Futebol
Leonor Pinhão lembra táticas pouco dignas de Villas Boas depois do Porto - Benfica
16 Jan 2026 | 17:39
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 15:48 |
Fernando Varela, que atua no Alverca, vai defrontar o filho Gustavo Varela, ponta-de-lança da equipa B do Benfica. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central do Casa Pia revelou que vai fazer de tudo para não deixar o herdeiro passar por si.
"Antigamente era um pai mais chato, até ele ter uns 17 anos, estava sempre a corrigi-lo. Agora não. Em casa víamos muito os jogos dele, para o corrigir, mas hoje ele tem quem o aconselhe no Benfica", começou por mencionar. " Ainda vou dando umas dicas, principalmente a explicar-lhe os pormenores das coisas que os defesas não gostam que os avançados lhes façam, dou-lhe a visão de quem o pode ir marca", referiu.
Se tentar passar leva cotoveladas
O experiente central destacou as virtudes do avançado do Benfica: "É muito forte no jogo apoiado, dentro da área movimenta-se muito bem. É um jogador bastante completo, um ponta-de-lança moderno. Se continuar a evoluir assim, vai ter um futuro risonho. Já se estreou na equipa principal do Benfica e tudo isso é mérito dele, pois sabe o que quer e trabalha muito".
"Claro que ele já é mais rápido do que eu, só um pouco [risos], mas a experiência vale mais do que a velocidade dele. Conheço os atalhos todos para o travar", atirou. "Disse-me que se fizer uma entrada dura sobre ele mete-me as malas à porta de casa [risos]. Vai ser um duelo com o máximo respeito, rijinho, mas leal, com cada um a dar o máximo para ganhar", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Varela - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 13 duelos: quatro na UEFA Youth League e nove na Liga Portugal Meu Super. Nos 994 minutos disputados, o camisola 89 fez o gosto ao pé em oito ocasiões.
Gustavo Varela chegou ao Benfica na época 2021/22, contratado aos gregos do PAOK, clube que representou por seis temporadas. Neste momento, cumpre a quarta época consecutiva de águia ao peito, tendo começado o seu percurso desportivo no Clube Miúdos Talentosos. É de destacar ainda a passagem pelo rival da Segunda Circular, Sporting, entre 2013 e 2016.
Internacional ucraniano implicou investimento milionário do Clube da Luz, mas ainda não demonstrou todas as suas qualidades
17 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica mantém total confiança nas capacidades de Heorhiy Sudakov. Segundo informação apurada em exclusivo pelo Glorioso 1904, a estrutura encarnada não duvida do valor inegável do craque. Apesar das críticas recentes, a Direção, liderada por Rui Costa, acredita que o ucraniano vai demonstrar toda a sua qualidade.
O camisola 10 ainda não correspondeu inteiramente às elevadas expectativas, mas existem motivos extrafutebol muito fortes para explicar a quebra. Os responsáveis sabem que a situação pessoal afeta o rendimento desportivo de Heorhiy Sudakov. O atleta perdeu o pai, viu a sua casa destruída na Ucrânia e lida com a gravidez da mulher, num contexto emocional desgastante.
Para lá da vertente humana, o médio tem-se sacrificado pelo coletivo encarnado. Muitas vezes, alinha encostado a uma ala, longe da sua posição natural atrás do ponta de lança. Este altruísmo tático retira-lhe algum brilho individual, mas é altamente valorizado internamente pela equipa técnica.
O avultado investimento financeiro realizado também tem pesado nos ombros do jovem futebolista. O negócio envolveu 6,75 milhões de euros pelo empréstimo e mais 20,25 milhões numa cláusula de compra obrigatória. Contudo, o Benfica acredita plenamente que o reforço vai justificar cada cêntimo pago e triunfar na Catedral num futuro muito breve.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Georgiy Sudakov - avaliado em 30 milhões de euros - leva 25 encontros disputados: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 1.829 minutos que disputou, o médio marcou quatro golos e fez seis assistências.
Técnico vilacondense assegura que extremo brasileiro encontra-se focado nos objetivos da equipa para o próximo embate diante dos encarnados
16 Jan 2026 | 18:21 |
O treinador do Rio Ave confirmou a presença de André Luiz para o jogo frente ao Benfica, agendado para este sábado, dia 17 de janeiro. Sotiris Silaidopoulos garantiu que o avançado brasileiro, que tem sido apontado às águias, está integrado na comitiva.
Sotiris: "Está muito motivado"
"Há uma hora estava a usar a camisola de treino com o símbolo do Rio Ave. Está muito motivado, a fazer as coisas dele, estou à espera que jogue e que tenha uma boa performance", confirmou o técnico helénico ex-Olympiacos, curiosamente o mesmo clube que está interessado na aquisição do avançado.
Sotiris Silaidopoulos abordou o trabalho do extremo brasileiro e o interesse de outros emblemas: "Percebo que talvez tenha muita coisa a passar-lhe pela cabeça e é normal, quando há equipas como Benfica e outros clubes. Mas o nosso foco tem de ser a equipa e estou confiante que os outros jogadores estão realmente focados".
Sotiris: "Amanhã às 20h30, vamos ver"
"Amanhã às 20h30, vamos ver. Vão ver o onze e saber a resposta", concluiu, sobre a possibilidade de repetir a fórmula de deixar André Luiz e Clayton fora do onze inicial, que garantiu um empate na primeira volta (1-1), apesar de o extremo ter feito o golo da igualdade já na segunda parte.
O próximo encontro do Benfica está marcado para sábado, dia 17 de janeiro de 2026. A partida terá início às 20h30 e será disputada no Estádio do Rio Ave (Arcos), em Vila do Conde. Este duelo é válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26.
Aos 32 anos, internacional português vai assim voltar a uma casa que bem conhece, assinando um contrato de dois anos e meio com as águias
16 Jan 2026 | 18:14 |
Rafa Silva vai mesmo regressar ao Benfica por cinco milhões de euros, mais dois milhões de euros em variáveis, deixando assim o Besiktas em definitivo. O internacional português - que também era cobiçado na Arábia Saudita - vai assim voltar a uma casa que bem conhece, assinando um contrato de dois anos e meio.
O jogador pode voltar a estrear-se pelas águias na próxima semana, quando os encarnados enfrentarem o Estrela da Amadora, no dia 25 de janeiro, a partir das 18 horas, embate válido pela 19.ª jornada da Primeira Liga. Ainda assim, não poderá participar na partida contra a Juventus, já que não pode ser inscrito na Champions League ainda nesta fase.
A passagem do jogador pelo gigante de Istambul ficou marcada por algumas divergências internas ao longo da temporada, sobretudo relacionadas com decisões desportivas e de gestão. O português chegou a perder espaço na equipa em determinados momentos, num contexto de instabilidade no clube, com mudanças técnicas e um ambiente de grande tensão.
As desavenças entre atleta e clube tornaram-se públicas e abriram caminho à saída. A disponibilidade do clube turco para negociar o jogador neste mercado refletiu-se nesse desgaste. O jogador está agora a caminho de voltar ao plantel encarnado, um ano e meio após a mudança.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Grande golo de Rafa:
Leonor Pinhão lembra táticas pouco dignas de Villas Boas depois do Porto - Benfica
16 Jan 2026 | 17:39
Presidente do Besiktas recusou proposta do Benfica e define valor para vender Rafa Silva
16 Jan 2026 | 17:40
Álvaro Magalhães lamenta ausência de jogador sul-americano do Benfica: "É uma baixa para a equipa"
16 Jan 2026 | 16:40