola de canto e, no regresso ao centro do terreno, fixou o olhar na tribuna onde se encontrava o proprietário do Al Hilal, acompanhando o gesto com um sorriso irónico.
Segundo a imprensa local, a noite ficou ainda marcada por outro episódio fora do relvado. No final do encontro, o ex Benfica terá recusado receber o prémio de melhor jogador em campo, dirigindo-se diretamente para o balneário, num sinal claro de descontentamento com a forma como a sua situação tem sido gerida.
Na presente temporada, ao serviço do Al Hilal, Darwin Núñez - avaliado em 35 milhões de euros - já realizou um total de 24 partidas oficias: 16 na Liga Saudita, seis na Liga dos Campeões Asiática e duas na Taça Saudita. Nos 1.667 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado registou nove golos e cinco assistências.