
Futebol
De regresso à Invicta, José Mourinho tem surpresa no Benfica para o Clássico
05 Out 2025 | 06:55
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Out 2025 | 08:46 |
Benfica e Porto entram em campo esta noite, 5 de outubro, para disputarem entre si o primeiro Clássico da temporada. Os dois rivais, cada um com o seu estilo de jogo, contam com a seus pontos fortes e fraquezas. Contudo, há um aspecto que José Mourinho tem de ter muita cautela em relação ao adversário.
Segundo escreve o jornal Record, na edição deste domingo, os azuis e brancos têm tido como imagem de marca, desde a chegada de Farioli, um início dejogo muito forte, o que apanhou muitas vezes o adversário desprevenido. Assim, face a esta característica, o Clube da Luz terá de ter uma abordagem diferente no jogo desta noite.
Os números, segundo o diário desportivo, revelam que os dragões têm mostrado bastante faro para o golo, quer que seja na primeira parte, como durante a etapa complementar, mostrando uma forte capacidade de encontrar o caminho da baliza. Pelos dados apurados, o Porto regista 11 tentos nos primeiros 45 minutos, número idêntico verificado na segunda parte.
Em média,pelo que foi apurado, os dragões encontram o caminho para a baliza a cada 15 minutos de jogo, sendo que, o quarto de hora incial tem revelado ser o mais prolífico para o adversário do Benfica, uma vez que faurou durante esse período em cinco encontros distintos.
Face a estes números, José Mourinho - que tem uma surpresa na convocatória - procura preparar a sua equipa da melhor forma possível, a fim de conseguir neutralizar este traço característico do Porto de Francesco Farioli. Recorde-se que o encontro está agendado para as 21H15 deste domingo, 5 de outubro, com a partida a realizar-se no Estádio do Dragão.
Números não mentem e há dois jogadores que v~em partida desta noite como uma oportunidade para eliminar últimas réstias de dúvidas sobre si
05 Out 2025 | 08:17 |
O Clássico entre o Porto e o Benfica já é uma tradição que eciste praticamente desde a fundação dos dois rivais, contudo, existe uma outra tradição que é sempre assinalada todos os anos, o batisto de fogo de caras novas. À entrada para o primeiro duelo da temporada, a atenção recai sobre Richard Ríos e Victor Froholdt, duas das novidades.
À entrada para o Clássico, o jornal Record decidiu fazer um raio-x dos dois jogadores, mostrando a influência que ambos têm tido no jogo das suas equipas, escusado será de dizer, mas a vantagem cai para o lado do dinamarquês. Logo no capítulo das finalizações, o camisola 8 do dragões já conta com um golo e três assistências. O colombiano, por sua vez, ainda não registou qualquer contributo.
No entanto, os números não ficam por aqui, no que diz respeito às recuperações de bola, o dinamarquês volta a superar o camisola 20 do Clube da Luz, ao registar 32 bolas recuperadas, contra 26 de Ríos. O mesmo também acontece nas oportunidades criadas, 11 para Froholdt e 5 para o Benfiquista.
Porém, há outros dados que dão clara vantagem ao centrocampista das águias - convocado pela Colômbia. O antigo médio do Palmeiras é superior nos desarmes registando 10 contra 5 do nórdico. Além disso, o mesmo tem mais remates efetuados (22), contra apenas 9 de Vicrtor Froholdt. Ríos também fica à frente nos duelos ganhos, registando 46, contra os 34 do médio do Porto.
Os números não mentem, entre as muitas caras novas que vão marcar presença neste Clássico, certamente que os holofotes vão incidir bastante sobre estes dois atletas, que terão objetivos diferentes no jogo. Froholdt pretende continuar a sua infuência nas dinâmicas do dragões, já Ríos, procura afirmar-se de vez no plantel do Benfica.
Presente na conferência de imprensa, timoneiro italiano abordou importante duelo frente ao rival lisboeta e deixou um alerta à sua própria equipa
05 Out 2025 | 07:48 |
Na tarde de sábado, 4 de outubro, tal como José Mourinho, Francesco Farioli também lançou o Clássico desta noite, 5 de outubro, entre o Benfica e o Porto. Segundo as palavras do técnido dos dragões, destacou o treinador português, mas frisou que o jogo não é contra o Special One, mas sim contra a sua equipa.
Francesco Farioli: "Não vamos jogar contra Mourinho, mas sim contra o Benfica"
Presente na conferência de imprensa, onde esteve a responder às perguntas dos jornalistas, o italiano deixou elogios ao Special One: "Estamos a falar de um dos treinadores mais bem sucedidos, que ganhou 26 troféus. Tem um grande palmarés. É claro o que ele representa no futebol, é uma referência também para mim, tem todo o meu respeito".
No entanto, Farioli virou novamente o foco para o Clássico e deixou um ponto bem claro em relação a esse tema: "Mas a minha prioridade é o que vamos fazer amanhã, não vamos jogar contra Mourinho, mas sim contra o Benfica"
Francesco Farioli: "Temos de estar preparados para as dinâmicas do jogo, os cenários que vamos encontrar"
Ao terminar, o técnico de 36 anos reiterou que a sua equipa tem de estar sempre vigilante, pronta para qualquer momento do jogo: "Temos de estar preparados para as dinâmicas do jogo, os cenários que vamos encontrar e estar preparados para tudo".
Recorde-se que o encontro entre os dois rivais está agendado para esta noite, 5 de outubro, com o pontapé de saída a ser dado às 21H15, no Estádio do Dragão, casa do Porto. Durante a noite de ontem, o Benfica chegou à Invicta rodeado de um ambiente de grande euforia e festa, orgamizado pelos Benfiquistas nortenhos.
Internacional belga tem vindo a reclamar mais minutos desde que se estreou pelo Clube da Luz e é visto como uma das principais referências no Clássico
05 Out 2025 | 07:23 |
Dodi Lukebakio, o último reforço do Benfica no mercado de transferências de verão, tem ganho cada vez mais destaque no plantel das águias, principalmente com a chegada de José Mourinho. Recuperado de uma lesão, o belga tem sido cada vez mais preponderante no Clube da Luz e está cada vez mais seguro no onze.
Segundo escreve o jornal Record, na edição deste domingo, 5 de outubro, o internacional belga - que foi chamado à sua seleção nacional - é cada vez uma aposta mais segura da parte do treinador portuguès e o mesmo tem revelado toda a sua qualidade dentro das quatro linhas. Assim, é mais do que certo que o mesmo seja opção para o onze titular frente ao Porto.
O novo camisola 11 é visto como o grande desiquilibrador, que pode fazer a diferença no ataque dos vermelhos e brancos, contudo, Lukebakio não é a única novidade ofensiva dos encarnados para este duelo com os dragões. Franjo Ivanovic e Goergiy Sudakov são duas caras novas, que esperam somar os seus primeiros minutos num Clássico do futebol português.
Recorde-se que o Benfica chegou a Vila Nova de Gaia, onde pernoitou, por volta das 19H30 de ontem, 4 outubro. Perante um ambiente de grande festa e e euforia, foi possível notar que José Mourinho trazia algumas novidades consigo. Entre as escolhas do Special One surge Ivan Lima, uma surpresa na convocatória das águias.
Contratado após a saída de Akturkoglu, Dodi Lukebakio - atualmente avaliado em 20 milhões de euros - tem sido uma das peças-chave de José Mourinho. Na presente temporada, o camisola 11 já realizou três jogos oficiais: dois na Liga Portugal Betclic e um na Liga dos Campeões. Nos 170 minutos em que esteve em campo, o belga fez uma assistência.
De regresso à Invicta, José Mourinho tem surpresa no Benfica para o Clássico
05 Out 2025 | 06:55
Exclusivo Glorioso 1904 - Nélson Veríssimo sem margem de manobra no Benfica
04 Out 2025 | 15:32
Conferência de imprensa do Porto - Benfica marcada por discussão... Sobre salários
04 Out 2025 | 19:48