Futebol
Ausência de Jude Bellingham divide imprensa espanhola, antes do Benfica - Real Madrid
03 Fev 2026 | 11:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Professor de economia ficou desiludido com a pouca qualidade de concretização das oportunidades das águias frente ao Tondela
03 Fev 2026 | 12:49 |
O empate do Benfica diante do Tondela (0-0), no passado domingo, a contar para a 20ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi marcado pelo desperdício da equipa orientada por José Mourinho. Esta questão não escapou ao professor de Economia, Pedro Brinca.
P.Brinca: "Alergia à baliza adversária"
"A equipa tem mostrado uma evolução muito boa nos últimos jogos mas onde continua na mesma é na definição final dos lances. Ou porque o último passe é defeituoso, ou porque a meia distância acerta a grande distância da baliza. Com exceção de Pavlidis, os jogadores do Benfica mostram uma inusitada alergia à baliza adversária", confessou, na sua crónica ao jornal Record.
O adepto do "Glorioso" acredita que a pouca eficácia na frente da baliza adversária é um desafio para o "Special One", apesar dos poucos objetivos que o Benfica tem por lutar. "O segundo melhor marcador da equipa em jogos da Liga é Sudakov, com quatro golos. Conseguir melhorar a eficácia e o critério no último passe é o desafio ainda por superar para Mourinho. Pena que seja numa fase tão adiantada da época em que pouco há ainda por lutar.
P.Brinca: "Construção ofensiva desequilibrou"
" A equipa fez um dos melhores jogos em termos de qualidade coletiva ofensiva que vi esta época. A equipa do Benfica funcionou enquanto tal. A construção ofensiva desiquilibrou, não à custa das individualidades, mas precisamente devido à força do coletivo. Foram muitas as situações de vantagem numérica criada no último terço que proporcionaram várias situações de finalização. Que, infelizmente, a equipa desperdiçou", disse.
As águias voltam a entrar campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo frente ao Alverca, no Estádio da Luz, às 20h30. Após o empate, o Benfica continua no terceiro lugar, com 46 pontos, ficando mais longe do segundo classificado.
Treinador português tomou uma decisão no final da partida contra Tondela, e tema em questão tem suscitado algum burburinho na imprensa
03 Fev 2026 | 12:47 |
A equipa do Benfica teve direito, durante o dia de ontem, a uma folga, na sequência do jogo com o Tondela. Pelo que foi apurado, apesar do empate na Beira Alta, José Mourinho concedeu algum tempo de descanso aos encarnados, antes das águias virarem as suas atenções para o embate seguinte.
Segundo revelou o jornal A Bola, na edição desta manhã, o Benfica não treinou na última segunda-feira, 2 de fevereiro, depois de ter regressado do norte do país. A seu entender, José Mourinho concedeu algum período de descanso às águias depois de mais uma semana de enorme desgaste.
No entanto, a mesma fonte explica que a preparação para a partida frente ao Alverca — clube do qual Vangelis Pavlidis ainda não faturou — ainda não tem data marcada, ficando a questão no ar se os encarnados regressam aos trabalhos esta terça-feira ou apenas amanhã, quarta-feira, 4 de fevereiro.
Por outro lado, com o mercado fechado a entradas, apenas podem sair atletas, uma vez que na Turquia e Arábia Saudita ainda seja possível contratar. José Mourinho conta com um grupo de trabalho mais amplo, não apenas devido aos reforços, mas também ao regresso de alguns lesionados, como Bruma e Dodi Lukebakio.
Vale a pena recordar que o Benfica recebe o Alverca no próximo domingo, 8 de fevereiro, no Estádio da Luz, com a partida agendada para as 20h30. De momento, as águias seguem no terceiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 46 pontos, atrás do Sporting (51 pontos) e do Porto (55 pontos).
Lateral-direito tem sido uma das peças mais utilizadas na presente temporada, tanto por Bruno Lage como por José Mourinho, e situação dá que falar
03 Fev 2026 | 12:26 |
Amar Dedic necessita de uma gestão mais personalizada face ao seu desgaste. Pelo que foi apurado, o lateral-direito, que reforçou o Benfica no mercado de verão, suscita alguma preocupação por parte da equipa técnica, liderada por José Mourinho, face ao seu atual momento de forma.
Segundo revelou o jornal Record, na edição de hoje, 3 de fevereiro, a situação física do bósnio nos últimos encontros, onde teve um forte desgaste na partida frente ao Real Madrid, foi a verdadeira razão para o Special One ter optado por poupar o camisola 17 no empate das águias contra o Tondela.
Pelo que a mesma fonte apurou, Dedic está ciente da sua condição física e, com isso em mente, tem-se mostrado bastante empenhado nos trabalhos de recuperação, de forma a estar apto para ajudar a equipa encarnada. No entanto, mesmo assim, o lateral-direito tem sido acompanhado de perto.
Nas últimas semanas, Amar Dedic apenas foi utilizado nos encontros contra o Porto (derrota na Taça de Portugal) e Real Madrid; pelo meio, o craque encarnado foi poupado na goleada frente ao Estrela da Amadora e no empate com os beirões, onde Daniel Banjaqui foi chamado a fazer o corredor direito da defesa.
Verdade seja dita, José Mourinho pretende ter o maior cuidado possível com o bósnio, que já é um dos jogadores com mais minutos no plantel e, face à demora de Alexander Bah entrar nas opções, o Special One pretende gerir o camisola 17 a fim de evitar mais uma crise de lesões no plantel.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Amar Dedic — avaliado em 15 milhões de euros — já realizou um total de 32 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.728 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o bósnio registou um golo e três assistências.