Futebol
Rui Costa recua no tempo e deixa mote para o Benfica - Nápoles: "Noite gloriosa"
09 Dez 2025 | 07:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Abr 2024 | 18:15 |
Nuno Tavares, antigo jogador do Benfica, já esteve ao serviço do Marselha, adversário europeu da equipa das águias, pelo que, em entrevista recente, o atual jogador do Nottingham Forest fez a antevisão ao duelo da Liga Europa, deixando um 'aviso' à turma de Roger Schmidt.
"A minha passagem pelo Marselha foi o melhor momento da minha carreira. Fiz estatísticas interessantes. Em França, o futebol é mais físico, mais rápido que em Portugal. Não é tão competitivo como o campeonato inglês, mas gostei muito do futebol francês pela sua intensidade", começou por dizer o antigo lateral-esquerdo do Clube da Luz.
"O estádio do Benfica é mais bonito, mas o ambiente é ainda mais forte, mais intenso no Vélodrome. Senti a mesma conexão com o público. Todos os dias, os fãs estão contigo, pressionam-te. Acho que existem poucos lugares onde se encontre isso", apontou, ainda.
"Em Marselha, fui feliz. Senti-me um pouco como se estivesse em Lisboa. As ruas, as pessoas, certos lugares: em muitos aspetos, as duas cidades são semelhantes e adorei Marselha", recordou o ex-Benfica.
Importa, então, referir que a turma de Roger Schmidt volta a entrar em campo esta quinta-feira, dia 11 de abril, depois da derrota sofrida diante do Sporting, no último fim-de-semana. O pontapé de saída está marcado para as 20h00, com o jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa a acontecer no Estádio da Luz.
Vale recordar que o Benfica deixou para trás o Toulouse, de França, e o Rangers, da Escócia, antes de marcar presença na presente fase da competição europeia. Depois deste embate, o Glorioso volta a pisar os relvados da Catedral no próximo domingo, dia 14 de abril, para defrontar o Moreirense, em jogo da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, Nuno Tavares - avaliado em 16 milhões de euros - já foi aposta em 11 partidas, no emblema da Premier League, onde atua cedido pelo Arsenal. Na época transata, representou a turma francesa, onde alinhou em 39 duelos, somando seis golos, sem quaisquer assistências.
Pelo Benfica, conta com 41 desafios pela equipa principal, onde regista um golo e seis oportunidades em que cruzou para a grande área. No que toca à formação encarnada, o lateral integrou os sub-17, em 2015/16, vindo do Casa Pia. Afirmou-se nas camadas jovens do Clube da Luz, tendo subido à equipa principal em 2019.
Estudos revelam que números dos encarnados revelam o momento mais fragilizado da equipa, desde que o Special One assumiu o comando técnico
09 Dez 2025 | 10:31 |
O Benfica é o clube que mais remates concedeu na Liga. Segundo dados revelados, as águias são a equipa que, com base nos erros individuais que comete, originou mais disparos por parte dos adversários — um registo que mancha o percurso de José Mourinho no comando técnico do Glorioso.
Pelo que escreve o jornal Record, na edição desta terça-feira, 9 de dezembro, o Benfica já permitiu um total de 15 remates na sequência de erros cometidos por um jogador da sua equipa. Anatoliy Trubin — com 13 defesas — e Samuel Soares — com outras duas — tiveram de intervir para impedir danos maiores.
Segundo os dados revelados pela Opta, os encarnados apresentam números idênticos aos do Casa Pia, que atualmente ocupa a 15.ª posição da Liga Portugal Betclic, com apenas 9 pontos. Quanto aos rivais diretos, o Porto concedeu apenas seis remates, seguido do Sporting (com sete) e do Braga, que sofreu oito disparos graças a erros individuais.
Tanto com Bruno Lage como com José Mourinho, o Benfica não se livrou de cometer erros individuais. O registo começou frente ao Estrela da Amadora e aconteceu também nas partidas contra o Alverca, Santa Clara, Porto e Rio Ave. O caso mais recente foi no dérbi, onde as águias sofreram um golo do Sporting, assinado por Pedro Gonçalves.
No entanto, como o próprio Record já tinha adiantado, o plantel encarnado não escapou a uma reprimenda da parte de José Mourinho e sente que já aprendeu a lição. O Benfica procura mostrar uma faceta diferente contra o Nápoles.
Em vésperas de defrontar emblema encarnado, imprensa italiana revela que técnico transalpino espera não ter mais uma baixa de peso
09 Dez 2025 | 09:52 |
O médio Scott McTominay é a mais recente dor de cabeça para o Nápoles. A menos de um dia de defrontar o Benfica, a condição física do escocês é um motivo de preocupação para Antonio Conte, que não pode dar-se ao luxo de ter outra baixa de peso — e logo no meio-campo.
Segundo revelou o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o maestro dos napolitanos terminou a partida contra a Juventus — triunfo do Nápoles por 2-1 — com algumas queixas e desconforto no adutor. No entanto, McTominay acabaria por cumprir os 90 minutos contra a vecchia signora, o que, por si só, deixa o técnico transalpino mais descansado.
Contudo, Antonio Conte não descarta que o escocês possa vir a acusar alguma fadiga muscular. Durante a manhã de hoje, o Nápoles vai realizar mais um treino, antes de viajar para Lisboa, e a sessão de trabalhos vai servir para o técnico perceber se McTominay recuperou bem das queixas que sentiu na noite de domingo, 7 de dezembro.
Recorde-se que o emblema napolitano chega à Luz com duas baixas de peso no meio-campo. Como já tinha sido revelado anteriormente, os médios Kevin De Bruyne e Frank Zambo Anguissa estão lesionados — só regressam em 2026 — e, por isso, não vão defrontar as águias.
Scott McTominay — avaliado em 50 milhões de euros — chegou ao clube em 2024 e rapidamente se tornou numa das principais referências. Na presente temporada, o escocês já realizou 19 partidas oficiais. Nos 1 541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 8 registou cinco golos e duas assistências.
No rescaldo da partida, antiga cara conhecida do Benfica mostrou-se orgulho da exibição que a equipa teve no Molineux, em mais uma partida da Premier League
09 Dez 2025 | 09:26 |
O Manchester United regressou às vitórias e Ruben Amorim não poderia estar mais feliz. No rescaldo da partida no Molineux, reduto dos Wolves, onde os red devils venceram por 4-1, o antigo jogador do Benfica destacou o caudal ofensivo da equipa e reconheceu que existem melhorias substanciais.
Ruben Amorim: "Acho que começámos o jogo muito bem"
"Acho que começámos o jogo muito bem. Marcámos um golo e deixámos o Wolves recuperar um pouco", começou por afirmar Ruben Amorim, em declarações à Sky Sports. A vitória dos ingleses — que não contou com Kobbie Mainoo — teve selo português, graças a Bruno Fernandes.
No entanto, apesar de reconhecer que o United entrou muito forte na partida contra o lanterna-vermelha da Premier League, o ex-Benfica assumiu que a equipa teve algumas dificuldades: "Sofremos na última jogada da primeira parte, mas na segunda parte tivemos um bom ritmo e tomámos boas decisões. Terminámos o jogo e o Wolves está num momento difícil. Foi uma boa noite".
Ruben Amorim: "Acho que melhorámos muito se compararmos a temporada passada com esta"
"Marcámos quatro golos, mas tivemos muitas tentativas, por isso não posso dizer que estamos mais eficazes. Acho que melhorámos muito se compararmos a temporada passada com esta", assumiu Ruben Amorim, reconhecendo as diferenças de um ano para o outro.
"Precisamos vencer o próximo jogo, este já é passado. Vamos lá!", atirou por fim o técnico português. Com este triunfo, o Manchester United voltou a subir na tabela classificativa, superando alguns adversários diretos, como o Tottenham e o Liverpool. Atualmente, os red devils estão na sexta posição, com 35 pontos.