Modalidades
Benfica leva tareia monumental na Europa e adeptos exigem respostas a Rui Costa: "Abandono"
30 Out 2025 | 08:24
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
18 Jun 2024 | 12:37 |
Neemias Queta é um dos nomes do momento em Portugal. O antigo basquetebolista do Benfica está neste momento a viver um sonho depois de se ter tornado o primeiro português a conquistar o título de campeão da NBA. No momento dos festejos, o atleta de 24 anos não se esqueceu de Portugal.
"É muito importante para mim poder carregar o nome e a bandeira de Portugal. Estar aqui neste palco e ser um dos pioneiros da modalidade no nosso país... É algo que não levo encaro levemente. Trata-se de uma experiência muito enriquecedora para mim", explicou o antigo atleta das águias.
Vale relembrar que os Boston Celtics somaram o quarto triunfo diante dos Dallas Mavericks. Com Neemias Queta no banco, o conjunto comandado por Joe Mazzulla não deu qualquer hipótese aos adversários e venceram por 106-88. Com esta vitória os Boston Celtics fizeram história ao conquistar o 18.º título de campeões da NBA. Passados 16 anos a equipa de Boston volta a arrebatar o ceptro e deixa para trás os rivais Los Angeles Lakers [17 títulos, o último em 2020]. Já o antigo basquetebolista do Benfica, Neemias Queta faz história ao tornar-se o primeiro português a conquistar o título da NBA.
Esta época, ao serviço dos Boston Celtics, Neemias Queta conta com uma média de 5,5 pontos por partida, somando ainda 4,4 ressaltos e 0,7 assistências por jogo, tendo uma percentagem de 64% de lançamentos de campo concretizados.
Na última temporada, o antigo jogador do Glorioso alinhou em apenas cinco partidas oficias, pela equipa principal dos Sacramento Kings, registando uma média de 2,4 pontos, 0,2 assistências e 2,2 ressaltos às ordens do treinador Mike Brown.
Clube da Luz entrou em campo esta quarta-feira, dia 5 de novembro, para disputar mais um encontro referente à competição intercontinental
05 Nov 2025 | 19:43 |
A equipa de basquetebol do Benfica venceu por 93-90, contra o Le Mans, esta quarta-feira, dia 5 de novembro, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num encontro disputado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, as águias triunfaram, depois de terem vencido para a Taça na última partida.
O Benfica entrou melhor na partida, e conseguiu superiorizar-se no primeiro período, conseguindo uma vantagem de sete pontos ao fim dos 10 minutos iniciais (26-19). No segundo parcial, foi a vez do Le Mans equilibrar a partida, Os franceses levaram o quarto por 23-21, o que deixou a partida com 48-44 ao intervalo, a favor dos encarnados.
No segundo tempo, de novo, muito equilíbrio entre franceses e portugueses. O Benfica voltou a levar o terceiro período, pela vantagem mínima (23-22), o que garantiu uma vantagem de cinco pontos á entrada do último parcial. Nos derradeiros 10 minutos, um jogo de muita luta, que terminou com a turma encarnada a levar a melhor, por 93-90.
O grande destaque do emblema encarnado no encontro foi Aleksander Dziewa. O poleco fez 18 pontos, cinco ressaltos e uma assistência. Já Makram Ben Romdhane somou 13 pontos, três ressaltos e três assistências, números suficientes para que o Benfica pudesse triunfar na competição internacional.
Com esta vitória - a sexta em nove jogos na presente temporada - os comandados de Norberto Alves estão no terceiro lugar do grupo, com cinco pontos. O próximo jogo da formação encarnada é no domingo, dia 9 de novembro, frente ao Queluz, desta feita para o campeonato nacional. O jogo está marcado para as 16h00, no reduto adversário.
Clube da Luz entrou em campo para disputar o penúltimo encontro da fase de grupos da competição continental que disputam esta temporada
05 Nov 2025 | 16:15 |
A equipa de basquetebol feminino do Benfica perdeu por 66-65, contra o Sosnowiec, esta quarta-feira, dia 5 de novembro, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da EuroCup Women. Num encontro disputado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, o emblema voltou a não conseguir triunfar.
O Benfica entrou pior na partida, e permitiu uma vantagem larga às adversárias no arranque do encontro. No final do primeiro parcial, o marcador apontava 26-13. No segundo período, as águias equilibraram o jogo, mas voltaram a perder o parcial (16-14), e saíram para o intervalo com desvantagem de 15 pontos (42-27).
No segundo tempo, o basquetebol feminino do Benfica reagiu, ainda a tempo de disputar a partida. O terceiro período foi ganho pelas águias (20-11), que se aproximaram da liderança das rivais. No último quarto, o emblema encarnado entrou no jogo - com o jogo empatado a 62, conseguiram marcar três pontos, e passaram a liderar 65-62. No entanto, as rivais marcaram nas duas posses de bola seguintes, incluindo a última do encontro, e garantiram a vitória por 66-65.
O grande destaque do emblema encarnado no encontro foi Leticia Soares. A brasileira fez 17 pontos, 12 ressaltos e uma assistência. Já Zuzanna Puc somou 11 pontos, 12 ressaltos e duas assistências, números insuficientes para que o Benfica pudesse triunfar na competição internacional.
Com esta derrota - a oitava em 11 jogos na presente temporada - as comandadas de Eugénio Rodrigues estão no último lugar do grupo, com cinco pontos. O próximo jogo da formação encarnada é no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Esgueira, desta feita para o campeonato nacional. O jogo está marcado para as 21h00, no reduto adversário.
Confira, aqui, as imagens dos festejos do campeonato nacional em 2024/25:
Após um triunfo importante na taça, no decorrer da semana anterior, conjunto encarnado entrou novamente em ação na tarde deste sábado, 1 de novembro
01 Nov 2025 | 18:04 |
Em mais um fim-de-semana de modalidades, o Benfica viajou até ao minho, para defrontar o Vitória Guimarães, em mais um jornada da Liga Betclic de basquetebol. Com uma prestação equilibrada entre as duas equipas, no final dos quatro parciais de tempo, o resultado ficou em 87-76, para o Glorioso.
Este é o segundo duelo, no espaço de uma semana, entre as duas equipas. Durante o fim-de-semana passado, a equipa encarnada recebeu e venceu os vimaranenses por um resultado expressivo, numa partida a contar para a Taça. Agora, a contar para o campeonato, Norberto Alves voltou a contar com o seu melhor quinteto: Makram Ben Romdhane, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Koby McEwen e José Silva.
Com a partida a decorrer no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimara~es, a equipa vermelha e branca entrou mal n primeiro quarto de tempo, com a equipa da casa a surpreender com a sua eficácia. Durante o descanso inicial, o Clube da Luz perdia por uma desvantagem de 9 pontos, com o marcardor a registar 27-18.
No segundo parcial de tempo, o Benfica reagiu e conseguiu virar o resultado a seu favor, contudo, por uma margem mínima de apenas um ponto. No fim do segundo quarto de hora, as águias venceram por 23-12, indo para o intervalo com o marcador a registar 40-39. No terceiro tempo, as águias voltaram a ser felizes, porém, tiveram que suar perante um Vitória mais consistente. O parcial fico 23-21 para o conjunto de Norberto Alves.
No segundo tempo, o Clube da Luz voltou a superiorizar-se e fechou o resultado final em 87-76, Com este triunfo, as águias seguem invictas no Campeonato Nacional e na liderança. O Próximo duelo está agendado para o dia 5 de novembro, com o Glorioso a regressar aos palcos europeus, ao receber o Le Mans. O encontro vai decorrer no Pavilhão da Luz, a partir das 17H30.