Futebol
Além de Schjelderup, Fabregàs quer levar mais um jogador do Benfica para o Como
28 Jun 2026 | 15:02
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Lateral não terá opção de compra exercida pelo Torino e equipa do país vizinho vê com bons olhos uma investida no jogador das águias
28 Jun 2026 | 17:33 |
Rafa Obrador está no radar do Deportivo, recém-promovido à LaLiga, que pretende reforçar o plantel com um jogador bem conhecido do clube galego. Foi precisamente na Galiza, na época 2024/25, ao serviço dos galegos, por empréstimo do Real Madrid, que o lateral esquerdo ganhou projeção antes de rumar ao Benfica.
Segundo vários meios de comunicação da Galiza, existe entendimento entre o clube espanhol e o jogador quanto ao interesse numa eventual mudança. No entanto, o principal entrave está na estrutura do negócio. O Deportivo, que foi campeão espanhol em 1999/2000, prefere um empréstimo com opção de compra, fórmula que o Benfica não pretende repetir, depois de uma experiência recente que não resultou como esperado.
Do lado encarnado, a preferência passa por uma transferência definitiva ou, em alternativa, um empréstimo com cláusula de compra obrigatória fixada num valor mínimo de 9 milhões de euros. A posição do Benfica prende-se também com o modelo financeiro do negócio, uma vez que o Real Madrid tem direito a 50% de uma futura mais-valia.
O contexto atual surge depois de o Torino ter chegado ao fim da época sem ativar a opção de compra de 9 milhões de euros, apesar do rendimento do jogador durante o empréstimo. O cenário reforçou a intenção do Benfica em evitar acordos que não garantam retorno financeiro futuro.
Rafa Obrador, contratado ao Real Madrid por cerca de 5 milhões de euros, continua assim a ser um dos dossiês em aberto no mercado encarnado. As conversações entre os dois clubes prosseguem, com o Torino a aguardar uma eventual flexibilização das exigências financeiras do Benfica ou a possibilidade de um novo empréstimo.
Central está muito próximo de se tornar o mais novo jogador a vestir a camisola encarnada, mas passou longe de ser consensual no país vizinho
28 Jun 2026 | 17:07 |
Clément Lenglet é o defesa-central escolhido pelo Benfica para ocupar a vaga deixada por Nicolás Otamendi. O internacional francês, de 31 anos, deverá assinar contrato válido por duas temporadas, tornando-se no reforço de experiência pretendido pela estrutura encarnada para o centro da defesa.
Apesar de continuar vinculado ao Atlético de Madrid até 2028, Lenglet não fazia parte das principais opções de Diego Simeone. O defesa perdeu espaço na hierarquia da equipa madrilena, surgindo frequentemente atrás de nomes como Robin Le Normand, Marc Pubill, David Hancko e José María Giménez.
Depois de uma primeira temporada positiva na capital espanhola, na qual realizou 33 jogos, marcou três golos e fez duas assistências, o francês acabou por ver o seu protagonismo diminuir na época seguinte. A última época de Lenglet ficou igualmente marcada por alguns momentos difíceis.
Um dos episódios mais mediáticos aconteceu frente ao Barcelona, na segunda mão dos quartos de final de uma competição, quando perdeu a bola para Lamine Yamal na construção de uma jogada, permitindo aos catalães reduzirem a desvantagem no encontro. Meses antes, já tinha sido expulso na deslocação ao terreno do Celta de Vigo, após ver dois cartões amarelos. A decisão motivou fortes protestos de Diego Simeone, que contestou publicamente a arbitragem.
Apesar de se sentir confortável em Madrid e de não manifestar vontade de sair, Lenglet está agora muito perto de iniciar um novo desafio na carreira. Segundo a imprensa espanhola, o Atlético de Madrid chegou a equacionar a transferência do defesa para a Real Sociedad, mas o negócio não avançou.
Veja falha de Lenglet frente ao Barcelona:
Com a saída de vários nomes da equipa do Ribatejo, atleta que ainda tem contrato com os encarnados está na lista e vai juntar-se às águias no Seixal
28 Jun 2026 | 16:53 |
André Gomes está oficialmente de regresso ao Benfica. O Alverca confirmou, este domingo, o fim do empréstimo do guarda-redes, que regressa à Luz depois de uma temporada em que ganhou experiência regular no futebol profissional.
O guardião já se encontra integrado nos trabalhos de pré-temporada orientados por Marco Silva e terá agora a oportunidade de convencer o novo treinador de que pode integrar o plantel principal em 2026/27. A passagem pelo Alverca marcou a primeira experiência de André Gomes fora do Benfica desde a subida aos escalões seniores.
Ao serviço da formação ribatejana, o guarda-redes disputou 25 encontros oficiais, assumindo um papel importante ao longo da temporada e somando minutos que poderão revelar-se decisivos nesta nova etapa da carreira. O regresso ao Seixal representa, assim, uma nova oportunidade para o jovem guardião lutar por um lugar nas opções de Marco Silva.
O Benfica prepara-se para iniciar uma época exigente, com o primeiro compromisso oficial marcado para 23 de julho, frente ao St. Gallen, na segunda pré-eliminatória da Liga Europa. Antes desse encontro, as águias realizarão vários jogos de preparação, entre os quais frente a Flamengo e Villarreal, além de encontros à porta fechada.
Com vários jovens a tentar afirmar-se junto da nova equipa técnica, os próximos dias serão determinantes para definir quem conseguirá assegurar um lugar no plantel principal. Além de André Gomes, o Alverca confirmou também os regressos de Francisco Chissumba ao Braga e de Rhaldney ao Göztepe, após o término dos respetivos empréstimos.
Veja a publicação: