Futebol
Dos regressos a Amar Dedic: o que disse José Mourinho na antevisão do Benfica - Real Madrid
16 Fev 2026 | 15:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Águias de "Special One" preparam-se para um novo desafio europeu, mas há um plano bem definido nos bastidores que começa a ganhar forma
16 Fev 2026 | 17:51 |
Desde que assumiu o comando técnico do Benfica, em setembro de 2025, José Mourinho definiu como prioridade devolver ao Estádio da Luz um ambiente verdadeiramente intimidante, e os números dão força ao seu desejo.
Desde a chegada de Mourinho para substituir Bruno Lage, o Benfica realizou 13 jogos na Luz e perdeu apenas um, frente ao Bayer Leverkusen (1-0), na fase de liga da UEFA Champions League. O técnico apontou esse encontro como injusto, decidido por um lance infeliz que permitiu o golo de Patrik Schick.
Apesar de nove vitórias caseiras, houve três empates — diante de Rio Ave (1-1), Casa Pia (2-2) e Sporting (1-1) — que complicaram a caminhada no campeonato. Ainda assim, a equipa reagiu e soma atualmente seis triunfos consecutivos em casa, estando há oito jogos sem perder na Luz.
Nesse período, destacam-se duas vitórias europeias importantes, frente ao Nápoles (2-0) e ao Real Madrid (4-2), além de triunfos sobre Famalicão, Estoril, Estrela da Amadora e Alverca. Na época anterior, o melhor registo tinha sido de cinco vitórias seguidas na Catedral.
Vem aí mais um jogo no Estádio da Luz. O encontro entre Benfica e Real Madrid, da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, está marcado para dia 17 de fevereiro, às 20h00, com a arbitragem de François Letexier. A segunda mão está marcado para o dia 25 deste mês, no Bernabéu.
Treinador do clube "colchonero" reagiu a declarações de antigo atleta do Glorioso, após derrota pesada no Campeonato Espanhol
16 Fev 2026 | 16:35 |
Diego Simeone analisou a derrota do Atlético Madrid frente ao Rayo Vallecano (3-0), no último domingo, e discordou publicamente das declarações do seu guarda-redes, Jan Oblak, que tinha sugerido que a equipa escolhia os jogos em que se empenhava.
D.Simeone: "Não concordo"
"Não concordo com o que disse o Oblak, a equipa não escolhe jogos, mas jogou mal. Foram superiores (Rayo Vallecano), não tivemos ocasiões, não foi por intensidade nem por vontade", explicou, em entrevista ao canal da DAZN.
O técnico argentino voltou a insistir sobre este tema. "Por intensidade não creio. Atitude também não. Jogámos mal, eles jogaram melhor e assim têm mais situações. Não tivemos transições, nem bons últimos passes. Foram melhores", reforçou.
Vale lembar que Oblak deixou duras críticas à sua equipa. "Parece que deitámos a LaLiga fora. Não podemos perder jogos aqui, fazer exibições como esta. Desta maneira, vai ser difícil competir. Tenho a sensação de que não estamos a competir no máximo. Merecemos perder", disse.
Nesta temporada, com a camisola do Atlético de Madrid, Jan Oblak - avaliado em 17 milhões de euros - tem 31 jogos realizados: 23 na La Liga, sete na Liga dos Campeões e um na Supertaça Espanhola. O atleta de 33 anos tem 37 golos sofridos em 2.790 minutos.
Tal como José Mourinho, camisola 14 também respondeu às questões dos jornalistas e deixou bem claras as intenções do Clube da Luz
16 Fev 2026 | 15:32 |
Vangelis Pavlidis foi o jogador escolhido para acompanhar José Mourinho na conferência de imprensa. Na antevisão ao duelo contra o Real Madrid, o futebolista do Benfica falou das hipóteses das águias e assumiu que não existem favoritos e que a equipa vai dar tudo em campo. Confira tudo o que foi dito pelo camisola 14.
Como tem sido jogar com o Rafa? E sobre o Anísio, o que tem achado?
"Fiz dois ou três jogos com o Rafa. Ouvi muitas coisas sobre ele quando não estava cá e toda a gente sabe que tem qualidade para nos ajudar. Tem a capacidade de criar muito, passa bem, é muito rápido, um jogador fantástico. É muito bom ter um jogador como ele a número 10. O Anísio é um talento de topo. Já mostrou o que pode fazer, mas tem de continuar a trabalhar, a ser humilde, e será um grande jogador".
Lukebakio, Ríos, Bah, Aursnes e Dedic estão de volta. Qual a importância destes regressos para a época do Benfica?
"É muito bom, agora estamos na máxima força e o treinador decidirá quem vai jogar. Vamos dar o nosso melhor para obtermos os melhores resultados para a equipa".
Diz-se, em Espanha, que os jogadores do Real Madrid não estão a ajudar Mbappé. O Pavlidis é um avançado. O que pensa disto?
"Os avançados não marcam golos sozinhos. Há jogadores que têm de fazer outros movimentos. Claro que o Mbappé finaliza várias vezes porque é um grande jogador, mas não pode jogar sozinho. O futebol é um desporto de equipa e não há jogadores que consigam fazer tudo sozinhos. As pessoas focam-se muito nas estatísticas, mas há muitos jogadores a fazer outras coisas".
O que sentiu quando viu o golo do Trubin?
"Foi incrível, acho que dá para ver as nossas reações nos vídeos... Foi uma sensação muito boa para toda a gente. Talvez o golo mais importante da carreira dele e eu até celebrei mais o golo dele do que o meu nesse jogo...".
Na temporada passada, fez um hat trick ao Barcelona. O que espera fazer amanhã? Pode repetir algo assim?
"É sempre bom marcar golos contra estas equipas gigantes, claro. Quero continuar a marcar, a assistir os meus companheiros, mas o mais importante é mesmo continuar a ganhar jogos. Não estou muito preocupado com isso".
O que pensa do Courtois? É o melhor guarda-redes do mundo?
"Não sei se, neste momento, é o melhor do mundo, mas parece-me que está no top'3. É um grande guarda-redes e é por isso que está no Real Madrid. Olhando para a sua carreira... Lembro-me que foi essencial numa final de Liga dos Campeões já. E quase defendeu o meu penálti... É muito difícil defrontá-lo porque é muito grande e a baliza parece pequena atrás dele".
Real Madrid mudou um pouco a maneira de jogar. Acha que, por ter quatro médios, ficou uma equipa mais sólida?
"Acho que vai ser um jogo totalmente diferente do primeiro. A fase regular é diferente do playoff e, agora, temos duas finais. Se vencermos continuamos, se perdermos vamos para casa. Vamos precisar de estar muito concentrados. Se jogam com três ou quatro médios, não vai ser muito diferente. Vimos alguns vídeos e sabemos o que temos de fazer, como temos de jogar para estarmos confortáveis".
Mourinho disse que não quer que o Benfica siga o plano do Real Madrid. O que é que pediu para fazerem amanhã?
"Não posso revelar as nossas táticas... O mister tem ideias daquilo que quer fazer. Acho que não vamos mudar muita coisa, mas amanhã teremos outras coisas para mostrar. Não posso dizer as nossas táticas, o mister matava-me...".
Preferia perder 4-5 ou empatar 0-0 nesta 1.ª mão?
"Parece-me óbvio... Gostaria de empatar e decidir o último jogo em Madrid".
Dos regressos a Amar Dedic: o que disse José Mourinho na antevisão do Benfica - Real Madrid
16 Fev 2026 | 15:15