Futebol
Guardiola não ficou indiferente ao Benfica - Real Madrid e fala sobre Mourinho: "Foi uma boa..."
30 Jan 2026 | 16:36
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Futebolista tem estado em bastante evidência nas últimas semanas e exibição na Liga dos Campeões levou a que Clube da Luz tomasse uma decisão
31 Jan 2026 | 08:49 |
Gianluca Prestianni não vai a lado nenhum. Pelo que foi apurado, o extremo de 20 anos — completados este sábado, 31 de janeiro — vai permanecer no plantel do Benfica, à semelhança do que também deve acontecer a Andreas Schjelderup.
Segundo foi adiantado pelo jornalista Bruno Andrade, veiculado pelo MaisFutebol, o Clube da Luz fechou os dossiês a respeito das saídas dos dois jogadores, depois das exibições que ambos os jovens têm vindo a registar nas últimas semanas, com especial foco no triunfo diante do Real Madrid.
Pelo que explicou a mesma fonte, a ideia passa por fechar a porta à saída de Prestianni, assim como a de Schjelderup, com o objetivo de manter os dois atletas no plantel de José Mourinho, até ao final da presente temporada. Esta decisão é um sinal claro de que os jovens futebolistas deram mostras da sua qualidade e potencial.
Sabe-se que o argentino, de 20 anos, nas últimas semanas, tem sido bastante cobiçado pelo River Plate e, ao que tudo indica, o negócio não se vai concretizar. No caso de Schjelderup, o Benfica já não pretende vender o extremo, contudo, o Club Brugge continua a insistir na sua contratação.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Gianluca Prestianni — avaliado em 12 milhões de euros — já disputou um total de 26 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 1.222 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou dois golos e uma assistência.
Campeão do Mundo pela Argentina está a cumprir os últimos meses do contrato; contudo, situação voltou a merecer atenção da parte das águias
31 Jan 2026 | 03:00 |
A renovação de Nicolás Otamendi não é uma prioridade, pelo menos para já. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal assume que a Direção do Benfica está a par da situação contratual do futebolista; contudo, entende que não é um tema que tenha urgência.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que o capitão do Benfica encontra-se atualmente a cumprir os últimos seis meses de contrato, que são válidos até ao verão de 2026. No entanto, tal como o nosso jornal tomou conhecimento, a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, tem a plena confiança de que o foco do argentino não irá mudar nos próximos tempos.
Apesar de contar com um forte interesse da parte do River Plate, o Benfica acredita que, à semelhança do que aconteceu na última época, o camisola 30 deverá manter-se afastado do ruído do mercado até ao seu contrato expirar. Vale a pena recordar que Otamendi renovou com o Clube da Luz durante a participação no Mundial de Clubes, onde o mesmo chegou a representar as águias já com o vínculo cessado.
Além disso, como o Glorioso 1904 explicou, o tema da renovação não é um tópico urgente, tanto para o Benfica como para o próprio jogador. Aliás, durante a conferência de antevisão ao duelo com o Real Madrid, o veterano defesa foi questionado sobre o assunto e o capitão remeteu-se ao silêncio.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi — avaliado em 1 milhão de euros — já disputou um total de 35 partidas oficiais: 18 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.150 minutos em que jogou, registou três golos.
Após impressionante e dominante vitória do Clube da Luz sobre os 'merengues', uma determinada estatística não pode ser ignorada
30 Jan 2026 | 17:04 |
Benfica e Real Madrid têm novo duelo marcado já no 'play-off' de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com encontros agendados para 17 e 25 de fevereiro. Depois da vitória por 4-2 na última jornada da fase regular, os encarnados saíram da Luz com mais do que um resultado marcante. Os dados estatísticos confirmam que o desempenho das águias foi excecional à escala europeia recente.
De acordo com números da Opta e do portal Sofascore, o Benfica tornou-se a equipa que mais remates enquadrados conseguiu frente ao Real Madrid nos últimos 12 anos. Foram 12 disparos à baliza, num total de 22 remates efetuados, um registo que não era igualado desde 5 de novembro de 2013, quando a Juventus alcançou o mesmo número num empate a dois golos, em Turim, num encontro em que os italianos remataram 24 vezes.
Desde a temporada 2003/04, a primeira em que o Sofascore dispõe de dados completos da Liga dos Campeões, não existe qualquer registo superior frente aos madrilenos. Apenas uma outra equipa igualou esse número. A 13 de setembro de 2006, o Lyon bateu o Real Madrid por 2-0, em casa, com 12 remates enquadrados, num jogo da fase de grupos que envolveu uma equipa francesa então dominante no seu campeonato.
Nos últimos 10 anos, o melhor desempenho ofensivo frente ao Real Madrid pertencia ao Borussia Dortmund. A 27 de setembro de 2016, os alemães conseguiram 10 remates enquadrados, num empate a dois golos disputado em solo germânico. O registo agora alcançado pelo Benfica ultrapassa esse dado e reforça a dimensão da exibição protagonizada na última jornada.
O impacto ofensivo encarnado refletiu-se também noutras métricas. Os encarnados terminaram o encontro com 3,01 golos esperados (xG), um valor elevado no contexto recente da prova. Nos últimos sete anos, apenas a Atalanta conseguiu um número superior, ao registar 3,3 golos esperados frente ao Real Madrid, em dezembro de 2024, ainda que os espanhóis tenham vencido esse jogo por 3-2.