Futebol
José Mourinho não vai fazer conferência de imprensa do Santa Clara - Benfica
11 Fev 2026 | 15:43
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Nov 2024 | 13:52 |
Depois da vitória do Benfica frente ao Farense, por duas bolas a uma, Bruno Lage concedeu uma entrevista à UEFA. O técnico das águias acabou por abordar vários temas, falando sobre a sua rotina.
"Longe dos treinos, não do futebol. A nossa profissão a isso obriga. Enquanto estive fora, até por opção, recebi alguns convites com os quais eu me senti muito honrado, mas senti que em determinada altura tinha de esperar pelo projeto certo. E assim aconteceu. Um projeto que estimulasse o melhor de mim, que me proporcionasse voltar a colocar uma equipa a jogar o jogo que eu gosto, e, claro, com a ambição de vencer títulos", começou por dizer.
Estabeleci uma regra em que durante o fim de semana não haveria futebol, porque a minha concentração
"E, nesse período, estabeleci uma regra – porque já tenho dois meninos [filhos], um com nove, que é o Jaime, e o Manuel com quatro anos – em que durante o fim de semana não haveria futebol, porque a minha concentração e o tempo disponível seria para eles, mas que de segunda a sexta-feira, aí, sim, com eles na escola, eu poderia ter o tempo que eu gosto de ter para fazer diversas coisas", atirou Bruno Lage.
"Uma delas é olhar para os jogos que me interessam, que passaram durante o fim de semana, em função do resultado, ou do sistema, ou do treinador, ou de como é que o jogo decorreu, e poder observá-lo durante a semana com mais calma e perceber o que é que se pode ter passado naqueles jogos. São sempre situações muito interessantes. Gosto também de ter algum tempo para olhar para aquilo que foi feito no passado, fundamentalmente à nossa forma de treinar, a exercícios, como é que podemos melhorar", disse.
Gosto também de ter algum tempo para olhar para aquilo que foi feito no passado, fundamentalmente à nossa forma de treinar, a exercícios, como é que podemos melhora
"E depois gosto muito de ler e ver documentários sobre aquilo que são dinâmicas de equipa, por isso confesso que vi muitos documentários sobre dinâmicas de equipa de outros desportos, não só do futebol. Acabei por ler muita, muita coisa sobre futebol, sobre estratégia, sobre comunicação, sobre liderança, enfim… Foi um tempo muito bem preenchido, e quando não estamos a trabalhar diretamente no futebol temos de o saber preencher", referiu Bruno Lage.
"Uma coisa que também foi interessante foi nós, enquanto equipa técnica, criarmos uma dinâmica de nos encontrarmos mais vezes e podermos discutir situações sobre tudo noutro ambiente, ou a praticar desporto, ou num almoço, onde podemos ter a capacidade de trazer para a mesa assuntos interessantes e poder discuti-los. Isso foi também um momento para nós estarmos mais juntos enquanto equipa técnica", concluiu o técnico do Benfica.
Vale destacar que, após o jogo diante do Farense, o Benfica volta aos relvados para medir forças com o Bayern de Munique, no Allianz Stadium. O encontro está agendado para a próxima quarta-feira, 6 de novembro, em duelo relativo à 4.ª jornada da Liga dos Campeões.
No que respeita à tabela classificativa, o Benfica de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar do pódio, com 22 pontos, mas menos um jogo que os rivais. Na liderança da Liga Portugal Betclic está o Sporting, com 30 pontos, mais seis que o Porto, que surge na segunda posição, com 24 pontos.
Extremo internacional norueguês tem sido um dos principais jogadores do Clube encarnado nos últimos compromisso da época
11 Fev 2026 | 17:16 |
Andreas Schjelderup fez um dos golos da vitória frente ao Alverca (2-1), a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, confirmando o bom momento de forma. Tomás Cruz, médio ofensivo que atua na equipa B dos encarnados, admitiu que as jogadas que o extremo norueguês faz são inimagináveis.
T. Cruz: "Vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível"
"Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível foi o Schjelderup. Num treino, eu e outro jogador estávamos a encurralá-lo mesmo para o canto, estávamos dois contra um. Depois não sei o que é que ele fez, mas conseguiu sair de lá e ainda marcou golo", revelou, em entrevista ao programa 'Carpool Sessions' da Liga TV.
Vale lembrar que Tomás Cruz, de 20 anos, foi um nome bem cotado além-fronteiras nos derradeiros dias da janela de transferências de inverno. Segundo o jornal Record, clubes da Alemanha, Dinamarca e Cazaquistão estiveram atentos ao internacional luxemburguês.
Andreas Schjelderup não irá esquecer tão cedo o quão tumultuoso foi o mercado de inverno. Nas últimas semanas, a saída do extremo do Benfica era um dado adquirido, contudo, com o passar do tempo, o futebolista foi demonstrando o seu valor e acabou por convencer José Mourinho, que puxou pelo nórdico.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup - avaliado em 14 milhões de euros - já realizou um total de 28 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o nórdico registou cinco golos e três assistências.
Impacto do jovem ponta de lança reforça um dado estatístico onde as águias surgem logo atrás dos leões na presente edição do campeonato
11 Fev 2026 | 17:11 |
O Benfica superou a resistência do Alverca na última jornada da Liga Portugal Betclic graças a um cabeceamento irrepreensível de Anísio Cabral, que entrou em campo aos 85 minutos e um minuto volvido subiu às alturas para dar seguimento ao cruzamento de Samuel Dahl e oferecer os três pontos aos encarnados. Um novo golo de cabeça do jovem permite alcançar marca do... Sporting.
Com a arma aérea ativada pelo camisola "72", o Benfica passou a ter oito golos apontados de cabeça na presente edição do campeonato, sendo agora a segunda equipa com melhor registo neste capítulo, ainda que em igualdade com o Moreirense, surgindo à frente destas duas equipas o Sporting, com mais uma concretização, enquanto o líder Porto tem apenas seis.
Antes dos dois cabeceamentos do jovem promovido por José Mourinho das camadas jovens, marcaram também de cabeça: Vangelis Pavlidis (Moreirense e Estrela da Amadora), Nicolás Otamendi (Arouca e Braga), Tomás Araújo (Vitória de Guimarães) e Leandro Barreiro (Rio Ave).
Porém, apenas o último golo de Anísio Cabral teve influência imediata sobre um resultado, com o dianteiro a fazer aquilo que o treinador lhe pediu. Antes de subir ao relvado, o "Special One" pediu-lhe apenas para aproveitar todas as oportunidades que lhe surgissem nos escassos minutos que restavam e tentasse funcionar como referência na área, para "prender" os centrais, de modo permitir que Pavlidis tivesse maior liberdade.
Apesar da ascensão meteórica, Rui Águas, lenda do Benfica, avisa que é preciso ter cautela na gestão do campeão do mundo sub-17 ."O Anísio é muito jovem ainda, potencial não lhe falta por aquilo que tem mostrado. Mas o caminho faz-se sempre com algumas oscilações", disse, em entrevista.
Atleta do Clube encarnado tem vindo a ganhar espaço nas escolhas do técnico português e já soma várias utilizações em diferentes posições do corredor
11 Fev 2026 | 16:22 |
O mercado de inverno não foi muito movimentado para os lados da Luz, mas permitiu fazer uma contratação que está a ter minutos com José Mourinho e fazer uma maior rotação do plantel encarnado dada a sua polivalência e capaciade para jogar com os dois pés: Sidny Lopes Cabral.
O atleta já participou em sete jogos pelo Benfica: Estoril (Liga, 13 minutos como ala esquerdo), Braga (Taça da Liga, 25 minutos, na função de ala esquerdo), Porto (Taça de Portugal, 83 minutos enquanto ala esquerdo), Rio Ave (Liga, 28 minutos, novamente ala esquerdo), Estrela da Amadora (Liga, 90 minutos ala esquerdo), Tondela (Liga, 28 minutos na posição de ala direito) e Alverca (Liga, 73 minutos na missão de defesa direito) .
Três dias antes do atleta de 23 anos assinar contrato pelo Benfica, na antevisão ao jogo com o Braga para o campeonato, a 27 de dezembro de 2025, José Mourinho analisou publicamente as características do internacional cabo-verdiano: “É daqueles jogadores em que a equipa beneficia muito por ser verdadeiramente polivalente. Dá para perceber que, para ele, é igual jogar à direita, à esquerda, a lateral ou a ala. Isso dá segurança ao treinador”, disse, na altura.
Falta atuar na posição onde Samuel Dahl tem sido titularíssimo: o lado esquerdo da defesa. Ainda não deverá ser na sexta-feira, frente ao Santa Clara, pois Amar Dedic deverá continuar de fora do onze para preparar, a cem por cento, os jogos com o Real Madrid. Sidny ou Daniel Banjaqui jogarão à direita e Dahl à esquerda.
Nesta temporada (Estrela da Amadora e Benfica), Sidny Cabral - avaliado em 2 milhões de euros - tem 23 partidas disputadas: 20 na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. O futebolista tem seis golos marcados e cinco assistências na conta pessoal.