
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O futuro de Francisco Domingues deverá passar por Moreira de Cónegos. O lateral-esquerdo, que até já deixou grandes elogios a Álvaro Carreras, está muito próximo de deixar a equipa B Benfica, em definitivo, para reforçar o Moreirense, num negócio que se encontra em fase avançada de negociação.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal A BOLA, as conversas entre os dois clubes decorrem com fluidez e há otimismo de ambas as partes quanto à concretização do acordo já nas próximas horas. A proposta em cima da mesa prevê a transferência definitiva do jogador para o emblema minhoto, mas com uma salvaguarda importante para as águias.
O Benfica deverá conseguir manter 50% dos direitos económicos de Francisco Domingues, o que permite ao Clube da Luz beneficiar de uma futura valorização do atleta que, com esta mudança, terá a oportunidade de se estrear no primeiro escalão português.
Francisco Domingues, ainda segundo as fontes supra mencionadas, vê esta oportunidade como a ideal para ganhar minutos ao mais alto nível competitivo. O Moreirense, agora sob a liderança técnica de Vasco Botelho da Costa, pretende reforçar setores estratégicos do plantel e o corredor esquerdo da defesa surge como prioridade absoluta após a saída confirmada de Godfried Frimpong e a iminente partida de Leonardo Buta.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica B, Francisco Domingues – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 30 encontros, todos eles na Liga Portugal 2. Nos 2.583 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral português marcou um golo e fez três assistências.
Jogadora internacional portuguesa vai defender as encarnadas já na próxima época, isto depois de uma mudança que muito continua a dar que falar
|
A mudança de Ana Borges do Sporting para o Benfica promete continuar a dar que falar e, desta vez, foi Estrela Paulo, empresária da internacional portuguesa, que fez questão de comentar o tema, deixando até a 'nu' alguns detalhes sobre as negociações e a saída da jogadora de Alvalade.
Estrela Paulo: "Ana Borges deu tudo pelo Sporting e virou pesadelo"
"Quase nove anos como agente de futebol, centenas de negociações, emoções de todos os tipos... mas nada, absolutamente nada, se compara ao que vivi nesta transferência", começou por escrever Estrela que, logo depois, elogiou a atleta: "Ana Borges não é apenas uma jogadora. É um ícone, uma líder dentro e fora de campo".
Neste texto, mais à frente, a agente mostrou-se incrédula com a forma com que Ana Borges foi tratada nesta reta final da passagem pelo Sporting, tendo escrito: "Uma atleta que deu tudo pelo clube [Sporting] e que, de repente, virou um pesadelo que ainda hoje me custa a entender. Mas o futebol, tal como a vida, tem destas ironias".
Estrela Paulo fez notar que, na sua opinião, Ana Borges "merecia ser valorizada e o Benfica" e o Clube, dada a sua "grandeza", foi capaz de "reconhecer o seu talento e a sua entrega". "Para mim, como agente, foi o maior desafio da minha carreira – e, sem dúvida, o que mais me fez crer que não há impossíveis", acrescentou.
Antes de dar o texto por terminado, a agente deixou uma nova bicada ao Sporting: "Deixo um obrigada pela história que teve com a Ana, mas também uma reflexão: os ídolos não se deixam fugir". Já em relação ao Benfica, Estrela elogiou a coragem de "acreditar numa jogadora que é muito mais do que qualidade técnica – é líder, é raça, é futebol puro".
Veja, abaixo, a publicação de Estrela Paulo:
Central português apresentou-se a um excelente nível exibicional no Mundial de Clubes e a expetativa é de que chegue à Luz uma proposta tentadora
|
A possível saída de António Silva do Benfica volta a ganhar força e a recente participação no Mundial de Clubes, prova em que o central se mostrou a um bom nível, também terá servido como montra a possíveis interessados, com o Clube da Luz a parecer disposto a negociar, tendo até já soluções para o setor mais recuado.
De acordo com o jornal Record, a SAD e o treinador Bruno Lage já sabem o que querem para o novo desenho defensivo. Otamendi e Tomás Araújo perfilam-se como a dupla base para o eixo-central da defesa, sendo que a contratação de um novo defesa já está em curso. Com este planeamento, os encarnados admitem libertar António Silva caso surja uma proposta financeiramente irrecusável, tanto para o Clube como para o jogador.
Depois de uma transferência falhada para a Juventus em janeiro passado, desejo que até chegou a ser assumido pelo próprio jogador e confirmado pelo empresário Jorge Mendes, a saída da Luz continua em cima da mesa para este verão, especialmente após a renovação de Nicolás Otamendi.
A Juventus, vale notar, continua a ser um destino atrativo para o internacional português de 21 anos, mas não é o único. A expectativa dentro da estrutura é que surjam, em breve, abordagens de clubes europeus de topo dispostos a garantir os serviços do promissor central e o valor apontado é de 50 milhões de euros.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 46 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Nos 4.063 minutos que disputou, o central marcou dois golos e fez duas assistências.
Clube da Luz anunciou oficialmente o arranque da pré-temporada e, feitas as contas, o plantel terá menos tempo de descanso do que o habitual
|
O Benfica anunciou, na última terça-feira, que o início dos trabalhos referentes à próxima época acontecerá a 14 de julho, no Seixal. Após encerrar a participação no Mundial de Clubes, o plantel principal do Benfica entra agora num curto período de pausa que, ao todo, contará com cerca de duas semanas de férias.
Num comunicado divulgado no site oficial do Clube, os encarnados deram conta do início da preparação para a temporada que se avizinha: "O plantel de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica regressa aos trabalhos no próximo dia 14 de julho. É no Benfica Campus que vai arrancar a preparação das águias tendo em vista a época 2025/26".
A pré-temporada será, assim, mais curta do que o habitual. Logo a 31 de julho, as águias medem forças com o Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu oficial da época, apesar da data em causa já ter merecido várias críticas, com a última ser do comentador Mauro Xavier.
Logo depois, o Benfica terá de se focar no arranque no Campeonato Nacional, bem como nas eliminatórias de acesso à fase liga da Liga dos Campeões. Dependendo do sorteio, as águias poderão ter de enfrentar adversários de peso logo nas pré-eliminatórias, o que assim elevará ainda mais a exigência competitiva desde o início da temporada.
Vale lembrar que a próxima época ficará marcada, ainda, pelo período de eleições, agendadas para o próximo dia 25 de outubro. A confirmar-se a recandidatura de Rui Costa, o atual Presidente dos encarnados terá de disputar a permanência no cargo com João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer, aqueles que são, para já, os candidatos já oficializados.