Futebol
Schjelderup? Solbakken volta ao ataque e visa o Benfica: "Conversa séria"
17 Jan 2026 | 15:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Internacional belga tem estado ausente dos relvados desde meados de novembro e pode ter boas notícias para equipa técnica dos encarnados
18 Jan 2026 | 03:00 |
Dodi Lukebakio pode estar mais perto de regressar do que era esperado. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal revela que o extremo belga, um dos indiscutíveis de José Mourinho, tem estado a evoluir bem da lesão que sofreu e, por isso mesmo, pode estar perto de regressar às opções do Benfica.
Como sabe o Glorioso 1904, em exclusivo, o camisola 11 está ausente dos relvados desde que fraturou o tornozelo, tendo sido necessária uma intervenção cirúrgica. Assim, como o nosso jornal assume, Lukebakio tem estado a evoluir bem e a cumprir todos os passos para uma recuperação de sucesso.
Com isto em mente, o Glorioso 1904 garante que o internacional belga pode regressar às opções de José Mourinho mais cedo do que seria de esperar. Na altura em que foi conhecida a natureza da sua lesão, a data de regresso era apontada para o final de fevereiro, porém, Lukebakio pode estar apto mais cedo, possivelmente em meados do próximo mês.
Caso este cenário se concretize, seria a segunda recuperação com que o plantel do Benfica iria contar num curto espaço de tempo. Vale a pena recordar que Bruma — que foi convocado para a partida frente ao Rio Ave — regressou aos relvados menos de seis meses depois de ter sofrido uma rotura no tendão de Aquiles. Tal como o camisola 27, o Special One espera contar, muito em breve, com a disponibilidade do belga.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Dodi Lukebakio — avaliado em 20 milhões de euros — leva 11 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 835 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou um golo e fez três assistências.
No rescaldo de duas eliminações complicadas, formação vermelha e branca arranca a segunda volta do campeonato com motivos para sorrir
17 Jan 2026 | 22:29 |
A equipa principal do Benfica deu um pontapé na crise de resultados. Na noite deste sábado, 17 de janeiro, a formação orientada por José Mourinho marcou presença em Vila do Conde, onde venceu o Rio Ave por 2-0, graças a um golo de Leandro Barreiro e a um autogolo de Andreas Ntoi. Confira aqui a história do jogo.
Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Georgiy Sudakov, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis foram as apostas iniciais do Special One. No decorrer da partida foram lançados Sidny Cabral, João Rego e Manu Silva.
Depois de dois resultados menos positivos, o Benfica entrou decidido a mostrar uma faceta diferente e assumiu o controlo da partida, mostrando-se superior aos vilacondenses. À passagem do minuto 16, Leandro Barreiro saltou mais alto e finalizou de cabeça um passe de Sudakov. Dez minutos mais tarde, Ntoi teve a infelicidade de introduzir o esférico na própria baliza, deixando as águias em vantagem ao intervalo.
Na segunda parte, o conjunto encarnado geriu a vantagem com critério, controlando o ritmo do jogo e limitando as investidas do Rio Ave. Apesar de algumas tentativas da equipa da casa, o Benfica manteve-se seguro defensivamente e esteve sempre mais perto de dilatar o marcador do que de sofrer qualquer golo, assegurando assim um triunfo tranquilo em Vila do Conde.
Com este resultado, o Clube da Luz consegue dar um pontapé na crise, depois de duas derrotas consecutivas, frente ao Braga, na Taça da Liga, e ao Porto, que ditou a eliminação da Taça de Portugal. Feitas as contas, o Benfica entra na segunda volta da Liga Portugal Betclic com um triunfo, reforçando o terceiro lugar, com 42 pontos, a três pontos do Sporting, que segue na segunda posição.
Clube da Luz está decidido em concretizar regresso do internacional português. Contudo, turcos não têm facilitado negócio às águias
17 Jan 2026 | 16:37 |
O Besiktas quer que o Benfica pague os salários que Rafa Silva recebeu nos últimos meses. Pelo que foi apurado, esta é uma das exigências impostas pelo emblema de Istambul nas negociações com os encarnados, que tentam assegurar o regresso do antigo internacional português.
Segundo revelou o jornal Record, na tarde deste sábado, 17 de janeiro, o Besiktas, além do valor que pretende receber pela transferência — com os dois clubes a negociarem a quantia — quer ainda que o Benfica assuma o pagamento de três meses de ordenado de Rafa Silva.
O emblema de Istambul pretende ser reembolsado relativamente ao período em que o atleta, em divergência com os turcos, se recusou a jogar, mas continuou a auferir o vencimento estipulado no contrato assinado aquando da sua chegada ao Besiktas, no verão de 2024.
De acordo com a imprensa turca, esta é a mais recente exigência imposta por Serdal Adali, presidente do Besiktas, que estará a conduzir o negócio com o Benfica. Na mesma altura, o diário desportivo português revelou que o Clube da Luz está disposto a pagar cinco milhões de euros, podendo acrescentar mais dois milhões caso as águias terminem no segundo lugar e garantam a presença na Liga dos Campeões.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.