Futebol
Antigo treinador de formação enaltece joia do Benfica: "Um talento puro..."
06 Fev 2026 | 09:44
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Internacional argentino está em final de contrato com emblema romano, e dirigente deixou alguns esclarecimentos em relação à renovação do atleta
06 Fev 2026 | 10:55 |
O futuro de Paulo Dybala tem sido um dos temas mais discutidos na presente temporada. A chegar ao fim do seu contrato com a Roma, a continuidade do médio argentino - que chegou a estar no radar do Benfica - é uma dúvida. Contudo, Claudio Ranieri procurou esclarecer a situação.
Claudio Ranieri: "Para a sobrevivência do clube, temos de baixar a folha salarial"
"Para a sobrevivência do clube, temos de baixar a folha salarial. Não é que a direção não queira renovar os contratos", começou por dizer Claudio Ranieri, em declarações à Sky Sports, explicando a complicada situação da Roma e as renovações com Dybala e o capitão Pellegrini.
"Com base no que o campo nos disser, se houver um entendimento, ótimo. Caso contrário, despedimo-nos", assumiu o antigo treinador italiano e agora conselheiro sénior da Roma, ao explicar que a situação atual precisa de ser lidada de forma bastante consciente.
Claudio Ranieri: "O pedido ao treinador é que chegue à Liga dos Campeões e que, depois, chegue o ano em que conseguiremos ganhar o Scudetto"
"O novo estádio mostra o quão envolvidos os Friedkin estão. O pedido ao treinador é que chegue à Liga dos Campeões e que, depois, chegue o ano em que conseguiremos ganhar o Scudetto", revelou por fim Claudio Ranieri, abordando quais os objetivos da Roma.
Recorde-se que Paulo Dybala é um nome que tem sido apontado ao Benfica nos últimos meses, desde que José Mourinho regressou ao comando técnico dos encarnados. Além disso, a vinda do argentino para a Luz é apenas uma hipótese em cima da mesa, visto que não se trata de uma tarefa fácil para o Benfica.
Camisola 8 do Clube, depois do anúncio relativo ao seu regresso à seleção da Noruega, integra assim uma lista de figuras conhecidas
06 Fev 2026 | 10:27 |
O regresso de Fredrik Aursnes à disponibilidade para representar a seleção da Noruega enquadra-se numa realidade já conhecida no futebol internacional, com vários exemplos de jogadores que, após um período de afastamento, decidiram voltar a vestir a camisola nacional.
No contexto encarnado, um dos exemplos mais próximos é o de Tiago Mendes, antigo médio do Benfica. Após o Mundial de 2010, na África do Sul, Tiago afastou-se da Seleção Nacional, mas acabaria por regressar em 2014, já com Fernando Santos como selecionador. O reencontro resultou em mais oito internacionalizações, num percurso marcado pela regularidade e experiência ao serviço da equipa das quinas.
Mais mediático foi o caso de Luís Figo. O antigo extremo anunciou a despedida da Seleção Nacional após o Euro’2004, disputado em Portugal, mas voltou atrás na decisão e integrou a campanha do Mundial’2006, na Alemanha, onde Portugal alcançou o 4.º lugar. O ex Bola de Ouro encerrou definitivamente o ciclo internacional após essa competição, com 127 jogos pela seleção principal.
Fora de Portugal, o exemplo de Lionel Messi é frequentemente citado. O argentino anunciou a saída da seleção em 2016, após a derrota na final da Copa América, mas regressou poucas semanas depois. A decisão viria a revelar-se determinante, com a conquista de um Mundial, duas Copas América e uma Finalíssima.
Vale a pena recordar que Fredrik Aursnes explicou recentemente que a decisão tomada em 2024, esteve ligada ao desgaste físico e mental, mas admitiu agora que voltou a sentir condições para competir ao mais alto nível, tendo como objetivo a presença no Mundial'2026. Este que se jogará entre 11 de junho a 19 de julho, no Canadá, México e Estados Unidos.
Numa entrevista recente à imprensa local, compatriota do guardião analisou os aspetos que favoreceram camisola 1 no golo frente ao Real Madrid
06 Fev 2026 | 10:23 |
O golo de Anatoliy Trubin frente ao Real Madrid ainda continua a suscitar muita conversa. Recentemente, Oleksandr Shovkovskiy, antigo guarda-redes e treinador do Dínamo de Kiev, concedeu uma entrevista onde deixou rasgados elogios ao compatriota e titular da baliza do Benfica.
Oleksandr Shovkovskiy: "Trubin escolheu a posição certa e soube utilizar a estatura com maestria"
"Trubin escolheu a posição certa e soube utilizar a estatura com maestria", começou por dizer Shovkovskiy, em declarações ao portal ucraniano UF. O compatriota do guarda-redes do Benfica fez questão de analisar o lance onde o mesmo selou o apuramento das águias.
"Além disso, o passe preciso do companheiro de equipa [Aursnes] dificultou a chegada do Courtois à bola", acrescentou o mesmo, explicando como o camisola 1 das águias conseguiu arranjar espaço suficiente para conseguir desferir o tento decisivo na partida no Estádio da Luz.
Oleksandr Shovkovskiy: "O Trubin aproveitou uma oportunidade que talvez surja apenas uma vez na carreira de um guarda-redes"
"O Trubin aproveitou uma oportunidade que talvez surja apenas uma vez na carreira de um guarda-redes", acrescentou, por fim, o compatriota do internacional ucraniano, em declarações ao UF. O antigo guardião, que representou o Dínamo de Kiev, foi profissional de futebol entre 1993 e 2012, realizando um total de 689 jogos oficiais.
Anatoliy Trubin tem estado nas bocas do mundo depois do duelo contra o Real Madrid. No entanto, o ucraniano continua de pés bem assentes na terra, como foi possível confirmar na mensagem que deixou depois do empate do Benfica, em Tondela, onde o mesmo advertiu para estas situações de deslumbramento.