Futebol
Números não mentem: goleada frente ao Moreirense acentua boa fase do Benfica
15 Dez 2025 | 18:30
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Na sequência de mais uma polémica entre jogador e emblema turco, atleta terá tomado uma decisão final em relação ao seu futuro profissional
15 Dez 2025 | 20:24 |
Rafa Silva terá decidido de vez abandonar o Beşiktaş e pretende regressar ao Benfica. Pelo que foi apurado pela imprensa nacional, o antigo internacional português perdeu a paciência com o emblema turco e está totalmente decidido a terminar a sua ligação às águias negras. A gota de água terão sido as declarações do técnico Sergen Yalçın.
Adianta o jornal Record, na edição desta segunda-feira, 15 de dezembro, que o camisola 27 já não quer vestir mais a camisola dos turcos e pretende ser jogador do Benfica já na abertura do mercado de janeiro. A par deste cenário, existe a crença, dentro do Beşiktaş, de que o atleta não voltará a alinhar, o que se reflete nas exigências que o clube faz — aceita a sua saída a troco de 3 milhões de euros.
Depois de quase um mês longe do clube, Rafa Silva foi reintegrado na equipa. No entanto, quando a imprensa local adiantava que o atleta iria jogar frente ao Trabzonspor, a sua ausência causou estranheza. O caso acabaria por esclarecer-se na sequência das palavras de Yalçın, que defendeu que o atleta se tinha recusado a jogar, algo que foi desmentido por uma fonte próxima de Rafa Silva.
No meio desta novela, o Benfica tem sido um espectador atento, seguindo de perto a situação do antigo jogador encarnado, que vê com bons olhos um eventual regresso ao Estádio da Luz, depois de ter terminado contrato com o Glorioso no final da temporada 2023/24. Além de Rafa, Rui Costa também é favorável a esta mudança.
Rafa Silva — atualmente avaliado em 7 milhões de euros — continua a atravessar uma relação que ficou demasiado danificada depois de ambas as partes entrarem em colisão no passado mês de novembro. Apesar de estar totalmente reintegrado nos treinos das águias negras, ainda não é desta que o português regressa aos relvados.
Na antecâmara do duelo frente à turma insular, técnico dos vermelhos e brancos destaca poderio do adversário, mas acredita que vitória é possível
15 Dez 2025 | 19:45 |
Nélson Veríssimo está ciente das dificuldades que vai encontrar na Madeira. Em conversa com os meios oficiais do Benfica, o técnico português fez a antevisão da partida diante do Marítimo, encontro que foi adiado devido ao mau tempo que se verificava no arquipélago insular no passado fim de semana.
Nélson Veríssimo: “Na nossa opinião, claramente, é uma equipa que, nesta fase da Liga 2, se destaca”
“Na nossa opinião, claramente, é uma equipa que, nesta fase da Liga 2, se destaca, relativamente a todas as outras”, começou por reconhecer o técnico português, à conversa com os meios oficiais do Clube da Luz, presentes no Benfica Campus, no Seixal.
“Pelo próprio contexto e pela própria envolvência — quando falo de envolvência, falo muito do suporte dos seus sócios e adeptos, que empurram, muitas vezes, a equipa para a frente”, acrescentou Nélson Veríssimo, referindo-se ao adversário das águias.
Nélson Veríssimo: “Será sempre um jogo aberto, contra uma equipa que vai procurar a vitória”
“Será sempre um jogo aberto, contra uma equipa que vai procurar a vitória, mas que, deste lado, recebe uma equipa do Benfica B, que também vai com esse intuito”, adiantou o técnico do plantel secundário — que vem de um triunfo caseiro, na receção à Oliveirense.
“Vão exercer uma pressão média/alta. Dificilmente o treinador vai posicionar a sua equipa num bloco baixo; vai tentar dominar o jogo com bola. Tem individualidades que fazem toda a diferença: os extremos, os médios interiores, na forma como abordam situações de ataque à profundidade e situações de um contra um”, finalizou o treinador português.
No seu texto de opinião, conhecido jornalista aponta que houve uma mudança substancial na abordagem feita à arbitragem, que vai gerar um certo conflito
15 Dez 2025 | 19:29 |
Luís Pedro Sousa destaca que José Mourinho tem sido forçado a adotar uma postura mais virada para os erros de arbitragem. Segundo o jornalista do Record, o treinador do Benfica teve de confrontar os sucessivos erros que se têm amontoado, acabando por abrir 'guerra' com os rivais.
Luís Pedro Sousa: “Sem que ninguém perguntasse, até por se tratar de um cenário difícil de imaginar”
No seu texto de opinião, publicado na edição de hoje, 15 de dezembro, e intitulado O guerreiro Mourinho, Luís Pedro Sousa começou por recordar os primeiros momentos: “No dia em que regressou a Portugal para treinar o Benfica, José Mourinho contactou Villas-Boas e Varandas, garantindo que não vinha para fazer guerra”.
“Sem que ninguém perguntasse, até por se tratar de um cenário difícil de imaginar, o próprio Special One anunciou-o em alto e bom som”, relembrou Pedro Sousa, na sequência das declarações de José Mourinho, nas quais visou a equipa de arbitragem devido a uma grande penalidade por assinalar.
Luís Pedro Sousa: “Pois bem, vem aí mais guerra. Talvez já hoje, por ocasião da entrega dos Prémios Stromp”
No entanto, o jornalista do Record explicou que, com o passar do tempo, o técnico do Benfica teve de agir: “José Mourinho viu-se obrigado a agarrar com as duas mãos a comunicação do futebol profissional. Não há quem o faça melhor… ou, se quisermos, não há pura e simplesmente quem o faça”.
“A natureza das pessoas é quase impossível de contrariar, e José Mourinho tem a dele. Depois de apontar o dedo a Hjulmand no último dérbi, vem agora falar de pressões, choros e gritos dos rivais, ao referir-se à arbitragem do Moreirense-Benfica. Pois bem, vem aí mais guerra. Talvez já hoje, por ocasião da entrega dos Prémios Stromp”, concluiu Luís Pedro Sousa.