Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Águias exigem quantia milionária para libertar jovem extremo argentino de 19 anos, que pretende regressar ao país natal em janeiro
18 Dez 2025 | 11:09 |
O Sport Lisboa e Benfica já estipulou o valor financeiro exato exigido para aceitar a transferência de Gianluca Prestianni - que foi a jogo diante do Farense - em janeiro. Segundo as informações veiculadas pelo jornalista argentino Renzo Pantich, a administração encarnada pede 8,5 milhões de euros para libertar o ativo. O River Plate perfila-se, nesta fase, como o principal interessado em garantir o regresso do jovem talento.
As conversações entre os emblemas já arrancaram, mas o contacto inaugural esbarrou na intransigência das águias, que recusaram a primeira abordagem formal. Apesar de os montantes dessa oferta inicial não terem sido divulgados, o histórico clube de Buenos Aires promete insistir.
A vontade pessoal do atleta poderá revelar-se um fator determinante para desbloquear o impasse nas negociações. O avançado vê com muito bons olhos o regresso imediato à Argentina, o seu país de origem. O objetivo do jogador passa por recuperar a alegria e a regularidade competitiva num contexto que lhe é familiar.
Se a venda for confirmada nas próximas semanas, a estrutura encarnada terá obrigatoriamente de ir ao mercado. A saída deste elemento cria uma lacuna no setor ofensivo, reforçando a necessidade de contratar outros extremos. Importa lembrar que Dodi Lukebakio só voltará ao ativo no final de fevereiro.
Na presente temporada, o talento sul-americano - avaliado em 8 milhões de euros - tem lutado para justificar a aposta, somando minutos nas diversas competições nacionais e europeias. Até à data, Gianluca Prestianni contabiliza 18 participações em jogos oficiais pelo Benfica. O seu rendimento traduziu-se, até ao momento, em dois golos marcados e uma assistência para os colegas de equipa.
Especialista em arbitragem aponta erro grave ao juiz do encontro dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, atribuindo nota negativa ao mesmo
18 Dez 2025 | 10:54 |
A prestação da equipa de arbitragem no Farense – Benfica mereceu reparos severos de Marco Ferreira. O antigo juiz internacional analisou o trabalho liderado por Hélder Malheiro, destacando falhas disciplinares evidentes durante os noventa minutos. A classificação final atribuída foi negativa, refletindo decisões que tiveram impacto direto no desenrolar do desafio.
"Amarelo mal exibido após boa intervenção do VAR. Vermelho por exibir"
Sobre uma possível expulsão perdoada aos algarvios, o especialista foi perentório: “Romero rasteira Ivanovic, ainda fora da área, destruindo uma clara oportunidade de golo. O avançado tinha a bola controlada e, caso não fosse rasteirado, ficaria só com o guarda-redes pela frente. Livre direto bem assinalado e amarelo mal exibido após boa intervenção do VAR. Vermelho por exibir”.
Relativamente à grande penalidade favorável aos encarnados, a decisão mereceu concordância total: “Lance na área do Farense com D'Agrella a tentar antecipar-se a Schjelderup, acabando por atingir a perna do avançado, de forma imprudente, provocando a sua queda. Penálti bem assinalado”.
Quanto ao tento invalidado ao Farense, a análise corroborou a infração detetada: “Romero aparece na área e cabeceia para golo após Geovanny empurrar António Silva, com ambos os braços nas costas, desviando o defesa da disputa da bola. Golo bem anulado após intervenção do VAR”.
A avaliação ao desempenho global foi muito baixa, com críticas contundentes: “Nota 2. Ignorou as simulações de Prestianni, beneficiando o infrator, com impacto no jogo. Ignorou a boa intervenção do VAR não punindo uma clara oportunidade de golo com o respetivo vermelho. Decidiu bem no penálti. Bem auxiliado”.
Médio-defensivo de 24 anos regressou à titularidade no Algarve e abordou preferência sobre próximo adversário na Taça de Portugal
18 Dez 2025 | 10:31 |
O regresso à titularidade de Manu Silva foi um dos destaques no triunfo do Benfica sobre o Farense, por 2-0. Após mais de dez meses sem figurar no 11inicial, devido a lesão, o médio assumiu o lugar no meio-campo e mostrou-se satisfeito no final do encontro, falando à Sport TV sobre a exibição conseguida no Estádio de São Luís.
"Foi muito tempo de espera, muitos dias de luta, uns mais difíceis e outros mais fáceis"
O camisola 16 abordou o longo período de ausência e a felicidade pelo retorno: “Foi mais um passo concluído. Sinto-me orgulhoso de todos os passos que já dei. Estou cada vez mais preparado para ajudar. Estamos num bom momento e todos somos necessários para dar continuidade. Foi muito tempo de espera, muitos dias de luta, uns dias mais difíceis e outros mais fáceis. Estou muito feliz e vou continuar a trabalhar para ajudar a equipa”.
A análise ao jogo também mereceu comentário do centrocampista: “Fomos muito competentes, podíamos ter feito mais golos, mas se tivesse que destacar um aspeto seria a seriedade com que entrámos em campo e encarámos todos os lances e duelos. Sabíamos que o Farense é uma equipa que gosta deste jogo físico e intenso”.
"Porto ou Famalicão? Adversário não é importante"
Questionado sobre a preferência entre Porto ou Famalicão para a próxima fase da prova rainha, o atleta foi pragmático: “São os dois perto de casa, não tenho preferência. Somos o Benfica e, se pudéssemos jogar no nosso estádio, preferíamos. O adversário não é importante. São os dois difíceis”.
Na presente temporada, o jovem - avaliado em 10 milhões de euros - tem procurado o seu espaço nas opções de José Mourinho. Até ao momento, o futebolista soma quatro jogos disputados com a camisola encarnada. O registo estatístico inclui ainda 102 minutos acumulados nas diversas competições (Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões), procurando agora dar continuidade a esta aposta da equipa técnica.
Confira tudo o que disse Mourinho depois do Farense – Benfica: da bicada ao Porto até Sudakov
18 Dez 2025 | 09:52