Futebol
Benfica vence Sporting na 15.ª jornada do Campeonato e dérbi é vermelho
22 Dez 2025 | 20:01
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Formação vermelha e branca despediu-se do Estádio da Luz após uma partida bastante complicada contra um adversário que quis dar luta até ao último minuto
22 Dez 2025 | 22:48 |
O Benfica carimbou a última vitória de 2025 no Estádio da Luz, na receção ao Famalicão (1-0), numa partida a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os encarnados deixaram tudo em campo e acabaram por sorrir com um golo de Vangelis Pavlidis, que atingiu uma marca redonda com o Manto Sagrado. Confira aqui o jogo na íntegra.
Trubin, Barrenechea, Aursnes, Sudakov, Pavlidis, Dedic, Richard Ríos, Prestianni, Dahl, Otamendi e Tomás Araújo foram as apostas iniciais de José Mourinho contra o conjunto de Hugo Oliveira. O Special One ainda lançou António Silva, Rodrigo Rêgo, Franjo Ivanovic e Manu Silva.
A jogar em casa, perante uma enorme massa vermelha e branca, o Benfica sentiu algumas dificuldades iniciais, perante um Famalicão que procurava causar alguma surpresa inicial. No entanto, a equipa das águias foi subindo até que, aos 34 minutos, foi assinalada grande penalidade devido a falta sobre Otamendi. Na marca dos 11 metros, Pavlidis não vacilou e chegou aos 50 golos pelos encarnados.
Depois do intervalo, o segundo tempo começou com uma oportunidade flagrante para o 2-0, mas o remate acabou por sair ao lado da baliza. No sentido contrário, o Famalicão ainda obrigou Trubin a uma intervenção fantástica para segurar a vantagem do Benfica. Até ao apito final não houve mais alterações no marcador.
Assim, o Clube da Luz fecha o ano de 2025 com uma última vitória no Estádio da Luz, perante um adversário que deu muita luta aos pupilos de José Mourinho. Com este resultado, o Benfica dá continuidade ao bom momento de forma e assegura mais três pontos. Ao cabo de 15 rondas, as águias somam 35 pontos, mas continuam a oito pontos do Porto.
Em entrevista à imprensa nacional, timoneiro que lançou cabo-verdiano sente que jogador tem condições para evoluir para um novo patamar
22 Dez 2025 | 21:40 |
Jorge Faria não tem dúvidas sobre Sidny Cabral. O antigo treinador do Estrela da Amadora, que lançou o cabo-verdiano na presente edição do Campeonato, comentou o interesse do Benfica. O técnico, que defrontou os encarnados no início da temporada, sente que o lateral tem tudo para singrar num grande clube.
Jorge Faria: "É jovem, tem uma margem de progressão enorme e tem apresentado níveis exibicionais de destaque"
"É jovem, tem uma margem de progressão enorme e tem apresentado níveis exibicionais de destaque", começou por dizer Jorge Faria, em declarações ao jornal O Jogo, na edição desta segunda-feira, 22 de dezembro, ao comentar o interesse das águias no jogador.
Questionado sobre se o jogador saberá lidar com as exigências de uma equipa com a dimensão do Benfica, Jorge Faria deixa uma garantia sobre o camisola 55 dos tricolores: "Não tenho dúvidas de que vai corresponder e pode dar resposta de imediato".
Recorde-se que o Benfica já deu início às negociações com o emblema tricolor, com as águias a apresentarem uma proposta a rondar os 6 milhões de euros. Porém, face ao interesse do Porto, Sporting e de algumas equipas estrangeiras, o Estrela da Amadora terá subido a fasquia para valores entre os 7 e 8 milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Estrela da Amadora, Sidny Cabral — avaliado em 2 milhões de euros — realizou 16 jogos: 15 na Liga Portuguesa e um na Taça de Portugal. Nos 1.358 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa, que pode alinhar à direita e à esquerda, marcou cinco golos e fez três assistências.
Perante rumores apurados recentemente, formação vermelha e branca já terá feito contactos iniciais pelo jogador, mas não está sozinha na corrida
22 Dez 2025 | 20:41 |
André Luiz está no centro de mais uma disputa entre os três grandes. Segundo foi apurado, Benfica, Sporting e Porto estão interessados no brasileiro de 23 anos, que tem sido um dos principais destaques na presente edição da Liga Portugal Betclic, com a camisola do Rio Ave.
Pelo que escreve o jornal A Bola, na edição desta segunda-feira, 22 de dezembro, o extremo suscita interesse nos três clubes que, segundo a mesma fonte, já terão feito os primeiros contactos junto da direção vilacondense. André Luiz é, neste momento, um atleta indiscutível nas escolhas de Sotiris Silaidopoulos.
Com a reabertura do mercado nacional cada vez mais perto, é mais do que certo que o Benfica, liderado por Rui Costa, faça uma investida a fim de conseguir a contratação do extremo canarinho. Porém, o Presidente das águias está ciente de que vai contar com a competição apertada dos restantes homólogos dos rivais: Frederico Varandas e André Villas-Boas.
No entanto, pelo que A Bola acrescenta, o Benfica — que tenta a contratação de Sidney Cabral — e os restantes rivais não estão sozinhos na corrida por André Luiz. A dar cartas na equipa do Rio Ave, o canarinho tem forte interesse vindo do estrangeiro, com equipas como o Sunderland ou o Brentford, da Premier League.
Na presente temporada, André Luiz — avaliado em 4 milhões de euros — já conta com 16 partidas oficiais com a camisola do Rio Ave: 15 na Liga Portugal Betclic e uma na Taça de Portugal. Nos 1.258 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canarinho registou cinco golos e cinco assistências.