
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No final do mês de setembro de 2024, depois do despedimento de Roger Schmidt, Bruno Lage foi apresentado e prometeu um futebol com muitas dinâmicas ofensivas e o setubalense não se enganou. Desde então que o Benfica tem sido sinónimo de ‘avalanche ofensiva’, porém, perante tantas oportunidades, as águias têm faturado pouco e o cenário voltou a repetir-se frente ao Nacional.
Durante a tarde ontem, 8 de março, o Glorioso recebeu e venceu por 3-0 os insulares, partida a contar para a 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Apesar da vitória folgada e com três golos de diferença, os encarnados voltaram a desperdiçar muitas oportunidades que poderiam ter dilatado a vantagem. Só frente ao conjunto madeirense e sem contar as duas penalidades, o Glorioso marcou apenas um golo nos 12 remates enquadrados com a baliza.
O mesmo já tinha acontecido frente ao Boavista, na ronda anterior da prova de regularidade. Na altura, os encarnados também bateram os axadrezados por três bolas a zero e beneficiaram de uma grande penalidade. Frente às panteras, as águias fizeram 14 ‘disparos’ à baliza de Vaclik, mas apenas abanaram as redes por duas ocasiões.
Contabilizando os dois jogos, frente ao Boavista e contra o Nacional, o Benfica criou 26 oportunidades de fazer golo e apenas conseguiu render em seis ocasiões. A falta de eficácia esteve presente, mas a falta de golos também teve como mérito, as exibições dos guarda-redes adversários. Frente aos axadrezados, os encarnados tiveram um Tomas Vaclik muito inspirado, um cenário que se repetiu frente aos insulares, neste caso com Lucas França.
Por outro lado, se juntarmos ainda as oportunidades criadas frente ao Barcelona, na 1.ª mão da Liga dos Campeões, o número de remates enquadrados sobe para 34, mas o número de golos apontados mantém-se nos seis. Um rácio muito grande entre os dois registos. Voltando à Liga, na presente época, o Glorioso já efetuou 172 ‘tiros ao alvo’ (uma média de sete remates por jogo), mas apenas abanou as redes adversárias em 56 ocasiões.
Confira este curioso momento do encontro entre o Benfica e o Barcelona, onde os defesas espanhóis impedem o ataque dos encarnados:
Com um faro de golo inconfundível e uma ligação única ao Benfica, o avançado marcou uma geração de benfiquistas e o nome gravado na história do clube
|
O dia 10 de julho é um dia de celebração para o universo Benfiquista, que vê a antiga glória Mats Magnusson completar mais um ano de vida. O avançado sueco teve uma passagem vitoriosa pelo Benfica e celebra hoje, 62 anos de vida. O Glorioso1904 deseja um Feliz Aniversário a um dos grandes matadores que passou na Luz.
Mats Magnusson iniciou a sua carreira no país de origem e, antes de rumar ao Benfica, representou o Malmö, emblema histórico da Suécia. Com 24 anos, assinou pelos encarnados numa altura em que o clube estava muito atento ao mercado nórdico, já que, anos antes havia passado por cá Sven-Göran Eriksson, que trouxe consigo Glenn Strömberg, jogador que teve muito sucesso.
Nas duas primeiras temporadas de águia ao peito, o avançado tinha uma influência boa mas ainda discreta na equipa. Foi na terceira época que o sueco se destacou: em 44 jogos, Mats Magnusson apontou notórios 40 golos. O Benfica terminou em segundo lugar do campeonato, atrás do Porto, e chegou à final da Taça dos Campeões Europeus, mas acabou por ser derrotado por 1-0 frente ao Milan.
Mats Magnusson ficou mais temporada e meia no Benfica. Ao todo, em cinco épocas, o sueco fez 163 jogos de águia ao peito e balançou as redes 87 vezes. Venceu dois campeonatos nacionais e ficou eternizado na memória dos adeptos do 'Terceiro Anel' que elogiavam a sua capacidade de finalizar.
O avançado decidiu regressar à Suécia para terminar a carreira. Há 8 anos deu uma entrevista aos orgãos oficiais do Benfica e revelou que está a viver no país Natal a "trabalhar numa empresa de ventilação e dedicado à familia": "Sou muito, muito benfiquista. Sinto que os adeptos amam-me muito, sinto esse carinho. Viver o Benfica na Suécia é diferente. Tenho muitas saudades do Benfica".
Extremo argentino regressou ao Rosario Central e o clube preparou uma campanha de boas-vindas com vários videos de grandes figuras
|
Ángel Di María já foi apresentado como reforço do Rosario Central, clube do coração, e o seu regresso agitou o mundo do futebol. O craque foi surpreendido com uma campanha organizada pelo emblema argentino que fez questão de recolher vários vídeos com mensagens de apoio de grandes figuras e personalidades do desporto, maioritariamente de ex-colegas de El Fideo.
Entre os demais craques, destaca-se Neymar, que também regressou a casa recentemente, ao Santos, e com quem partilhou o balneário durante alguns anos no PSG. Outro que quis deixar uma mensagem a Di María foi David Luiz, que jogou com o argentino no Benfica. Gianluigi Buffon e outros companheiros de seleção também se expressaram.
"Irmão, queria dizer-te obrigado por tudo o que fizeste, pelo futebol, e é uma alegria ver-te a regressar a casa, à tua equipa. Eu regressei, estou muito contente cá, e de certeza que vais desfrutar, não só tu como a tua família também. Um abraço, foi um prazer partilhar momentos lindos contigo», disse Neymar.
David Luiz partilhou balneário com Di María no Benfica, naquela que foi a primeira experiência de ambos na Europa. Juntos, ajudaram os encarnados a vencer o campeonato nacional na temporada 09/10: "Maninho Di María, boa sorte, estou muito contente por ti, penso que chegou o momento que sempre esperaste, de regressar à tua equipa de coração. Muito êxito para ti, beijos do teu irmão, David Luiz".
Di Maria chegou a receber uma mensagem de outro jogador que passou pelo Benfica. Enzo Fernández, que juntamente com o extremo, contribuiu na conquista do Mundial de 2022 pela Argentina, quis deixar umas palavras ao amigo. Recorde-se que El Fideo regressou ao Rosario Central, após sair do Clube da Luz, e pode agora ser capitão do emblema argentino, se assim o decidir.
Segundo informações adiantadas pela imprensa nacional, atleta é visto como possível reforço para vermelhos e brancos, que procuram soluções para 25/26
|
Numa altura em que o Benfica ataca o mercado para encontrar soluções para reforçar o plantel da próxima temporada, eis que surge mais um nome a ser referenciado ao Clube da Luz. Segundo informações apuradas Enzo Barrenechea, ligado ao Aston Villa, está a ser apontado como possível novo jogador dos encarnados.
Segundo o que adiantou o jornal Maisfutebol, o médio argentino, de 25 anos, pode muito bem ser encarado como um substituto para o lugar de Florentino Luís, uma vez que o centrocampista apresenta características mais defensivas, o que pode interessar ao Benfica, na eventualidade do camisola 61 dos vermelhos e brancos deixar o clube neste defeso de verão.
Vale recordar que Enzo Barrenechea chegou ao Aston Villa em 2024, contudo, o argentino não foi aposta no conjunto de Birmingham, que disputa a Premier League, acabando assim, por ser emprestado aos espanhóis do Valência, onde esteve nas duas últimas temporadas. Certo que, neste verão, Barrenechea regressou ao emblema orientado por Unai Emery.
O argentino começou a sua carreira no Newell´s Old Boys, onde cumpriu toda a sua formação. No seu currículo, tem passagens por emblemas como Sion, Frosinone e Juventus, a quem o conjunto o contratou, a troco de 8 milhões de euros, acabando por p emprestar ao emblema valenciano.
Segundo as informações apuradas, consta na lista de reforços para o benfica para a próxima temporada, no entanto, não se conhece qualquer tipo de abordagem. Em 2024/25, com a camisola do Valência, Enzo Barrenechea - avaliado em 10 milhões de euros - realizou um total de 32 encontros. Nos 2.247 minutos que esteve em campo, o centro campista argentino apontou um golo e fez duas assistências.