
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A vitória do Benfica sobre o Farense no Algarve por 3-1 veio acelerar algumas narrativas na imprensa sobre como o futuro plantel das águias deve parecer. Que o diga Rui Malheiro que, em crónica no jornal Record, relembra os grandes momentos do jogo e deixa uma 'farpa' a Casper Tengstedt.
Depois de 120 minutos e penáltis em França, Roger Schmidt fez várias alterações: o técnico encarnado poupou Fredrik Aursnes, João Neves e Rafa Silva, além de preterir David Neres e Casper Tengstedt, os primeiros sacrificados na quinta-feira, por Tiago Gouveia e Arthur Cabral. Assim, Álvaro Carreras, como lateral-esquerdo, João Mário, como médio-centro ao lado do equilibrador Florentino Luís, e Orkun Kökçü, como segundo avançado mais associativo do que explosivo, foram titulares, num onze que contava com Di María, após os 120 minutos em França, a partir do flanco direito".
O jornalista português realça o bom jogo do extremo: "A criatividade e a imprevisibilidade do argentino foram cruciais a abrir crateras no processo defensivo do Farense, sempre preso a referências individuais e frágil na proteção do seu corredor esquerdo. Por isso, saíram dos seus pés as jogadas que permitiram que o Benfica chegasse em vantagem ao intervalo."
Com o jogo empatado, o novo ponta de lança foi decisivo e o colunista deixa 'farpa' ao anterior: "Já o 1-2, numa fase de menor fulgor das águias, redundou de uma receção à largura de um passe de António Silva, para depois fomentar a desmarcação interior de Bah, à qual Cabral, num sublime golo de calcanhar, deu sequência. O brasileiro, pouco depois, enviou uma bola ao ferro, atestando que o seu nível técnico e aptidão na definição/decisão são infinitamente superiores aos de Tengstedt."
Vale destacar que o Benfica volta a entrar em campo no próximo dia 27 de abril, no sábado, para defrontar o Braga, em duelo a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo terá como palco o Estádio da Luz, tendo apito inicial agendado para as 18h00.
Clube da Luz emitiu este sábado, 12 de julho, um comunicado à CMVM onde dá conta do ponto de situação do negócio do internacional turco
|
É notícia de última hora: o Benfica anunciou que já chegou a um princípio de acordo com o Besiktas para a mudança de Orkun Kokçu para a Turquia. O Clube da Luz emitiu este sábado um comunicado, dirigido à CMVM, onde dá conta do ponto de situação referente ao negócio do internacional turco.
"Num comunicado enviado neste sábado, 12 de julho, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que alcançou um princípio de acordo com o Besiktas, da Turquia, para o empréstimo, com opção de compra obrigatória, de Orkun Kökcü", pode ler-se na nota partilhada pelo Clube da Luz.
De acordo com a informação partilhada pelos vermelhos e brancos, o médio turco segue para o Besiktas a título de empréstimo, válido por uma temporada, acabando as águias negras por ficar com uma opção de compra obrigatória, fixada nos 25 milhões de euros.
A este valor, o Benfica dá conta que o negócio pode ainda render mais cinco milhões de euros, ascendendo aos 30 milhões, estando este fator dependente da concretização de objetivos pelo centrocampista, que já se encontra na Turquia.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira aqui o comunicado do Benfica na íntegra:
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Besiktas para o empréstimo do jogador Orkun Kökcü durante a época desportiva 2025/26.
O referido princípio de acordo inclui a opção obrigatória de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de € 25 000 000 (vinte cinco milhões de euros) acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o valor global da transferência poderá atingir o montante de € 30 000 000 (trinta milhões de euros).
Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD
Lisboa, 12 de julho de 2025."
Futebolista turco, que vai trocar os vermelhos e brancos pelas águias negras, foi recebido este sábado por milhares de adeptos
|
Orkun Kokçu já se encontra na Turquia para assinar com o Besiktas. O antigo camisola 10 do Benfica, que viajou este sábado para o seu país natal, foi recebido por milhares de adeptos das águias negras, tendo deixado algumas palavras à saída do avião.
Kokçu: "O Besiktas é a minha família"
"O Besiktas é a minha família. Comprometi-me com a minha família. Vamos lutar pelo campeonato. Todos podem ter certeza disso. Os adeptos do Besiktas podem ter certeza", referiu o internacional turco que se prepara para trocar o Benfica neste mercado de verão.
"Estou muito animado e emocionado. Agradeço também ao nosso presidente. Estou muito feliz", acrescentou Orkun Kokçu que irá passar a vestir a camisola 10 do Besiktas, isto depois de ter passado as últimas duas temporadas ao serviço do Benfica.
Quem também reagiu à chegada a solo turco foi Halis Kokçu, pai do centrocampista, que aproveitou para fazer algumas revelações sobre o filho."Havia muitas alternativas para o Orkun ao redor do mundo, mas chegou onde queria estar e onde se sentia feliz. Agradeço a Serdal Adali [presidente do clube] pelo seu grande coração", disse após aterrar na Turquia.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira aqui a receção de Orkun Kokçu na chegada à Turquia:
Futebolista que brilhou de águia ao peito vai ter um novo desafio na carreira, tendo sido a informação partilhada pelos vermelhos e brancos
|
É negócio fechado: Pedro Santos deixa o Benfica para rumar ao Famalicão. Através de um comunicado, o Clube da Luz deu conta da novidade relativa ao extremo, que realizou 63 encontros pela equipa secundária das águias, anunciado a sua saída em definitivo.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o FC Famalicão para a cedência, a título definitivo, do atleta Pedro Santos", pode ler-se na nota partilhada pelo Clube da Luz, que desta forma acaba por deixar as águias de vez, isto após uma cedência ao Moreirense na temporada passada.
Pedro Santos: "Sinto-me feliz e com o desejo de aproveitar esta oportunidade para me afirmar"
Quem já reagiu a esta mudança foi Pedro Santos que se mostrou feliz com o novo desafio no Famalicão: "Tenho expectativas de que iremos realizar uma excelente temporada do ponto de vista coletivo. Sinto-me feliz e com o desejo de aproveitar esta oportunidade para me afirmar".
"A estrutura e as condições do clube, os bons campeonatos que tem realizado nas últimas temporadas e o facto de ter potenciado tantos jovens foram fatores fundamentais para decidir vir para cá", revelou ainda o futebolista, que fez a sua formação no Benfica, em declarações aos meios oficiais do emblema minhoto, com o qual assinou até 2028.
Na temporada 24/25, ao serviço do Moreirense, Pedro Santos - atualmente avaliado em 800 mil euros - foi aposta em 25 encontros na equipa de Moreira de Cónegos: 21 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 700 minutos em que esteve em campo, o extremo formado no Benfica não apontou nenhum golo, tendo realizado apenas uma assistência.