
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O mercado de verão está aberto e o Benfica começa a planear entradas e saídas. Bruma, que foi contratado em janeiro, proveniente do Braga, pode estar de saída da Luz, já que Bruno Lage não vê o jogador como um dos titulares, e por vezes, nem sequer é opção a sair do banco. Assim sendo, o extremo também procura mais oportunidades.
Com os rumores que circulam a respeito da contratação dos avançados Anis Hadj Moussa e João Félix, o Benfica planeia reduzir os excessos que tem no plantel, e nesse sentido, Bruma, devido à pouca utilização, pode ser um dos escolhidos para deixar a Luz, tendo o futuro em aberto. O extremo foi contratado no mercado de inverno e era um dos desejos de Rui Costa, que segundo a imprensa é um entusiasta das qualidades do jogador.
A garantia é dada pelo jornal A Bola, na edição desta segunda-feira, 7 de julho. O diário desportivo revela que as expectativas em torno da contratação de Bruma não foram correspondidas e, por esse motivo, o Benfica admite negociar o avançado, que custou cerca de 6,5 milhões de euros há seis meses atrás.
Apesar de protagonizar um papel secundário nas escolhas de Bruno Lage, é de recordar que, Bruma vinha com um bom registo do Braga, antes de assinar pelo Benfica. O extremo, na primeira metade da temporada, já havia apontado 13 golos e oito assistências e, quando chegou à Luz, foi titular seis vezes seguidas. Mas rapidamente foi posto de parte por Bruno Lage, que ainda lhe deu a oportunidade de integrar o onze inicial contra o Sporting, na final da Taça de Portugal.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Bruma - atualmente avaliado em sete milhões de euros - entrou em campo apenas 14 vezes: 10 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal e uma no Mundial de Clubes. Nos 763 minutos disputados, o extremo apontou um golo e duas assistências.
Sem conseguir marcar presença no funeral do avançado português, craque, que brilhou no Clube da Luz, aproveitou ocasião para deixar uma sentida homenagem
|
Depois de Diogo Gonçalves, agora foi a vez de Raúl Jiménez prestar a sua devida homenagem a Diogo Jota. O avançado, que representou o Benfica durante algumas temporadas, apontou um dos golos do México, na final da Gold Cup, frente aos Estados Unidos, e replicou o famoso festejo imortalizado pelo internacional português.
O ex-camisola 9 dos encarnados, recorde-se, representou o Wolverhampton durante duas épocas, nas quais partilhou o balneário com Diogo Jota, que mais tarde acabaria por rumar ao Liverpool. Sem esquecer a amizade que tinha com o atacante luso, Jiménez, que apontou um dos golos da final frente aos Estados Unidos, recorreu à famosa celebração do vídeo-jogo para homenagear o falecido futebolista.
No entanto, o gesto não ficou apenas por aí, pelas imagens, é possível ver que o ex-Benfica revelou uma camisola da seleção mexicana com o número 20 e com o nome do português estampado nas costas, indumentária que o próprio Jimènez utilizou nos minutos antes do pontapé de saída, quando entrou no relvado.
Vale lembrar que, tal como tinha acontecido com Diogo Gonçalves, o tento apontado pelo mexicano acabou por ser importante, visto que ajudou o conjunto da América Central a conquistar a Gold Cup, depois de bater a formação norte-americana por duas bolas a uma.
Infelizmente, por se encontrar ao serviço do México, Jiménez não teve oportunidade de comparecer nas cerimónias fúnebres de Diogo Jota, e do seu irmão André Silva, que decorreram em Gondomar, terra natal dos dois futebolistas. O funeral contou com a presença de várias caras conhecidas do universo Benfiquista.
Confira aqui a homenagem de Raúl Jiménez:
Médio internacional pela Turquia tem estado a ser associado a uma mudança de ares neste mercado de transferências de verão
|
Depois de um final de temporada bastante atribulado, com o mais recente episódio a acontecer no Mundial de Clubes, Orkun Kokçu já decidiu que pretende sair do Benfica. Pelo que foi apurado, o camisola 10 já informou a estrutura, liderada por Rui Costa, das suas intenções e não quer criar mais conflitos com o Clube.
Escreve o jornal Record que, com base nas notícias que têm sido veiculadas por vários portais turcos, o criativo está de facto a equacionar deixar o Glorioso já neste defeso de verão e, pelo que foi apurado, não está inclinado a apresentar-se no Seixal a 14 de julho. No entanto, a mesma fonte adianta que Kokçu apenas quere sair se surgir uma proposta que seja vantajosa para ambas as partes, posição que a SAD Benfiquista também defende.
Sem querer mais nenhuma guerra com a estrutura encarnada, o camisola 10 pretende que haja respeito e formalidades enquanto o seu dossiê for tratado, sendo este o 'pedido' do compatriota de Akturkoglu. Pelo que foi apurado pela imprensa turca, o médio tem sido associado a vários emblemas, contudo, os clubes de Istambul, segundo as mesmas fontes, estão em primeira linha para assegurar a sua contratação, nomeadamente o Besiktas.
Além da Turquia, o interesse também chegada de Inglaterra, com Liverpool e Manchester United a seguirem com atenção o caso de Kokçu. No entanto, o Benfica mostra-se intransigente quanto a este dossiê, revelando que apenas irá negociar o seu passe por valores iguais ou superiores a 30 milhões de euros, visto que, em 2023, pagou 25M€ ao Feyenoord para o ‘resgatar’.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Camisola 4 dos encarnados tem sido associado a uma mudança de ares neste mercado de verão e dirigentes já sondam por novos centrais
|
Novidades fresquinhas no Clube da Luz! Jorge Cuenca, futebolista do Fulham de Marco Silva é o mais recente alvo do Benfica para a muralha defensiva da próxima temporada. A garantia dada pela imprensa internacional, que dá conta que o jovem de 25 anos está na mira para esta janela de transferências de verão.
Rui Costa quer que Bruno Lage comece a época 2025/26 na máxima força, apontado à reconquista do Campeonato Nacional. Posto isto, de acordo com informações avançadas, no passado domingo, pelo jornalista Sacha Tavolieri, os responsáveis do Clube da Luz já terão dado o primeiro passo pelo central do emblema inglês.
Segundo adianta a fonte acima referida, através de uma publicação na rede social X, o Benfica já terá iniciado mesmo conversações pelo pupilo de Marco Silva. Os dirigentes do Glorioso parecem não querer perder muito tempo nesta 'novela', pretendendo já saber quais as condições para um possível negócio com os cottagers.
Este interesse em Jorge Cuenca surge numa altura em que António Silva tem sido apontado à saída do Benfica. O defesa do Fulham é um dos vários nomes referenciados para a defesa, podendo ser visto como o sucessor do camisola 4, caso o internacional português abandone mesmo a Luz. Além do jovem futebolista de 25 anos, os vermelhos e brancos também estão de olho em Victor Lindelof e Koni de Winter.
Na temporada 2024/25, ao serviço do Fulham, Jorge Cuenca - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - marcou presença em apenas 12 embates: oito na Premier Legue, dois a contar para a FA Cup e ainda dois que valiam para a League Cup. Nos 710 minutos disputados dentro das quatro linhas, o alvo do Benfica para a defesa não somou qualquer golo ou assistência.