
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kokçu voltou em grande ao onze inicial e apontou o único golo da partida entre o Benfica e o Estrela da Amadora, no passado sábado, 24 de agosto. Depois de fazer levantar as bancadas do Estádio da Luz, o futebolista, que na temporada passada esteve envolvido numa polémica entrevista, garantiu que quer continuar a "mostrar aos adeptos e a todos boas performances".
"Tivemos muita posse de bola, criámos muitas oportunidades, mas não conseguimos marcar mais golos. No final, temos de estar felizes com os três pontos", começou por afirmar o camisola 10, que regressou à titularidade no embate com os tricolores.
"Eu espero poder mostrar aos adeptos e a todos boas performances"
Relativamente ao golo, o internacional turco não escondeu a importância de ter apontado o tento do triunfo. "Claro que foi importante. Quero sempre dar algo ao Clube, estou feliz por estar a começar bem a temporada e eu espero poder mostrar aos adeptos e a todos boas performances", concluiu o médio, que alinhou os 90 minutos.
Na presente época, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – foi opção em três partidas. Nos 160 minutos disputados, o internacional turco apontou um tiro certeiro (Estrela da Amadora) e uma assistência (Casa Pia).
Na temporada de estreia no Benfica, em 2023/24, o médio foi opção para Roger Schmidt em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Ao todo, nos 2.713 minutos totalizados, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências.
Recorde-se que Orkun Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se na contratação mais cara da história do Clube da Luz.
Eleições no Clube dos vermelhos e brancos estão agendadas para outubro, sendo que ainda não é certo que o Maestro vá concorrer ao cargo
|
A presidência de Rui Costa tem vindo a dar que falar e Luís Figo acabou por analisar o tempo de liderança do Maestro. À margem de cerimónia de encerramento do concurso escolar 'Jogar na Linha', promovido pela sua Fundação, na Escola Egas Moniz, no Monte de Caparica, o antigo futebolista considera normal que o Líder da águias faça uma reflexão antes de apresentar uma recandidatura.
Figo - Nem sempre se pode ganhar no futebol
"É lógico que quando não consegues [alcançar] objetivos profissionais, tens momentos de reflexão e de decepção. Não sei o que vai acontecer, só espero que seja feliz. Conhecendo-o bem, é um Benfiquista que tem feito tudo para que o clube seja vitorioso. Nem sempre se pode ganhar no futebol", começou por mencionar o antigo futebolista.
O antigo capitão da Seleção Nacional acabou por desejar o "melhor" para o Maestro. "Pessoalmente, só posso desejar-lhe o melhor para ele. Nos confrontos que ele tem com o meu clube, o Sporting, as opiniões são diferentes. Acho que é uma situação que sempre acontece quando não tens resultados positivos. Há que adaptar-se a isso", concluiu.
Importa recordar que, Rui Costa acabou por fazer o balanço da presente temporada: "Foi uma época bastante oscilante, onde o Benfica não começou bem, onde perdeu logo pontos nas primeiras jornadas, e acabou por ser uma época muito, muito oscilante. Em determinadas alturas da época, quando o Campeonato parecia que nos tinha fugido da mão, tivemos a capacidade, muitas vezes, de recuperar essas desvantagens em relação ao rival, e depois, nas vezes em que estivemos na frente, não conseguimos segurar essa vantagem, ou até mesmo dilatar essa vantagem e tentar fugir na classificação".
Apesar de já ter perdido o Campeonato Nacional, a equipa de Bruno Lage ainda tem a possibilidade de conquistar a Taça de Portugal. O Benfica vai medir forças com os pupilos de Rui Borges no próximo domingo, 25 de maio, com o pontapé de saída da final da prova rainha agendado para as 17h15.
Adversário na nova prova da FIFA, que se irá realizar no próximo verão, não está a atravessar um bom momento a nível desportivo
|
O Mundial de Clubes está prestes a começar e o Benfica é um dos conjuntos que vai marcar presença na nova prova da FIFA. Entre os adversários, o Boca Juniors é quem vive a situação mais complicada no seu contexto nacional. O conjunto argentino foi eliminado da Libertadores logo na primeira fase e a posição no campeonato não alegra.
O histórico clube da Argentina vive ainda um maior pesadelo, uma vez que não tem um treinador definido para a o Mundial de Clubes. O último responsável por comandar os xeneizes foi Fernando Gago, que deixou o cargo após a derrota frente ao River Plate na Bombonera. O duelo era válido para a penúltima jornada da fase regular do Apertura.
O Boca Juniors ficou em terceiro lugar no campeonato, porém, nas fases eliminatórias os azuis e dourados não conseguiram avançar além dos quartos de final. O conjunto argentino passou ainda pelo Lanús, com uma vitória, nas grandes penalidades, mas a jornada acabou com a eliminação para o Independiente, onde perderam por 1-0.
Como se não bastasse os maus resultados desportivos dentro de campo, a relação entre adeptos e a direção não é das melhores. O presidente do Boca Juniors, Juan Román Riquelme, está a ser duramente criticado pelos aficionados dos xeinezes, tendo sido vítima de insultos e ameaças após a eliminação contra a equipa de Avellaneda no campeonato argentino.
A permanência da ex-lenda do clube na direção é incerta e são esperadas novidades antes do Mundial de Clubes. Sendo assim, a época já acabou para o Boca Juniors na Argentina, por isso, o próximo jogo dos xeinezes será precisamente contra os encarnados, no dia 16 de junho, às 23h00. Vale lembrar que o duelo válido para a primeira jornada do Grupo C terá muitos adeptos a apoiarem a equipa argentina contra o Benfica.
Médio, que chegou ao Clube da Luz a custo zero no verão, recorde-se, foi titular no último encontro da Liga Portugal Betclic, frente ao Braga
|
Alerta! Leandro Barreiro está de malas aviadas do Benfica. O camisola 18 dos vermelhos e brancos, que foi titular no último encontro da Liga Portugal Betclic, frente ao Braga, foi esta sexta-feira, 23 de maio, chamado para disputar os próximos compromissos de cariz particular. da seleção do Luxemburgo .
O reforço de verão do Benfica, que chegou a custo zero à Luz, foi convocado para a partida frente à Eslovénia, no dia 6 de junho, no Estádio de Luxemburgo, com o pontapé de saída agendado para as 18h00. Já no dia 10 de junho, no mesmo recinto, a equipa de Leandro Barreiro vai enfrentar a República da Irlanda, sendo que o duelo tem início as 19h45.
Leandro Barreiro, importa destacar, é presença assídua na seleção luxemburguesa. O craque, recorde-se, foi também chamado em outubro para os duelos frente à Bulgária e Hungria, sendo uma das peças-chave do selecionador, Luc Holtz.
Ora desta forma, Bruno Lage vê partir o sexto jogador do Benfica para os próximos compromissos das seleções nacionais. Além de Leandro Barreiro, o timoneiro setubalense também já sabe que Samuel Soares, Anatoliy Trubin, Samuel Dahl, António Silva e Zeki Amdouni estão de malas aviadas para jogarem os embates internacionais.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Leandro Barreiro - atualmente com um valor nos 15 milhões de euros - marcou presença em 42 embates: nove na Liga dos Campeões, 27 na Liga Portugal Bectlic, um na Taça da Liga e ainda cinco na Taça de Portugal. O médio disputou, até ao momento, 1.794 minutos, onde conta com quatro golos e três assistências.